Aumente as suas conversões com uma estratégia de email marketing interativo

O email marketing interativo é uma nova proposta de engajamento para as campanhas de divulgação e relacionamento realizadas por email. Seu objetivo é ir além de links, textos e imagens estáticas ao incorporar formulários, quizzes, vídeos, jogos e efeitos visuais nas mensagens.

Email marketing interativo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Os críticos que nos perdoem, mas o email marketing está longe de morrer. Pelo contrário, essa estratégia, que remonta aos primórdios do Marketing Digital, nunca parou de evoluir e surpreender usuários e empresas.

Neste artigo trazemos a mais recente proposta desse tipo de divulgação: o email marketing interativo. Confira os tópicos que preparamos sobre o assunto:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Continue a leitura para entender como a interatividade pode contribuir com o engajamento da sua audiência e com os resultados da sua estratégia de Marketing!

    O que é email marketing interativo?

    Por definição, uma campanha de email marketing interativo nada mais é do que uma campanha de email marketing na qual a produção e a distribuição de conteúdo contempla materiais interativos.

    Os conteúdos interativos, por sua vez, são peças que exigem ações diretas do usuário para sua completa visualização ou conclusão, tais como movimentos no cursor do mouse, cliques, preenchimentos, ajustes e muito mais.

    A proposta desses materiais é fazer com que a audiência adote uma postura ativa diante dos conteúdos promovidos por uma empresa, além de tornar a experiência do usuário mais interessante, leve e divertida.

    Quais são as vantagens de utilizar conteúdos interativos em suas campanhas?

    A principal vantagem observada em campanhas de email marketing interativo é o expressivo ganho em engajamento, um benefício que contribui naturalmente com outros fatores essenciais para o sucesso de qualquer empreendimento na web. Confira a seguir!

    Aumento do número de cliques

    Os conteúdos interativos instigam o usuário, motivando-o a desfrutar da experiência por completo. Dessa forma, o primeiro resultado observado nesse tipo de campanha é o crescimento no número de cliques e acessos às páginas de destino.

    Maior taxa de conversão

    Consequentemente, a taxa de conversão é beneficiada por esse aumento de interações. Isso implica crescimento das listas de email, maior número de leads qualificados e, claro, aumento das vendas e dos resultados em campanhas de relacionamento e fidelização.

    Mais dados sobre a audiência

    Outra vantagem que merece ser destacada é o maior volume de dados obtidos em testes, pesquisas e feedbacks.

    O conteúdo interativo pode não só reduzir etapas no preenchimento de quizzes e formulários, como também promove a participação de mais pessoas, devido à apresentação atraente e instigante das orientações e questões trabalhadas.

    Como são os emails interativos? Recursos e exemplos para você se inspirar!

    Para entender, na prática, como o email marketing interativo pode ser trabalhado em suas próximas campanhas, separamos alguns recursos e exemplos interessantes para você se inspirar!

    Botões com destaque

    Os botões com destaque ― aqueles que mudam a cor, a fonte, a forma ou tudo isso ao mesmo tempo quando o cursor do mouse é posicionado sobre eles ― já são uma regra nos websites e, em breve, também serão um recurso obrigatório nos emails.

    Por mais simples que seja, esse recurso cria uma interação automática entre o usuário e o conteúdo, além de tornar os botões com links muito mais óbvios e atraentes.

    Fonte: EmailonAcid

    Se você tem um e-commerce com diferentes categorias de produtos e deseja oferecer caminhos diretos para todos eles em uma só mensagem, os botões com destaque também podem ser uma maneira de tornar o seu CTA mais interessante. Veja só!

    Fonte: EmailonAcid

    Checklists

    Indo um pouco além dos botões destacados, temos os botões ou ícones selecionáveis. A grande vantagem desse recurso é que entramos em um novo universo de possibilidades no desenvolvimento das mensagens: os checklists!

    Seja na coleta de argumentos para feedback, seja na avaliação de produtos ou serviços, o usuário tem a oportunidade de dar a sua opinião diretamente no corpo do email.

    Fonte: Email Design

    Sobreposição de imagens

    Uma das funcionalidades mais utilizadas nos emails interativas é o efeito rollover, aquele no qual uma imagem é substituída quando o cursor do mouse passa ou repousa sobre ela. Seu princípio é o mesmo dos botões destacados, mas sua utilização é mais ampla.

    Além de criar uma experiência interativa, esse recurso pode ser usado para apresentar detalhes sobre um produto ou serviço sem prejudicar o visual enxuto da sua mensagem.

    Fonte: EmailonAcid

    Com um toque de criatividade, podemos transformar esse simples efeito em um game divertido. A gamificação, inclusive, é um das grandes tendências do Marketing de Conteúdo.

    No exemplo a seguir, um breve jogo de adivinhação é criado para conduzir o leitor até a imagem com um link para a página de destino. Observe que a mensagem explora a nossa orientação de leitura padrão — da esquerda para a direita e de cima para baixo —, garantindo que o usuário percorra todas as outras imagens até chegar ao link.

    Fonte: EmailonAcid

    Dicas escondidas

    E se em vez de trocar imagens você disponibilizasse apenas dicas escondidas? Pois saiba que rollover também permite fazer isso!

    Ao utilizar balões ou quadros informativos que tornam-se visíveis apenas quando o cursor do mouse passa ou repousa sobre pequenos ícones, você mantém o visual da sua mensagem limpo e tem a oportunidade de enriquecer as suas imagens ― destacando seus produtos, por exemplo.

    Fonte: EmailonAcid

    Vídeos embutidos

    Desfrutar de um vídeo diretamente na mensagem do email é muito mais conveniente para o usuário do que migrar para um endereço externo. Vale destacar que ao direcionar a sua audiência para uma mídia social como o YouTube, você corre o risco de “perdê-la” para os conteúdos relacionados que são exibidos na lateral ou na parte inferior da plataforma.

    Fonte: Litmus

    Lembre-se, porém, de que o ideal é incorporar apenas vídeos curtos ou um fragmento do vídeo principal para não deixar a mensagem muito pesada. No segundo caso, é recomendável deixar um link externo para o conteúdo completo.

    Opções de leitura

    Os primeiros sites que apresentavam diferentes opções de leitura ― como tamanho e tipo de fonte adaptáveis ― foram apresentados dentro de uma proposta de acessibilidade. Seu objetivo era permitir que o usuário adaptasse o layout de acordo com as suas necessidades.

    Hoje, entretanto, ajustes de design e conforto também são incluídos nessas opções, como o modo escuro (que diminui o desconforto visual durante a noite) e o modo leitura (que esconde elementos visuais e dá prioridade aos textos).

    O que talvez você não saiba é que esses recursos já estão sendo usados em emails. Veja só!

    Fonte: EmailonAcid

    Menus interativos

    Os menus tornam a experiência em um email semelhante à navegação em uma página da web comum. A sua maior vantagem, portanto, fica por conta da praticidade ao resolver tudo em uma só plataforma.

    Quizzes

    Nada como um quiz para engajar a sua audiência e levantar dados para o seu negócio. Melhor ainda quando esse recurso pode ser incorporado diretamente nas suas mensagens.

    Fonte: Trendy Minds

    Uma alternativa mais básica é criar um “falso quiz”. No exemplo abaixo, uma pergunta é dirigida ao usuário e nas respostas podemos perceber que as opções incorretas são destacadas em vermelho e a única correta em verde.

    Fonte: EmailonAcid

    Você pode inserir um link na resposta correta direcionando seu lead para uma página externa na qual ele poderá realizar o verdadeiro quiz.

    Formulários

    Isso mesmo, você pode incorporar formulários em suas mensagens, mesmo se eles apresentarem mais de uma pergunta!

    Normalmente são enviados links que direcionam o usuário para o endereço no qual o questionário é exibido por completo. Entretanto, algumas ferramentas permitem a incorporação das questões no próprio corpo dos emails.

    Fonte: EmailonAcid

    É claro que esse recurso não é indicado para pesquisas extensas, mas, sem dúvida, é uma alternativa interessante para obter feedbacks instantâneos.

    O que devo saber antes de investir nesses recursos?

    Como qualquer outra ferramenta ou estratégia de marketing, os emails interativos merecem algumas ressalvas, principalmente para quem nunca utilizou esse recurso anteriormente e não quer correr o risco de causar uma má impressão na audiência. Confira algumas observações a seguir!

    Atenção à compatibilidade

    Os recursos e a infraestrutura dos diferentes clientes de email podem variar significativamente, o que talvez limite a eficácia da sua estratégia de email marketing interativo. O Outlook, por exemplo, ainda não dá suporte para diversos tipos de elementos interativos.

    O ideal é que a sua ferramenta crie experiências que sejam suportadas pelo menos pelo Gmail, Apple Mail e Yahoo! Mail, que são os serviços dessa categoria mais utilizados em todo o planeta.

    De qualquer forma, assegure-se de que uma imagem ou um design estático seja exibido quando sua mensagem for aberta em um ambiente incompatível ou em aplicativos de smartphone, que dão suporte apenas a alguns recursos interativos.

    O mais importante é garantir que seus leads não se deparem com layouts desfigurados ou códigos expostos em suas mensagens. Você não quer ser entendido com um spammer, certo?

    Estabeleça um foco em seus conteúdos

    Como você conferiu no tópico anterior, os recursos interativos são muito interessantes e ajudam a tornar a experiência do usuário mais rica, prática e leve dentro dos serviços de email. Entretanto, seu uso requer parcimônia.

    Ao inserir diversos pontos de interação, você não só sobrecarrega o email, como também corre o risco de dispersar a atenção da sua audiência e até comprometer a taxa de conversão.

    Lembre-se de que, assim como em uma landing page, o propósito da sua mensagem é oferecer um conteúdo enxuto capaz de conduzir o leitor a uma ação específica. Sendo assim, o ideal é utilizar apenas um elemento interativo por vez, preferencialmente como gancho para o CTA.

    Faça testes

    Recomendação válida para qualquer tipo de campanha: faça testes o máximo que puder! Ainda que a construção e os ajustes do email estejam corretos, todas as ferramentas são suscetíveis a erros, além do fato de a visualização dos elementos poder variar de um cliente de email para outro.

    De maneira geral, alguns ajustes são sempre necessários, portanto, providencie testes com emails de controle e com as funcionalidades da sua própria ferramenta de criação de conteúdo.Verifique a exibição dos recursos interativos, o texto, os links utilizados e todos os demais elementos presentes em sua mensagem antes de fazer o disparo para a sua lista de contatos.

    Quais são as melhores ferramentas para criar conteúdos interativos?

    Por fim, as ferramentas que você pode utilizar para criar mensagens interativas e surpreender a sua audiência com conteúdos incríveis! Confiras algumas sugestões entre os melhores serviços do mercado.

    Zembula

    A Zembula oferece uma plataforma repleta de opções para a criação de conteúdos interativos. Seus efeitos de revelação, como o “descascar”, “rasgar”, “puxar”, “raspar” e “deslizar”, tornam a construção e a leitura dos emails um processo semelhante à criação de uma apresentação de slides.

    A ferramenta também possibilita a inserção de menus, vídeos e diversos efeitos em imagens e botões.

    Uplers Email

    O Uplers Email é o antigo Email Munks, e sua ferramenta permite a incorporação de uma série de efeitos visuais em suas mensagens, com destaque para os menus do tipo “acordeão”, que possibilitam a inserção de categorias com itens ocultáveis.

    Fonte: WhatCounts

    A plataforma também oferece outros recursos de exibição e elementos para e-mails, como formulários, vídeos e imagens, bem como a criação de mensagens a partir da tecnologia AMP (página acelerada para dispositivos móveis).

    ion interactive

    Recentemente adquirida pela Rock Content, a ion interactive é uma plataforma completa para a criação de conteúdos interativos. Entre suas opções de construção temos quizzes, galerias, calculadoras, formulários, infográficos e vários outros materiais interativos, além de ferramentas de pesquisa, monitoramento e conversão.

    Seus recursos são compatíveis com os principais serviços do mercado, como MailChimp, HubSpot e Google, e a proposta da empresa é oferecer aos clientes uma estratégia de conteúdo interativo completa, da atração e conversão ao fechamento e pós-venda.

    O email marketing interativo é a mais nova proposta de engajamento para sua estratégia de conteúdo. Com a ajuda de recursos inovadores, profissionais e empresas aumentam significativamente as suas chances de captar a atenção da audiência e conquistar novos consumidores em suas campanhas.

    Quer conhecer essas funcionalidades de perto e descobrir todos os potenciais de uma estratégia de conteúdo interativo?

    Então entre em contato conosco e entenda como a nossa plataforma pode ajudar você a criar experiências mais interessantes para a sua audiência!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.