Por Victor Vinal

Publicado em 21 de março de 2018. | Atualizado em 23 de julho de 2019


Implementar estratégias de marketing de médio e longo prazo na sua empresa é vital para o sucesso no cenário atual. Confira neste post por que é tão decisivo investir nessas estratégias, e entenda as suas diferenças e objetivos!

Antes de realizar qualquer atividade na vida, as pessoas devem parar e planejar como isso vai ser realizado. Na sua empresa, não deve ser diferente — qualquer ação tomada pelo seu time de marketing deve ser muito bem planejada e avaliada, aumentando as chances de sucesso.

O planejamento dessas ações é baseado em um objetivo final e prazo que foi definido previamente. Esses fatores são extremamente relevantes e ajudam a definir qual tipo de estratégia será utilizado.

Estratégias de marketing de médio e longo prazo são vitais para o sucesso da sua empresa em um mercado tão competitivo. Não por acaso, são elas que definem como o seu negócio vai lidar com os obstáculos do futuro e, principalmente, são responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso do negócio em longos períodos de tempo.

A seguir, entenda melhor o conceito de cada processo, seus objetivos, qual a melhor hora de utilizar e seus pontos de atenção. Assim, você aprende e consegue planejar todas as etapas das estratégias de marketing de médio e longo prazo da sua empresa!

Estratégia de médio prazo

A estratégia de marketing de médio prazo é um planejamento que envolve uma estimativa de tempo entre 1 e 3 anos. Essa estratégia costuma ser utilizada quando a empresa tem objetivos complexos e com grandes dificuldades para serem alcançados. Isso faz com que exista uma urgência em construir caminhos para conquistar os resultados finais definidos.

Essas metas agressivas demandam um esforço muito grande por parte dos seus colaboradores, porém, ele deve ser bem canalizado. Nesses casos, uma estratégia de marketing de curto prazo se torna ineficiente, pois teria um menor alcance e impacto e uma estratégia de longo prazo demandaria um prazo para entrega maior que o desejado.

Quando isso acontece, uma estratégia de médio prazo é a mais recomendada, sendo responsável por definir e criar alternativas para conquistar o objetivo maior. Ela também é responsável por mapear todas as formas de realizar um processo, criando, assim, um plano de ação para cada setor.

Vantagens

A vantagem das estratégias de marketing de médio e longo prazo é que elas podem receber atividades de alta complexidade, ou seja, processos com prazos para entregas de longa duração. Isso permite a criação de um processo completo para atingir o objetivo final.

O planejamento em médio prazo tem a capacidade de alterar a rotina de uma organização. Isso acontece porque ele tem a capacidade de fortalecer processos já existentes, por meio de treinamentos para as equipes.

Outro fator positivo em relação a essa estratégia é que ela consegue antecipar alguns erros, otimizando todo o sistema.

O que envolve uma boa estratégia de médio prazo

Ao implementar uma estratégia de marketing de médio prazo, é importante se adaptar às mudanças de cenário da empresa. Nesse sentido, os colaboradores precisam entender que a etapa é vital para atingir todos os objetivos da empresa.

Outro fator importante e que demanda esforço é manter o foco da empresa nas atividades-chave do negócio. Não é recomendado que a empresa canalize todos os seus esforços em objetivos fora da principal fonte de renda para ela.

Uma boa estratégia de marketing de médio prazo é o investimento em redes sociais, prática que, apesar de não ter resultado imediato, ajuda a empresa a ganhar reconhecimento de marca, aumenta sua visibilidade e auxilia na construção de uma estratégia mais robusta, conquistando resultados desafiadores.

Estratégia de longo prazo

A estratégia de longo prazo define a visão, missão e os valores da sua empresa. É um planejamento que dura 5 anos ou mais para ser colocado em prática, tendo papel decisivo para o negócio.

São essas estratégias as que definem o posicionamento da marca de uma maneira geral. Portanto, esse processo conduz as ações de maneira macro, sendo a principal comunicação dela com o seu público.

O objetivo principal de uma estratégia de marketing em longo prazo vai além de atrair o público desejado — ela tem três pilares: educar, encantar e fidelizar. Esses processos buscam criar uma autoridade no mercado, ganhando um lugar de destaque em comparação aos concorrentes.

Porém, os resultados não são imediatos e é preciso entender que, por serem estratégias complexas e robustas, elas atingem todo o seu time de marketing e, consequentemente, aumentam o seu ROI (retorno sobre investimento).

As principais etapas para uma estratégia de marketing a longo prazo são:

  • fazer uma pesquisa de mercado;
  • traçar objetivos e metas para a empresa;
  • criar as personas necessárias para o seu negócio;
  • definir os canais mais apropriados;
  • definir linhas de conteúdo;
  • estabelecer cronogramas para o processo;
  • monitorar os resultados constantemente.

Por ser uma estratégia que demanda um prazo maior de tempo, é necessário fazer um estudo completo sobre todos os fatores que podem influenciar o resultado final. Idealizar cenários futuros ajuda a criar possíveis soluções, minimizando o risco de tomar atitudes que tenham um resultado negativo para a empresa.

Análise SWOT

No início de uma estratégia de longo prazo, é recomendado que a empresa faça uma análise SWOT para as informações, ferramenta amplamente utilizada e que avalia os seguintes pontos:

  • Forças (Strengths);
  • Oportunidades (Opportunities);
  • Fraquezas (Weaknesses);
  • Ameaças (Threats).

As forças buscam analisar os setores em que a sua empresa realmente é boa, de forma a apresentar as vantagens que você tem em relação a seus concorrentes. Já as fraquezas avaliam os pontos que, de fato, prejudicam o desenvolvimento do negócio. A sinceridade nessa análise é fundamental para o sucesso.

As oportunidades buscam entender os pontos que podem trazer melhorias para o processo da empresa, ou seja, aspectos externos e que não podem ser controlados pela empresa. Por sua vez, as ameaças são fatores que, assim como as oportunidades, são externos, mas que contribuem negativamente para o resultado final da empresa.

Todo esse planejamento exige que o seu time de marketing esteja bem preparado e que os líderes da empresa estejam presentes nos encontros para definição de objetivos e planos de ação. Isso cria uma estratégia mais completa e de acordo com os objetivos da organização.

As estratégias de marketing de longo prazo têm papel fundamental para realizar definições e mudanças no posicionamento da marca como um todo, sendo a atividade de maior importância para atingir os objetivos macros do negócio.

Temos certeza que estes outros conteúdos podem te ajudar também!
👉 Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online
👉 Canvas do marketing digital: planeje a sua estratégia online completa!
👉 4 Ps do marketing: entenda o conceito do Mix de Marketing
👉 Como definir o orçamento de marketing da sua empresa em 2019

Marketing de Conteúdo

Um exemplo de estratégia de marketing de longo prazo é o Marketing de Conteúdo, um processo em que a empresa utiliza a produção de conteúdo para o aumento de visibilidade orgânica, engajamento da marca e criação de uma jornada de compra.

Antes da produção do conteúdo, é preciso fazer todo o planejamento de pautas, com base em pesquisas e levantamento de dados, como as pesquisas de palavras-chave. Essa etapa é necessária para que os conteúdos criados sejam, de fato, relevantes para o seu público-alvo.

O Marketing de Conteúdo tem como principal objetivo trabalhar e educar o seu público-alvo em todos os estágios do funil de vendas: topo, meio e fundo de funil. Assim, ele auxilia no amadurecimento das pessoas que consomem a informação dentro do seu domínio (site ou blog).

Esse tipo de estratégia de marketing de longo prazo é um processo que demanda um grande esforço por parte da organização e seus colaboradores, porém, apresenta resultados positivos e que crescem de maneira exponencial. Ele costuma ser acompanhado da implementação do processo de Inside Sales (vendas remotas) na empresa.

Inclusive, o processo de Inbound maximiza os resultados do Marketing de Conteúdo, melhorando a performance do seu time de marketing e vendas, ao:

  • diminuir o seu custo de aquisição de clientes (CAC);
  • melhorar a visibilidade orgânica do seu domínio;
  • aumentar o engajamento com a marca;
  • gerar um número maior de vendas para a organização.

Pontos de atenção

Ao planejar e implementar as estratégias de marketing de médio e longo prazo, é importante manter a equipe atenta para mudanças nos processos. Isso acontece devido aos longos períodos de tempo para obter resultados.

Normalmente, são encontradas maneiras mais efetivas de realizar algumas ações, fazendo com que o projeto sofra mudanças em pequenas etapas para atingir o resultado final de maneira mais rápida e eficiente.

Além disso, é importante selecionar de maneira exigente as pessoas responsáveis por esse planejamento. Isso porque todos os pontos, objetivos e metas definidas em um planejamento estratégico definem toda a cultura e a forma como a empresa será vista pelo público.

A definição das estratégias de marketing de médio e longo prazo é a melhor forma de uma empresa atingir o sucesso, demandando um investimento alto, canalização de recursos e esforços. Porém, apresenta resultados de maneira macro, que mudam a forma como a empresa se relaciona com o seu público e clientes.

Para aprender ainda mais sobre estratégias que podem melhorar os resultados da sua empresa no longo prazo, conheça neste ebook pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo e como implementá-lo!

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *