Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 12 de agosto de 2019. | Atualizado em 19 de fevereiro de 2020


As enquetes para Instagram são uma ótima ferramenta para brincar com os amigos e, principalmente, interagir com os seguidores. Primeiro, crie um conteúdo no Stories e, em seguida, arraste a tela para cima. Selecione o recurso de enquete, defina a pergunta e as respostas e, por fim, confirme para publicar.

O fato de o Instagram não ser apenas uma rede social já é conhecido pelo grande público. A plataforma, que se posiciona como uma espécie de ferramenta de negócios, conta com recursos poderosos para gerar engajamento e insights sobre usuários ao redor de todo o mundo, como é o caso das enquetes.

Trabalhando de forma direcionada e usando as perguntas corretas, a consequência é um amontoado de informações estratégicas que são transformadas em resultados satisfatórios.

É a chance perfeita de conhecer o seu público e extrair aquelas informações que faltavam para virar a chave dos seus projetos, gerando soluções que conversem de verdade com a audiência.

Neste post, você vai aprender a usar as enquetes para Instagram e entender a sua importância a partir dos seguintes tópicos:

Como funciona o recurso de enquetes para Instagram

Desde outubro de 2010, ano de criação do Instagram, as evoluções que envolvem a rede social aconteceram muito rápido.

Suporte para vídeos — antes só era possível publicar imagens —, Instagram Ads, mensagens diretas e o mais recente Instagram Stories são apenas algumas das grandes novidades responsáveis por “parar a internet”. Afinal, todo mundo queria testar as funcionalidades e aplicá-las em seus perfis o quanto antes.

Em 2017 foi a vez das enquetes. Elas podem ser feitas dentro do recurso dos Stories, que conta com várias outras formas de deixá-los mais interativos e atraentes, como GIFs, adesivos, caixa de texto e filtros diversos.

Além de ser uma ótima ferramenta para brincar com os amigos e interagir com os seguidores, as marcas perceberam a funcionalidade perfeita da ferramenta: coleta de informações estratégicas sobre produtos, serviços, propostas ou projetos. O céu é o limite!

Todos os dados são gerados por usuários que têm interesse pela marca — afinal, eles seguem o perfil no Instagram — o que aumenta ainda mais a relevância dos resultados.

Não se trata de um público aleatório respondendo perguntas genéricas, mas sim de uma estratégia direcionada de forma específica com o objetivo de coletar respostas que, por sua vez, serão usadas na tomada de decisões importantes.

Como criar uma enquete no Instagram Stories

Fique atento ao nosso tutorial e crie enquetes incríveis para a sua estratégia no Instagram. É muito fácil!

1. Crie o conteúdo base

Primeiramente, você deve criar o conteúdo base do Instagram Stories. Pode ser uma imagem, um vídeo ou animações, mas é importante que eles tenham conexão com a temática da enquete.

No nosso caso, vamos imaginar o perfil de uma agência de viagens que está trabalhando com a criação de novos pacotes no litoral do Brasil. A ideia é entender a popularidade de dois destinos diferentes.

2. Adicione o recurso de enquete

Pronto, imagem criada e posicionada. Agora, arraste a tela do seu celular para cima para ver a página de recursos dos Stories, entre eles a enquete, facilmente localizada do lado esquerdo.

Depois de clicar na enquete, você verá uma tela direcionando os locais em que os textos vão entrar. É possível adicionar duas opções por enquete.

Enquete no Instagram

3. Edite os dados da enquete

Escolha a pergunta a ser trabalhada. No nosso caso, vamos adicionar dois destinos no litoral do Rio de Janeiro.

Enquete no Instagram

4. Publique a enquete

Pronto! Agora é só clicar no botão de publicar e a sua enquete estará disponível na aba dos Stories. Ela permanecerá ativa pelo período de 24 horas, e até lá é importante engajar os usuários para que você consiga captar o máximo de respostas possíveis.

5. Acompanhe os resultados

Para acompanhar o resultado, a história pode estar no ar ou já ter expirado. Basta abri-la, clicar no número de pessoas que viram o conteúdo — ele fica na parte inferior da tela — e analisar o direcionamento das respostas. É possível ver também exatamente quem votou nas opções. 

Qual a importância de usar o recurso

Agora que você já viu como é fácil trabalhar nas enquetes para Instagram, é hora de pensar na importância de usar o recurso.

Primeiramente, ele é simples e não demanda muita mão de obra — seja de tempo, seja de esforço. A estratégia deve ser minuciosamente pensada, como qualquer outro projeto, mas basta uma simples imagem e a pergunta certa para atrair o público e coletar informações valiosas.

Além disso, a taxa de respostas é superior à dos formulários, por exemplo. Isso acontece principalmente porque o usuário não precisa sair da rede social para participar, basta um simples clique

Por fim, existe a questão estratégica. O exemplo que trabalhamos no post é algo mais abrangente, mas pense na infinidade de tomadas de decisão que podem ser feitas ao descobrir os assuntos com os quais seu público tem afinidade e aqueles que não geram engajamento.

Marcas devem se preocupar cada vez mais com a humanização e a entrega de proposta de valor. Isso significa que, antes detrabalhar o Marketing Digital, veicular campanhas, vender produtos ou entrar em contato com leads, é preciso entender de fato com quem estamos conversando e do que essas pessoas gostam.

Quais os 4 tipos de perguntas para usar nas suas enquetes

Algumas categorias específicas de perguntas podem direcionar as respostas para que você obtenha exatamente os dados que está procurando. Veja 4 ótimas opções na hora de criar as enquetes.

1. Envio de dúvidas

Uma ótima forma de saber o direcionamento ideal de uma publicação é entender as principais dúvidas do usuário. Dessa forma, você terá maiores garantias de que o conteúdo será relevante de verdade para as pessoas que seguem a sua página.

No caso das dúvidas, você pode usar, ainda, outros recursos complementares dos Stories. Comece pela enquete, perguntando qual tema gera mais dúvida no seguidor. 

Enquete no Insta

Depois de entender que o público prefere saber como cuidar dos girassóis, por exemplo, você pode investir na caixinha de perguntas para visualizar as dúvidas de forma minuciosa. Depois, é só investir em conteúdo!

2. Feedback do produto ou serviço

Feedbacks são ótimas formas de entender qual produto está se saindo bem e qual não vai tão bem assim. Nesse caso, a enquete é bem simples e direta. Gostou ou não gostou? Pronto! Já dá para ter uma noção excelente da percepção geral.

Da mesma forma que fizemos no caso da nossa floricultura ali em cima, também é possível ir além e investir em outras ferramentas para complementar o volume e a qualidade dos dados coletados.

3. Dicas sobre um tema específico

Criar séries de enquetes é indicado para gerar conteúdos mais complexos e que demandam quantidade maior de respostas que não podem ser obtidas em uma enquete só.

Depois da enquete, vale apostar em conteúdos com as dicas sobre a origem do molho, além de curiosidades e informações interessantes. 

4. Opiniões sobre comparativos

Quando você trabalha com mais de um produto ou serviço, as enquetes para Instagram podem ser poderosas para descobrir aqueles que são mais queridos pelo público. 

Além das categorias que exploramos com mais detalhes, existe uma infinidade de opções para investir! Vale também apostar em conteúdos de teor mais pessoal, perguntando sobre hábitos e preferências, por exemplo.

Como usar bem os dados coletados

Por trabalhar com perguntas que vão além do seu produto e visam conhecer melhor o público, você ganha um grande suporte para traçar asestratégias de persona, além de outros estudos sobre a personalidade, visão de mundo e preferências dos seguidores.

Tais dados são importantes justamente na construção de conteúdos que entregam um significado que vai além do desejo de “vender por vender”. Com essas respostas, o resultado é uma diversidade de conteúdos interessantes e com alto poder de engajamento.

Ainda falando sobre as personas, é importante destacar a importância do engajamento. Marcas vêm sofrendo com as bruscas mudanças nos algoritmos de redes sociais como o Facebook e o Instagram.

Isso significa que, quando não há investimento em mídia, as taxas de alcance são baixíssimas. Uma página que tem 10 mil seguidores, por exemplo, pode não alcançar nem 5% deles! Ou seja: mais do que ganhar seguidores no Instagram, encontre formas de retê-los.

Os Stories, então, podem ser vistos como uma grande possibilidade de alcançar o seu público de maneira orgânica, ou seja, com custos muito menores. A ideia não é abandonar o investimento em anúncios, que já são a realidade do posicionamento de marcas online, mas sim complementar a estratégia com outro formato, com grandes possibilidades de aumentar as métricas de qualquer perfil.

Vale também avaliar conteúdos de temática mais abrangente que serão impulsionados para um público que ainda não segue a sua página, mas que pode ser totalmente definido por você. É possível fazer recortes de idade, gênero, profissão, entre várias outras preferências que direcionam os posts a pessoas mais propensas a conhecer e gostar do conteúdo. 

O Instagram tem uma infinidade de recursos que, quando usados com base em uma boa estratégia, geram resultados eficazes e com valores acessíveis. A era das redes sociais veio para ficar, e é preciso estar pronto para encontrar o seu lugar em meio à concorrência e à enxurrada de informações.

Além de aprender sobre as enquetes para Instagram, é preciso conhecer os Stories para que seus posts fiquem ainda melhores. Por isso, acesse nosso material completo sobre o recurso e esteja pronto para criar ações incríveis!

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *