Descubra como corrigir o “err_connection_timed_out” de forma simples e efetiva

O erro “err_connection_timed_out” pode aparecer em algumas tentativas de conexão com sites, mas o problema não é tão complexo quanto parece. Geralmente, ele é causado por problemas de comunicação do navegador com o servidor do site, mas a solução relativamente simples.

Resolver erro “err_connection_timed_out”

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Já se deparou com mensagens de erro ao tentar acessar seu site? Pior, seus clientes já apontaram esse problema? Entre as falhas mais comuns está o “err_connection_timed_out”, sempre naquela tela branca que há algum impeditivo para que a página carregue.

Por mais que pareça uma ocorrência simples, a dificuldade de acesso pode gerar algumas consequências ruins. Para o usuário, não conseguir acessar pode ser decepcionante, causando até mesmo a perda de engajamento.

Já para o site, ficar fora do ar pode prejudicar o rankeamento, tendo em vista que isso representa um problema de desempenho aos olhos do Google. Diante desses cenários, o melhor a se fazer é entender a fundo o que causa o erro e como resolvê-lo rapidamente.

Neste post falaremos mais sobre o “err_connection_timed_out”, abordando os seguintes tópicos:

Continue a leitura e veja os principais pontos sobre o assunto!

O que é o erro “err_connection_timed_out”?

O erro “err_connection_timed_out” significa que a conexão do usuário ultrapassou o tempo limite de contato com o site. Quando há a tentativa de acesso a uma página, consequentemente o ponto de acesso que o usuário utiliza realiza uma solicitação ao servidor do site, aguardando uma resposta.

Quando não há esse retorno em até 30 segundos, a tentativa de conexão é encerrada pelo navegador, que entende que não será possível estabelecer a comunicação.

É sempre importante observar que antes de visualizar esse erro, geralmente, o usuário percebe que há uma demora para carregar a página. Esse é o cenário que resulta na mensagem “err_connection_timed_out”.

A falta de resposta do site quando há a tentativa de conexão impede o carregamento dos objetos nele presentes, como imagens, textos e todos os outros itens que o compõem. Assim, diante da dificuldade, há a desistência e então a mensagem de erro na tela.

A gravidade do erro

Pode ser preocupante para quem gerencia sites lidar com essa mensagem, mas na verdade não é um erro que tem gravidade relevante.

O problema realmente gira em torno de perceber que há algo que impede o acesso ao site, mas a origem da falha e a solução não são tão complexas.

O que pode causar o “err_connection_timed_out”?

Por mais que, na prática, seja uma falha na tentativa de comunicação entre o navegador e o servidor do site, há a possibilidade de se aprofundar melhor no entendimento do problema.

Entre as principais causas que podem ser apontadas, e que são de conhecimento geral, vale a pena destacar:

  • o servidor não consegue processar a solicitação que o navegador envia — a mais comum;
  • o servidor atrasa ao responder a solicitação do navegador — também muito comum;
  • não foi possível estabelecer uma conexão entre o servidor e o navegador;
  • URL inválida;
  • a conexão do usuário é limitada ou incapaz de gerar o acesso.

Como posso solucionar o erro “err_connection_timed_out”?

Como toda falha relacionada a conexão e acesso, é fundamental buscar vários tipos distintos de solução, principalmente porque é difícil saber o que origina o problema.

Apesar da incerteza que pode pairar, não há motivos para crer que a situação venha a gerar mais empecilhos do que deveria.

O erro “err_connection_timed_out” não é um bicho de sete cabeças, mas precisa ser encarado como algo importante, ou seja, é fundamental solucioná-lo rapidamente. A seguir, veja alguns testes e procedimentos que podem ajudar a resolver o problema.

Redefinir configurações de rede

As configurações de rede, em algum momento, podem sofrer alguma alteração, o que talvez impeça a estabilização de uma conexão com outros servidores toda vez que se tenta acessar um site ou realizar outras atividades online.

Ao redefinir as configurações, é garantido que elas voltem ao preset inicial, ou seja, elas zeram. Na prática, esse retorno não vai gerar nenhum impacto prejudicial para as suas atividades de conexão e, nesse caso, pode até ajudar a solucionar o erro “err_connection_timed_out”.

Retirar bloqueio de site nos hosts

Em alguns casos, parte do problema se trata apenas de um erro específico no site que se está tentando acessar. A falha se configura quando o arquivo do host nega o acesso àquela página por alguma razão, então a ideia é fazer alterações para que não haja mais esse bloqueio.

Antes de fazer essa alteração é importante se certificar de que o erro só acontece na tentativa de acesso a esse site em específico. Caso contrário, o impeditivo não necessariamente é um bloqueio gerado pelo host.

O método consiste nos seguintes passos:

  • abra o editor clicando no botão direito e selecionando a opção de administrador — o caminho é “C:WindowsSystem32driversetchosts”;
  • delete todas as entradas que não começam com “#”;
  • salve a entrada “hosts” e feche o editor;
  • cheque se o erro permanece.

Limpar o cache e o histórico de navegação

Por mais que pareça a solução mais simples possível, limpar o cache do navegador também é um importante passo que ajuda a tornar a comunicação com sites mais leve e dinâmica.

O acúmulo dessas informações, especialmente quando um site é visitado repetidamente, torna mais difícil a capacidade de carregamento da página. Por isso, basta limpar todo esse conteúdo!

Mudar as configurações de LAN

As configurações de LAN são importantes informações sobre como a sua conexão deve funcionar. O contato com vírus ou até mesmo uma operação enganada podem gerar mudanças na disposição do funcionamento da conexão com a rede local.

Por isso, opte sempre por resetar essas configurações para seu padrão inicial. Não há consequências e você talvez ainda consiga solucionar o problema.

Renovar e liberar a DNS

Uma das causas mais comuns do erro “err_connection_timed_out” é a dificuldade de comunicação do DNS com o IP do ponto de acesso, o que restringe o acesso feito pelo navegador. Sendo assim, a melhor saída é renovar a DNS.

Os passos para realizar essas alterações são:

  • no teclado, aperte a tecla do logo do Windows + “R” simultaneamente;
  • digite “cmd” na janela que abrir e clique em “Ok”.

Esses dois passos levarão ao prompt de comando, em que você precisa digitar:

  • ipconfig /flushdns;
  • ipconfig /registered;
  • ipconfig /release;
  • ipconfig /renew;
  • netsh Winsock reset.

Não se esqueça de apertar a tecla “Enter” após a entrada de cada um desses comandos da lista.

Checar as configurações de antivírus e firewall

Como método de proteção, antivírus e firewall podem realizar o bloqueio do acesso a alguns sites, especialmente quando eles não o identificam como seguro. É justamente por isso que a mensagem de erro aparece, já que há a tentativa de carregar a página, mas o tempo limite excede.

Nesses casos, com a certeza da segurança do website, basta acessar as configurações do antivírus e do firewall para liberar o carregamento das páginas.

Diante desse cenário, vale a pena avaliar também a segurança do site, o que é uma tarefa para os administradores, especialmente de páginas em WordPress.

A ausência do protocolo SSL pode ser um dos fatores que geram esse entendimento de que o site não é seguro, por parte do antivírus e do firewall. Usuários podem também não ter confiança no acesso, o que gera problemas na credibilidade das páginas.

Quais são as consequências da recorrência desse erro?

Na prática, o erro “err_connection_timed_out” não é causado por nenhum problema grave, e geralmente a solução é simples.

No entanto, é sempre importante avaliar a situação de uma ótica mais ampla, entendendo quais podem ser as consequências dessa dificuldade de acesso.

Entenda em alguns pontos a seguir!

Perdas em SEO

Sites com problemas de conexão passam por problemas de SEO. Se algum usuário tem dificuldade de acesso, automaticamente entende-se que aquele site não oferece as melhores condições, já que ele não se torna um resultado concreto.

Como consequência, o Google penaliza a página e ela tende a despencar no ranking, saindo da primeira página de resultados.

Redução dos acessos

A persistência do problema pode ser algo que afeta a vários usuários, ou seja, dificulta o acesso para muita gente. Aqui, a relação é natural: se há menos pessoas conseguindo acessar, o número de visitantes tende a cair.

Isso é muito ruim para a estratégia da empresa, caso seja um blog de Marketing de Conteúdo, ou em qualquer outra situação, como um e-commerce.

Baixa no engajamento

Usuários que lidam com o problema com certa recorrência tendem a perder a confiança na capacidade daquele site em ser minimamente acessível.

Assim, o engajamento diminui, prejudicando o relacionamento da empresa com o público. Visto que a web é um canal de extrema importância, ter um site que dificulta o acesso do usuário se torna um problema grave.

Ao longo deste conteúdo mostramos que, apesar de a solução ser simples, o erro “err_connection_timed_out” deve ser encarado como algo importante.

Resolver o impasse rapidamente evita que o público se afaste e também impede que os algoritmos do Google prejudiquem o rankeamento das páginas.

Além do “err_connection_timed_out” você também já deve ter lidado alguma vez com a mensagem “504 gateway timeout error”, certo? Aproveite e entenda também sobre essa ocorrência e suas causas, e veja como solucionar!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.