10 dicas para escolher uma empresa de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo aumenta o alcance digital e melhora a relação com o público. Aprenda a escolher uma empresa para ajudar em sua estratégia!

empresa de marketing de conteúdo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Uma das maiores vantagens que o marketing de conteúdo oferece para pequenas empresas é o custo acessível. Além disso, esse método é muito eficiente para aumentar a visibilidade do negócio e educar o mercado.

De acordo com pesquisa realizada pela Rock Content, 71% das empresas já adotam a produção de conteúdo como estratégia.

Ainda segundo o estudo, dentre os 29% das marcas que não investem nessa tática, os principais motivos para não aplicação são a falta de tempo e de equipe disponível.

É fato que essa é a realidade de várias pequenas e médias empresas brasileiras. Afinal de contas, geralmente elas possuem uma equipe enxuta, com profissionais bastante atarefados. Com isso, a criação de conteúdo estratégico fica totalmente comprometida.

Sabemos que uma estratégia de conteúdo bem-sucedida requer tempo e muita dedicação. Sendo assim, é fundamental contratar uma empresa de marketing de conteúdo para auxiliar a sua marca.

Por essa razão, selecionamos os 10 pontos mais importantes para considerar ao terceirizar a construção do seu conteúdo. Acompanhe:

1. Contrate um especialista no assunto

Vamos imaginar que você precisa procurar um médico, pois está com uma dor específica na coluna. Se existe a possibilidade de marcar um especialista você vai optar por consultar com um clínico geral? É muito provável que não.

Da mesma forma que as pessoas buscam no setor da saúde por profissionais que são referência na sua área de atuação, no momento de decidir qual a melhor empresa para a produção do conteúdo não deve ser diferente.

Como a criação de conteúdo de valor é uma das estratégias mais recomendadas nos dias de hoje, é preciso estar muito atento. Ao contratar um profissional que não seja autoridade no tema, a sua empresa corre sérios riscos de perder tempo e não alcançar resultados expressivos.

Procure por empresas que são autoridades no assunto para garantir o sucesso da sua estratégia. Isso significa que ao contratar um especialista em marketing de conteúdo, o seu negócio pode evitar uma série de conflitos.

Afinal, a expertise desses profissionais é reconhecida e isso traz mais segurança e credibilidade. Sem falar que esses especialistas estão preparados para trabalhar com qualquer segmento, pois já lidaram com empresas de áreas totalmente distintas.

Outro ponto importante é que, com o apoio de uma empresa referência em produção de conteúdo, você pode focar em outras tarefas estratégicas do negócio. Ou seja, otimizar tempo e evitar gastos desnecessários com a aplicação dessa estratégia.

2. Avalie a possibilidade de encaixar os serviços na verba disponível

Um aspecto bastante importante ao contratar esse tipo de parceria é a flexibilidade da empresa na negociação dos serviços. Sabemos que hoje a economia está totalmente instável e boa parte das empresas possui uma verba limitada.

Por esse motivo, procure uma empresa que esteja aberta a negociar e adaptar o seu pacote de serviços para firmar uma parceria de sucesso com o seu negócio.

Encontrar fornecedores que apresentam planos mensais também pode ser uma solução interessante para não ultrapassar a verba disponível.

3. Conheça os cases de sucesso

É de suma importância avaliar os clientes que já foram atendidos pela empresa para constatar os resultados. Além do mais, observar esses casos de sucesso traz mais segurança e a certeza de que a marca é de fato referência em marketing de conteúdo.

Vamos imaginar que uma empresa do mesmo segmento que o seu obteve resultados incríveis com essa parceria. Desse modo, a marca se mostra capaz de compreender as peculiaridades do seu mercado no momento de produzir um conteúdo de qualidade.

Sem falar que os cases de sucesso podem demonstrar, também, a versatilidade da empresa em atender outros mercados distintos do que a sua marca atua. Essa expertise conta muito para a criação de conteúdo, pois mostra a capacidade da empresa em se adequar aos diversos modelos de negócio.

4. Observe o conteúdo produzido pela empresa

Se a empresa é especialista no assunto, o seu conteúdo precisa ser, no mínimo, extraordinário.

Ter acesso aos artigos produzidos pela empresa é uma maneira inclusive, de se educar a respeito do marketing de conteúdo.

Por meio desses materiais você pode compreender melhor até mesmo o que deve esperar ao contratar esse serviço de produção de conteúdo. Isso pode evitar muitos transtornos no momento de terceirizar o marketing de conteúdo do seu negócio.

5. Solicite uma avaliação gratuita

Outro aspecto muito importante no momento de terceirizar o marketing de conteúdo da sua empresa é observar se existe uma demonstração do serviço. Afinal, ao contrário dos produtos — que são palpáveis —, os serviços precisam ser sentidos.

Observe quais empresas oferecem a oportunidade de ter uma experiência com os seus serviços antes mesmo de contratá-los. Ou seja, procure empresas que possuem algum tipo de diagnóstico gratuito até mesmo para conhecer melhor a metodologia de trabalho desse fornecedor.

Essa experiência também permite avaliar a capacidade de entender o seu segmento que os profissionais têm.

6. Marque uma conversa via Skype

Criar um contato com a empresa significa adentrar ainda mais na sua cultura, entender melhor a dimensão da sua estrutura e como o time de vendas atua. Dessa forma, o processo de decisão de compra se torna mais simples.

Ao conhecer todos esses aspectos você se sentirá mais seguro para prosseguir com a negociação.

Não se esqueça de reunir as maiores dúvidas sobre a produção de conteúdo e teste os conhecimentos dos consultores que conversarão com você.

7. Baixe os materiais ricos da empresa

Tenha acesso aos e-books e templates produzidos pela empresa e perceba a qualidade dos materiais.

Certamente, se a marca produz um conteúdo valioso para o seu próprio negócio, ela tem plena condição de desenvolver vários temas para a sua empresa também.

8. Avalie a variedade de serviços oferecida

É importante ressaltar que a diversidade dos serviços oferecidos pela empresa é outro ponto muito relevante a ser considerado.

Principalmente quando o assunto é o marketing de conteúdo, muitas vezes, é preciso receber uma consultoria para prosseguir com a estratégia.

Já que a criação do conteúdo é apenas uma parte da metodologia do inbound marketing, é fundamental receber orientações até mesmo para extrair os melhores resultados com essa tática.

Mesmo que o seu conteúdo seja irresistível, é de suma importância criar maneiras para divulgá-lo no ambiente digital. De nada adianta produzir textos interessantes se o seu público não sabe que eles estão no seu blog.

Dessa forma, se o fornecedor também oferece uma consultoria em inbound marketing, a sua equipe pode ser devidamente orientada para conseguir elevar o ROI a partir de uma estratégia de conteúdo bem construída.

Portanto, dê preferência para as empresas que, além de oferecem a criação de artigos e materiais ricos, disponibilizam um treinamento com especialistas para aumentar consideravelmente os seus resultados com o marketing de conteúdo.

9. Investigue como a empresa se posiciona no ambiente digital

O atendimento pode revelar bastante sobre uma empresa, especialmente na internet. A dica é investigar nas redes sociais como a marca responde as dúvidas e as críticas do seu público.

Ou seja, essa postura da empresa indica se ela realmente se preocupa em atender os seus clientes ou deixa algo a desejar. Isso ajuda bastante a evitar conflitos terríveis com fornecedores sem compromisso e com retorno falho.

Aproveite o potencial do ambiente on-line para avaliar a reputação da empresa antes de contratar os seus serviços.

10. Foque em empresas que produzem conteúdo para aumentar o seu faturamento

Muitas empresas prometem vários benefícios com a produção de conteúdo terceirizada, mas se esquecem do essencial: a lucratividade do negócio. Essa é uma das preocupações mais comuns entre negócios de vários segmentos.

Por isso, a empresa parceira deve se comprometer não apenas em entregar conteúdo de qualidade e manter os canais atualizados. É preciso que a marca se posicione como uma empresa que vai contribui para o aumento do seu faturamento.

Afinal de contas, o marketing de conteúdo gera resultados tangíveis, sim! Desde que realizado por especialistas, essa estratégia pode transformar a sua empresa em uma autoridade no mercado e, consequentemente, trazer mais oportunidades de negócio.

É fato que o marketing de conteúdo não pode mais ser negligenciado pelas empresas no composto de estratégias de marketing para a geração de resultados positivos.

Independentemente do segmento, qualquer negócio pode investir na criação de conteúdo de valor para aumentar a sua visibilidade e gerar negócios.

No entanto, uma estratégia aplicada de maneira inadequada pode denegrir a imagem da sua marca durante muito tempo. Sem dúvidas, contratar amadores é um tiro no pé para o sucesso do seu conteúdo. Por essa razão, apostar na contratação de especialistas faz toda diferença.

Mas, afinal, mesmo depois que o seu conteúdo estiver sendo produzido, qual é a melhor maneira para mensurar os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo?

Nós preparamos um post para te ajudar a calcular o seu retorno e medir o desempenho das suas ações. Leia “O que é o ROI do marketing de conteúdo: aprenda a calcular e mensurar sua estratégia”.

Por fim, considere todos os pontos apresentados neste post antes de contratar uma empresa de marketing de conteúdo como parceira e você encontrará a opção perfeita!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.