Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 22 de junho de 2018. | Atualizado em 11 de outubro de 2019


O Marketing Digital oferece um vasto leque de especializações para quem tem interesse em trabalhar na área. Porém, independentemente de qual você escolher, algumas características devem ser levadas em conta para que você se torne um bom especialista de Marketing Digital.

O mercado de Marketing Digital não para de crescer. Logo, se você está considerando entrar na área, e se tornar um especialista, precisa saber quais áreas de atuação existem, assim como as competências exigidas para o cargo.

Acompanhe nosso post e fique por dentro de todos os requisitos necessários para que você se torne um especialista em Marketing Digital.

Quais são as áreas que um especialista de Marketing Digital precisa conhecer

O primeiro passo é identificar quais são as áreas do Marketing Digital que você precisa conhecer.

Por mais que você venha, posteriormente, a se especializar em alguma delas, é essencial ter conhecimento de todas que compõem estratégias e ações digitais. Listamos aqui as principais.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia digital voltada a atrair o interesse das pessoas, por isso também é chamado de “marketing de atração”.

Sua ideia principal é que possíveis clientes sejam atraídos por conteúdos relevantes que são publicados nos canais online.

Desse modo, os clientes se interessarão em adquirir o produto ou serviço ofertado pela empresa ou profissional que produziu o conteúdo.

Outbound Marketing

O processo de Outbound Marketing é o oposto do Inbound, pois em vez de atrair o público, o profissional de marketing precisa correr atrás dessas oportunidades, prospectar contatos de pessoas e empresas que possam se tornar clientes.

Portanto, realizar um trabalho de inteligência comercial para levantar esses contatos e qualificá-los para que o time de vendas possa fazer a oferta certa faz parte do trabalho de Outbound Marketing.

SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, as técnicas aplicadas para que sites e blogs tenham melhores resultados nas respostas dos motores de busca como o Google.

Para você ter uma ideia da eficiência do SEO, a Rock Content, ao aplicá-lo da forma correta, conseguiu conquistar a primeira posição orgânica no Google para o termo “Marketing Digital” por meio de um blog post.

E o resultado disso foi a geração de oportunidades que trouxeram uma receita de 2 milhões de reais reais em menos de 3 anos!

Blogs Corporativos

Blogs Corporativos são uma forma eficiente de atrair clientes, reputação para um negócio, além de aumentar a força de uma marca.

Por isso, blogs têm sido parte integrante de uma estratégia de Marketing Digital.

Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia capaz de aumentar a autoridade e credibilidade das marcas, além de captar novos clientes de forma natural a partir de conteúdos úteis e valiosos para o público que se quer atingir.

De acordo com a Content Trends, 70% das empresas investem em Marketing de Conteúdo.

marketing de conteudo primeiros passos

Branding & Buzz

Branding é o que entendemos como gestão de uma marca, enquanto Buzz refere-se a propagação, de modo que ela obtenha um alcance maior, seja compartilhada e comentada por pessoas na web.

Por isso, o Branding & Buzz é a junção adequada àqueles que querem criar uma boa imagem de marca e engajá-la com o seu público.

Gestão de Mídias Sociais

As Mídias Sociais são canais voltados para comunicação, interação, troca de informações e compartilhamento de conteúdo.

Ou seja, são canais que você pode usar para conquistar os seus fãs, seguidores e deixá-los mais próximos do momento de compra. Para isso, é preciso saber técnicas de Gestão de Mídias Sociais.

E-mail Marketing

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o e-mail não está morto. Muito pelo contrário: ele nunca esteve tão vivo!

Até porque uma lista de e-mails faz parte do patrimônio de uma empresa ou profissional de marketing.

Por isso, a forma como você se engaja com ela via E-mail Marketing pode trazer resultados incríveis a ponto de deixar as suas leads mais preparadas para comprar a oferta.

Inside Sales

Como o Marketing Digital é totalmente feito online, o mesmo pode ocorrer quando o momento de vender chega.

Inside Sales é o processo de venda de produtos ou serviços que pode ser feita por telefone, Skype ou qualquer outra forma remota.

Como especialista em marketing digital, é importante conhecer o processo de venda para saber de que maneira as ações de marketing terminam numa venda.

Customer Success

Customer Success é um conceito implantado, a princípio, em startups, SaaS e empresas que trabalham com ofertas recorrentes.

Mas, na realidade, pode ser aplicado por profissionais de marketing em qualquer empresa que tenha como prioridade a satisfação e fidelização dos clientes ao apontar o sucesso que eles poderão ter com o produto ou serviço que adquiriu.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 Mais resultados e melhores vendas? Confira como no nosso guia de Inside Sales!

👉 O que é Customer Success e como levar o seu cliente ao sucesso com a metodologia!

👉 [Ebook gratuito]: Guia Definitivo do Blog Corporativo

Quais são as competências que um profissional de Marketing Digital precisa ter

Agora que você já conhece algumas das áreas em que um especialista digital pode atuar, vejamos quais atributos esse tipo de profissional precisa ter no seu perfil para ser eficiente.

Saber produzir bons conteúdos

O conteúdo é um dos principais pilares do Marketing Digital, independentemente dos canais presentes na sua estratégia: blog, redes sociais, e-mail, anúncios de mídia paga, e afins. Todos precisam de bons conteúdos.

Por isso, é importante que você tenha habilidades de escrita, além de saber quais são as técnicas de produção de conteúdo para web.

Conhecer softwares e automação de marketing

Outra característica do especialista em marketing digital é ser habilidoso na criação de planilhas, documentos e relatórios, assim como manusear programas de automação.

RD Station e Hubspot são alguns exemplos de softwares de automação de marketing que permitem criar landing pages, montar fluxos de nutrição para leads, entre outras funções.

Mesmo que você ainda não saiba manusear essas ferramentas, estar familiarizado com elas é muito importante.

Estar atento às tendências de mercado

Para ter eficácia dentro do marketing digital, você precisa estar antenado a tudo o que acontece dentro desse segmento.

Afinal, campanhas e ações que seguem as tendências de mercado possuem mais chances de terem sucesso.

Entender o que os números querem dizer

Saber entender os dados e transformá-los em ideias também faz parte do trabalho de marketing.

As empresas tomam decisões baseadas em métricas, e o profissional de marketing é quem deve levantar quais são as mais importantes durante suas análises.

Saber gerenciar projetos

Habilidades organizacionais e para gestão de projetos são qualidades que também devem estar presentes no perfil do profissional de marketing.

Sobretudo quando há diversos projetos em andamento, o que é muito comum no dia a dia de quem trabalha no ramo. Portanto, saber como cuidar de todos de forma eficaz é essencial para quem quiser se destacar na área.

Agora que você já sabe tudo que um especialista em Marketing Digital precisa ser e ter, que tal começar a se tornar um hoje mesmo? A Rock University possui cursos com certificações em diversas áreas digitais. Não perca tempo e faça a sua matrícula na Rock University agora mesmo!

universidade rock content

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *