Afinal de contas, por que é tão difícil empreender no Brasil?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Nosso país reúne uma série de fatores que acabam desestimulando empreender no Brasil, como a alta burocracia, as elevadas taxas de impostos e ainda a educação, que não visa tanto esse movimento.

Porém, empreender tem seus grandes benefícios, tanto para a pessoa que corre atrás do seu sonho como para a comunidade ao redor.

Por isso, criamos este conteúdo para mostrar os motivos de dificuldade de empreender no Brasil e ainda como você pode superar isso. Confira!

Afinal, o que é empreendedorismo?

Tenho certeza que se você perguntar para dez pessoas “o que é empreendedorismo?” a resposta mais comum será “abrir uma empresa”. Isso também faz parte, mas o conceito é mais abrangente.

O empreendedorismo está relacionado com a capacidade de enxergar uma necessidade, uma dor, e encontrar soluções, investindo recursos para entregar resultados.

Então, analisando esse conceito podemos perceber que o empreendedorismo pode estar ligado a um negócio, um projeto ou mesmo um movimento com o intuito de gerar um benefício para uma determinada comunidade.

Como é o processo de empreender no Brasil?

O processo para empreender no Brasil vai depender muito do tipo de empreendimento que você deseja utilizar.

O MEI (Micro Empreendedor Individual), por exemplo, tem um processo facilitado, cortando algumas etapas.

De um modo geral, podemos listar o registro, que é a elaboração, reconhecimento em cartório e registro do contrato social perante a Junta Comercial do estado.

Depois disso vem a abertura do cadastro de CNPJ na Receita Federal. A partir daí o empreendedor precisa emitir o alvará de localização e funcionamento junto à Prefeitura onde se localiza.

Dependendo do tipo de negócio podem ser necessários alguns outros procedimentos, como a liberação por parte dos Bombeiros e a inscrição estadual para recolhimento do imposto ICMS.

Além disso, é necessário cadastro na Previdência Social e liberação fiscal para emissão de nota fiscal e autenticação.

Depois de todo esse processo é que uma empresa pode começar a operar no Brasil!

Por que empreender no Brasil é tão difícil?

Quando falamos que empreendedor no Brasil é difícil, quais são os motivos? É o que veremos agora:

Excesso de burocracia

O primeiro ponto que podemos destacar que gera dificuldade para se empreender no Brasil é a burocracia.

Em 2017 o Doing Businnes divulgou uma pesquisa que levantava alguns pontos sobre o movimento empreendedor em todo o mundo. Em uma lista de 190 países o Brasil ficou em com o 175° lugar quando falamos de facilidade para abrir uma empresa.

Outro dado que assusta é o tempo necessário para formalizar e concretizar a abertura do negócio. Em solo brasileiro esse processo tem 11 etapas e leva aproximadamente 80 dias. Para comparação, a Nova Zelândia, que ocupou o primeiro lugar, precisa só de meio dia e apenas um procedimento para o mesmo trabalho.

Elevada taxa de impostos

Nosso país tem uma cobrança de impostos muito alta e os empreendedores não estão livres disso.

Muito se cobra das empresas que ofereçam seus produtos ou serviços com preços mais baixos, mas quando elas demonstram os percentuais que são destinados aos impostos, entendemos que essa cobrança não é tão simples.

Só para criamos um exemplo, em 2018, durante a crise dos caminhoneiros que levou a um desabastecimento de todos os postos de combustíveis do país, foi feita uma análise do percentual de impostos que incide sobre o produto.

O valor chegou a 36,5%. Esse número por si só já é elevado, mas há outros lugares que operam com valores superiores, como é o caso do Reino Unido, que chega a 68,9%. Então, a discussão passa a como esse dinheiro é aplicado, e é aí que tomamos outro susto.

O empreendedor no Brasil já paga um valor alto de impostos, mas ele não encontra ajuda expressiva quando tem que adquirir um maquinário, transportar carga pelas estradas brasileiras, contratar um determinado serviço, entre outros.

Falta de educação voltada para empreendedorismo

Por fim, podemos também considerar a falta de cultura do empreendedorismo em nossas escolas. É bem difícil encontrar uma escola de nível fundamental ou médio que incentive o movimento empreendedor. Isso, quando acontece, é visto em pós graduação ou especialização, que não são acessíveis para todos.

O que vemos é que as escolas formam profissionais para atuarem em grandes empresas, seguindo o movimento da economia clássica. Em contrapartida, estamos vivendo na economia moderna (flexibilidade e compartilhamento).

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Como driblar esses desafios e ter sucesso?

Agora que já conhecemos as dificuldades e desafios em empreender no Brasil, vamos analisar as melhores dicas para ter sucesso.

Estude o seu público-alvo

Todo gestor precisa se preocupar com o seu público-alvo! O público de uma empresa são os potenciais clientes, aquelas pessoas que utilizarão seus produtos ou serviços.

Uma vez que você entende quais são as dores dessas pessoas, as necessidades, objetivos e obstáculos, fica mais fácil construir as soluções.

Agora, se você não entender o mundo desse público, não adianta ter as melhores soluções, uma vez que elas não serão úteis para quem você está focando.

É muito comum ver empreendedores que conhecem uma grande ideia sendo aplicada em outro país tentando trazer aqui para nosso Brasil. Isso, apesar de ser uma possibilidade, exige cuidado. Cada povo tem uma cultura diferente e isso pode interferir no comportamento de consumo.

Seja persistente

A segunda dica para empreender no Brasil é ser persistente! Não desista no primeiro fracasso, no primeiro erro ou no primeiro “não” que ouvir. Aliás, saiba que esses momentos existirão e você precisa saber lidar com eles.

A persistência é uma característica intrínseca do empreendedor, que aceita o desafio e vai até o final para alcançar o sonho traçado.

Conheça as técnicas de marketing digital

Por fim, não se esqueça de buscar todo conhecimento possível sobre marketing digital. As técnicas podem fazer toda a diferença no seu negócio, destacando os diferenciais, colocando em evidência as soluções e atraindo o público certo.

Se você não se preocupar na capacitação em marketing digital simplesmente estará limitando o seu negócio antes mesmo de ele começar!

A Rock Content tem os melhores cursos de marketing digital e alguns deles gratuitos! Então, acesse agora a nossa plataforma e comece a traçar o rumo do seu negócio. Veja como esse conhecimento pode te ajudar a empreender no Brasil e alcançar os objetivos!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.