Conheça os 10 melhores encurtadores de URL disponíveis online!

Os encurtadores de URL podem ser a solução perfeita para tornar os seus links mais atrativos e otimizados. Conheça a seleção que fizemos com os 10 melhores do mercado e escolha o seu preferido!

encurtadores de URL

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você tem uma estratégia de redes sociais já sabe que nem sempre os links originais do seu site ou blog podem ser usados em sua forma integral.

Por mais que as suas URLs sejam bem estruturadas e semânticas, é só uma questão de espaço. Além disso, há outros casos nos quais usar um encurtador de URL também faz muito sentido.

Nessas horas, a que ferramenta você recorre? Se ainda não sabe ou já testou várias e não sabe por qual decidir, vai gostar deste artigo.

Vamos fazer uma análise dos prós e contras das opções mais conhecidas no mercado. Isso vai te ajudar a decidir de forma rápida e precisa.

Está pronto? Então vamos começar!


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Por que conhecer os diferentes encurtadores existentes?

    Basicamente porque o fim está próximo!

    Que tipo de promessa apocalíptica é essa? Bem, se você acha que não precisa se preocupar com nenhuma ferramenta porque já usa o famoso Google URL Shortener, é bom se preparar.

    A empresa já anunciou que vai descontinuar a ferramenta em 2019. A boa notícia é que com as alternativas mostradas aqui você nem vai sentir saudades. 

    E se nunca usou o recurso do Google, não sentirá vontade de conhecê-lo. 

    Como escolher o melhor encurtador de URL para o seu negócio?

    Os encurtadores de URL oferecem diversos benefícios, como tornar os endereços mais amigáveis e fornecer informações detalhadas sobre o desempenho de cada link. Com isso em mente, vamos explorar os critérios que você deve analisar antes de selecionar a melhor opção para o seu negócio. Acompanhe!

    Personalização e branding

    Para criar uma identidade única para o seu negócio, é fundamental escolher um encurtador de URL que permita personalizar os links. Dessa forma, você consegue inserir o nome da sua empresa, elementos que fortaleçam a imagem da sua marca no mercado e palavras-chave relevantes para o seu nicho.

    Rastreamento e análise de dados

    Um encurtador de URL eficiente não se limita apenas a diminuir o tamanho dos links. Ele também oferece recursos avançados de rastreamento e análise de dados.

    Portanto, procure por ferramentas que forneçam estatísticas detalhadas, como o número de cliques, origem do tráfego e desempenho em diferentes canais de marketing. Essas informações valiosas permitirão que você ajuste as suas estratégias com base em dados concretos, otimizando seus resultados.

    Segurança e proteção de links

    A segurança é uma preocupação constante no mundo digital. Ao escolher um encurtador de URL, certifique-se de que ele ofereça recursos robustos de segurança.

    Isso inclui proteção contra spam, malware e links maliciosos. Além disso, verifique se a plataforma tem opções de controle de privacidade, permitindo que você defina quem pode acessar seus links encurtados.

    Integrações e recursos extras

    Um bom encurtador de URL deve ser capaz de se integrar perfeitamente às ferramentas de marketing que você utiliza. Por isso, é importante avaliar se a plataforma oferece integrações com os principais aplicativos e redes sociais, facilitando o compartilhamento e a gestão dos links.

    Além disso, explore os recursos extras oferecidos pela plataforma, como a possibilidade de criar QR codes, personalizar páginas de destino e até mesmo agendar o envio de links.

    Suporte técnico e comunidade de usuários

    Um aspecto muitas vezes negligenciado na escolha de um encurtador de URL é o suporte técnico. Portanto, não deixe de avaliar se a plataforma oferece suporte rápido e eficiente em caso de problemas ou dúvidas.

    Além disso, veja se existe uma comunidade engajada de usuários. Afinal, essa pode ser uma fonte valiosa de dicas, ideias e melhores práticas para otimizar o uso do encurtador de URL.

    Conheça os 10 melhores encurtadores de URL

    Separamos 10 dos melhores encurtadores de URL do mercado e vamos mostrar uma análise dos prós e contras de cada opção. 

    No fim deste artigo, você terá totais condições de escolher o encurtador que melhor se encaixa nas suas necessidades.

    E caso sinta que vários deles resolvem o seu problema de forma satisfatória, faça um teste rápido e veja qual tem a melhor experiência de uso, tanto para você quanto para outras pessoas que trabalhem ao seu lado.

    Sem enrolação, aqui vai a análise:

    1. Bitly

    O Bitly é um dos encurtadores de URL mais conhecidos do mundo, já por alguns anos. 

    Isso deve ter algo a ver com o plano gratuito muito generoso que o serviço oferece. As funcionalidades desse plano servem facilmente as necessidades de um pequeno negócio, então vale a pena conhecê-lo melhor.

    Os recursos da conta gratuita incluem:

    • personalização de URLs encurtadas;
    • rastreamento de cliques;
    • revelação dos principais compartilhadores;
    • dados geográficos das pessoas que clicam nos links.

    Tudo isso pode ser feito para até 500 links personalizados ou 10.000 não personalizados. Nada mal, não acha?

    Se você não quiser nenhum desses recursos, também pode apenas usar o encurtador direto na página inicial do Bitly, sem se cadastrar. Mas, nesse caso, talvez faça ainda mais sentido para você conhecer nossa próxima opção, o TinyURL.

    2. TinyURL

    Essa ferramenta é para quem não quer praticamente nenhum recurso além do encurtamento das URLs. Para você ter ideia, o TinyURL é tão simples que não exige cadastro, nem tem plano pago com mais funcionalidades.

    Esse é também o seu ponto fraco. Caso você busque algo mais robusto essa, com certeza, não é a melhor escolha.

    Por outro lado, se você quer o básico do básico sem dor de cabeça, é só acessar o site e colar o link que deseja encurtar. Dá até para personalizar parte dos links de forma rápida e fácil.

    Se você estiver com dúvida sobre a qualidade do redirecionamento, vai ajudar saber que mais de 1 bilhão de URLs são encurtadas todo mês no TinyURL.

    3. URL Shortener by Zapier

    O Zapier é uma ferramenta de automação incrível, que pode ser usada de muitas formas na sua estratégia de marketing

    E o pessoal responsável pelo sistema criou uma ferramenta específica para encurtar links de forma automática. Como assim?

    Imagine que depois de publicar uma foto no Facebook você queira criar um link desta foto e salvar em uma planilha do Google. Com essa ferramenta, é possível fazer esse processo automaticamente, e o link gerado já será curto.

    Incrível, não? Apesar disso, essa função é um pouco mais específica que as oferecidas pelos demais, e nem todo mundo precisa desse tipo de recurso.

    O recurso faz parte do plano gratuito do Zapier, então você não paga nada por ele.

    4. Is.Gd

    De todas as opções vistas até agora, o Is.Gd é o que mais se aproxima do Bitly, e é até melhor em alguns aspectos. 

    O site também permite que você encurte qualquer URL de maneira prática sem cadastro. Mas diferente do Bitly, também dá para customizar o endereço e rastrear seus cliques sem se cadastrar.

    Além disso, você consegue gerar um código QR da URL, se quiser. Isso é bem útil para colocar em material impresso, como banners e cartões de visita.

    Por outro lado, o Is.Gd não possui uma interface tão gráfica e agradável quanto a do Bitly. Fazer um simples cadastro na outra ferramenta pode compensar a organização maior e a facilidade de uso.

    5. Ow.ly

    O Owly é o encurtador de URLs do Hootsuite, uma das principais ferramentas de social media do mundo. Isso quer dizer que se você quiser usar o Owly, precisa de uma conta no Hootsuite.

    Essa ferramenta tem um funcionamento parecido aos que já vimos: oferece customização e relatórios de tráfego que podem ser essenciais para a análise da sua estratégia online.

    Além disso, como o Zapier, permite encurtar um link de forma automática assim que agendar um post para publicar nas redes sociais.

    Ainda assim, se você não usa o Hootsuite para agendar seus posts nas redes sociais é mais fácil escolher outra opção. Afinal, o Owly não é tão superior a nenhum dos encurtadores que já vimos aqui.

    Marketing de Conteudo e Dados

    6. Encurtador

    O Encurtador é mais uma alternativa de encurtador simples e direto. Parecido ao Google Shortener, basta entrar no site e colar a URL desejada a encurtar. 

    Como é padrão, você poderá também acompanhar a quantidade de cliques que o link receber, mas só isso. O ponto forte dessa ferramenta é que, além de simples, ela está disponível em português.

    Apesar disso, o termo “encurtador” aqui pode parecer pegadinha, já que dependendo do tamanho seu link, ele ficará do mesmo tamanho depois de encurtado. O motivo?

    A formatação do link nessa ferramenta é “encurtador.com.br/xxx”, ou seja, nada realmente curto. 

    7. Yourls

    O Yourls encurta até o próprio nome, já que é um acrônimo para “Your URL shortener”. E ele é diferente de tudo que vimos até agora, pois não se trata de um site que você acessa para fazer o procedimento.

    Antes, é um sistema de código aberto que você instala e roda no próprio servidor. É como se você fosse criar seu próprio encurtador, usando um modelo pronto. 

    Com ele dá para escolher se seus links serão públicos ou privados e usar um bookmarklet para encurtar qualquer URL direto no navegador, com apenas um clique. Por fim, ele conta com algumas funções de rastreamento também.

    No geral, se você quer maior poder de customização e controle de todos os links que encurta, essa pode ser a sua escolha. 

    Do contrário, não precisa se dar ao trabalho de instalar uma solução num servidor próprio quando existem tantas outras de qualidade prontas para usar.

    8. Rebrandly

    O Rebrandly vai um pouco além do que o encurtador de URLs comum faz. O foco dessa ferramenta é personalizar as suas URLs para que elas sejam mais eficazes em atrair cliques.

    Por isso, apesar de oferecer relatórios de cliques e outras atividades de rastreio, o principal recurso é a possibilidade de customizar de forma ampla suas URLs, e não apenas de forma superficial, como na maioria dos casos.

    O plano gratuito do Rebrandly permite até 1000 personalizações em 1 domínio. Também dá para criar códigos QR, o que é sempre bom. Existe ainda um plano pago, mas para começar o plano grátis é mais que suficiente.

    9. T2M

    O T2M é outro serviço completo de encurtamento de URLs. Isso significa que ele tem todos os recursos que você pode querer.

    A ferramenta é completamente gratuita, sem limite de URLs encurtadas ou rastreadas. Além disso, ela conta também com um rastreador de links e múltiplos domínios personalizados.

    10. Bl.ink

    O Bl.ink é uma ferramenta paga para pequenas empresas, e oferece tudo que você precisa para encurtar suas URLs e acompanhar o progresso delas.

    Você pode se aprofundar bastante na página de estatísticas, acompanhar os conteúdos mais populares, ver em quais momentos do dia as pessoas clicam mais nos seus links, de onde elas são, adicionar tags específicas e muito mais.

    Apesar disso, a falta de um plano gratuito, quando há outras opções igualmente boas de graça, pode ser um problema.

    Como usar encurtadores de URL para rastrear o desempenho de campanhas de marketing?

    Ao utilizar um encurtador de URL, você está habilitando um conjunto de recursos poderosos de rastreamento. Quando os usuários clicam no link encurtado, eles são redirecionados para o destino, enquanto o encurtador coleta dados cruciais.

    Dessa forma, ao utilizá-lo, você poderá saber informações como:

    • quantas pessoas clicaram no link;
    • quais plataformas e dispositivos foram utilizados;
    • quais as regiões geográficas dos usuários;
    • e até mesmo o momento em que os cliques ocorreram.

    Ao conhecer esses dados, você pode avaliar o impacto das suas campanhas e realizar ajustes estratégicos sempre que for necessário.

    Como personalizar URLs encurtadas?

    Agora que você compreende a importância da personalização de URLs encurtadas, vamos explorar alguns passos essenciais para colocar essa estratégia em prática. Acompanhe!

    Escolha a ferramenta certa

    Para personalizar suas URLs encurtadas é crucial contar com uma ferramenta confiável e fácil de usar. Existem várias opções disponíveis no mercado, como Bit.ly, Rebrandly e TinyURL. Analise cada uma delas e selecione aquela que melhor atenda às suas necessidades.

    Defina uma estratégia de personalização

    Antes de começar a customizar suas URLs, é fundamental ter uma estratégia clara em mente. Identifique quais informações ou palavras-chave são relevantes para o seu conteúdo ou campanha. Dessa forma, você conseguirá criar links que sejam consistentes com sua marca e objetivos.

    Teste e meça os resultados

    Após personalizar suas URLs encurtadas, acompanhe os resultados e analise seu desempenho. Utilize ferramentas de análise para avaliar o número de cliques, o engajamento do público e o impacto nas suas metas de marketing.

    Com base nesses dados, você poderá ajustar e aprimorar sua estratégia ao longo do tempo.

    Como evitar problemas com encurtadores de URL?

    A seguir, apresentamos algumas dicas para evitar qualquer problema com o uso dessa solução. Acompanhe!

    Use plataformas confiáveis

    Se você não quer ter nenhum problema com o uso dessa ferramenta, é essencial gerar os seus links em plataformas que tenham experiência e credibilidade no mercado. Afinal, como são geradas novas URLs com caracteres aleatórios, se você utiliza um encurtador mal-intencionado, o link gerado poderá enganar os usuários, direcionando-os para sites maliciosos.

    Você já imaginou o prejuízo na imagem da sua empresa caso isso aconteça? Além de manchar a reputação da sua marca, os clientes poderão ter receio de fazer novos negócios com você, o que pode impactar negativamente as suas vendas. Portanto, utilize apenas plataformas confiáveis e que tenham credibilidade no mercado.

    Veja a avaliação dos usuários

    Atualmente, analisar o feedback de outros clientes tem sido cada vez mais relevante, tanto para contratar um serviço quanto para adquirir algum produto.

    Portanto, não deixe de ver o que os usuários dizem sobre as plataformas que você pretende utilizar. Veja se eles têm alguma dificuldade com o uso, se já houve alguma falha de segurança, se ela oferece um suporte, além de outros aspectos relevantes. Dessa forma, você consegue tomar uma decisão melhor sobre qual encurtador utilizar.

    Utilize serviços de verificação de URL

    Existem diversos serviços online disponíveis que ajudam a verificar a segurança de uma URL encurtada. E você não deve deixar de utilizá-las para evitar problemas com os seus links. Afinal, essas ferramentas podem detectar links maliciosos ou suspeitos.

    Tenha um bom antivírus

    Ter um antivírus é essencial para evitar qualquer problema com o uso de um encurtador de URL. Afinal, até mesmo os usuários mais experientes podem ser vítimas de algum golpe com páginas mal-intencionadas.

    Portanto, mantenha seu computador ou dispositivo móvel protegido com um software antivírus atualizado. Isso ajudará a identificar possíveis ameaças ao navegar na internet, incluindo no uso de plataformas para encurtar links.

    Conclusão

    Como deu para perceber, todos os encurtadores dessa lista são de qualidade. O que você precisa decidir é apenas qual se aplica melhor para o seu uso

    E não se prenda demais caso perceber que vários deles te servirão bem. Apenas escolha um siga com ele. Isso o ajudará a continuar se concentrando no principal, que é gerar valor para os seus clientes.

    Gostou de conhecer um pouco mais sobre o universo das URLs e das otimizações? Então não deixe de conferir também esses outros conteúdos que selecionamos para você!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.