O que é Endomarketing? Entenda a importância para a satisfação dos colaboradores

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

endomarketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Endomarketing é uma das maneiras mais eficazes para reduzir o turnover (índice de rotatividade de funcionários) e atrair profissionais altamente qualificados para a empresa.

A estratégia ajuda a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar a acaba se tornando o emprego dos sonhos para muita gente.

Como o marketing deve começar de dentro para fora, daremos a você dez dicas de como implementar uma estratégia de endomarketing com sucesso na sua empresa.

Acompanhe!

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que significa endomarketing?

    Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

    A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

    Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quanto estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

    Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

    Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar: é assim que grandes empresas se destacam no mercado — por que ficar de fora?

    RH e Marketing

    Apesar do nome, endomarketing não se resume apenas a ações de marketing.

    Trata-se de uma junção de ações entre RH e o setor de marketing da empresa. O RH precisa se atentar as necessidades dos seus colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhora e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles.

    Esse é, realmente, um trabalho à quatro mãos.

    O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa.

    Para isso, o RH e o time de marketing precisam juntar forças e trabalhar em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe.

    Isso pode ser traduzido como ações que estimulam a participação da família junto à empresa, treinamentos para capacitar os funcionários e os tornarem cada vez mais hábeis e preparados para encarar as atividades do dia a dia.

    Além de troca de experiências entre os colaboradores, valorização do desempenho individual e da equipe, mostrando a percepção positiva da empresa a respeito do bom trabalho desenvolvido pelo time.

    São poucas as empresas que realmente se atentam à necessidade de investir em ações de endomarketing. No entanto, as que compreendem a importância acabam se destacando consideravelmente no mercado.

    Por que trabalhar o endomarketing?

    Antes de investir nessa estratégia, é fundamental entender como ela pode afetar sua empresa. Confira a seguir:

    1. Colaboradores mais motivados

    O endomarketing auxilia na motivação dos colaboradores. Isso acontece porque a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.

    A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.

    2. Otimização da produtividade

    Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.

    Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.

    3. Menor rotatividade de funcionários

    Mais uma vez a motivação está ligada a outra vantagem do endomarketing.

    Quando pensamos em colaboradores mais motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho em que estão inseridos, é notável que a rotatividade de funcionários diminui.

    Ao perceber que está inserido em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa — não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.

    4. Colaboradores mais leais e compromissados com a empresa

    Coloque-se no lugar do colaborador: você também se sentiria mais acolhido por uma empresa que se preocupa com as suas necessidades e sugestões para melhorar o dia a dia da empresa.

    Isso impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.

    5. A empresa passa a ter um clima organizacional  mais saudável e agradável

    Quando a empresa se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores, o fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.

    Isso influencia no desempenho do time e do aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.

    6. Qualidade de trabalho e bem-estar

    Algumas atividades no dia a dia são estressantes.

    Muitos colaboradores acabam deixando que esse tipo de momento no trabalho afete seu bem-estar. Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.

    7. Alinhamento da cultura da empresa entre os colaboradores

    As campanhas de endomarketing podem ser realmente importantes para que os colaboradores entendam e sigam a cultura e os princípios da companhia. Por esse motivo, é fundamental trabalhar tal conceito na empresa.

    Nesse sentido, é importante pensar em estratégias com o intuito de alinhar expectativas com os colaboradores. Além disso, também é relevante ter um bom processo de seleção, garantir uma comunicação eficiente e assegurar que os membros do seu time tenham clareza sobre qual é a missão, os valores e a cultura organizacional que devem seguir.

    Assim, fica mais fácil ter certeza de que eles serão compreendidos e seguidos pela sua equipe. Além disso, há ações de conscientização que podem ajudar a melhorar a cultura da empresa, como divulgação da política de compliance, desenvolvimentos de programas de qualidade de vida e muito mais.

    Tudo isso é elaborado e obtido por meio do endomarketing.

    Diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing

    Apesar de serem termos que envolvem o mesmo assunto, o público interno de uma empresa, esses conceitos não são sinônimos. Entender as diferenças entre eles é importante na intenção de implementar boas ações e garantir a satisfação dos colaboradores dentro da sua empresa.

    Nesse sentido, a comunicação interna é responsável pelo repasse de informação dentro de uma organização. Por exemplo, se é preciso informar os colaboradores sobre algum evento, é por meio da comunicação interna que isso será feito.

    Para isso, utilizá-se os diversos canais disponíveis, como chats que chegam aos colaboradores, murais nos quais os avisos ficam postados e outros. Assim, sua equipe recebe o comunicado e pode agir de acordo com o que foi repassado.

    O endomarketing é um conceito mais abrangente. Ele está associado às interações entre a companhia e os funcionários. Ou seja, diferente da comunicação interna, que apenas repassa informações, o endomarketing é responsável pelo planejamento e execução de tarefas a fim de manter o engajamento e a gestão adequada da equipe.

    Também vale destacar a diferença de foco entre os conceitos. O endomarketing tem uma visão de mais longo prazo, pensando em como melhorar a qualidade de vida do trabalhador, enquanto a comunicação interna foca apenas nas mensagens de curto prazo.

    3 exemplos de empresas que fazem endomarketing

    Como já foi dito, as grandes empresas já perceberam a importância de trabalhar o endomarketing – elas começaram a perceber a necessidade de cuidar dos colaboradores, otimizando a satisfação, motivação e empenho do time para garantir um maior desenvolvimento da empresa.

    É interessante acompanhar as estratégias utilizadas para conseguir traçar um plano de ação dentro da própria empresa.

    1. Toyota

    A Toyota é uma empresa que possui uma estratégia de endomarketing notável. A estratégia foi implantada de uma forma diferenciada, apostando ao máximo na criatividade e no trabalho em equipe.

    As ações de marketing interno transformaram a Toyota em referência mundial por conseguir trabalhar de forma positiva o relacionamento da empresa com seus colaboradores.

    Na empresa, os funcionários apresentam novas propostas e ideias que são colocadas em prática anualmente. Após a contratação de um novo colaborador, ele passa por cinco meses de treinamento, aprendendo a cultura da empresa, entendendo e acompanhando o processo de produção dos carros e, por último, se dedicando ao entendimento das necessidades e dificuldades dos clientes nas concessionárias.

    Dessa forma, ao fim do período de treinamento, o novo funcionário já está capacitado e ciente de todos os processos dentro da empresa – conseguindo assim apresentar novas ideias de melhorias no dia a dia.

    Com isso, os colaboradores se sentem mais úteis e importantes dentro da corporação, sentindo-se cada vez mais motivados e dedicados às atividades.

    Além disso, a empresa apresenta palestras de motivação e treinamentos para capacitar cada vez mais seus colaboradores.

    2. Golden Cross

    A Golden Cross é uma empresa brasileira que trabalha com planos de saúde. Ao perceber a importância e necessidade do investimento em endomarketing, chegou a investir por volta de R$750 mil em incentivos de marketing interno nas filiais de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo para aumentar as vendas e otimizar os resultados.

    Perceberam que esse tipo de melhoria poderia vir de dentro para fora pois, uma vez que a equipe se sente mais motivada, empenhada e satisfeita com a empresa em que trabalham, diminui-se o tempo de procrastinação e percebemos um aumento considerável nos resultados.

    O valor investido em endomarketing pela Golden Cross foi dividido em diversos prêmios, incluindo valores para compra ou reforma da casa própria dos colaboradores e a premiação com eletrodomésticos e artigos de casa para os melhores vendedores da empresa.

    O desempenho dos corretores resultou em remuneração extra para cada um deles, como uma forma de mostrar que a empresa enxerga os esforços e reconhece o empenho dos colaboradores para transformar os resultados em números positivamente notáveis pela empresa.

    3. Fiat

    A Fiat defende a ideia de que a equipe interna deve ser tratada da mesma maneira e com os mesmos cuidados que os clientes externos. Pensando nisso, ela promove ações internas que visam valorizar seus colaborares. Por exemplo, os funcionários são os primeiros clientes a fazerem testes-drive nos lançamentos da empresa.

    Além disso, a Fiat trabalha o endomarketing trazendo a família dos colaboradores para cada vez mais perto da empresa, oferecendo festas de aniversário, bodas de casamento, bailes de debutantes e outros eventos para a família dos funcionários.

    Visando aproximar cada vez mais seus colaboradores da empresa, a Fiat possui um sistema de comunicação interna muito bem estruturado, disponibilizando vagas, promoções e praticidade para falar com o chefe, mostrando que não existe distância da diretoria para os colaboradores, e que eles são tão importantes quanto os chefes dentro da estrutura empresarial.

    O que é preciso para implementar o endomarketing?

    O primeiro passo é se lembrar de que o endomarketing vai trabalhar a parte interna da empresa, focando sempre nos colaboradores e na percepção dos mesmos a respeito do lugar onde trabalham.

    Para isso, é preciso realizar um trabalho que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da equipe da sua empresa. É nessa hora que o RH entra.

    Esse setor precisa entrar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa, quais são as coisas que precisam ser mudadas e reestruturadas e como a empresa pode ajudá-los diariamente.

    Uma vez levantadas essas informações, é hora de começar a estruturar ações de endomarketing. Essas ações precisam trazer o colaborador para cada vez mais perto da empresa.

    Dentre as práticas mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.

    Além disso, percebemos também que a bonificação por resultados também tem sido algo muito trabalhado por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno.

    Essa bonificação acontece de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe, e é uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece os esforços diários dos colaboradores a fim de decolar os negócios.

    Uma vez traçadas as ações de endomarketing que serão trabalhadas no seu negócio, é hora de por em prática.

    Durante e após o processo de implementação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa – e como sugerem que isso seja feito.

    Ao fim de todas as ações de marketing interno, será possível notar uma melhora considerável do clima no local de trabalho, pois os colaboradores estarão cada vez mais motivados e satisfeitos com o ambiente em que estão inseridos, além de se esforçarem cada vez mais para aumentar e otimizar os resultados alcançados mensalmente pela empresa.

    Cases de sucesso de endomarketing

    Selecionamos aqui três exemplos de empresas que aplicaram muito bem o endomarketing em suas ações.

    Usemobile

    Como diz o valor “reinventar” da cultura da Usemobile, “a pedra no caminho, em vez de nos travar, nos motiva a criar”. E foi assim que a empresa vestiu o traje de Coelhinho da Páscoa e transformou a tradicional caça aos ovos numa caçada virtual para seus colaboradores em home office.

    Todas as pistas foram escondidas no site da desenvolvedora de aplicativos, cada uma com fragmentos de uma URL que direcionava para o fim da caça. O ponto de início foi numa página da campanha. Quem chegou ao link primeiro ganhou 1 kg de chocolate Kopenhagen. Saiba mais no vídeo.

    We Do Logos

    Outro bom exemplo de campanha de endomarketing foi executado pela We Do Logos, que possui uma das maiores plataformas de design no país.

    Com a finalidade de aumentar a recorrência e previsibilidade de receita, os membros da empresa tomaram a decisão de deixar os funcionários mais motivados a bater suas metas.

    Assim, por meio de uma integração com o Slack, os colaboradores passaram a acompanhar os resultados das vendas em tempo real pela plataforma de comunicação interna.

    Isso fez todos sentirem uma motivação maior para o trabalho, além do empenho em conquistar resultados cada vez melhores.

    Golden Cross

    A Golden Cross é uma das empresas pioneiras de planos de saúde no país e também autora de um dos melhores cases de endomarketing.

    Com o objetivo de incentivar sua equipe comercial, ela construiu um plano de recompensas a fim de fazê-la ter um desempenho melhor e mais dedicação ao trabalho.

    Os itens de premiação variavam de eletrodomésticos a valores em dinheiro de até R$ 70 mil para serem usados na compra ou reforma da casa própria.

    O resultado foi justamente o esperado: maior empenho por parte dos colaboradores e crescimento das vendas.

    16 estratégias de endomarketing para implementar na sua empresa

    Seja para conquistar clientes ou colaboradores, a comunicação é a chave principal dentro da empresa.

    A forma com que a diretoria se comunica com seus funcionários ditará como perceberão sua marca e, por isso, a imagem projetada e percebida devem ser bem trabalhadas.

    Pensando nisso, separamos algumas estratégias de endomarketing que podem mudar a sua forma de conversar e lidar com seus colaboradores, aumentando a satisfação da sua equipe e tornando-os verdadeiros amantes da marca.

    1. Melhoria nos processos de comunicação interna

    A comunicação interna é a chave para a implementação de ações que podem auxiliar na melhoria do ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental que sua empresa trabalhe a melhoria nos processos de comunicação junto aos colaborares.

    Isso é importante para transformar o diálogo dentro da empresa em uma via de mão dupla, onde os funcionários também têm voz e são capazes de expressar opiniões e sugerir melhorias nos processos internos.

    Esse tipo de atitude faz com que as pessoas que estão dentro da empresa se sintam cada vez mais úteis e fundamentais para o desempenho dos negócios, aumentando a motivação de toda a equipe.

    2. Palestras e eventos motivacionais

    Pensando no aumento da motivação da equipe e no auxílio do crescimento pessoal de cada um dos colaboradores, a realização de palestras e eventos motivacionais é fundamental para que cada peça importante da empresa seja capaz de estruturar seu caminho profisisonal, traçando objetivos pessoais de crescimento e listando metas que podem ser alcançadas com o auxílio da empresa.

    Essas palestras tendem a acrescentar positivamente na formação pessoal e profissional de cada um dos colaboradores, dando a eles uma base maior de conhecimento e preparo para encarar as atividades e demandas do mercado.

    Assim como os clientes, os colaboradores também estão apresentando cada vez mais o interesse na educação e capacidade de tomar as próprias decisões.

    A empresa precisa se posicionar de forma positiva a essa demanda, apresentando-se como uma mão de apoio para esses objetivos.

    3. Iniciativas de integração

    Trazer os colaboradores para mais perto da empresa é fundamental para garantir que se identifiquem com os negócios e se sintam parte fundamental dos processos. As iniciativas de integração traduzem, justamente, a proximidade de cada funcionários com toda a equipe e com a empresa.

    Sejam happy hours ou festas de fins de ano, a empresa precisa investir em formas de aumentar a proximidade e amizade entre seus colaboradores.

    Algumas empresas vão além de simples comemorações. Como foi o caso exemplificado pela Fiat, o investimento em eventos pessoais de seus funcionários também é uma opção.

    Outra forma de integração dos colaboradores é a implementação de grupos de estudos que visam aumentar o conhecimento e bem-estar dos participantes através da troca de experiências e crescimento intelectual com o aprendizado colaborativo.

    Caso seja percebido um interesse em comum entre os funcionários por atividades específicas como, por exemplo, corrida, é interessante trabalhar a formação de grupos de exercícios coletivos, fazendo com que a integração entre pessoas vá além do ambiente de trabalho.

    Grupos de ajuda a entidades carentes também são uma boa opção – é interessante tentar trabalhar o lado solidário de cada um dos funcionários, levando-os a ações que façam com que se sintam necessários e importantes não só no ambiente empresarial, como também na vida de outras pessoas que precisam de ajuda.

    Precisamos encontrar formas de apresentar os valores da empresa em ações de endomarketing no dia a dia para que seus funcionários realmente vistam a camisa e percebam que são fundamentais não só nos processos internos da empresa, mas na integração com a sociedade, aumentando seu bem-estar e satisfação com o trabalho e vendo valor nas atividades do dia a dia.

    4. Pesquisa de satisfação com os colaboradores

    Assim como com os clientes, os colaboradores também exigem pesquisas de satisfação. Para que a empresa seja bem estruturada e garanta o bem-estar da equipe, é preciso que o setor de RH se disponibilize a realizar pesquisas que auxiliam no entendimento das necessidades e demandas de todos os funcionários.

    Dessa forma, será possível implementar atividades que melhoram o ambiente de trabalho e transformem de forma positiva a vida dessas pessoas.

    Outro ponto interessante durante a pesquisa de satisfação é perguntar aos colaboradores o que eles acreditam que seja uma boa solução para determinadas situações.

    Levar em consideração suas sugestões, e mostrar que elas estão sendo pensadas e colocadas em prática, ajuda a aumentar a sensação de cuidado e zelo da empresa pelos interesses de seus colaboradores — eles se sentem mais presentes e fundamentais nos processos internos da empresa.

    por que fazer pesquisas

    5. Benefícios para os colaboradores

    Além de benefícios como o vale transporte, alimentação e assistência médica, existem outras possibilidades que podem — e devem — ser exploradas.

    Algumas empresas investem em vale-academias ou parceria com empresas que podem auxiliar no bem-estar de seus colaboradores, como cupons de desconto em salões de beleza, barbearias, sessões de massagem e acupuntura, espaço para pets, dia do filho no trabalho etc.

    O horário flexível e a possibilidade de home office também são interessantes em empresas que comportam esse formato.

    Essas soluções fazem com que o colaborador sinta que a empresa confia em sua competência, saindo daquele modelo onde se prende um funcionário em horários e padrões quadrados e entrando em uma nova visão do mercado, onde a produtividade é fundamental, independente de onde ou como essa pessoa trabalha.

    Além disso, algumas empresas trabalham com bonificações. Os colaboradores com melhor desempenho mensal ganham algum tipo de prêmio ou bônus, seja uma porcentagem extra no salário ou alguns artigos como eletrodométicos, viagens com a família, passeios turísticos na cidade, etc.

    Esses benefícios são capazes de motivar cada vez mais a equipe que, tendo em vista o reconhecimento do seu trabalho, se dedica cada vez mais à melhora dos resultados mensais da empresa, aumentando a produtividade, reduzindo custos e promovendo um crescimento constante no caixa e na estrutura empresarial.

    6. Solicite referências aos colaboradores

    Contratar um profissional competente, confiável e que esteja alinhado com as necessidades do cargo demanda tempo e esforço.

    Então, sempre que abrir uma vaga de trabalho na sua empresa e você for preparar um processo de recrutamento e seleção, comece pedindo referências para os seus colaboradores.

    Muitas vezes, eles conhecem algum amigo ou vizinho que possui boas qualificações para o cargo. Lembre-se que captar e reter bons profissionais é importante para melhorar a imagem do negócio.

    Outro fator a ser considerado é que, ao solicitar referências aos colaboradores, eles sentirão uma boa dose de confiança depositada neles.

    7. Estabeleça um plano de carreiras

    Empresas que possuem plano de carreira passam uma imagem de valorização dos profissionais e despertam o interesse de todos em trabalhar nela.

    Os colaboradores já existentes ficam mais motivados, pois enxergam possibilidades de crescimento e realizações profissionais e pessoais. Não precisa ser algo tão complexo no início.

    Comece oferecendo as oportunidades de trabalho que surgirem para cargos de maior nível na empresa aos colaboradores mais dedicados e capacitados.

    Promova uma competição (prova escrita e prática) e decida quem merece o cargo. Com o passar do tempo poderá melhorar a estratégia e profissionalizar ainda mais o negócio.

    8. Elogie e agradeça seus colaboradores

    A motivação da maioria dos colaboradores não está atrelada somente aos incentivos financeiros que eles recebem. Eles querem também reconhecimento.

    Portanto, comece a instituir um hábito de elogios e agradecimentos aos colaboradores por seus serviços e resultados atingidos. Logo, todos os gestores departamentais estarão fazendo o mesmo com os seus colaboradores e você terá uma empresa de respeito com funcionários sempre motivados.

    9. Treine e capacite seus colaboradores

    As pessoas gostam quando a empresa promove treinamentos com o intuito de aumentar a qualificação deles.

    Essa estratégia não só ajuda a melhorar as práticas internas como também eleva o nível de satisfação dos colaboradores, uma vez que a empresa demonstra a preocupação em desenvolvê-los profissionalmente.

    Um programa de treinamento pode ser implementado anualmente ou semestralmente para que os colaboradores aumentem o nível de engajamento com o negócio, assumam compromissos com os resultados e formem líderes.

    Essa estratégia será fundamental para complementar o programa de plano de carreiras que você irá instituir na empresa.

    10. Divulgue os bons exemplos

    Para melhorar ainda mais o ambiente de trabalho, você pode demonstrar para toda a empresa os resultados atingidos por um ou mais colaboradores que foram além de suas limitações para atingi-lo.

    Resultados acima da média, ideias, práticas inovadoras, iniciativas próprias, soluções criativas e outros bons exemplos devem ser mencionados em reuniões, afixados em murais e usados como exemplo de boas práticas para incentivar toda a empresa a repetir esse tipo de comportamento e buscarem a melhoria contínua do negócio.

    Assim, você verá a satisfação dos funcionários aumentar e estimulará uma competição saudável pelo reconhecimento no trabalho. Mas antes, Lembre-se de pedir autorização ao colaborador que será exposto.

    Dica da Editora:

    Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online

    Teste DISC: o que é e como identificar o perfil comportamental?

    Análise SWOT ou Matriz FOFA: o que é, como fazer e modelo grátis!


    11. Faça vídeos institucionais

    Os vídeos representam a forma de mídia que mais chama a atenção no mundo. Uso isso a seu favor. Vá além de apenas escrever cartazes ou placas com a missão, visão e valores da empresa e grave um vídeo.

    Faça uma apresentação profissional do seu negócio utilizando as imagens internas, inclusive dos funcionários trabalhando.

    Demonstre como a sua empresa é importante para a comunidade, responsabilidades sociais e ambientais que abraçam, tecnologias utilizadas para tornar os processos confiáveis, investimentos, resultados de crescimento almejados e atingidos, valorização dos profissionais e o que mais considerar relevante.

    Posicione o vídeo no site da empresa (na aba “Home”, “Institucional” ou “A empresa”) e poste também em plataformas de vídeos como o Youtube, por exemplo. Isso dará maior visão sobre o seu negócio, despertará maior interesse dos profissionais em trabalhar nela e elevará a satisfação dos colaboradores existentes.

    12. Promova relações públicas

    Uma das armas mais poderosas para uma boa estratégia de endomarketing é praticar relações públicas. Esteja em contato direto com os habitantes da comunidade, imprensa, governo, fornecedores, clientes, sócios e acionistas para ouvir reclamações e sugestões de como a empresa pode contribuir para o desenvolvimento da economia local.

    Escolha e determine os canais de comunicação para realizar essa tarefa e registre as informações recebidas e passadas durante o contato. Essa prática irá melhorar consideravelmente a imagem da empresa perante os funcionários e a sociedade.

    13. Ofereça cursos e palestras a comunidade

    Se a sua empresa é especialista no segmento de atuação, por que então não educar as pessoas na comunidade ao redor para se profissionalizarem também? Além de abrir portas para muita gente conseguir um emprego melhor ou criarem uma fonte de renda, a empresa também poderá estar qualificando um profissional que será seu funcionário no futuro.

    Com essa estratégia, existe uma grande possibilidade de a comunidade se tornar defensora natural da sua empresa, uma vez que você promove melhorias para ela.

    14. Participe de workshops

    Empresas que estão construindo valor através de uma imagem forte no mercado devem participar dos wokshops mais importantes do setor.

    Monte o seu stand para demonstrar produtos e serviços, resultados que promovem, como atua na sociedade e aproveite a oportunidade para educar profissionais. Nomeie um especialista na sua empresa para dar uma palestra sobre algum tema relevante para o setor e alcançará um alto nível de respeito no segmento.

    15. Organize eventos comerciais

    Anualmente, o seu negócio pode organizar um evento para reunir os melhores clientes e colocá-los em contato com os profissionais da empresa. Além de promover aproximação dos clientes, a empresa terá uma grande oportunidade de realizar o endomarketing demonstrando valores e passando a imagem de uma empresa responsável e profissional.

    Para melhorar ainda mais, premie os melhores colaboradores do ano, premie também os melhores clientes, promova palestras e cursos rápidos para profissionalizar seus clientes e funcionários e finalize com uma confraternização.

    Use essas dicas como estratégia de endomarketing para o seu negócio e você verá como tudo isso retornará em forma de resultados mais consistentes na hora de executar o seu plano de marketing voltado para os clientes.

    Colocar ações de endomarketing em prática vão muito além do setor de marketing da empresa.

    O RH é a principal ferramenta para otimizar todos os processos e trazer os colaboradores para perto dos negócios, transformando-os em peças fundamentais para o desempenho da empresa.

    É necessário entender que um colaborador satisfeito traz inúmeros benefícios para a empresa. Afinal, a motivação e produtividade são otimizadas e isso transforma os resultados no fim do mês, sempre em uma escala crescente de desempenho da equipe e dos negócios.

    16. Invista em ações de saúde e bem-estar

    Oferecer aos colaboradores qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho é cada vez mais primordial para o sucesso da empresa. Por meio de ações de endomarketing, é possível obter êxito nessa missão. Assim, reduz-se os estresses no dia a dia, além de alcançar maior produtividade.

    Nesse sentido, é importante pensar em ações que podem colaborar com a saúde e o bem-estar das pessoas que trabalham em sua empresa. Por exemplo, elaborar um plano a fim de implementar a ginástica laboral é uma ótima saída. Assim, os colaboradores têm uma pausa e evitam lesões durante o cotidiano profissional.

    Além disso, pode-se pensar em ações de conscientização, preparação de ambientes adequados para que sua equipe tenha melhora na qualidade de via e oferecer planos de saúde que ajudem nas questões físicas e mentais das pessoas da sua empresa.

    O primeiro passo para o sucesso, então, é mostrar para os colaboradores o quão preocupada a empresa é com o seu bem-estar e condições de trabalho, fazendo com que eles se envolvam com os processo se se sintam satisfeitos no dia a dia para trabalhar as melhorias junto à empresa.

    Que tal conhecer outras formas de fazer marketing dentro da empresa? Confira os tipos de marketing e aprenda a otimizar cada vez mais os processos internos e aumentar os lucros do seu negócio!

    Ebook de Marketing Digital
    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.