Saiba o que é o erro 503 e como corrigi-lo no seu site

O erro 503 é um problema de servidor e não com o hardware do usuário. Apesar disso, são muitos os motivos que podem causar esse erro: sobrecarga devido ao volume de acessos, manutenções ou atualizações programadas, plugins e temas WordPress com bug, por exemplo.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O erro 503 — serviço indisponível — é um código de status HTTP que informa ao usuário sobre a indisponibilidade do servidor. Na maioria das vezes, o erro ocorre porque o banco de dados está sobrecarregado ou em manutenção.

A mensagem também pode aparecer se plugins e temas estiverem com problemas ou em função de um ataque malicioso, como o Ataque Distribuído por Negação de Serviço (DDoS), que compromete a execução do servidor.

Neste artigo, explicaremos os detalhes sobre o erro 503, os motivos pelos quais o problema ocorre e como depurá-lo. Confira a seguir:


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    O que é o erro 503?

    O erro 503 indica que o servidor está temporariamente indisponível, ou seja, não pode executar a solicitação do usuário naquele momento. Difere do erro 500, que também ocorre internamente, mas aponta que o servidor está impedido de funcionar corretamente.

    Já o erro 503 informa ao usuário que a infraestrutura está boa, tem capacidade de processar a solicitação, mas, naquele momento, não funciona por algum motivo. Assim, apenas os administradores têm acesso a ele, enquanto as solicitações públicas normais são recusadas até que o problema ou manutenção seja resolvido.

    Como em outros erros do WordPress, os designers de sites podem personalizar a aparência do erro 503, então não estranhe se você encontrá-lo designado de outras formas:

    • Http/1.1 serviço indisponível ou Http/1.1 service unavailable;
    • Erro 503 ou 503 Error;
    • 503 serviço indisponível temporariamente ou 503 service temporarily unvailable;
    • 503 serviço indisponível ou 503 service unavailable;
    • Serviço indisponível — falha no DNS ou Service unavailable — DNS failure;
    • Erro HTTP 503 ou HTTP Error 503;
    • Erro 503 serviço indisponível ou Error 503 service unavailable;
    • HTTP 503.

    Quais são as causas desse erro?

    Como o erro 503 aponta um problema no servidor e não no seu sistema, geralmente não há muito o que fazer se você for um usuário final: tente reiniciar o dispositivo ou atualizar a página, e esse tempo de espera talvez seja suficiente para a devida correção na infraestrutura usada para armazenar dados ou hospedar CMSs.

    Mas, se você é um proprietário de página e verificou esse problema em seu site, saiba que o erro 503 também pode ser resultado de um plugin ou tema com bug ou mal instalado. Os plugins com erros são, muitas vezes, os principais responsáveis pelos problemas do seu CMS.

    Além disso, o erro 503 ocorre porque o servidor está “inativo” para a execução de uma manutenção previamente agendada ou de urgência. Outro motivo para o erro é o excesso de tráfego, que sobrecarrega o servidor e impede que ele atenda adequadamente a todas as solicitações de entrada.

    O motivo mais preocupante, por fim, é o ataque malicioso. O Ataque Distribuído por Negação de Serviço (DDoS) invade servidores, impede a execução de qualquer processo e pode acarretar a indicação do erro 503 aos usuários.

    Você também pode se interessar por estes conteúdos:

    Como é possível corrigir o erro 503?

    Conforme falamos, o erro 503 aponta a indisponibilidade do servidor e não um problema no seu hardware. Se você é um usuário da internet e se deparou com esse erro, pode tentar:

    • recarregar a página (tecla F5 ou botão de atualizar ao lado da barra de endereços) : o erro pode significar um volume inesperado de tráfego e solicitações de entrada que o servidor não teve capacidade de resolver simultaneamente;
    • verificar se o site está inoperante para outras pessoas: existem algumas ferramentas, como o isitdownrightnow.com e o downforeveryoneorjustme.com, que trazem essa informação. Basta adicionar o URL que você deseja verificar;
    • reiniciar os dispositivos (computador ou equipamentos de rede, como modem e roteador);
    • alternar os servidores DNS.

    Você também pode conferir as configurações do firewall para que ele não acuse falsos positivos e confunda conteúdo seguro e válido de CDNs com tentativas de ataques maliciosos. Geralmente, até que a verificação esteja completa, a ferramenta de segurança desliga o fluxo de conteúdo, o que pode acarretar o erro 503.

    Se o problema for no CMS, você precisará seguir alguns passos, para desativar os plugins e verificar em qual deles está o problema, ou desabilitar o tema, que também pode ser a fonte do erro. Veja quais são eles a seguir.

    Desative os plugins WordPress

    É muito difícil descobrir qual plugin originou o erro 503. Para facilitar a busca, desative todos eles e veja se o problema foi solucionado. Se o acesso aos cPanel estiver bloqueado, faça o login pelo FTP:

    • localize e abra a pasta wp-content:
    erro 503
    • clique com o botão direito do mouse na pasta “plugins” e a renomeie para “plugins-old“, isso desativa todos os plugins simultaneamente;
    erro 503
    • recarregue o site e verifique se o erro 503 persiste. Se ele não existir mais, realmente o plugin é a causa do problema;
    • renomeie o arquivo para “plugins” e faça uma avaliação criteriosa de um por um, para descobrir qual deles gerou o erro: sempre que você desativar um plugin, recarregue a página até encontrar o plugin problemático;
    • faça o login FTP e delete o plugin com problema.
    erro 503

    Desative o tema WordPress

    • Troque seu tema para um tema padrão do WordPress;
    • crie um backup do tema que estava ativo pelo FTP:
    • acesse a pasta “wp-content” » “themes“;
    • localize seu tema ativo;
    • faça o download;
    erro 503
    • delete o tema que estava ativo antes da troca;
    • recarregue o site.

    Se o erro 503 não acontecer depois disso, você deve atualizar seu tema WordPress. Algumas vezes, um script PHP com bug pode ser o motivo da ocorrência. Certifique-se de contar com uma plataforma adequada para hospedar seu CMS, como oStage, para evitar a ocorrência de problemas mais graves.

    Muitos CMSs, como o WordPress, instalam atualizações automaticamente, e o servidor que hospeda seu gerenciador de conteúdo pode emitir o erro 503 para informar a indisponibilidade do sistema enquanto essa atualização acontece.

    Acesse as configurações no cPanel e desmarque a opção de agendamento automático de manutenção para ter o controle direto sobre esse processo, mas nunca se esqueça de fazer as próximas atualizações manualmente para evitar falhas de segurança. Uma dessas opções deverá resolver o erro 503 no seu hardware.

    Agora que você sabe como resolver o erro 503, confira também o que fazer quando seu público é informado de que seu site não é seguro.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.