Como o email Marketing pode ajudar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O email marketing é o atual meio mais poderoso de construir e desenvolver uma audiência engajada com seu negócio ou marca.

Afinal, ele permite contato direto e a longo prazo com seus prospects, leads e clientes.

Logo, você pode trabalhar em qualquer etapa do funil e ter resultados sem muita complexidade. Uma vez que você consegue o email de alguém interessado, basta trabalhar os conteúdos no tempo certo e terá resultados na sua estratégia.

É a partir da combinação de uma estratégia de marketing de conteúdo com um funil de vendas bem desenhado e essa magnífica ferramenta vamos converter leads em suas respectivas etapas.

Que entender como? Continue a leitura:

Antes de tudo: o que é mesmo Marketing de Conteúdo?

Relembrando rapidamente, Marketing de Conteúdo pode ser entendido como uma forma de engajar com seu público-alvo  ou persona e atraí-los ainda mais por meio de conteúdos relevantes, gerando valor e uma visão positiva da sua marca. Quando este processo ocorre, cria-se a oportunidade de gerar mais negócios.

A estratégia de conteúdo envolve diversos meios, como as redes sociais, blogs, vlogs ou o email marketing, nosso foco neste texto.

Os meios em que você atuará dependerão de sua persona. Afinal, é a partir da compreensão de seu comportamento que você vai entender seu comportamento online, os meios mais acessados e em que ela irá interagir com você.

Como o email marketing se encaixa em uma estratégia de conteúdo?

Uma vez que o visitante entrou em seu blog e fez uma assinatura, o email marketing se torna o seu principal meio de contato com o lead. Para mantê-lo engajado e criar um maior relacionamento é fundamental continuar seu fluxo de nutrição com conteúdos relevantes baseados em suas interações.

Esta ação fará com que o lead retorne ao blog mais vezes e veja os conteúdos sugeridos e outros mais.

Nessa hora é importante prestar atenção às call to action e trabalhar a segmentação quando necessária, seja ela por região, aspectos demográficos ou até mesmo por tipo de serviço.

Vantagens do email Marketing

De acordo com a pesquisa E-mail Marketing Trends, 77,2% das empresas utilizam e-mail diariamente e 96,2% acreditam na eficácia do uso de uma estratégia de e-mail marketing.

Esses números podem ser compreendidos quando levamos em conta as várias vantagens do email marketing, como:

  • é rápido como um telefonema;
  • disponibiliza métricas de abertura, clique e de erros;
  • não interrompe o usuário;
  • baixo custo;
  • passivo de segmentação e personalização.

Isso se prova também através do seu alcance, que só dependerá do tamanho da sua base de leads e assinantes.

Criando uma base de leads engajada

Lembrando que nenhum email deve ser cadastrado avulsamente e todos os emails devem ser assinados conscientemente pelos seus próprios usuários.

Pensando nisso, lista de emails não devem ser adquiridas via outros meios já que o usuário não permitiu tal ação.

Outro elemento importante é: sempre que enviar um email marketing, disponibilize a função de remoção do email da lista.

Esta ação ajuda a limpar sua base de usuários desengajados e evita sua classificação como spam , o que prejudicaria seu domínio e email, além dos usuários que realmente estão interessados na sua empresa ou no seu produto.

Além de se ter uma base de interessados em seu serviço ou produto, o uso de email propicia uma série de análises que podem ser consultadas em tempo real, como:

  • total de enviados ou entregabilidade;
  • taxa de abertura;
  • CTR ou taxa  de cliques;
  • números de pessoas que pediram a remoção quando é o caso;
  • engajamento.

Com tudo isso, é possível calcular o ROI de toda estratégia e verificar se está atingindo o objetivo ou não, tornando uma ferramenta poderosa para o dia a dia.

Templates de Fluxo de Nutrição

Combinando uma ferramenta poderosa com uma estratégia bem feita

Após entender um pouco mais sobre o assunto, podemos entrar no tópico da automação de marketing. Muito mais do que emails automatizados, eles podem ser trabalhados de maneira bem estratégica para enviar o conteúdo certo na hora certa.

Para isso, alie a estratégia de conteúdo e alimente seus assinantes com informações úteis em todas as etapas do funil. Isso vai aumentar o engajamento, abertura e CTR, o que possibilita que o contato continue com novos emails sobre conteúdos relacionados com aqueles com maior interação.

Este fluxo de nutrição pode ser feito através de ferramentas de email marketing. Bons exemplos são:

  • Mailchimp;
  • RD Station;
  • Infusion;
  • Soft;
  • E-goi;
  • Mautic;
  • MediaPost.

Elas tornam o processo escalável e eficiente, mantendo todos os relatórios necessários para avaliar e eficácia da estratégia e avançando o lead nos estágios do funil de venda.

AS ferramentas de e-mail marketing são indispensáveis para campanhas digitais e é algo que nos permite testar variações de chamadas, textos, assuntos para que possamos atingirmos os resultados.

Sempre abuse de segmentações, listas de contatos bem estruturadas e mensure tudo que for importante.

Se você quer mais informações sobre a importância do email marketing e como ele funciona, não deixe de conferir nosso ebook completo sobre o tema:

ebook email marketing

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.