Trabalho lúdico: entenda o que é a gamificação e como usar na empresa

Levar conceitos de jogos para dentro da sua empresa pode trazer uma série de benefícios, tanto para você quanto para o seu time. Nesse artigo você vai descobrir o que é a gamificação, como implementá-la e quais são as vantagens que ela gera.

ilustração sobre gamificação

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Por que os jogos, sejam eles digitais ou de tabuleiro, fazem tanto sucesso, independente da idade dos jogadores? Muito disso está relacionado à capacidade de despertar a participação criativa e engajada do jogador de maneira voluntária, divertida e desafiadora. No ambiente de trabalho, existe a gamificação.

Imagine despertar exatamente essas mesmas sensações citadas acima entre os colaboradores da sua empresa para que eles realizem as atividades com mais motivação e engajamento.

É exatamente essa a proposta da gamificação, conceito que surgiu nos últimos anos e vem ganhando cada vez mais espaços nos diversos tipos de negócio.

Quer saber o que é e como implementar a gamificação na sua empresa para melhorar o desempenho dos colaboradores com diversão e criatividade? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Afinal, o que é gamificação e como surgiu esse conceito?

Gamificação, também conhecida como ludificação, é um conceito que se refere à aplicação de conceitos básicos de jogos, principalmente os digitais, em outras atividades, como educação e gestão de metas.

Portanto, a competição saudável, acúmulo de pontos, recompensas e feedback são alguns dos elementos que fazem com que as pessoas se engajem em jogos e, por meio da gamificação, são transportados para o ambiente empresarial como forma de engajar e despertar a criatividade nos colaboradores de uma empresa.

Esse conceito foi criado por Nick Pelling, programador e game designer, em 2002, mas só começou a ser implementado em 2010. Era utilizado, inicialmente, para engajar os consumidores na compra de produtos e serviços de determinadas empresas, por meio de um sistema de pontos que poderiam ser trocados por prêmios.

Porém, devido ao sucesso dessa estratégia, também ganhou a área de treinamento e desenvolvimento de colaboradores e na motivação e gestão de desempenho de diversas empresas.

Quais são os benefícios da gamificação?

Existem muitos benefícios em implementar a gamificação na sua empresa. Entenda agora quais são eles:

Maior engajamento do time

Quando você investe na gamificação, consegue engajar o time nas atividades a serem realizadas, uma vez que cria um sistema de recompensa a cada tarefa cumprida no prazo. Dessa forma, aumenta a motivação e engajamento dos colaboradores dentro da organização.

Reduz a rotatividade de colaboradores

Reduzir a rotatividade do time é essencial para que você garanta a continuidade das atividades e saúde financeira da sua empresa. Por gerar engajamento e satisfação, a gamificação pode contribuir nesse aspecto, aumentando as taxas de permanência dos talentos dentro do negócio.

Estimula a competição saudável

A competição saudável é aquela que gera desenvolvimento contínuo e abre portas para que os colaboradores executem as suas atividades com mais qualidade. A gamificação incorpora conceitos relacionados a esse processo e gera, como consequência, uma competição desse tipo entre os membros do time.

Gera sentimento de conquista

Quando os colaboradores concluem uma atividade, eles sentem a satisfação que os impulsiona a continuar investindo tempo e esforço nesse processo.

A gamificação, por promover recompensas adicionais, mesmo que subjetivas, potencializa esse sentimento entre os membros da empresa, aumentando os níveis de satisfação e sentimento de reconhecimento.

Abre portas para uma gestão de desempenho de excelência

Realizar uma gestão de desempenho com qualidade dentro da empresa é essencial para monitorar o time e elevar a qualidade dos resultados.

Com a gamificação, você tem acesso a dados quantitativos sobre as atividades realizadas pelos seus talentos, abrindo portas para que essa gestão seja realizada de forma objetiva e com excelência.

Como implementar a gamificação?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios de adotar a gamificação, é hora de entender o passo a passo para implementar esse conceito dentro da empresa. Descubra quais são esses passos:

Faça um diagnóstico

O primeiro passo é entender quais são as principais necessidades da sua equipe e os gargalos que podem ser resolvidos com a gamificação.

Isso significa que você precisa realizar um bom diagnóstico da empresa como um todo para entender o melhor tipo de jogo a ser implementado e como realizar essa tarefa da melhor forma possível.

Defina objetivos

Antes de planejar o jogo, também é importante que você tenha em mente os objetivos dessa atividade. Para isso, reflita sobre os resultados do diagnóstico realizado e quais são os principais problemas que a gamificação deve resolver.

Você pode, por exemplo, implementar a gamificação no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, aumentando a retenção do conteúdo e potencializando a aprendizagem.

Também é possível colocar a gamificação como uma forma de melhorar a gestão de tempo da equipe e a realização das atividades no prazo.

Estabeleça regras claras

Com o objetivo em mente, é hora de efetivamente criar um jogo. Para isso, pense nas regras e tenha clareza sobre o que deve ser implementado. Pense nas missões e desafios que os colaboradores devem cumprir, o tipo de recompensa de cada um deles e as metas a serem atingidas. Também é importante criar os avatares a serem utilizados e o cenário do jogo.

Tudo isso deve ser descrito em um documento e repassado aos colaboradores de forma clara e simples, engajando-os nas atividades.

Saiba quais são os principais jogos que podem ser utilizados

Existem alguns jogos muito comuns no ambiente empresarial que podem inspirar a sua equipe na hora de criar o melhor game para a sua empresa. São eles:

  • quem é o colaborador: jogo para promover a interação entre a equipe no qual os colaboradores precisam adivinhar a quem corresponde o perfil divulgado nos canais de comunicação da empresa;
  • detetive: os problemas e desafios de determinado setor são publicados no canal de comunicação da empresa e todos podem ajudar a resolvê-los, gerando prêmios para a melhor solução;
  • quiz: jogo de perguntas e respostas que aumenta a busca proativa por novos conhecimentos por parte dos colaboradores da empresa;

Implemente e mensure resultados

Com todas as definições sobre o jogo, é hora de implementar e iniciar as atividades. Também é importante mensurar resultados e coletar feedbacks periodicamente em relação à estratégia de gamificação implementada, de forma a corrigir possíveis problemas e potencializar os benefícios ao longo do tempo.

A gamificação é um conceito relativamente novo que permite que você potencialize os resultados do seu time de forma positiva. Ele gera uma série de benefícios para a sua empresa, reduzindo os índices de rotatividade, promovendo a competição saudável entre os membros da equipe e gerando mais engajamento e motivação para os colaboradores.

Portanto, siga o passo a passo e comece, agora mesmo, a implementar essa estratégia dentro da sua empresa.

Agora que você sabe o que é gamificação, que tal saber de mais aplicações de jogos na publicidade? Continue aqui no blog e leia nosso artigo sobre advergames e como eles abrem portas para que você crie as melhores campanhas para os seus clientes!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.