Email marketing para aumentar vendas: confira 5 dicas para converter mais em suas campanhas

O email marketing é uma estratégia muito importante para o marketing digital. Empresas que querem aumentar seus resultados devem olhar para esse recurso e buscar soluções. Mostramos aqui 5 dicas de como fazer isso! Confira!

Como usar o email marketing para aumentar vendas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Toda empresa que vende qualquer coisa online pode se beneficiar de uma campanha de email marketing bem feita. Embora o conceito de email tenha já 21 anos de idade, as oportunidades para empresas de segmentação e personalização nunca foram tão boas como hoje. E para qualquer loja virtual, não dá para ignorar o poder do email marketing.

Um das grandes razões pelas quais as pessoas estão abrindo lojas online são as ferramentas que existem hoje. Com elas, tornou-se cada vez mais fácil abrir um negócio.

Sites como Magento ou Shopify oferecem todo tipo de ajuda para os que querem vender — desde contabilidade ao controle de inventário.

Mas sabe o que não ficou mais fácil? Competir com os gigantes.

Muitos achavam que a internet faria da competição contra as grandes empresas mais leve, mas hoje sabemos que isso não é verdade.

Empresas grandes usam a internet para cortar custos e se beneficiam ainda mais de economias de escala — o que significa que ao vender grandes quantidades, o custo desce e o lucro sobe.

Sim, o email tem muito potencial — não há dúvida sobre isso — mas não é tão simples como parece. Existem várias coisas a considerar antes de que a sua campanha tenha o impacto desejado nas suas vendas.

Confira algumas dicas a seguir:

5 dicas para aumentar vendas com campanhas de email marketing

1. Incentive opiniões no seu email marketing

Pessoas que compram online não podem ver nem tocar o produto, então é bem lógico ver o que as pessoas que já compraram acharam dele.

Há vários estudos feito por universidades, agências de marketing e grandes lojas onlines sobre essa questão e todas elas chegam à mesma conclusão: comentários são bons para vendas.

A Figleaves (uma grande loja online de roupa íntima), por exemplo, fez um experimento e notou uma diferença na taxa de conversão de 12.5% entre itens com comentários e os que não tinham nenhum. Para os produtos que tinham mais de 20 resenhas, a diferença saltava para 83%.

Você pode usar essa informação e aplicar isso às suas campanhas de email marketing — sempre inclua no seu desenho alguma caixa ou lugar que chame a atenção dos clientes que já compraram para que deixem a sua opinião.

Você não só vai estar encorajando suas vendas, mas também trabalhando no seu relacionamento com clientes atuais — mostrando que você se importa com a opinião deles.

Outro bom argumento para incentivar seus clientes a deixar seus comentários e resenhas é que, ao pedir a opinião deles, você os coloca em uma posição de poder. Afinal, um comentário negativo pode ter um grande impacto nas suas vendas.

E exatamente por correr esse risco, pedir resenhas passa uma imagem mais honesta e transparente — essa resenha só tem que ser honesta.

Tente não dar nenhum incentivo para seus clientes por troca das resenhas — isso poderia gerar dúvidas sobre a imparcialidade dos comentários.

2. Faça testes A/B nas campanhas de email marketing

Antes de enviar a sua campanha de email marketing a todos os contatos na sua lista, faça dois emails que tenham diferenças relevantes, e os envie a uma parte de seus contatos.

Isso pode fazer uma diferença enorme, porque permite que você veja claramente o que os seus destinatários querem ver.

Testes A/B para email marketing

Tome, por exemplo, uma campanha de arrecadação de fundos feita durante o processo da segunda eleição do Barack Obama. Uma versão da campanha gerou por volta dos 403.000 dólares. A segunda versão gerou mais de 2 milhões.

Muito melhor, não?

Em um teste A/B, você pode escolher certos elementos do seu email que gostaria de comparar entre si, como o assunto do email.

O assunto é fundamental em fazer com que a mensagem pareça interessante o suficiente para ser aberta. Na verdade, você pode fazer dois emails completamente diferentes, mas se fizer isso ficará mais difícil esclarecer o que fez com que uma das campanhas tivesse um melhor desempenho. E, por isso, recomendamos fazer emails parecidos, com um ou dois elementos diferentes.

O sucesso da sua campanha de email marketing depende muito da sua habilidade de identificar os gostos dos seus contatos. Um teste A/B ajuda a não desperdiçar tempo e esforço, focando no que realmente tem impacto.

Mas fazer um teste como esse depende de dividir seus contatos em grupos mais pequenos, o que nos leva à próxima dica.

3. Segmentação e personalização são cruciais

Tudo vai depender disso. Você precisa segmentar a sua lista de acordo com as características dos seus contatos. Essa é a hora de usar tudo que você sabe sobre eles e colocar isso em prática.

A segmentação pode ser com dados demográficos (idade, nacionalidade, sexo etc.) ou coisas mais abstratas e relacionadas com sua personalidade ( faz esporte, vegetarianos ou carnívoros etc.).

É muito importante que você tome cuidado com a sua lista e a mantenha atualizada.

A razão pela qual segmentação é vital é a necessidade de personalizar a sua campanha de email marketing de acordo com os destinatários. Não adianta você enviar uma campanha incrível de venda de comida de gatos para pessoas que têm cachorros!

O assunto, o design, os produtos mostrados, a escolha de palavras… tudo vai depender da segmentação. Por isso, é importante você aproveitar as ferramentas que te ajudam a analisar o comportamento da sua audiência, como o Google Analytics.

Essa é a beleza da internet e, por extensão, do email marketing.

Sim, você tem uma comunicação fácil com seus clientes — mas ao mesmo tempo você tem acesso à informação sobre quem seus clientes são. Esse tipo de informação não tem preço, porque pode melhorar o desempenho do seu email marketing e do seu negócio.

Preste atenção em quanto tempo seus clientes passam em quais páginas no seu site, quantos nem abriram seu email, de onde vem a sua audiência e vários outros parâmetros.

Essas métricas podem parecer apenas um monte números na sua tela, mas cada um deles significa algo com relação às características dos seus clientes.

4. O design é tudo para email marketing

Ter uma campanha que seja bem desenhada é crucial para qualquer tipo de marketing. O design apropriado para a sua campanha vai depender de para quem ela está girada (de novo, segmentação!).

Design para email

Dar ênfase a um produto que está em promoção ou um novo acontecimento que é de interesse, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

Uma campanha de email marketing que tenha uma identidade visual e agrada seus destinatários sempre terá melhor desempenho que um email com poluição visual no qual não está claro que elemento tem mais importância.

É muito fácil você ignorar e descartar um email, porque a primeira coisa que você vê ao abrir esse email é um bloco de texto denso. Não apenas deixa de despertar interesse, mas realmente faz com que seus contatos pensem duas vezes antes de abrir os seus emails de novo.

O texto pode conter todo tipo de informação interessante, mas ao ser escrito de uma maneira tediosa ele vai ser ignorado.

Outra questão é a necessidade de ter uma campanha responsiva. Todos sabemos que hoje o computador não é mais a única opção na hora de usar a internet — de fato, os smartphones são os dispositivos mais usados para ler emails depois de computadores.

Por isso, é muito importante ter um design que se adapta a vários dispositivos — se um email não pode ser lido corretamente em um celular, provavelmente será aberto e logo descartado.

5. Recompense clientes dedicados na sua campanha de email marketing

Em lojas virtuais, sempre existe um certo número de clientes que voltam e compram com frequência.

Ao voltar frequentemente à loja, esses clientes costumam representar uma grande porcentagem do faturamento final da loja. Na hora de fazer a sua campanha de email marketing, faça uma separada para clientes assim.

A Howard Storage World, uma loja virtual australiana, organizou seus clientes de acordo com o nível de lealdade: quanto mais tempo eles forem clientes leais, quanto mais eles gastassem, melhor a recompensa. A loja construiu um modelo de 5 níveis de lealdade. O programa teve muito sucesso, aumentando as vendas da empresa em 250.000 dólares a curto prazo.

Isso deveria servir de lição para empreendedores pelo mundo todo: as pessoas gostam de se sentir reconhecidas.

Da mesma forma que você deve recompensar seus trabalhadores quando fazem algo admirável no âmbito do escritório, você deveria ter um sistema de recompensa para clientes leais.

Afinal, esses clientes são a grande origem de todas as suas vendas, e é no seu melhor interesse que eles tenham um bom relacionamento com a sua marca. Além disso, quem não adora uma pechincha?

Com estas dicas, você pode usar as suas campanhas de email marketing para ter um maior impacto no faturamento do seu negócio online.

Mas só o email marketing não é suficiente! O que você deve fazer é encontrar uma maneira de integrar email marketing aos seus esforços para levar a sua marca em frente — e com estas dicas, esta tarefa vai ficar um pouco mais fácil.

Se você gostou desse conteúdo, separamos 3 materiais que podem ajudá-lo a começar a aplicar essas dicas a partir de agora:

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.