Quão efetivos são os seus emails na prospecção de clientes?

Emails para prospecção

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ultimamente venho pensando muito em relação à efetividade da prospecção por email.

Sabemos que o email é, atualmente, uma das estratégias mais eficazes para diversos pontos de uma estratégia de Marketing e Vendas.

Mas e quando a pessoa já converteu e já está no seu calendário de prospecção, qual é a melhor forma de fazer o primeiro contato num processo de vendas?

Será que vale a pena dedicar um tempo criando mensagens personalizadas e que promovam aproximação ao máximo entre você e o contato, para facilitar a prospecção? Ou será que é melhor investir em quantidade, mandando centenas de emails por dia, usando os bons e velhos templates?

Resolvi fazer alguns testes para ver qual a melhor opção.

Sabe qual foi a conclusão na qual eu cheguei?

Bom, vou falar um pouco sobre isso nesse texto. Não deixe de conferir!

biblioteca de vendas

Como decidir entre um template e a personalização no momento da prospecção?

Primeiramente, o que vai decidir se você utiliza um template ou cria um email do zero é quão engajado seu lead é.

Basicamente, não faz sentido você dedicar muito tempo do seu dia fazendo uma análise de informações e problemas que podem ser apresentados em um email estruturado para um lead que não interage com você há 5 meses.

É muito mais um trabalho de análise da situação do que de volume.

Mas se você tem na sua mão um lead que converteu recentemente em vários dos seus materiais mais ricos, é muito mais provável que você consiga chamar a atenção dele através de um email personalizado do que de um simples template.

“Beleza então Rodrigo, já entendi que vou mandar templates para os leads mais frios e me dedicar mais às pessoas que acabaram de converter. E então, como eu faço para conquistar a atenção deles?”

Vamos entrar nisso agora!

Vou mostrar para você os principais pontos de atenção que você deve ter ao personalizar um email e contar um pouco sobre os testes que fiz.

Para conferir, é só continuar a leitura!

O assunto

Obviamente, é o gatilho que vai chamar a atenção da pessoa e fazer com que ela se interesse em abrir ou não o seu email. O ideal é criar um assunto que faça a pessoa ficar curiosa.

Eu já tive sucesso com alguns títulos bem simples, puxando para um lado mais descontraído que não falava muito sobre negócios os dinheiro. Vou mostrar alguns dos que usei a seguir:

“Será que você vai abrir esse email?!”

Será que você vai abrir esse email?

Esse deu certo com um lead que baixava todos os materiais do nosso Blog, mas nunca tinha aberto um email de nutrição.

O título deu certo? Sim!

Com menos de 5 minutos ele já tinha aberto e respondido meu email.

Resposta primeiro email

“Agora que você é gerente, vou tentar novamente”

Esse foi bem recente. Estava tentando contato com um lead há um bom tempo e ele abria meus emails mas nunca respondia.

Já tinha desistido e mandado um email dizendo que não tentaria mais contato com ele, para evitar incômodos. ´

Mas um dia desses encontrei essa mesma pessoa no LinkedIn e vi que ela havia sido promovida a Gerente de Marketing da empresa, ou seja, agora ela era o tomadora de decisão e valia a pena tentar novamente. Bom, usei esse título e escrevi um email todo do 0.

Agora que você é gerente, vou tentar novamente!

O resultado? Ele me respondeu em 20 minutos, aceitando o que eu havia proposto.

Resposta segundo email

Que tal ter várias ideias para seus assuntos de email? Crie agora com o Gerador de Assuntos para email!

O conteúdo

Ok, já deu pra entender que o título é o gatilho que chama a atenção da pessoa, certo?

Mas e quando ela abre o email, o que você vai entregar para gerar valor depois?

O conteúdo precisa ser o mais interessante possível, de preferência sem ser muito extenso, para que o lead não se distraia e perca o interesse na mensagem que você está querendo passar.

É nessa hora que vale a pena gastar um tempo fazendo uma análise geral de tudo!

vale olhar o LinkedIn para saber das experiências antigas da pessoa, o Facebook para tentar pegar algum gosto dela e até o Google Maps, se você achar legal fazer um comentário sobre como é bonito o ipê roxo que fica na porta da empresa que o cara trabalha (é sério, isso já deu certo).

Além de criar Rapport, esses comentários que não tem relação com negócios ajudam a mostrar para a pessoa que você realmente está interessada na vida dela e não quer só vender ou oferecer algo.

Uma vez comentei com um lead que o produto que ele oferecia era bem famoso aqui em Belo Horizonte e ele respondeu dizendo que um dos maiores focos de venda realmente era BH e que estava feliz por saber que estava conseguindo atingir o público.

Depois disso, é legal entregar algo relacionado aos números que o lead precisa saber.

Por exemplo: uma análise do tráfego do site ou o posicionamento de palavras-chave na busca orgânica, coisas que vão fazer aquela pessoa saber que, além de se interessar por ela, você também se interessa por aquilo que ela faz.

Mas é bom sempre ter cautela para não entregar informação demais neste primeiro momento. Desperte na pessoa a vontade de saber mais informações, além de mostrar para ela como você tem acesso àqueles números.

O CTA

Todo email que se preze, template ou personalizado, precisa ter um bom CTA no final que incentive o lead a te responder.

Afinal é isso que você quer com esse email, certo?

O CTA precisa ser simples e objetivo, sempre sugerindo uma ação. No caso do email, essa ação pode ser simplesemente uma resposta ou marcar um horário para conversar, depende da sua intenção.

É legal deixar um pouco de mistério ou até ser um pouco debochado (tem muita gente que fica sentida quando você demonstra que não liga tanto assim se ela vai responder ou não, então atenção com esse ponto. Não exagere!).

Eu, por exemplo, costumo falar coisas do tipo:

  • “Se você não tiver nada mais importante para fazer do que mudar a situação da sua empresa, me responde por aqui que marcamos de nos falar.”
  • “Não sei se é uma prioridade para você, mas acredito que está na hora de dar uma melhorada nesse e-commerce, qualquer coisa é só falar”
  • “Se você quiser entender melhor porquê de seu concorrente x tem vendido mais do que você, me manda um alô que eu te conto.”

Afinal, template ou personalizado?!

Obviamente, a conclusão que eu cheguei é que o email personalizado dá muito mais resultado em relação à taxa de abertura e de resposta, mas não é um modelo muito escalável.

Assim, acredito que o mais saudável é fazer uma análise de quais leads são mais válidas para você dedicar o seu tempo criando um email personalizado.

Isso, claro, sem deixar de lado os leads que estão na sua base, mas que não interagem muito. Para eles, o melhor mesmo é usar os templates, mantendo um equilíbrio entre qualidade e volume!

Espero, com essas dicas, ter trazido algum insight legal para você!

Essas dicas te ajudaram? Quer entender um pouco mais sobre Email Marketing e como usá-lo em sua estratégia? Baixe nosso guia completo sobre o assunto!

ebook email marketing

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.