Os benefícios de uma Estratégia Digital Orgânica em empresas de tecnologia

Uma estratégia digital orgânica tem grandes benefícios para empresas de todos os setores e tamanho. Seu principal diferencial para empresas de tecnologia envolvem o branding e os ganhos da empresa, sem aumentar os custos.

Estratégia Digital Orgânica

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O cenário atual exige muito das empresas. É um fato: as mudanças constantes no mercado, no consumidor e nos produtos — e formas de consumi-los — estão causando disrupções nunca antes imaginadas.

E isso afeta até mesmo grandes empresas já consolidadas. Na verdade, eu diria que essas empresas correm o sério risco de serem ainda mais afetadas, já que elas precisam atuar na mesma velocidade de mudança para manter-se relevante e líder para o mercado.

Embora invista-se muito no produto, muitas vezes deixa-se de lado um fundamental ponto do negócio: o consumidor — e aqui eu incluo empresas que consomem seu produto ou serviço.

Principalmente quando falamos de empresas B2B, o desafio torna-se maior ainda. O engessamento de estruturas pode ser pensado como o grande dificultador de grandes empresas atualmente, até mesmo em um mercado tão mutável quanto o de tecnologia.

Estamos falando de um mercado de tecnologia que tem que se revolucionar para atender a crescente tendência da migração entre oferta de produtos para migração de serviços — isso é, passando de um modelo software based para SaaS.

Os grandes desafios do setor atualmente são:

  • aumentar a receita recorrente.

O fato é: como enfrentá-los e superá-los?

A resposta é que nenhuma estratégia sozinha será suficiente nesse processo. É necessário investir em elementos conjuntos que potencializarão sua marca, seu alcance e, claro, suas vendas.

E é aqui que entra a Estratégia Digital Orgânica. Mas antes, precisamos esclarecer:

O que é uma Estratégia Digital Orgânica?

As pessoas consultam o Google para todos os tipos de dúvidas que têm no seu dia a dia: desde uma receita de bolo até um comparativo entre possíveis soluções de software para um problema que encontram no trabalho. Assim, o tráfego orgânico, atualmente, é um importante canal de aquisição de clientes e tornou-se fundamental para empresas.

Quando não se investe em uma estratégia de visibilidade orgânica, perde-se um canal de aquisição. De forma bem simples: você está deixando dinheiro na mesa e os seus concorrentes provavelmente estão aproveitando essa oportunidade.

O baixo custo e os resultados exponenciais a longo prazo são seus principais atrativos, já que configuram uma estratégia perene e que exige menos esforço de manutenção.

Os principais pilares de uma estratégia orgânica, atualmente, são:

    • marketing de conteúdo;
    • SEO;
  • redes sociais.

Juntos, eles configuram um satélite de visibilidade orgânica para sua empresa e, em conjunto com outras estratégias potencializadoras e complementares — como automação de marketing, email marketing e chatbots — trarão benefícios para a empresa.

Grandes empresas já fazem isso em todo o mundo.

Um ótimo exemplo é a General Electric. Seria de se pensar que uma empresa desse porte considere que já chegou onde deveria, mas não é o caso. A GE mostra uma preocupação constante em ser líder no mercado digital industrial, acompanhando as tendências de diversas áreas — e não poderia ser diferente no marketing.

A empresa conta um blog orientado para produção de conteúdo relevante e variado, investindo em séries de conteúdo, cases, notícias da marca e temáticas gerais do mercado.

No Brasil, esse mercado é explorado majoritariamente por empresas small e mid market, além de e-commerces. Apostar em uma estratégia digital orgânica é promissor para grandes empresas de tecnologia no cenário brasileiro, aproveitando a liderança e autoridade de mercado.

Um grande exemplo de empresa que vem executando uma estratégia orgânica de sucesso no Brasil é a TOTVS. Com crescimento constante e uma receita líquida de 2,2 bilhões de reais, a empresa é um ótimo exemplo de um grande case de conteúdo, com postagens relevantes e atrativas em sua página.

Blog da Totvs

Principais benefícios

A Estratégia Digital Orgânica é um dos elementos para solucionar demandas presentes e futuras do mercado. É claro que faz sentido investir em várias estratégias, principalmente quando falamos em grandes empresas.

Ter uma estratégia omnichannel, ou seja, trabalhar vários canais, garante que os resultados mantenham-se a longo prazo e funcionem de forma integrada.

Dentre os principais benefícios, podemos citar:

1. Canal de aquisição extra

Já falamos da importância de uma estratégia omnichannel, incluindo diferentes canais. Atualmente, é impossível pensar nisso sem considerar a estratégia orgânica.

Cerca de 3,5 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias, o que resulta em mais de 1,2 trilhões durante um ano.

Não há como ignorar a importância de estar presente nos mecanismos de busca. Mas, para que isso aconteça, é preciso investir em conteúdo otimizado.

Mas qual o real benefício disso? Bom, o orgânico é um importante canal de aquisição. Não só 81% dos consumidores conduzem pesquisas online antes de realizar uma compra, como ele atrai e converte clientes, como veremos nos próximos tópicos.

2. Redução do CAC

Uma estratégia de visibilidade orgânica permite que você tenha um diálogo mais próximo, resolva dúvidas e objeções e guia o processo de conhecimento do produto antes mesmo do momento da compra.

Assim, a aquisição de clientes acontece de forma mais fácil por meio desse canal. Além disso, ele facilita o processo de outros canais, promovendo uma redução geral no custo de aquisição de clientes..

3. Resultados exponenciais

Uma estratégia de visibilidade orgânica tem um grande benefício que dificilmente é encontrado: seus resultados aumentam ao longo do tempo com menos esforços.

Isso porque você conseguirá ver que conteúdos atrairão cada vez mais visitas, o que resultará em um resultado positivo para o domínio como um todo, maior consciência de marca, ampliação de outros canais e, claro, mais contatos gerados.

4. Funciona a longo prazo

Este tópico está diretamente relacionado ao anterior. Embora uma estratégia orgânica dificilmente mostre resultados imediatos, seu diferencial e valor está em funcionar a longo prazo.

Assim, como vimos, os conteúdos trarão cada vez mais benefícios para a estratégia global da empresa e isso será mantido a longo prazo sem necessidade de novos investimentos.

É exatamente o contrário de fazer anúncios pagos. É claro que eles trazem muitos benefícios e podem ser trabalhados em conjunto com a estratégia orgânica, mas não é algo que funciona a longo prazo: pelo contrário, o custo por clique e a geração de leads serão sempre mais caros.

5. Aumenta o ROI

O objetivo de uma empresa ao investir em qualquer estratégia é aumentar a receita com um maior retorno sobre o investimento.

Como já mostramos, esse é um dos principais pontos positivos de uma estratégia orgânica: resultados a longo prazo, com menor necessidade de manutenção e investimentos adicionais, além da promoção da redução do CAC. Tudo isso torna o ROI da estratégia ainda maior.

Podemos mostrar o caso que temos aqui na Rock Content: como um único blog post trouxe 2 milhões de reais para a empresa. Até hoje, esse blog já teve mais de 370 mil visitas e resultou em 85 clientes:

Se, em vez do orgânico, nós tivéssemos optado por usar anúncios, teríamos um gasto total de 661 mil dólares, de acordo com os dados do SEMrush:

Marketing de Conteúdo: valor do tráfego de acordo com o SEMrush

6. Reforça a autoridade e aumenta brand awareness

A estratégia orgânica potencializa o alcance, traz autoridade para a marca e promove um relacionamento mais próximo com o público.

Mesmo quando falamos de grandes marcas esses pontos são importantes.

Posicionar-se como autoridade no mercado por meio da geração de valor mostra a preocupação da empresa em estar disponível e presente. Além disso, é a criação de um canal exclusivo sobre o qual a empresa tem total domínio, o que facilita o posicionamento da marca.

7. Possibilidade de dialogar com o público mais jovem

Sua marca pode ser conhecida, mas ela dialoga com os públicos certos?

Um grande desafio de grandes empresas é manter-se top of mind ao longo do tempo, com constantes mudanças e entre as novas gerações.

Dialogar com o público mais jovem deve ser uma prioridade para qualquer empresa atualmente, já que é esse público que terá cada vez mais poder aquisitivo, trabalhará e desempenhará papéis de liderança em outras empresas.

Assim, para que ele de fato compre e proponha sua solução, é necessário estabelecer um diálogo. E a estratégia orgânica é um dos principais promotores desse diálogo atualmente.

Aumentar a receita e diminuir custo com uma estratégia de baixo risco é um dos principais adicionais que uma empresa pode ter e, como vimos, a estratégia digital orgânica consegue suprir todos esses desafios.

Um importante ponto é pensar em como estruturar e realmente colocar a estratégia em prática.

Estruturada é a palavra-chave aqui: é fundamental ter uma estratégia bem planejada, com execução orientada para resultados e análise correta da performance.

A melhor recomendação é contar com um profissional interno para coordenar a estratégia juntamente com uma equipe preparada.

Se você quer saber mais sobre como aplicar uma Estratégia Digital Orgânica orientada para resultados na sua empresa, converse com um de nossos consultores!

Fale com um consultor

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.