Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados: saiba como corrigir

O erro ao estabelecer conexão com o banco de dados pode parecer ameaçador. Contudo, ao compreender suas possíveis causas e soluções, você pode corrigi-lo rapidamente. Dessa maneira, além de garantir a segurança das suas informações, você mantém a qualidade da experiência dos visitantes.

erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O banco de dados é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes de um website hospedado no WordPress. Além de facilitar a rotina da sua equipe de TI, esse componente é fundamental para oferecer uma navegação otimizada aos visitantes, já que permite a organização eficiente de todas as informações contidas em seu site.

Em suma, ele é o principal responsável por manter o site operante sem maiores problemas, realizando backups periódicos para garantir que todos os dados sejam protegidos. Contudo, mesmo em um CMS tão qualificado quanto o WordPress, é possível se deparar com falhas.

Uma das mais frustrantes é justamente o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados. Você já se deparou com ele? Mesmo que a resposta seja não, é fundamental conhecer mais sobre o assunto e saber como corrigi-lo. Por isso, neste post, vamos responder:

O que é o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados?

Como o nome já deixa claro, esse erro acontece quando o WordPress não consegue se conectar com o banco de dados do seu site. Trata-se de um problema que pode representar prejuízos consideráveis para a sua marca, já que, enquanto não for resolvido, vai impedir os usuários de acessarem as suas páginas.

Assim, se você trabalhar, por exemplo, com a venda de produtos pela internet, pode perder uma série de oportunidades de negócio. E mesmo que e-commerce não seja o seu foco, todos sabemos que contar com um site ativo, responsivo e atrativo é fundamental para ter um bom relacionamento com a persona.

Para entender de forma mais profunda o que é o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados, é preciso compreender duas tecnologias centrais do WordPress. A primeira é a linguagem de códigos PHP, que é o idioma principal usado no CMS e a responsável pelos arquivos mais importantes do WordPress.

A segunda é a MySQL, um banco de dados relacional com sistema open source que, como você pode imaginar, usa a linguagem SQL. Essa é a database responsável por armazenar todos os conteúdos do seu site, incluindo não apenas blog posts e páginas, mas também títulos, configurações de cor, o layout de widgets e assim por diante.

Quando alguém acessa o seu site, o WordPress envia comandos em PHP para buscar informações no MySQL e, a partir delas, apresenta a página em questão para o visitante. É precisamente nesse ponto que entra o erro que estamos discutindo.

Quando, pela razão que for, os comandos PHP não são suficientes para acessar o banco de dados SQL, cria-se uma confusão no sistema do WordPress. É como se o CMS não soubesse como reagir diante de tal situação. Então, a única ação restante é exibir a temida tela:

erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Fonte: https://wordpress.stackexchange.com/questions/330455/windows-setup-error-establishing-a-database-connection

De qualquer forma, não há motivos para desespero, já que, na grande maioria dos casos, trata-se de um erro que pode ser solucionado sem maiores problemas. Mas antes de falar em soluções, vamos entender as causas do problema.

Quais são os fatores que ocasionam esse erro?

Como na maioria dos problemas que podem surgir no cenário digital, não é possível indicar uma causa específica sem analisar a situação. Contudo, podemos apontar as causas mais comuns e, com isso, nos prepararmos para lidar com o erro. Afinal, apenas ao identificar exatamente o que está ocasionando a falha você poderá tomar medidas para solucioná-la.

A seguir, vamos explicar alguns dos principais fatores que prejudicam a conexão com o banco de dados. Acompanhe!

Credenciais incorretas

Se o erro ocorrer pouco tempo depois de você conduzir a migração do seu site, a causa mais provável tem relação com o uso de credenciais incorretas. Contudo, essa pode ser a causa do problema mesmo em situações que não envolvam uma migração.

Basicamente, o WordPress usa as informações de login, registradas no wp-config.php, para acessar a base de dados.Se por algum motivo as credenciais estiverem incorretas ou desatualizadas, a plataforma vai manifestar o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados.

Banco de dados corrompidos

Se as suas credenciais de login estão atualizadas e, portanto, não representam qualquer problema, é hora de buscar outras causas. Outra ocorrência bastante comum tem a ver com dados corrompidos. Se esse for o caso, o erro ao estabelecer conexão será exibido apenas no frontend do site.

No backend, é provável que você se depare com a mensagem: “Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado.” Diversos fatores podem provocar o corrompimento dos dados armazenados, incluindo falhas em plugins, temas quebrados e até ataques de hackers.

Por isso, é sempre bom reforçar a segurança do seu portal. Caso você identifique que seu problema tem a ver com um banco de dados corrompido, não se assuste. Falaremos sobre as soluções ao longo do texto.

Servidor inoperante

Outra possível causa do erro ao estabelecer conexão é uma falha temporária no servidor responsável pelo banco de dados. Mas por que esse lapso acontece? Bem, diversos fatores podem gerar essa situação, mas ela é mais comum em hospedagens compartilhadas, já que elas oferecem os mesmos recursos a vários usuários.

O servidor também pode se tornar inoperante por não suportar um pico de acessos simultâneos, o que talvez leve à sobrecarrega do banco de dados. Trata-se de dilema, já que, ao mesmo tempo em que queremos maximizar o tráfego, não podemos colocar em xeque o funcionamento do site.

Por isso, é importante tomar os devidos cuidados ao escolher o seu serviço de hospedagem, já que a qualidade do servidor influencia diretamente na estabilidade do site.

Se você ainda não conhece, dê uma olhada no Stage, plataforma de hospedagem WordPress que, além de cuidar da infraestrutura necessária para manter seu site ativo, oferece ferramentas para impulsionar seus resultados no ambiente digital.

Como corrigir o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados?

O primeiro passo para resolver qualquer problema é conhecer as suas causas. Agora que está familiarizado com os principais fatores que podem gerar o erro ao estabelecer conexão com o banco de dados, você pode analisar sua situação com maior embasamento e, assim, identificar a raiz do problema.

Para diferentes causas, existem diferentes soluções. Por isso, vamos dedicar o restante do texto à explicação dos métodos que você pode usar para reverter a falha. Acompanhe!

Faça um backup

Antes de você tomar qualquer ação para corrigir o seu site, é primordial fazer um backup. Afinal, o processo de correção envolve diversas técnicas aplicadas diretamente no banco de dados e, caso algo saia errado, você vai querer contar com uma cópia de segurança para recuperar suas informações.

O backup, aliás, deve ser uma prática recorrente de qualquer pessoa que gerencia um site. É sempre bom estar prevenido para situações adversas. Assim, quando se deparar com falhas, você pode trabalhar na solução sem o medo de encarar as consequências de perder acesso ao seus dados.

Fazer um backup no WordPress é uma tarefa bem simples. Existem diferentes plugins que podem ser usados para tal função, com destaque para o UpdraftPlus.

Leve e eficiente, a aplicação não causa um efeito considerável na velocidade de carregamento das suas páginas. Com ela, é possível armazenar seus arquivos na nuvem e agendar backups automáticos. Sua interface é simples e intuitiva, o que torna o plugin um aliado até para os mais inexperientes.

Verifique seu servidor

Como falamos no tópico sobre as causas do problema, é possível que essa situação se desenvolva em decorrência de uma falha no servidor. Geralmente, isso acontece porque a plataforma de hospedagem usada delimita um número máximo de conexões simultâneas permitidas.

Nesse cenário, um plugin de cache pode ajudar a amenizar o problema, mas dificilmente vai resolvê-lo.

De qualquer forma, antes de qualquer coisa, você precisa verificar se o servidor está de fato fora do ar. Se você gerenciar dois ou mais sites, cheque o funcionamento de todos. Se os outros estiverem funcionando, isso significa que o problema não está no servidor.

Se você só tem um site, não se preocupe. Para verificar o status, basta ir ao seu painel de controle de hospedagem e tentar acessar o phpMyAdmin para se conectar à base de dados. Se conseguir acesso, ótimo! Agora, é necessário verificar se você já conta com as permissões suficientes.

Para isso, crie um arquivo com a extensão.php — o nome pode ser testconnection.php, por exemplo — e cole nele o seguinte código:

<?php
$link = mysqli_connect('localhost', 'username', 'password');
if (!$link) {
die('Could not connect: ' . mysqli_error());
}
echo 'Connected successfully';
mysqli_close($link);
?>

Caso necessário, não hesite em entrar em contato com o suporte da empresa responsável pela hospedagem. Se o serviço for de qualidade, você será rapidamente atendido e guiado até a correção do erro.

Verifique as credenciais

Conforme já mencionamos, se as suas credenciais estiverem incorretas ou desatualizadas, o WordPress não vai conseguir se conectar com a base de dados MySQL, o que gera o erro em questão.

Portanto, se descobrir que o servidor não é o problema, verifique se as informações de login do banco de dados correspondem ao que foi registrado no arquivo wp-config.php.Fazer isso não é difícil. Você pode usar um plugin especializado ou simplesmente entrar no gerenciador de arquivos do WordPress.

Em seguida, vá até a página /public_html/, encontre o arquivo wp-config.php e use o botão direito do mouse para acessar as opções de configuração. Depois, basta clicar em “Editar”, conforme indicado na imagem abaixo.

erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Fonte: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-corrigir-erro-ao-estabelecer-uma-conexao-de-banco-de-dados-no-wordpress/#Conclusao

Seu objetivo é encontrar e registrar as seguintes linhas de código:

// ** MySQL settings - You can get this info from your web host ** //
/** The name of the database for WordPress */
define( 'DB_NAME', 'database_name_here' );
/** MySQL database username */
define( 'DB_USER', 'username_here' );
/** MySQL database password */
define( 'DB_PASSWORD', 'password_here' );
/** MySQL hostname */
define( 'DB_HOST', 'localhost' );

Confira o que cada um dos elementos significa:

  • DB_NAME: nome do banco de dados;
  • DB_USER: nome de usuário;
  • DB_PASSWORD: senha de acesso;
  • DB_HOST: o hospedeiro do banco de dados.

Anote as informações encontradas e volte para o seu banco de dados MySQL para comparar com as credenciais registradas. Você vai se deparar com uma página mais ou menos assim:

erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Fonte: https://www.wpbeginner.com/wp-tutorials/how-to-fix-the-error-establishing-a-database-connection-in-wordpress/

Se você notar que os dados não batem, seu problema está quase resolvido. Para fazer as mudanças necessárias, edite as seguinte linhas no arquivo wp-config.php:

define('DB_NAME', 'fill_this_with_your_current_database_name');
define('DB_USER', 'fill_this_with_your_current_username') ;
define('DB_HOST', 'fill_this_with_your_current_localhost');

Se depois de confirmar que as credenciais estão corretas o problema continuar, é preciso explorar outros métodos. Siga a leitura e conheça mais duas alternativas.

Corrija os arquivos corrompidos

“Uma ou mais tabelas do banco de dados não estão disponíveis. O banco de dados pode precisar ser reparado.” Se você se deparar com essa mensagem ao tentar acessar o dashboard do WordPress, seus arquivos estão corrompidos. Como já falamos, as causas disso podem envolver problemas em temas e plugins instalados.

Por sorte, o WordPress conta com um recurso capaz de recuperar o banco de dados. Para acessar o modo de reparo, vá até até o seu arquivo wp-admin.php e adicione a seguinte linha de código:

define( 'WP_ALLOW_REPAIR', true );

Depois, acesse a URL https://www.seusite.com/wp-admin/maint/repair.php para acessar uma página como essa:

erro ao estabelecer conexão com o banco de dados

Basta selecionar “Repair Database” e esperar o processo de reparação. Ao fim, lembre-se de desativar o modo de reparo, já que ele pode deixar seus dados mais expostos a edições externas. Limpe o cache do navegador e atualize a página para verificar se as mudanças fizeram efeito.

O erro ao estabelecer conexão com o banco de dados pode acontecer por diferentes razões, conforme você viu neste post. Ao identificar a causa, basta decidir qual solução é mais adequada à sua situação. Em todos os casos, é sempre importante prezar pela segurança digital e pela experiência dos seus visitantes.

Quer saber como garantir a proteção dos seus dados? Então confira nosso guia com 6 dicas sobre segurança da informação!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.