especialistas-brasileiros-em-seo

15 maiores especialistas brasileiros em SEO que você precisa seguir

Separamos 15 especialistas brasileiros em SEO. Esperamos que esses profissionais se tornem bons mentores e possam ajudá-lo a aprender tudo sobre o tema.

Independentemente se você quer ser um ou um grande gestor, funcionário ou profissional freelancer, é sempre importante se inspirar em pessoas que estão agitando o mercado e dando o que falar.

Por mais autodidata que você seja, com certeza já se inspirou em alguém e aprendeu lições valiosas, não é verdade? Graças à internet, ficou ainda mais fácil se aproximar de gente incrível.

Neste texto, preparamos uma lista com 15 especialistas brasileiros em SEO. Esperamos que esses profissionais da lista se tornem bons mentores e possam ajudá-lo a aprender tudo sobre o tema.

Então, sem mais delongas, vamos a esses nomes?

1. Vitor Peçanha

Como muitos sabem, Peçanha é um dos fundadores da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina. Na cultura da empresa, existem oito valores, dentre os quais estão: aprender, ensinar e resolver.

Nesse contexto, se tem algo que o Peçanha sempre faz — a favor do mercado, da Rock e dos seus mais de 300 colaboradores — é ensinar. Entre as suas habilidades, destaca-se o conhecimento em SEO. Se você quer aprender a técnica, portanto, ele é um profissional para você ficar de olho.

Entre as suas sacadas, você entenderá que é preciso ter plena atenção não a um algoritmo, mas em conquistar o usuário. Peçanha é, definitivamente, uma das pessoas mais didáticas do mercado e você pode aprender com ele por meio de diversos materiais disponíveis na internet e fora dela.

Aqui, deixamos dicas dicas pontuais: a série de vídeos Conteúdo e Marketing, disponível em seu LinkedIn, e seu livro best-seller, Obrigado pelo Marketing. Se eu fosse você, não perderia.

2. Fabio Ricotta

Sem dúvidas, trata-se de uma das principais referências em SEO no Brasil. Afinal, Ricotta é um nome que atua com foco total em SEO — o que, diga-se de passagem, é algo pouco comum no mercado brasileiro.

Ele já trabalha com otimização de buscadores desde 2005, quando a grande maioria de nós nem fazia a menor ideia de que essa técnica existia. Ricotta fundou a Agência Mestre e também tem seu site pessoal.

No dia a dia, em sua página e nas redes sociais, ele sempre produz diversos conteúdos com dicas preciosas de SEO para seus milhares de seguidores. Com muita experiência e conhecimento de sobra, suas ideias podem ser essenciais para as suas pretensões em relação a esse tema.

Então, caso queira consumir excelentes materiais sobre SEO, já sabe que pode contar com o Ricotta — além, é claro, do marketingdeconteudo.com.

3. Cassiano Travareli

Travareli tem plena consciência de que o Google se aperfeiçoa em um ritmo impressionante e sabe que os resultados de busca passaram por mudanças drásticas nos últimos anos. Um dos fatores a serem observados, por exemplo, é a importância de o site ser responsivo ou ter uma versão mobile.

Além disso, ele alerta para o seu público que o mais importante nas técnicas de SEO é oferecer valor para os usuários. Isso significa um conteúdo diferenciado, com informações que atendam necessidades e resolvam o problema das pessoas.

Dessa forma, para Travareli, uma vez que você gera valor, as pessoas passam a tê-lo como uma referência. Entre as dicas de SEO, ele aponta três elementos como imprescindíveis:

  • velocidade de carregamento da página;
  • mobile ou responsivo;
  • conteúdo de qualidade.

4. Renato Mesquita

Renato Mesquita é atualmente o head de Marketing na Rock Content e mais uma referência em SEO do mercado. Não por acaso, é ele que comanda as aulas do curso de SEO da Universidade Rock Content.

Hank, como é mais conhecido, sempre compartilhou lições de estratégias de SEO com os colegas e com o mercado. Você pode aprender com ele, por exemplo, a arte de dar aquela espiada nos concorrentes e aprender com eles.

Para se ter uma amostra do nível de capacidade e conhecimento dele, confira este post no qual ele explica o que é verdadeiramente um conteúdo de qualidade.

Antes de se tornar head de marketing na Rock, ele era responsável pelas estratégias de SEO da empresa e foi a pessoa que treinou o atual profissional que está à frente dessa área na Rock, André Mousinho.

5. Thais Bittencourt

Thais Bittencourt é especialista em SEO e crescimento orgânico na Hotmart. Há exatos 5 anos começou a dar seus primeiros passos em direção à aprendizagem e aplicação de técnicas de otimização e de lá para cá não parou mais de aprender sobre o assunto.

Após muitos conhecimentos acumulados, tentativas e muitos acertos, Thais fala bastante sobre a importância de se fazer um planejamento detalhado e cuidadoso da estratégia, para que, de fato, possa obter os resultados desejados no ambiente online.

E não para por aí, ela esclarece ainda um mito sobre SEO, porque para ela, otimização não se trata de uma equação ou uma receita de bolo, com técnicas prontas voltadas apenas aos mecanismos de busca, mas sim de um esforço constante voltado à persona, seus desejos e, principalmente, sua experiência.

6. André Mousinho

André Mousinho é especialista em Marketing de Conteúdo e SEO na Rock Content. Formado em Publicidade e Propaganda, ele nutre uma verdadeira paixão por redação e produção de conteúdo, que podem ir da web content — como os blog posts e materiais ricos, como e-book —, à criação de roteiros e histórias.

Com um cenário de mudanças e atualizações no Google tão rápidas, Mousinho nos lembra que escrever para SEO é algo muito diferente em relação à antigamente. Neste texto, por exemplo, ele nos mostra as mudanças do Google para ficar de olho e também alerta para fazer com que o buscador entenda seu conteúdo.

7. Pedro Dias

Consultor em SEO e especialista em Usabilidade, Análise e Design de Estruturas Complexas e Tecnologias de Busca. Atualmente Pedro Dias é sócio-diretor da apis3, agência de consultoria focada em marketing digital, branding e inovação e ex-Googler.

Se destaca no mercado de Marketing Digital com sua vasta experiência em solucionar cases de SEO com o intuito de otimizar e recuperar sites em momentos negativos e de baixo rankeamento.

8. Letícia Nonato

Letícia Nonato é especialista em Marketing Digital, com foco em SEO, além de editora-chefe do marketingdeconteudo.com — o maior blog do segmento na América Latina.

Dos seus anos de experiência na área, ela destaca que o SEO é uma das grandes dificuldades para as pessoas que estão começando na área ou que acabaram de montar um negócio na internet.

Segundo Letícia, há um sentimento de que o Search Engine Optimization é algo ainda muito técnico e que a competição na SERP é muito difícil, principalmente para quem está dando os primeiros passos no universo do empreendedorismo na web.

Com isso, não é raro existir a sensação de que não vale a pena se esforçar ou investir em SEO. No entanto, para quem tem uma visão estratégica, é possível assegurar que qualquer negócio tenha resultados expressivos de tráfego orgânico. Neste artigo, vale a pena conferir o que a Letícia tem a dizer sobre estratégias básicas de SEO.

9. Alberto André

Alberto André é mais um dos profissionais para ficar de olho quando o assunto é SEO. Com ele, você pode aprender diversas técnicas de link building, por exemplo, de forma que você possa atuar para posicionar palavras-chave de seu interesse no Google.

Ele conta com mais de 7 anos de experiência em Marketing Digital e foi por diversos anos o embaixador da Majestic (antiga Majestic SEO) no Brasil. Entre as suas empreitadas, destacam-se eventos como o UAI SEO e o FiveCON — que estão entre os mais representativos do Marketing Digital no país.

10. Gustavo Bacchin

Gustavo Bacchin atua com SEO há mais de 12 anos e destaca que não apenas o SEO, mas todo o contexto do digital, tem apontado o foco para o mobile. Nesse sentido, ele aposta que as pequenas telas passarão a ser cada vez mais o centro do planejamento e comunicação das marcas no digital.

Então, trazendo esse debate para o mundo do SEO, é preciso mapear a a visibilidade do seu negócio nos resultados orgânicos, de forma a definir as melhores maneiras de melhorar as posições no Google.

Assim como outros profissionais da área que mostramos aqui, Bacchin também destaca a necessidade de um olhar especial para as práticas e técnicas voltadas para a melhor experiência possível do usuário. Nesse contexto, também é muito importante ficar de olho na parte do planejamento de conteúdo.

Deve-se conhecer a audiência de maneira cada vez mais profunda e entender quais são suas motivações, necessidades e problemas. Com isso, será possível produzir materiais cada vez mais relevantes, que serão compartilhados e gerarão valor para as pessoas.

Além disso, Bacchin também aponta algumas das melhores ferramentas de SEO. Frequentemente, as respostas indicam o Google Analytics. Afinal, o engajamento e o comportamento do usuário com o site ou blog são os melhores indicadores de sucesso da estratégia de SEO.

Vale lembrar de que não basta ter o melhor ranking se você não entrega o que o seu público busca.

O que vale de fato é um conteúdo que seja extremamente relevante para a sua audiência — e Bacchin lembra de que tudo isso pode ser medido por meio do Analytics, que é uma espécie de melhor amigo do SEO.

11. Rafaela Lemos

Atualmente como analista de SEO na Sympla, Rafaela Lemos começou sua história com a otimização lá em 2013, quando foi descobrindo aos poucos como esse universo de motores de busca, análise e foco constante na experiência do cliente é incrivelmente amplo e realmente apaixonante.

Rafa tem ganhado cada vez mais espaço e aproveita dele para mostrar que de fato entende muito e conhece as melhores técnicas de rankeamento. Uma de suas dicas é em relação ao uso e otimização de conteúdos visuais, especificamente de imagens, prática que tem se tornado essencial em estratégias de conteúdo de sucesso.

Segundo ela existem três elementos básicos para fazer essa otimização:

  • Alt text da imagem (texto descritivo)
  • Título da imagem
  • Compactação da imagem

Além disso, ela acredita na importância de mais pessoas conhecerem do que se trata o SEO, afinal, depois de tantas mudanças nos meios de comunicação, saber pelo menos um pouco mais à respeito é primordial em um mundo marketing digital e micro momentos.

12. Rafael Rez

Mais um profissional com muitos anos de experiência em SEO, Rafael Rez destaca que o Google sempre valorizou um bom conteúdo, mas que agora isso vale mais do que nunca.

Afinal, o principal buscador da web tem a capacidade de medir a interação em quaisquer conteúdos e balancear sua popularidade por meio de links, da reputação do autor, do tempo de permanência no conteúdo, comentários, taxa de rejeição, posts em redes sociais, entre várias outras questões.

Dessa maneira, conteúdos ricos, como infográficos, páginas com animações, posts ilustrados e vídeos, conquistam uma reputação cada vez mais evidente. Entre as técnicas de SEO que geram mais resultados, Rez destaca que os vídeos com transcrição têm ganhado destaque.

Quando você posta um vídeo no Youtube, por exemplo, o Google tem a capacidade de transcrever o áudio e criar legendas. No entanto, se você próprio faz essa transcrição — ou produz um conteúdo complementar — e realiza a publicação no seu blog, esse material passa a ter bastante valor.

Entre suas dicas para as pessoas aproveitarem os benefícios do SEO, ele indica a produção de materiais ricos de maneira consistente. Para Rafael, não basta somente criar um ou dois e-books. O ideal é produzir diversos deles. Da mesma forma, vale a pena produzir infográficos, posts para o blog e vídeos.

Com vários formatos, a experiência do usuário acaba gerando um alto valor para SEO, uma vez que atrai mais links orgânicos.

13. Rodrigo Nascimento

Mais um nome para ficar de olho quando o assunto é SEO, Rodrigo Nascimento indica que o conteúdo é rei, mas que o seu tamanho não necessariamente está no comando.

Ele fala isso porque, às vezes, um único parágrafo pode tirar uma dúvida ou resolver um problema — assim, é algo naturalmente de extrema qualidade.

Entre as táticas e estratégias que mais dão certo, ele lembra de que o Google está cada vez mais ligado no contexto como um todo e não apenas nos links que estão sendo apontados para as páginas. Para alguém que está começando hoje, ele indica para você estabelecer boas relações.

Caso seja uma empresa de serviços, por exemplo, o ideal é atender os clientes da melhor forma possível. Além disso, você também deve gerar conteúdos, sempre lembrando que a quantidade é diferente da qualidade.

Para Nascimento, é preciso ter uma visão geral e não se prender ao SEO. Afinal, é preciso olhar tudo que existe no escopo do marketing digital para explorar o máximo de possibilidades e, assim, conquistar oportunidades.

14. Maria Eduarda Paschoal

Aos 18, Maria Eduarda Paschoal deu início a sua trajetória profissional como analista de mídia e, atualmente, aos 23 já é gerente de Marketing na CM Tecnologia, impressionante, não?

Vale mencionar também que ela, sozinha, conseguiu aumentar o tráfegode uma empresa em mais de 400% por meio da aplicação de seus conhecimentos mais básicos de SEO. Depois disso, nem precisamos falar o quanto ela é incrível e vêm despontando no cenário de especialistas brasileiros como uma força a ser reconhecida.

Além de tudo isso, ela ainda produz conteúdos de alta qualidade sobre o tema, nos quais ela ressalta, principalmente, a importância que tem a qualidade para os materiais desenvolvidos para a web, a necessidade constante de reotimização e as inúmeras vantagens de se aplicar técnicas de SEO em sua estratégia de marketing.

15. Victor Gamarra

Último nome da nossa lista, Victor Gamarra também destaca o fato de o Google valorizar os bons conteúdos cada vez mais. Assim, sites e blogs com uma visão mais amplas e conteúdos abrangentes acabam saindo na frente.

Hoje, a preocupação deve ir muito além das palavras-chave. O foco deve estar nas intenções de buscas. Para tanto, é indispensável focar em trabalhos que agreguem diversos tipos de conteúdos, com seções e informações completas, ou seja, trabalhar em páginas realmente ricas.

Entre as dicas para quem está trabalhando com SEO, Gamarra aponta a ferramenta SEOLyze. Por meio dela, é possível realizar a mensuração da diversidade — e, dadas as proporções, até da qualidade — do conteúdo.

Além disso, também é possível promover as devidas melhorias nos conteúdos, conforme os termos trabalhados nas páginas.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais especialistas brasileiros em SEO?

Sem dúvidas, são profissionais que estão fazendo a diferença em seus negócios e no mercado como um todo.

Por isso, é muito importante estar atento para ouvir um conselho ou aprender a mais nova técnica relacionada ao assunto e que pode ser essencial para o seu crescimento.

Esperamos que, agora, você esteja preparado para pôr em prática a sua estratégia de SEO e conquistar muito sucesso com ela. Antes, porém, recomendamos que baixe nosso Guia Completo sobre SEO, que já foi acessado por mais de 20.000 pessoas e agora está atualizado com mais dicas e informações.

CTA de download para o kit: Domine o Google

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo