Por Raphael Pires

Publicado em 15 de abril de 2019. | Atualizado em 28 de fevereiro de 2020


Levar conceitos de jogos para dentro da sua agência pode trazer uma série de benefícios, tanto para você quanto para o seu time. Nesse artigo você vai descobrir o que é a gamificação, como implementá-la e quais são as vantagens que ela gera para a sua agência.

o que é gamificação e como aplicar na sua agência

Por que os jogos, sejam eles digitais ou de tabuleiro, fazem tanto sucesso, independente da idade dos jogadores? Muito disso está relacionado à capacidade de despertar a participação criativa e engajada do jogador de maneira voluntária, divertida e desafiadora. No ambiente de trabalho, existe a gamificação.

Imagine despertar exatamente essas mesmas sensações citadas acima entre os colaboradores da sua agência para que eles realizem as atividades com mais motivação e engajamento.

É exatamente essa a proposta da gamificação, conceito que surgiu nos últimos anos e vem ganhando cada vez mais espaços nos diversos tipos de negócio.

Quer saber o que é e como implementar a gamificação na sua agência para melhorar o desempenho dos colaboradores com diversão e criatividade? Então continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Nova call to action

Afinal, o que é gamificação e como surgiu esse conceito?

Gamificação, também conhecida como ludificação, é um conceito que se refere à aplicação de conceitos básicos de jogos, principalmente os digitais, em outras atividades, como educação e gestão de metas.

Portanto, a competição saudável, acúmulo de pontos, recompensas e feedback são alguns dos elementos que fazem com que as pessoas se engajem em jogos e, por meio da gamificação, são transportados para o ambiente empresarial como forma de engajar e despertar a criatividade nos colaboradores de uma empresa.

Esse conceito foi criado por Nick Pelling, programador e game designer, em 2002, mas só começou a ser implementado em 2010. Era utilizado, inicialmente, para engajar os consumidores na compra de produtos e serviços de determinadas empresas, por meio de um sistema de pontos que poderiam ser trocados por prêmios.

Porém, devido ao sucesso dessa estratégia, também ganhou a área de treinamento e desenvolvimento de colaboradores e na motivação e gestão de desempenho de diversas empresas.

Quais são os benefícios da gamificação para a sua agência?

Existem muitos benefícios em implementar a gamificação na sua agência. Entenda agora quais são eles:

Maior engajamento do time

Quando você investe na gamificação, consegue engajar o time nas atividades a serem realizadas, uma vez que cria um sistema de recompensa a cada tarefa cumprida no prazo. Dessa forma, aumenta a motivação e engajamento dos colaboradores dentro da organização.

Reduz a rotatividade de colaboradores

Reduzir a rotatividade do time é essencial para que você garanta a continuidade das atividades e saúde financeira da sua agência. Por gerar engajamento e satisfação, a gamificação pode contribuir nesse aspecto, aumentando as taxas de permanência dos talentos dentro do negócio.

Estimula a competição saudável

A competição saudável é aquela que gera desenvolvimento contínuo e abre portas para que os colaboradores executem as suas atividades com mais qualidade. A gamificação incorpora conceitos relacionados a esse processo e gera, como consequência, uma competição desse tipo entre os membros do time.

Gera sentimento de conquista

Quando os colaboradores concluem uma atividade, eles sentem a satisfação que os impulsiona a continuar investindo tempo e esforço nesse processo.

A gamificação, por promover recompensas adicionais, mesmo que subjetivas, potencializa esse sentimento entre os membros da agência, aumentando os níveis de satisfação e sentimento de reconhecimento.

Abre portas para uma gestão de desempenho de excelência

Realizar uma gestão de desempenho com qualidade dentro da empresa é essencial para monitorar o time e elevar a qualidade dos resultados.

Com a gamificação, você tem acesso a dados quantitativos sobre as atividades realizadas pelos seus talentos, abrindo portas para que essa gestão seja realizada de forma objetiva e com excelência.

Como implementar a gamificação na agência?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios de adotar a gamificação, é hora de entender o passo a passo para implementar esse conceito dentro da agência. Descubra quais são esses passos:

Faça um diagnóstico

O primeiro passo é entender quais são as principais necessidades da sua equipe e os gargalos que podem ser resolvidos com a gamificação.

Isso significa que você precisa realizar um bom diagnóstico da agência como um todo para entender o melhor tipo de jogo a ser implementado e como realizar essa tarefa da melhor forma possível.

Defina objetivos

Antes de planejar o jogo, também é importante que você tenha em mente os objetivos dessa atividade. Para isso, reflita sobre os resultados do diagnóstico realizado e quais são os principais problemas que a gamificação deve resolver.

Você pode, por exemplo, implementar a gamificação no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, aumentando a retenção do conteúdo e potencializando a aprendizagem.

Também é possível colocar a gamificação como uma forma de melhorar a gestão de tempo da equipe e a realização das atividades no prazo.

Estabeleça regras claras

Com o objetivo em mente, é hora de efetivamente criar um jogo. Para isso, pense nas regras e tenha clareza sobre o que deve ser implementado. Pense nas missões e desafios que os colaboradores devem cumprir, o tipo de recompensa de cada um deles e as metas a serem atingidas. Também é importante criar os avatares a serem utilizados e o cenário do jogo.

Tudo isso deve ser descrito em um documento e repassado aos colaboradores de forma clara e simples, engajando-os nas atividades.

Saiba quais são os principais jogos que podem ser utilizados

Existem alguns jogos muito comuns no ambiente empresarial que podem inspirar a sua equipe na hora de criar o melhor game para a sua agência. São eles:

  • quem é o colaborador: jogo para promover a interação entre a equipe no qual os colaboradores precisam adivinhar a quem corresponde o perfil divulgado nos canais de comunicação da agência;
  • detetive: os problemas e desafios de determinado setor são publicados no canal de comunicação da agência e todos podem ajudar a resolvê-los, gerando prêmios para a melhor solução;
  • quiz: jogo de perguntas e respostas que aumenta a busca proativa por novos conhecimentos por parte dos colaboradores da empresa;

Implemente e mensure resultados

Com todas as definições sobre o jogo, é hora de implementar e iniciar as atividades. Também é importante mensurar resultados e coletar feedbacks periodicamente em relação à estratégia de gamificação implementada, de forma a corrigir possíveis problemas e potencializar os benefícios ao longo do tempo.

A gamificação é um conceito relativamente novo que permite que você potencialize os resultados do seu time de forma positiva. Ele gera uma série de benefícios para a sua agência, reduzindo os índices de rotatividade, promovendo a competição saudável entre os membros da equipe e gerando mais engajamento e motivação para os colaboradores.

Portanto, siga o passo a passo e comece, agora mesmo, a implementar essa estratégia dentro da sua empresa.

Agora que você sabe o que é gamificação, que tal saber de mais aplicações de jogos na publicidade? Continue aqui no blog e leia nosso artigo sobre advergames e como eles abrem portas para que você crie as melhores campanhas para os seus clientes!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *