Entenda o que é o Erro 403 e saiba como resolvê-lo de forma simples

O erro 403 é uma falha de arquivo ou permissão de acesso, que acontece quando o servidor não reconhece, ou nega a entrada no site por problemas de configuração no seu WordPress.

Erro 403

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem tem um site em WordPress pode ocasionalmente se deparar com o erro 403 — proibido. O problema não é tão grave quanto parece: de forma ilustrativa, seria como ter a chave correta para abrir a porta de casa e mesmo assim não conseguir entrar.

Agora, vamos considerar que você tenha pago pelo serviço de hospedagem, configurou seu CMS (Content Management System) por conta própria e os servidores não decidiram assumir o controle do seu site (suposição mais propícia aos aficionados por teorias conspiratórias).

Para resolver esse problema, fizemos um tutorial para que você não seja impedido de acessar sua própria página e mantenha firme sua estratégia de Marketing Digital. Confira!

Veja as respostas de suas perguntas sobre o erro 403:


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que significa o erro 403?

    O erro 403 está relacionado às configurações de acesso da sua página em WordPress. Existem algumas permissões necessárias para que os processos ocorram corretamente, mas pode acontecer alguma falha menor, principalmente na instalação do sistema.

    O problema ainda pode ser identificado como Erro HTTP 403, HTTP Error 403 ou simplesmente Forbidden.

    As mensagens variam conforme o servidor. Algumas delas são:

    • your client does not have permission to get URL/intl from the server;
    • você não tem autorização para ver esta página;
    • no permission to access;
    • you don’t have permission to access on this server;
    • request forbidden by administrative rules.

    Você provavelmente perderá mais tempo imaginando o que aconteceu do que realmente corrigindo o erro. Apesar disso, descreveremos algumas causas possíveis do erro 403 a seguir.

    Separamos estes conteúdos que também podem ser do seu interesse:

    Quais são as causas do erro 403?

    Mesmo que o código HTTP — HTTP status codes —, enviado pela página esteja correto, o servidor pode proibir o acesso de uma URL por considerar que as informações enviadas não são compatíveis para a manutenção do seu fluxo de comunicação.

    Essa “falha de comunicação” pode ser útil para diagnosticar problemas de configuração do site: em resumo, o servidor entende sua demanda, mas não executa porque você não tem as permissões adequadas. Esse é o motivo mais comum para o erro 403.

    É possível ainda que você tenha configurado erroneamente a proteção do diretório ou da lista de arquivos contida nessa pasta, que algum arquivo .htaccess esteja corrompido ou que algum plugin no site execute com erro.

    Como resolver o erro 403 no WordPress?

    Antes de apontarmos alguns métodos para a correção do erro 403, certifique-se que seu backup está atualizado.

    Caso você não tenha configurado uma solução de backup para o seu site WordPress, faça-o imediatamente — isso pode poupar muita dor de cabeça, principalmente em erros de quebra de site. Agora, siga os passos a seguir.

    1. Verifique suas permissões de arquivo

    Como mencionamos no início deste artigo, o erro 403 é consequência da recusa do servidor a uma solicitação por falta de permissões apropriadas. Para verificar se as permissões estão corretas é preciso usar um gerenciador de FTP, no painel de gerenciamento do seu host.

    Na pasta de instalação do WordPress há um diretório chamado public_html. Clique duas vezes:

    Retirado de: Elegant Themes.

    Em cada um dos arquivos haverá um número, como consta na figura:

    Retirado de: Elegant Themes.

    Esse valor informa quais interações estão ativadas para qual grupo de usuários. Por exemplo, todas as pastas do WordPress devem ter uma configuração de 755 por padrão.

    Se a coluna com esses dados não aparecer:

    • clique com o botão direito do mouse no título da coluna para ativá-la;
    • clique com o botão direito do mouse em cada arquivo ou pasta e escolha a opção “File permissions” ou permissões de arquivo.
    Checking file permissions
    Retirado de: Cloudways.

    Esse valor numérico pode ser modificado manualmente, o que atualiza automaticamente a capacidade da permissão:

    Changing file permissions using FTP
    Retirado de: Cloudways.

    O valor 755 (ou 744) é aplicado em pastas e permite que todos os usuários leiam e executem os arquivos incluídos nesse local. Além disso, limita ao proprietário a permissão para realizar alterações.

    Para que qualquer usuário possa inserir e editar os arquivos, o código deve ser o 777 — não indicado por questões de segurança.

    Já arquivos individuais são classificados com o código 644 (ou 640), que tem a mesma especificação do 755.

    Todas as pastas devem conter o valor 755. Você pode definir essa permissão de arquivo ao marcar a caixa “apply to directories only” — aplicável apenas para diretórios. Ao clicar em OK, o gerenciador FTP redefinirá as permissões para todos os subdiretórios nessa pasta.

    É preciso repetir o processo para os arquivos, nesse caso, a permissão de arquivo será 644 e a caixa “apply to directories only” também deve ser marcada. Se o erro não desaparecer, prossiga com a solução seguinte.

    2. Inspecione seu arquivo .htaccess

    O arquivo .htaccess também pode estar corrompido e acarretar a mensagem de erro 403. A boa notícia é que essa correção é rápida por FTP. No diretório principal do WordPress o arquivo .htaccess pode ser facilmente encontrado: geralmente é o primeiro arquivo individual da pasta.

    Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “download”. Em seguida, ele será incluído na pasta definida no diretório local de arquivo:

    Depois de ter um backup armazenado com segurança, exclua o arquivo .htaccess e tente acessar o site novamente. Se o problema não for resolvido, retome a cópia de segurança e prossiga com o próximo passo.

    3. Desative ou reative seus plugins

    Para descobrir se o erro 403 é causado por um plugin defeituoso, basta desativar todos ao mesmo tempo e testar o funcionamento do site. Isso evita de você ter que desativar cada um individualmente.

    Caso o erro persista, você também terá que usar o FTP: renomeie sua pasta de plugins para ver se o erro 403 foi corrigido. Se a resposta ainda for negativa, você precisará alterar o nome de cada pasta até encontrar o culpado.

    O erro 403 é um grande incômodo para os usuários, mas isso não torna o problema um vilão do WordPress. Com nossas dicas, rapidamente você poderá corrigi-lo e retomar seu acesso, basta seguir a sequência: verifique suas permissões de pasta e de arquivo, inspecione falhas no arquivo .htaccess ou desative e reative seus plugins!

    Agora que você sabe como corrigir o erro 403, confira nosso ebook sobre WordPress para blogs corporativos e esclareça quaisquer dúvidas sobre essa ferramenta: suas principais funcionalidades, plugins, widgets e tags!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.