Você sabe qual é seu estilo de liderança?

A presença de um líder, independentemente de seu estilo de liderança, é fundamental para qualquer tipo de negócio. Encontrar seu estilo é muito importante para poder conduzir os membros da equipe da melhor maneira possível em busca de suas metas.

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

quer saber o seu estilo de liderança?

No mundo corporativo atual, é fundamental que as empresas sejam administradas por pessoas que tenham a capacidade de estimular seus colaboradores e mostrar os caminhos certos. Existem diversos estilos de liderança que precisam ter seus conceitos bem claros na cabeça dos gestores e empreendedores.

Em primeiro lugar, é fundamental saber o que significa o termo liderança, quais as características de um líder exemplar e quais os tipos mais comuns. Além disso, é muito importante saber qual o estilo que mais se encaixa com você e no seu negócio.

Neste post, vamos te mostrar os estilos de liderança para que você se identifique com o mais adequado. Confira!

O que é liderança?

Você já passou por um momento no seu trabalho em que não sabia qual caminho tomar e nem qual decisão era a melhor para resolver determinado problema?

Grande parte dos profissionais no mundo corporativo já passou por esse tipo de situação. É justamente nessa hora que entra em ação o líder da equipe ou da empresa para ajustar as estratégias.

O conceito de liderança pode ser definido como a capacidade de conduzir as pessoas ou as equipes, transformando suas ações em um trabalho de sucesso.

Isso pode ser feito por meio de estratégias em conjunto, organização de determinados planos, motivando os profissionais e sendo um exemplo para o restante dos colaboradores.

A liderança está presente em diversos setores da sociedade e do âmbito profissional. Podemos encontrá-la em um ambiente empreendedor, corporativo, esportivo, político ou até mesmo pessoal.

Esse conceito pode ser aprendido por meio da prática ou por experiências vividas com outras pessoas. Toda instituição ou empresa precisa de um gestor com espírito de liderança.

Quais as características de um bom líder?

Engana-se quem pensa que liderança significa mandar e ter uma grande moral perante os colaboradores de uma empresa. É muito mais do que isso! Um bom líder precisa ter características específicas e demonstrar algumas habilidade fundamentais para conduzir as pessoas até as conquistas dos objetivos. Confira as características de um bom líder!

Carismático

Grande parte das pessoas conhecem ou já conheceram aquele líder carismático, que torna o ambiente um pouco mais agradável e está sempre disposto a ajudar, não é mesmo? O carisma é uma das características mais marcantes por construir uma alta fidelidade com os membros da sua empresa.

Essa liderança carismática geralmente é muito comum em gestores que não tem tanto conhecimento técnico do trabalho que suas equipes desenvolvem. Mesmo assim, conseguem conduzir seus colaboradores por meio da motivação e da construção de um ambiente profissional produtivo.

Responsável

Um bom líder precisa ser exemplo para todos, independentemente do segmento em que o seu negócio está inserido no mercado.

Um gestor responsável é capaz de motivar e dar mais segurança para todos os profissionais que trabalham com ele. Quando falamos em responsabilidade, nos referimos ao compromisso com entregas nos prazos corretos, cumprimento de deveres, entre outros aspectos.

Reconhecido

É fundamental que o líder seja respeitado e reconhecido por seus trabalhos e experiências já vividas no mercado. Um bom gestor de equipe precisa construir uma imagem de um profissional capaz de liderar as pessoas no caminho certo.

Além disso, é essencial que os colaboradores possam confiar nas estratégias propostas por esse líder reconhecido no mercado.

Paciente

É verdade que no mundo corporativo, grande parte dos profissionais e gestores não tem muita paciência. Mas é exatamente nesse momento que entra em cena um bom líder.

A paciência é uma virtude capaz de dar mais tranquilidade aos outros colaboradores da agência na hora de escolher uma determinada estratégia para solucionar problemas ou alcançar as metas estabelecidas.

Criativo

Você já ouviu o termo “pensar fora da caixa”? Ele significa ter ideias novas e encontrar soluções totalmente diferentes no momento em que ninguém encontra mais opções.

Um bom líder geralmente é muito criativo e tem a capacidade de pensar em estratégias para conduzir cada vez melhor a sua equipe de funcionários em busca dos objetivos traçados.

Quais os tipos de liderança mais comuns?

Dentro das empresas ou outros negócios no mercado de trabalho, existem diferentes tipos de líderes. Há aqueles mais liberais, os democráticos, os que são mais rígidos ou mais amigáveis, entre outros. Confira quais os tipos de liderança mais comuns!

Autocrática

Uma liderança autocrática pode ser definida pelo seu poder centralizado. Nesse tipo de gestão, todas as principais decisões são tomadas de maneira autônoma pelo líder, sem passar pela opinião ou reflexão dos outros membros da equipe.

Esse tipo de liderança requer muita atenção para não acabar gerando conflitos internos entre os colaboradores da equipe.

Democrática

Uma liderança democrática é baseada na ideia de que todos os profissionais da equipe tem voz nas tomadas de decisões, independentemente do cargo.

Consultar todos os colaboradores durante a escolha de uma estratégia ou solução de problemas é uma ordem desse tipo de liderança. A democracia acaba gerando um engajamento cada vez maior entre as pessoas.

Liberal

Esse tipo de liderança é o que requer mais atenção entre todos. Ele é baseado na ideia de que todos os profissionais são livres para tomar suas próprias decisões em relação as estratégias e solução de problemas.

O líder da equipe se envolve o menos possível e só age quando requisitado. É fundamental que o gestor acompanhe tudo de perto e só interfira em casos extremos.

Existem mais estilos de liderança?

No mundo corporativo, existem diversos estilos de liderança. Podemos citar o laiseez-faire, que é muito semelhante ao liberal. O líder situacional, que adapta o comportamento do liderado de acordo com o nível de maturidade.

O visionário, responsável por articular estratégias de acordo com uma visão realista e atraente do futuro. O coaching, que é focado em desenvolver ao máximo o potencial de cada um, entre muitos outros estilos.

Como escolher o estilo que mais se adequa a você?

A melhor maneira de encontrar o seu estilo de liderança ideal é aprender a se conhecer, identificar as suas características mais marcantes e entender quais são as necessidades dos seus companheiros de equipe.

Um bom líder não precisa ter apenas um estilo, ele pode transitar entre diferentes tipos de liderança e conduzir as equipes de acordo as características de cada profissional.

No mundo corporativo e em outros tipos de empreendedorismo, a presença de um líder é fundamental para que o negócio se desenvolva cada vez mais. Os estilos de liderança servem para que os profissionais possam se organizar para conduzir os membro da sua equipe da melhor maneira possível em busca de suas metas. Entenda o seu estilo e identifique as necessidades da sua equipe para melhorar a produtividade do seu negócio.

E aí, entendeu um pouco mais sobre os estilos de liderança? Então leia agora mesmo o artigo “Saiba tudo sobre as melhores práticas e habilidades necessárias para ser um bom gestor“.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.