Qual a importância de um email personalizado e como fazer?

Email personalizado

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A interação com os clientes é fundamental para as estratégias de marketing.

As novas mídias mudaram a forma como essa relação ocorre, e as pessoas têm optado utilizar os canais de comunicação online — como sites e redes sociais — do que recorrer aos meios tradicionais, como o SAC.

Dentre as novas possibilidades, o email personalizado é uma das ferramentas que melhor se adaptou ao novo cenário. Isso acontece porque é possível customizar, de maneira individual, as mensagens para email.

Esse processo cria um sistema de relacionamento único em que o cliente recebe conteúdos de acordo com o seu perfil de consumo, o que facilita o sistema de vendasfortalece a sua imagem institucional e desenvolve a fidelização dos consumidores.

Além de possibilitar uma estratégia de divulgação e conversão de clientes eficiente, o email personalizado possui alto retorno de investimento (ROI) se comparado a outras ferramentas do marketing digital.

É possível fazer uma campanha com altos resultados para o negócio com um investimento relativamente baixo. Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

O relacionamento empresa-consumidor

Mais do que criar mecanismos de venda, o email personalizado é excelente ferramenta para fortalecer a marca junto ao público da empresa.

As pessoas gostam de receber um tratamento diferenciado, sobretudo se essa comunicação contribui:

  • com a solução de demandas;
  • com o suprimento de desejos;
  • e com a oferta de condições especiais.

Uma loja que vende tênis, por exemplo, pode enviar algumas opções de produtos que se enquadram no perfil do consumidor.

Além disso, pode oferecer descontos e promoções para criar um diferencial. E é possível fazer ainda mais: enviar dicas de uso dos tênis ou, se for o caso, das melhores formas de praticar exercícios com aquele produto.

Mas, para criar essas estratégias de marketing, é necessário contar com um banco de dados com as informações das pessoas que receberão o material.

Com esses dados, é criado uma mensagem que gera a percepção de comunicação dirigida e que conversa com aquele usuário e, assim, tira a percepção de um material enviado de maneira massificada.

As ferramentas para personalização de email

O email marketing pode ser usado para diversos objetivos:

  • fomentar consumidores;
  • enviar newsletter;
  • fazer promoção de produtos;
  • entre outras possibilidades.

Porém, para conseguir executar essas estratégias com o nível de personalização necessário, deve-se recorrer a algumas ferramentas que tornarão o seu trabalho mais eficiente.

Essas ferramentas permitem:

  • criar listas personalizadas;
  • segmentar a sua campanha;
  • mensurar os resultados das suas ações;
  • criar landing pages;
  • acompanhar e qualificar leads;
  • desenvolver temas para as mensagens;
  • otimizar conteúdos;
  • entre outras coisas.

Tudo isso contribui para a construção de uma estratégia sólida e de alto rendimento.

Além disso, as ferramentas de automação de marketing oferecem os recursos necessários para analisar os resultados das suas ações com o envio de mensagens por email. Esses dados são fundamentais para que alcance o sucesso em suas campanhas.

Com eles, é possível avaliar se os seus emails estão sendo lidos, como está a aceitação do seu material, se a linguagem utilizada funciona e, a partir disso, melhorar e adaptar o seu trabalho para que possa conseguir resultados ainda melhores.

Confira algumas ferramentas que podem ser usadas na personalização de emails:

MailChimp

Ferramenta gratuita e completa para quem pretende iniciar os trabalhos de campanhas por email – além de boa opção para quem já tem experiência com essa estratégia.

Com o MailChimp, você cria listas personalizadas e campanhas segmentadas e mensura os resultados. Além disso, oferece layouts e um editor para personalizar ainda mais o email.

Aprenda como usar essa ferramenta!

RD Station

Considerada uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do Brasil, a RD Station é uma opção para quem pretende alcançar com eficiência os clientes em potencial e trabalhar esse consumidor.

As opções vão desde a criação de emails até a geração de relatórios completos sobre a estratégia.

A ferramenta é completa e possui todos os recursos necessários para a automação de marketing: vai do disparo automático de email até a oferta de templates exclusivos.

Ela também oferece a possibilidade de trabalhar outros canais de comunicação.

Mad Mimi

Plataforma bastante semelhante ao MailChimp, inclusive de uso gratuito, mas para até 100 contatos.

Além de todas as ferramentas para a automação de marketing, o Mad Mimi ainda permite a criação de templates e a integração com outros canais, como o Analytics, o Pinterest, entre outros.

Como fazer emails personalizados

Para realizar uma campanha email eficiente, é preciso entender a sua importância para o marketing e as ferramentas necessárias para realizar ação. Mas é preciso ir além.

Dominar como criar, estruturar e personalizar emails, ou seja, conhecer por completo todo o processo envolvido nesse modelo de divulgação.

Nos próximos parágrafos, separamos algumas dicas que vão te ajudar com o email personalizado. Confira:

Saiba se relacionar

Quando você avalia os resultados de uma campanha de email marketing, a taxa de abertura é uma das métricas mais relevantes.

Quanto mais personalizado for o seu email, maior é a chance de que a pessoa vai abrir aquela mensagem. Portanto, fuja dos contatos frios e distantes e tente se mostrar próximo ao seu consumidor.

Para isso, comece mostrando o nome da pessoa. Faça ela perceber que aquele email é destinado exclusivamente para ela. Isso mostra que ele é cliente único.

E não pare por aí:

  • dê boas vindas;
  • apresente produtos de acordo com o perfil da pessoa;
  • ofereça descontos;
  • coloque botões para tirar dúvidas;
  • entre outras ações.

Faça um conteúdo relevante

Alguns procedimentos são necessários para que as pessoas abram seus emails recorrentemente.

O conteúdo é extremamente importante para chamar a atenção, conquistar o interesse do cliente e fechar novo negócio. Invista na elaboração do email, capriche no layout e na produção do material.

Comece com um título chamativo, insira mensagens personalizadas e distribua no email um conteúdo que seja interessante para o seu cliente.

Para isso, tenha um banco de dados com o perfil de compra da pessoa, pois fica mais fácil direcionar a ela os produtos que deseja.

Um conteúdo de qualidade sempre será uma excelente aposta em qualquer estratégia de marketing que for utilizar. Então não deixe de caprichar na elaboração do seu material.

Tome cuidado com a linguagem

Para construir um relacionamento sólido e eficiente com os seus clientes, é necessário saber como se comunicar com eles.

A linguagem que vai ser usada em sua campanha é tão importante quanto o conteúdo que será inserido na mensagem. Esses 2 componentes andam juntos e são responsáveis por boa parte do sucesso da ação.

Esqueça o formalismo. Um atendimento personalizado passa por uma linguagem direta, acessível e que faça com que a pessoa se sinta próxima da empresa.

Com isso, cria-se o entendimento de que aquilo que ela está recebendo é algo exclusivo e de que a companhia se importa com os seus clientes.

Controle o envio

Ninguém gosta de receber mensagens sem parar, assim como é uma péssima ideia não contar com uma rotina regular de envio de emails marketing.

Tanto o excesso quanto a falta de campanhas podem ser péssimos para a sua estratégia de divulgação. Crie uma rotina de disparo de emails e invista nisso.

A conquista de clientes passa pela construção do relacionamento, o que demanda tempo e uma rotina regular de email marketing é bastante eficiente nesse processo.

Opte por enviar mensagens semanais ou quinzenais, pois, assim, não peca pelo envio excessivo de materiais assim como não fica muito tempo sem se comunicar com os clientes.

Segmente as campanhas

Para personalizar ainda mais o seu email marketing e trabalhar os seus consumidores de acordo com seu perfil, é necessário criar campanhas segmentadas.

Esse processo torna ainda mais personalizada as suas mensagens e facilita os trabalhos de venda e fidelização dos seus clientes.

Isso acontece porque determinados emails serão enviados para pessoas com perfil de consumo semelhantes.

Assim fica mais fácil trabalhar o conteúdo e a linguagem para esse grupo, assim como direciona promoções e outros materiais para aqueles que realmente vão se interessar por eles.

A segmentação funciona porque não adianta disparar email para um número grande de pessoas se elas não estiverem interessadas em receber aquilo que você está enviando.

Para atingir uma boa audiência, é preciso saber enviar a mensagem certa para o público certo.

Aprenda com os erros

Criar uma rotina eficiente de email personalizado demanda tempo, acertos e erros.

Qual conteúdo vou enviar? Qual linguagem vou usar? Qual a periodicidade de envio?

Você só terá a resposta para essas e outras perguntas a partir de algumas experimentações com as suas campanhas de email marketing.

Então teste, mensure resultados, documente-os e adapte as suas estratégias.

Esse processo de análise e de entendimento dos seus processos é a melhor forma de alcançar um padrão de qualidade em seus emails que agrade aos seus clientes e, também, construa uma rotina de melhora constante em seu trabalho.

Aprender com os erros e com os acertos é fundamental na construção do marketing da sua empresa.

Como vimos, um email personalizado é fundamental e o assunto é uma das partes mais importantes para um email. Crie assuntos incríveis para seus emails e consiga maiores taxas de abertura com o Gerador de Assuntos para email!

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.