Conheça as melhores estratégias de vendas

Conheça as 12 melhores estratégias de vendas para gerar resultados para o seu negócio

As estratégias de vendas devem ser baseadas em dois pilares principais: pessoas e processos. Por isso, elas podem variar desde o uso de gatilhos mentais até a automatização de tarefas. Quer conhecer mais algumas dessas estratégias? Então confira este conteúdo!

Que você quer aumentar as vendas do seu negócio nós já sabemos. A pergunta é: o que você vai fazer ainda hoje para alcançar esse objetivo?

É verdade que nem tudo acontece assim, num piscar de olhos. Ainda mais uma mudança capaz de gerar resultados impactantes nas vendas de uma empresa.

Mas existem várias táticas e ações aparentemente simples que podem ajudar você a conquistar muito em pouco tempo.

Essas estratégias já foram testadas e comprovadas por algumas das empresas mais fortes em seus segmentos, tanto no Brasil quanto no mundo.

Ficou curioso para saber quais táticas são essas? Imaginamos que sim, então fizemos uma lista com nada menos que 12 estratégias campeãs que vão impulsionar as vendas do seu negócio assim que você as aplicar.

Está pronto para aprender bastante? Então vamos começar!

Estratégias tradicionais x estratégias modernas: o que é melhor?

Antes de partir para as dicas, vamos falar sobre uma questão um tanto polêmica que ainda incomoda muitos profissionais de vendas e donos de negócios.

Afinal, é melhor vender do jeito tradicional ou você precisa mesmo de uma abordagem mais moderna, como Inside Sales?

A resposta rápida é que não há nada de errado em unir o melhor dos dois. Aliás, não se trata de seguir uma tradição ou inovar na hora de vender, mas sim de fazer o que é melhor para os clientes.

Por isso, dá para dizer que para criar a sua máquina de vendas, você precisa se lembrar de duas verdades imutáveis:

  1. Vendas são sobre pessoas: entenda de pessoas e você terá meio caminho andado para vender mais.
  2. Vender exige processos: você não pode controlar a decisão final de alguém, mas pode controlar boa parte do que acontece até que ela chegue a essa decisão. Como? Por meio de processos bem definidos e vendedores de alta performance.

Com esses dois princípios bem vivos na mente você já está pronto para aprender as dicas matadoras a seguir.

Inside Sales para Iniciantes

12 estratégias de vendas com alto impacto para usar no seu negócio

Está ansioso para saber quais são as estratégias de vendas que vão causar impacto positivo nos seus leads e aumentar os lucros do seu negócio em tempo recorde? 

Ótimo, então é só fazer o seguinte:

1. Escolha um nicho para dominar

É muito mais fácil acertar em cheio no processo de vendas ao escolher um nicho e dominá-lo como ninguém. 

Dessa forma você terá condições de trabalhar mais rápido para aperfeiçoar cada passo a ser dado durante a jornada do cliente.

Tentar vender para todo mundo pode se tornar um verdadeiro pesadelo, ainda mais quando o negócio é pequeno e a estrutura modesta.

Pense em gigantes como Amazon e Facebook. Ambas começaram dominando nichos específicos para depois ganharem o mundo e se tornarem corporações globais.

2. Automatize tarefas e processos

Algumas tarefas são importantes para o processo comercial, mas são repetitivas e podem ser facilmente automatizadas com as ferramentas certas.

Isso inclui envio de emails para nutrir leads, agendamento de atividades importantes e até geração de relatórios de progresso da estratégia.

Uma boa opção para automatizar boa parte das tarefas manuais e ganhar não só produtividade, mas também eficácia, é o CRM

Esse tipo de sistema facilita demais a vida da sua equipe de vendas e permite oferecer aos clientes uma experiência melhor de compra.

3. Conte histórias para convencer mais pessoas

Você já ouviu falar em Storytelling? É a habilidade de contar histórias que convencem e motivam as pessoas a agir. 

Para aumentar as vendas, especialmente usando o Marketing Digital como estratégia de aquisição, essa habilidade é essencial.

Pense em quanto conteúdo está disponível hoje em dia. Como fazer com seu público se interesse pelo que você tem a dizer em vez de se distrair com um milhão de outras ofertas gritando por atenção?

A única forma de fazer isso é por contar histórias envolventes, que foquem nas emoções e desejos da sua persona, não só nos fatos lógicos que mostram o quanto seu produto é bom.

4. Busque uma relação “ganha-ganha”

Muitos profissionais aprenderam a explorar os clientes ao máximo em uma negociação. Mas quando se pensa numa estratégia de longo prazo isso não é inteligente.

Afinal, você quer o negócio só agora ou quer vender para essa pessoa pelos próximos 10 anos? Fazer o máximo para tirar vantagem dela não vai ajudar em nada.

O ideal é que você se mostre comprometido com o sucesso do cliente desde o início, e que a relação seja “ganha-ganha”, ou seja, que todos fiquem satisfeitos com o acordo final.

5. Faça follow-up até ouvir uma resposta definitiva

O follow-up é pouco valorizado por muitos profissionais de vendas. Em parte isso pode acontecer por falta de organização. 

Sem uma ferramenta adequada de planejamento, lembrar quando entrar em contato com cada lead fica cada vez mais complicado.

Além disso, depois de 2 ou 3 follow-ups muitos dão o negócio como perdido e partem para outras negociações.

Mas há quem defenda a ideia do follow-up sem fim, até que o lead responda de forma definitiva se quer continuar o processo ou encerrá-lo de vez.

Empresas que passaram a agir assim aumentaram as vendas em 15%, com nada mais do que um ciclo mais longo de follow-ups!

6. Acabe com as objeções antes que aconteçam

Objeções são parte do jogo em qualquer processo de vendas. É normal que antes de comprar a sua solução o cliente questione alguns pontos que considera mais importantes ou delicados.

Se você não souber lidar com essas objeções, perderá muitas vendas. Mas melhor do que se preparar para quebrá-las é se antecipar a elas antes mesmo de virem à tona. Como assim?

Em toda a sua comunicação com o lead, seja por meio de conteúdo no blog, de uma página de vendas no seu site ou do discurso dos vendedores, acabe com as objeções mais comuns antes mesmo de elas serem feitas.

7. Use gatilhos mentais em todo o processo comercial

Gatilhos mentais são expressões e palavras que levam as pessoas a tomar decisões específicas, muitas vezes sem perceber, ou seja, são palavras que ajudam a converter melhor leads e clientes.

Os gatilhos são importantes em toda a comunicação com os leads, tanto digital quanto pessoal.

Eles são muito usados para mostrar autoridade, gerar desejo e dar a ideia de que os leads precisam agir o quanto antes para não perder a oportunidade de comprar sua solução.

8. Integre os times de marketing e vendas

Seus times de marketing e vendas trabalham de forma separada? Isso é um grande erro. 

Muitas empresas perdem negócios valiosos porque as equipes de marketing e vendas trabalham como concorrentes, não aliados. Um acha que os defeitos do processo comercial são culpa do outro, e ninguém faz nada para melhorar.

Unir as equipes e aplicar o Vendarketing é a melhor forma de fazer todos trabalharem unidos pelos mesmos objetivos. O resultado só pode ser positivo.

Ebook Vendarketing

9. Seja específico na definição de metas

Se uma empresa não tem metas, como vai crescer ou aumentar os lucros? Por outro lado, definir metas muito vagas ou fantasiosas é outro extremo que você precisa evitar.

Seja específico na definição de objetivos e conte com a ajuda dos profissionais responsáveis por atingi-los na hora de estabelecer seus alvos. 

Boas metas têm prazos e exigem bom planejamento, senão serão apenas sonhos que você pode adiar várias vezes. 

10. Seja honesto sobre os riscos da sua solução

Ao conversar com um lead sobre a sua solução, não caia na armadilha de vender apenas os benefícios do produto e fingir que não existe nenhum tipo de risco ou fator de cautela.

Por exemplo, vamos supor que você venda serviços de Marketing de Conteúdo. Seria importante destacar ao cliente que ele não verá resultados imediatos, já que a estratégia é de longo prazo.

Essa honestidade e transparência vão ajudar a ganhar a confiança dos leads e aumentar as chances de que eles digam “sim” no fim da conversa.

11. Seja útil antes de tentar vender

Antes de tentar empurrar um produto ou falar sobre todos os benefícios do serviço que você presta, seja útil para a persona de muitas formas.

Profissionais como o Gary Vaynerchuk batem muito nessa tecla: primeiro você precisa gerar alto valor, com conteúdo, com ferramentas, com o seu tempo de tirar dúvidas da pessoa e de outras formas possíveis.

Depois, e só depois, é que você parte para a venda. Isso pode parecer estranho, mas funciona muito bem para construir autoridade e ganhar o respeito do seu público.

12. Peça indicações para seus clientes atuais

A última dica é a mais simples de todas, mas, ainda assim, muito poderosa: peça indicações para seus clientes. Eles provavelmente conhecem alguém que se beneficiaria com seus produtos/serviços.

Só não pergunte algo como “você conhece alguém que gostaria de comprar de mim?”, pois isso não funciona. 

Vale mais uma pergunta como “você conhece mais alguém que também passa pelo problema X e gostaria de resolvê-lo agora?”.

Aumentar suas vendas vai exigir muita disciplina e consistência, mas por seguir processos eficazes e mostrar interesse nos clientes será mais fácil convencê-los a agir.

O segredo para vender mais não está em táticas isoladas, mas numa estratégia sólida que leva em conta toda a jornada de compra, e as dicas vistas aqui ajudarão você nisso.

Outra estratégia eficaz é deixar seus clientes atuais venderem seu produto por você. Quer saber como? Então aprenda a usar estudos de caso como prova social e crie uma arma poderosa para fechar negócios!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo