Por que sua estratégia de vídeo não está trazendo resultados?

Erros em estratégia de vídeo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem tem um negócio — seja online ou offline — e quer aumentar sua relevância na internet e, claro, seus lucros, precisa ter uma boa estratégia de marketing digital.

Isso inclui ter perfis relevantes nas redes sociais, produzir conteúdo de qualidade, investir em anúncios e muito mais.

E quando se fala em marketing digital, a maioria das pessoas já sabe — ou deveria saber — que vídeos são uma excelente ferramenta. Afinal, eles podem ser usados em vários contextos e te ajudam a gerar mais leads, oportunidades e clientes.

Vídeos são capazes de simplificar sua mensagem, aproximam sua marca do público, deixam sua comunicação mais dinâmica e ajudam sua empresa a vender mais.

E algumas estatísticas ajudam a comprovar isso:

  • 91% dos internautas consomem vídeos on-line e no Brasil temos a maior taxa de espectadores de vídeos da América Latina (ComScore);
  • 52% dos consumidores ficam mais confiantes em comprar após ver um vídeo do produto (Invodo);
  • Os visitantes ficam 2 minutos a mais nos sites que possuem vídeos (ComScore);
  • 90% dos compradores na internet afirmam que vídeos ajudam na decisão de compra – (FastCompany);
  • 69% do tráfego global da internet virá de vídeos até 2017 (Cisco).

Essas e outras estatísticas você encontra no ebook Marketing em Vídeo.

Porém, apesar de todo o sucesso dos vídeos no marketing e de sua comprovada eficácia, muitas pessoas ainda não conseguem aproveitar todo o seu potencial e acabam tendo resultados abaixo do esperado.

Isso acontece, na maioria das vezes por causa de erros simples, mas muito graves, que podem colocar em risco toda a sua estratégia.

Se você está passando por isso com seu negócio, é hora de rever seu trabalho com vídeos e investir em práticas mais eficientes e assertivas.

E o primeiro passo para isso é identificar os erros que você tem cometido.

Portanto, para te ajudar, nós criamos esta lista com os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem quando se trata de marketing com vídeos e que podem estar atrapalhando também a sua estratégia.

Dê uma olhada em cada tópico, veja se você está praticando algum deles e dê o primeiro passo para melhorar seus resultados!

5 erros que podem estar comprometendo seus resultados com vídeo marketing

1. Não pensar no seu público

O primeiro erro que a maioria comete e que as impede de ter um bom retorno com vídeos é o mais grave e que pode acabar arruinando sua estratégia como um todo: não pensar no público.

As pessoas são a parte mais importante de qualquer ação de marketing e você sempre deve pensar nelas antes de começar a produzir qualquer conteúdo — seja ele em vídeo ou não. Caso contrário, você pode ter sérios prejuízos.

De nada adianta você ter bons materiais se o conteúdo não for aquele que sua audiência está buscando.

Você precisa colocar os desejos do seu público antes de qualquer ambição sua e entender que só assim você poderá produzir vídeos de sucesso.

Como resolver?

Para resolver essa situação, o indicado é que você defina seu público e estude-o, caso ainda não tenha feito isso. Entenda seus desejos, necessidades, como ele se comporta na internet, qual sua idade e etc.

Criar personas para seu negócio pode ajudar muito nesse ponto.

2. Não ter uma boa qualidade técnica nos conteúdos

Além do mais, é preciso sempre garantir que seus vídeos tenham uma boa qualidade técnica.

O maior atrativo de um vídeo é sua capacidade de reunir áudio e imagem em um só conteúdo e, portanto, você precisa garantir que pelo menos esses dois pontos estarão impecáveis.

Afinal, não existe nada pior do que tentar ver um conteúdo e ele ter uma má qualidade de imagem ou um áudio que você não consegue entender, certo?

Não ter materiais gravados com cuidado e do jeito certo pode fazer você perder muito em engajamento, potencial de compartilhamento e comprometer o sucesso de seus conteúdos.

Como resolver?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é difícil gravar bons vídeos. Você não precisa ter os equipamentos mais caros, ou uma equipe super entendida do assunto: só precisa de conhecimentos básicos e corretos.

Aqui temos alguns artigos que podem te ajudar muito — sem que você precise gastar rios de dinheiro:

3. Não otimizar seus conteúdos para busca

Se você produz bons conteúdos, tem que garantir que eles serão encontrados pelas pessoas. Caso contrário, você estará apenas perdendo tempo e dinheiro.

Hoje quando as pessoas querem resolver algum problema ou sanar uma necessidade do seu dia a dia, a primeira coisa que a maioria faz é procurar pela solução na internet.

E é nesse momento que o seu conteúdo precisa aparecer! Se isso não está acontecendo, com certeza sua estratégia não está sendo efetiva o suficiente.

Como resolver?

Para que seus materiais sejam encontrados, é preciso investir em boas práticas de SEO para vídeos.

Isso inclui entender um pouco sobre palavras-chave e os interesses do seu público, trabalhar bem com os títulos e descrições dos conteúdos, investir em tags estratégicas e muito mais.

4. Baixo investimento em divulgação

Muito relacionada ao ponto anterior, uma boa divulgação é essencial se você quer ter sucesso com seus conteúdos. Afinal, o público precisa saber que o seu conteúdo existe, mesmo que não esteja procurando por ele naquele momento.

Se seu conteúdo não é bem divulgado, ele corre o risco de cair no esquecimento rapidamente e de, então, não trazer o retorno esperado para sua estratégia.

Portanto, sempre garanta que seus conteúdos estão sendo bem divulgados e que estarão acessíveis ao público que acompanha você ou sua marca.

Como resolver?

Se você precisa melhorar a divulgação dos seus materiais, uma boa dica é começar investindo mais nas redes sociais.

Divulgue teasers e chamadas dos vídeos no Facebook, LinkedIn e Twitter e incentive o compartilhamento dos conteúdos. Caso você tenha alguma verba sobrando pense também em investir em Ads.

Publique também seus vídeos em seu blog e site e conte com boas parcerias de divulgação. Caso você tenha uma boa base de emails e tenha um bom relacionamento com as pessoas, envie também este conteúdo por email.

5. Não fazer análises e melhorias nos conteúdos

Para que um conteúdo seja o melhor possível para o público, ele precisa ser avaliado e reajustado constantemente.

Todo material que você publica gera dados e, a partir destes dados, é possível identificar pontos de melhoria e de destaque em sua estratégia.

Se você não presta atenção ao que seus resultados estão dizendo e só produz conteúdos de forma aleatória, você provavelmente não está tendo o máximo retorno que poderia conseguir com seus vídeos e deve trabalhar para mudar isso.

Como resolver?

Para melhorar este ponto, você deve ficar atento aos dados gerados por cada conteúdo que você publica e tirar conclusões a partir deles.

Por exemplo, se você percebeu que as pessoas só assistem seus vídeos até o segundo minuto e todos os conteúdos têm no mínimo 5, isso pode indicar que você precisa tomar cuidado com a duração dos conteúdos e, talvez, produzir vídeos mais curtos.

Então, a partir disso, você deve fazer testes para ver qual duração é a mais adequada e aplicar o resultado no restante dos seus conteúdos.

O processo sempre deve ser: análise -> hipótese -> confirmação.

Pronto para melhorar sua estratégia de vídeo marketing?

Muitas pessoas conhecem o poder do vídeo na internet, mas ainda hesitam em trabalhar com esse formato por medo do processo de produção e por não saber como lidar com esses conteúdos em termos de análise, inserção na estratégia e etc.

E em muitos casos, mesmo quando optam por produzir vídeos, as pessoas não sabem utilizar esse formato de forma eficiente e acabam não tendo bons resultados – o que pode levá-las a desistir.

Portanto, se você já usa vídeos ou está pensando em começar a investir nesse tipo de conteúdo, fique atento aos pontos que citamos acima e sempre trabalhe com seus materiais de forma estratégica e alinhada com o resto de suas ações de marketing.

Isso vai ajudar a garantir melhores resultados e levar sua comunicação a outro patamar.

Caso queira conferir mais conteúdos sobre o universo dos vídeos – produção, divulgação, estratégia e mais, acesse o Blog da Samba Tech. Lá você poderá encontrar os melhores conteúdos sobre o assunto.

E para entender melhor como fazer um bom marketing com vídeos, nós indicamos este material aqui: o e-book sobre marketing em vídeo.

Leia tudo, estude e veja as melhores formas de melhorar seu trabalho!

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.