Sem conteúdo, sua empresa está ficando para trás exponencialmente

Vamos mostrar cases de empresas que estão vendo seus resultados decolarem depois de adotar a estratégia de Marketing de Conteúdo. Confira!

estrategia-sem-conteudo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

De todas as empresas participantes da Content Trends 2018, 73% já adotam Marketing de Conteúdo. Dentre as que ainda não adotam, 61,8% pretendem adotar a estratégia.

Eu tenho uma péssima notícia para te dar: se sua empresa não aderiu a essa estratégia ainda, você está ficando para trás exponencialmente. e, e explicar por que esses resultados levam tempo para se concretizarem.

Sua empresa já está ficando para trás

Gerar conteúdo que realmente entregue valor para sua persona, ao mesmo tempo que atenda as exigências de qualidade cobradas pelas ferramentas de pesquisa, faz com que sua empresa ganhe visibilidade e autoridade online.

Ainda de acordo com a Content Trends 2018, 86,7% dos respondentes usam o Google para procurar conteúdos e informações. Se seu concorrente aparece entre as primeiras posições, e sua empresa está no fim da página, ou sequer aparece entre as opções da primeira página, você está perdendo reconhecimento de marca e acessos ao seu site.

Os resultados da Content Trends mostram que empresas que adotam o Marketing de Conteúdo geram 2,6 mais visitas que aquelas que não adotam a estratégia:

estratégia sem conteúdo

O Marketing de Conteúdo não acaba quando a pessoa chega ao seu site ou blog. Pelo contrário, estratégias de conversão e nutrição com conteúdo ajudam a gerar mais leads, oportunidades e vendas.

Por isso, a diferença é ainda maior quando comparamos a geração de leads. Empresas que adotam o Marketing de Conteúdo geram 3,7 mais leads que aquelas que não adotam a estratégia:

Sim, você já está saindo atrás dos seus concorrentes, e não existe previsão de melhora. Pelo contrário:

estratégia sem conteúdo

Sua empresa vai ficar ainda mais para trás

Publicar conteúdos pertinentes para sua persona gera resultados quase imediatos, principalmente se alinhado a uma boa estratégia de divulgação nas mídias sociais e e-mail marketing. Isto fica claro quando olhamos para o gráfico de uma empresa que não investia em Marketing de Conteúdo, e passou a fazê-lo, como a Kenoby:

estratégia sem conteúdo

É possível perceber o impacto imediato da publicação e divulgação de conteúdos, a partir de setembro de 2016. Os primeiros conteúdos geraram picos de acessos, que não se consolidaram até por volta de março de 2017. Depois dos primeiros 6 meses de acessos inconstantes, percebemos um resultado semanal estável de acessos orgânicos.

Entretanto, é a longo prazo que os resultados do Marketing de Conteúdo se destacam. A partir de abril de 2017 os acessos iniciam uma crescente constante, que é afetada pelo período de recessos de janeiro, mas voltam a escalar rapidamente após.

Perceba que mesmo nesse período de recesso, os resultados alcançados nos fins de semana superam os picos gerados nos primeiros meses de estratégia. Isso é resultado da consolidação dos resultados orgânicos, que geram tráfego constante para o blog.

Isso fica claro quando olhamos os resultados de empresas que têm estratégias de conteúdo bem estruturadas e documentadas. Assim como a Kenoby, é possível ver curvas similares em outras empresas.

Observe como os resultados da clínica Viver sem Drogas escalam com o tempo:

estratégia sem conteúdo

Mesmo depois de um pico, causado por um único conteúdo em março de 2018, a linha de acessos continua mostrando um crescimento (print tirado antes do mês de maio terminar). E estamos observando resultados de dois anos de estratégia. Quando analisamos empresas que começaram sua estratégia de conteúdo a mais tempo, os resultados não mentem:

estratégia sem conteúdo

Este é o gráfico de acessos ao blog, Marketing de Conteúdo e ao site Rock Content, em 4 anos de criação e divulgação de conteúdo. Com a continuidade de uma estratégia de conteúdo, os resultados se tornam cada vez mais consistentes.

E as oportunidades geradas acompanham este gráfico, como vemos neste gráfico

estratégia sem conteúdo

Mas por que os resultados escalam com o tempo?

Se o volume de buscas pelas palavras-chave que levam até seus conteúdos não decola com o tempo, qual a razão para os resultados orgânicos da sua estratégia de conteúdo crescerem exponencialmente?

Para entender a resposta para essa pergunta, temos que entender um pouco de como funciona uma pesquisa na internet. Vamos tomar o Google como base, afinal o buscador domina o mercado, com a maioria esmagadora de pesquisas.

Como funciona uma busca no Google?

Quando você realiza uma busca, não está pesquisando a internet em si, mas sim as páginas que o Google possui em seu índice. O motor de busca utiliza a ferramenta denominada GoogleBot para vasculhar páginas, indo de link em link, e indexando as páginas a seu índice..

Uma vez que você digita uma palavra-chave e realiza a busca, o sistema procura no índice quais páginas possuem a palavra-chave que você digitou, e as coloca em ordem de relevância de acordo com alguns fatores; na verdade vários fatores de ranqueamento — mais de 200, para ser mais preciso.

Se estiver curioso para conhecer 200 desses fatores, escrevemos um artigo que mostra cada um, e se ele influi positivamente ou negativamente no seu ranqueamento. Mas o importante é entender que alguns destes fatores não podem ser construídos da noite para o dia.

Por que ranquear bem leva tempo?

O Google sempre procura entregar o melhor conteúdo possível para cada palavra-chave buscada, e por isso está continuamente avaliando seu site para definir se ele é uma boa fonte de informação para seus usuários. Este processo determina a autoridade de domínio do seu site.

Domínios que têm mais autoridade tem chances maiores de ranquear melhor, afinal o Google já reconhece que eles são fontes confiáveis de conteúdo. Para ser considerado uma boa fonte de informação, o Google avalia fatores como:

  • frequência de produção de conteúdo;
  • como os conteúdos performam em mídias sociais;
  • quanto tempo as pessoas passam na sua página e no seu site;
  • a quantidade de links entre páginas do seu site;
  • a quantidade e qualidade de links de outros sites apontando para o seu.

Existem diversos outros fatores que influem diretamente no posicionamento dos seus conteúdos, mas esses são os mais importantes para gerar autoridade no mercado e mostrar ao Google que seu site merece estar nas primeiras posições das páginas de pesquisa.

A questão aqui é: não é possível construir autoridade de mercado em pouco tempo. Seus conteúdos precisam de tempo para receberem acessos, serem compartilhados em redes sociais e receberem links externos que demonstram sua relevância. Seu blog precisa de tempo para estabelecer uma frequência de publicação e acessos constante, gerar autoridade e virar referência em sua fatia de mercado.

Um pequeno passo para seu blog, um salto gigantesco para seu SEO

Depois de alguns meses planejando, criando, publicando e divulgando conteúdo, você certamente vai viver momentos de decepção com sua estratégia. Esses momentos irão definir se você terá sucesso com seu Marketing de Conteúdo.

Todos os cases de sucesso de estratégias de conteúdo tem uma coisa em comum: continuidade. A persistência na criação de conteúdo vai construindo uma base orgânica que se transforma em uma máquina de geração de oportunidades à longo prazo.

A cada conteúdo publicado, você:

  • abre uma nova porta para que potenciais clientes te encontrem e acessem seu site;
  • constrói autoridade para o público, e se coloca na posição de especialista para toda vez que ele tiver uma dúvida;
  • melhora seu posicionamento no Google, pois aumenta sua autoridade, mantém mais pessoas em seu site por mais tempo e gera mais chances de receber visitas e links.

Conteúdo não é uma tendência de marketing passageira. É o presente e futuro do marketing digital. Converse com nossos especialistas, e entenda como você pode estruturar uma estratégia de conteúdo para sua empresa hoje!

Agendar consultoria

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.