Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 3 de dezembro de 2018. | Atualizado em 18 de março de 2019


Se você ainda não sabe as razões pelas quais deve adotar Marketing Visual nas estratégias digitais da sua empresa, confira neste post as principais estatísticas de conteúdos visuais que devem ser levadas em conta em 2019!

Os gestores de marketing têm um desafio constante em seus trabalhos: adequar suas estratégias para que estejam de acordo com as novas tendências do mercado, com o objetivo de atrair o público certo e trazer mais leads qualificadas que possam se tornar vendas.

O conteúdo visual tem ganhado cada vez mais visibilidade nas estratégias de Marketing Digital, sobretudo nas redes sociais cujos posts com imagens e vídeos costumam gerar mais visualizações e engajamento.

Portanto, para que você consiga inovar as suas ações de marketing a fim de trazer mais resultados, produzimos este post voltado a apresentar quais são as principais estatísticas de Marketing Visual e como elas podem impactar a sua gestão de marketing.

Vamos a elas?

Conheça as melhores estatísticas de Marketing Visual

Separamos aqui as 47 estatísticas de Marketing de Conteúdo Visual que você precisa conhecer. Confira!

Estatísticas gerais

1. 32% dos profissionais de marketing dizem que materiais visuais são a forma mais importante de conteúdo para seus negócios, com os blogs em segundo lugar (27%), segundo a 3M.

2. As pessoas podem lembrar de 65% das informações se forem exibidas com recursos visuais. Quando a informação é apresentada verbalmente, as pessoas só se lembram de 10% do que ouvem conforme aponta a Brain Rules.

3. De acordo com um estudo de rastreamento ocular da Nielsen, 80% das pessoas fazem leitura dinâmica ao ler textos online.

4. 3% de toda a comunicação humana é quase não-verbal, o que significa que nossos cérebros preferem perceber sinais visuais segundo a DMP.

5. Para a Social Science Research Network, 65% da população humana é composta por aprendizes visuais.

6. Pesquisas da Indiana University mostram que as pessoas que seguem instruções ilustradas são 323% melhores que aquelas que apenas leem um texto.

7. De acordo com a pesquisa de rastreamento ocular da Nielsen, as pessoas realmente gastam 10% mais tempo olhando para imagens em um site do que lendo texto.

Estatísticas de vídeo

8. O uso de vídeo móvel aumentou em quase 10 milhões de minutos de visualização diária nos últimos dois anos segundo Kleiner Perkins.

9. A Cisco projeta que o tráfego global da Internet daqui a alguns anos terá majoritariamente composto por vídeos, 82% até 2021.

10. De acordo com a Think With Google, 70% dos espectadores do YouTube assistem vídeos que os ajudam a resolver um problema.

11. 43% dos profissionais de marketing B2C dizem que o vídeo pré-produzido é o tipo de conteúdo mais bem-sucedido para fins de marketing segundo o Content Marketing Institute.

12.  A Hubspot revela que, globalmente, o YouTube é a principal fonte de conteúdo de vídeo dos consumidores, com 83% (o Facebook é o segundo, com 67%).

13.  Kleiner Perkins aponta que o streaming de vídeo aumentou significativamente nos últimos anos. A plataforma de streaming ao vivo, Twitch, viu um aumento de mais de 13 milhões de horas diárias de streaming entre 2012 e 2017.

14. 62% dos profissionais de marketing B2B classificaram o vídeo como uma tática eficaz de marketing de conteúdo de acordo com o Content Marketing Institute.

15.  Usar a palavra “vídeo” em uma linha de assunto de e-mail aumenta as taxas de abertura em 19% e as taxas de cliques em 65% segundo a Invodo.

16.  Em uma pesquisa da HubSpot de 2018, 54% dos consumidores afirmam querer ver mais conteúdo de vídeo de uma marca ou empresa que eles prestigiam.

Marketing no YouTubePowered by Rock Convert

Estatísticas de imagens

17.  Ao usar cores, as marcas podem realmente aumentar o reconhecimento da marca em 80%, segundo a Xerox.

18. Ela também afirma que a cor aumenta a capacidade de atenção em até 82%. Por causa do uso de cores, as pessoas têm 80% mais chances de ler um conteúdo.

19. Para a Journal of Management History, 90% das decisões que os consumidores fazem sobre os produtos têm a ver com a cor.

20. Blog posts com recursos visuais têm melhor desempenho nas mídias sociais de acordo com o BuzzSumo. Postagens que tragam uma imagem a cada 100 palavras são compartilhadas 2 vezes mais em redes sociais.

21. Um estudo da DMP mostra que o tráfego para postagens de blog pode aumentar em 48% se você incluir conteúdo visual, como imagens e vídeos.

22. A DMP também mostra que você pode aumentar seus seguidores e assinantes de mídia social em 37% a partir de conteúdo visual.

23. Segundo Jeff Bullas, pesquisas mostram que artigos contendo recursos visuais podem ter 94% mais visualizações.

24. Para a Buffer App, as pessoas têm 40 vezes mais chances de compartilhar conteúdo visual nas mídias sociais.

25. Bancos de imagem são usados por 35% dos profissionais de marketing, com infográficos seguindo a 30%, vídeos e apresentações são usados por 15% de acordo com o Search Engine Journal.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS

👉 O guia completo dos tamanhos de imagens para Redes Sociais em 2019

👉 Conheça as nossas 20 dicas de SEO para Google Imagens e aumente o tráfego do seu blog

👉 93 aplicativos para editar fotos e obter imagens incríveis (89 são gratuitos)!

👉 Como criar imagens que atraiam mais visitas para seus posts

Estatísticas de redes sociais

26. 75% dos usuários do Instagram interagem depois de ver um anúncio visual na plataforma. 43% desses consumidores sentem vontade de comprar de acordo com a CrowdRiff.

27. Ela também mostra que 88% dos usuários do Pinterest compram algo que eles marcaram com pin.

28. O que 93% das postagens altamente atraentes do Facebook têm em comum? Eles são todos postagens de fotos segundo a Social Media Examiner.

29. Prevê-se que o Facebook seja composto de todo o conteúdo de vídeo até 2021. Isso se deve ao inevitável abandono do texto conforme aponta a CBC.

30. A Kissmetrics revela que os tweets que contêm imagens são retweetados 150% mais vezes que os posts sem imagens.

31. As postagens do Instagram que contêm rostos humanos são preferidas. Segundo a Georgia Tech-Yahoo Labs, eles têm 38% mais chances de serem curtidos e 32% mais propensos a serem comentados.

32. O LinkedIn afirma que o Slideshare atingiu 70 milhões de usuários no início de janeiro. É particularmente popular entre os profissionais de marketing B2B na América do Norte, já que 41% deles usam o Slideshare para distribuir conteúdo.

33. 63% de todos os feeds de mídia social são compostos de conteúdo visual. E 32% desse conteúdo vem de vídeo, segundo a Citrix.

34. Ao contrário da crença popular, para a Sprout Social, as imagens do Pinterest que não contêm rostos humanos são mais populares.

Kit Marketing nas Redes SociaisPowered by Rock Convert

Estatísticas de infográfico

35. Estudos de rastreio ocular da NN Group mostram que os leitores online prestam muita atenção às imagens que transportam informações. De fato, quando as imagens são relevantes, os leitores passam mais tempo olhando as imagens do que lendo textos na página.

36. O Demand Gen Report mostra que infográficos podem aumentar o tráfego da Web em até 12%.

37. O uso de infográficos teve o maior aumento no uso entre os profissionais de marketing B2B nos últimos quatro anos — agora com 65% segundo a Content Marketing Institute.

38. As pessoas que seguem instruções com texto e ilustrações são 323% melhores que as pessoas que seguem instruções sem ilustrações de acordo com a Springer.

Estatísticas de tendências de Marketing Visual

39. Segundo a Social Media Examiner, desde 2018, 35% dos profissionais de marketing usam vídeo ao vivo.

40. Vídeos ao vivo no Facebook têm uma taxa de engajamento de 4,3% em comparação com 2,2% para vídeos gravados de acordo com a Telescope.

41. 90% de todas as reproduções de vídeos no Twitter ocorrem em dispositivos móveis, conforme aponta a Hubspot.

42. Os vídeos de 20 minutos de duração ou mais representam 55% do tempo total de consumo de vídeo em smartphones segundo a Ooyala.

43. A Magnifyre descobriu que 29% mais pessoas viram um vídeo de 360 graus do que o mesmo vídeo no formato tradicional.

44. Para a Think With Google, 85% dos adultos consomem conteúdo em vários dispositivos ao mesmo tempo.

45. De acordo com a loja de melhorias domésticas Lowes, os vídeos de instruções mostrados em realidade virtual tiveram uma recordação 36% maior dos espectadores em comparação com as pessoas que apenas visualizaram o vídeo do YouTube.

46. 82% dos entrevistados esperam que as pessoas se concentrem no desenvolvimento de experiências de realidade aumentada para smartphones segundo uma pesquisa de 2018 da PerkinsCoie.

47. Ela também afirma que jogos, educação e saúde são os três principais setores que devem investir mais em tecnologia de realidade virtual para o crescimento dos negócios.

Como aplicar Marketing Visual na sua estratégia digital

Por fim, trazemos aqui algumas dicas de como você pode usar na sua estratégia de Marketing Digital.

Certifique-se que imagens e vídeos tenham boa qualidade

A sua empresa é representada pela imagem ou vídeo que você posta nos seus canais online, portanto, tenha cautela na hora de escolhê-los.

Se você produz vídeos internamente, certifique-se que eles sigam o mesmo padrão de qualidade. E, ao usar imagens, opte por bancos de imagem pelos quais você pode fazer download de arquivos com boa resolução. Neste post, inclusive, apontamos 105 bancos de imagem gratuitos.

Aplique técnicas de SEO na sua estratégia de Marketing Visual

Embora o SEO seja comumente usado em textos, ele também pode ser aplicado em imagens e vídeos.

Portanto, ao fazer um vídeo que será publicado no YouTube, por exemplo, trate de usar a palavra-chave principal do conteúdo tanto na descrição quanto no próprio vídeo. Afinal, o YouTube gera legendas em forma de texto do que é dito no vídeo, fazendo com que ele tenha um melhor ranqueamento para a palavra-chave nas buscas da plataforma.

E fotos também podem aparecer nas buscas do Google que aparecem tanto nas buscas por imagens quanto, em alguns casos, na própria SERP. Para isso, insira a palavra-chave no Alt Text toda vez que publicar imagens no seu site ou blog.

Tamanho certo das imagens e dos vídeos

Cada canal online possui um tamanho certo para publicação de imagens e vídeos. Isso quer dizer que a imagem que você pretende postar no Twitter não possui o mesmo formato adequado para o Facebook assim como vídeos produzidos para o feed diferem dos que são feitos para o stories do Instagram.

E agora que você já sabe quais são as estatísticas de Marketing Visual para 2019, que tal começar a colocar em prática conhecendo um pouco mais sobre como iniciar uma estratégia em vídeo? Pois então confira o nosso e-book completo sobre o assunto!

Marketing em VídeoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *