6 estratégias de sucesso para você colocar em prática no seu e-commerce

Confira quais são as estratégias que o seu e-commerce pode praticar para alcançar o sucesso!

estratégias para e-commerce

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Esse ano, realizamos a nossa primeira pesquisa sobre o segmento de e-commerces. O nosso objetivo era conhecer mais sobre essa área e investigar a eficácia das principais práticas adotadas nesse mercado, buscando otimizá-las.

Para isso, contamos com a ajuda de 958 pessoas que aceitaram responder o questionário da pesquisa E-commerce Trends 2017. As perguntas foram segmentadas em duas partes: uma voltada apenas para profissionais de e-commerces e outra para os consumidores.

O resultado foi um relatório completo de mais de 60 páginas, com informações sobre hábitos de compra e as práticas adotadas pelos e-commerces brasileiros para conquistar e fidelizar clientes.

Nesse post, você vai conhecer 6 estratégias de sucesso que o seu e-commerce pode começar a praticar e os resultados possíveis de serem alcançados.

1ª estratégia: Presença de blog

Ter um blog para o seu e-commerce representa mais um canal que você pode usar para atrair visitantes, converter em clientes e fidelizá-los.

Ao produzir e divulgar os conteúdos do blog, o seu negócio ganha mais destaque e você pode aproveitá-lo para oferecer motivos que incentivam a compra, tirar possíveis dúvidas e ganhar a confiança do usuário.

Segundo os respondentes, com essa estratégia, você também pode atrair mais visitantes e conquistar mais clientes.

estratégias para e-commerce

Como é possível ver no gráfico acima, um e-commerce que apresenta blog pode atrair até 3 vezes mais visitas e conquistar 2,5 vezes mais clientes.

Ficou interessado? Conheça aqui outras vantagens que um blog pode proporcionar para o seu e-commerce e saia na frente dos concorrentes.

2ª estratégia: Adoção de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que ajuda o seu e-commerce a demonstrar o seu conhecimento e autoridade. Ele também impacta no rankeamento dos mecanismos de busca e por isso, é um fator determinante para o tráfego do site e blog do negócio.

Sem tráfego, não há vendas. Portanto, é importante investir em ações para atrair mais visitantes para o e-commerce.

estratégias para e-commerce

Com a pesquisa, foi possível observar que os e-commerces que adotam o Marketing de Conteúdo apresentam cerca de 2 vezes mais visitantes e 4,9 vezes mais clientes quando comparados aos que não adotam.

Ambas as taxas apresentam um crescimento expressivo e útil a qualquer tipo de e-commerce.

Não perca tempo e confira algumas dicas de Marketing de Conteúdo para aplicar em seu negócio!

marketing de conteudo primeiros passos

3ª estratégia: SEO

Aplicar uma estratégia de SEO no e-commerce possibilita atrair mais tráfego qualificado para o negócio.

Ao determinar as palavras-chave para a sua loja virtual, você aumenta as chances de alguém que possui um interesse relacionado a esses termos de encontrar o seu negócio.

E quanto mais pessoas interessadas, mais chances elas apresentam de comprar os seus produtos e/ou serviços.

estratégias para e-commerce

Os  e-commerces que adotam essa tática conseguem conquistar 13,2 vezes mais visitantes e 5,7 vezes mais clientes em relação aos não otimizados com SEO.

Aprenda mais sobre como fazer SEO para e-commerces aqui.

Guia do SEO 2.0

4ª estratégia: Remarketing

Você sabia que adotar uma estratégia de remarketing pode ajudar o seu e-commerce a aumentar as taxas de conversão?

Com ela é possível direcionar anúncios para os usuários que já visitaram a sua loja virtual e como essas pessoas apresentam um grande potencial para se tornarem futuros clientes, o Remarketing pode ajudar a convertê-los.

Essa estratégia ajuda a nutrir esse visitante para que ele esteja cada vez mais próximo de se tornar um cliente.

estratégias para e-commerce

Analisando os dados do gráfico acima, é possível notar que a adoção de uma estratégia de remarketing gera um aumento de 11,3 vezes em relação aos visitantes do e-commerce e de 3,1 vezes na quantidade de clientes da loja virtual.

Quer conhecer mais sobre remarketing para e-commerces? Leia o post “Remarketing: uma estratégia poderosa para o seu e-commerce” e veja como dominar esta estratégia.

5ª estratégia: Investimento no pós-compra

O pós-compra ou também conhecido como pós-venda é um momento muito importante que o e-commerce pode aproveitar para fidelizar clientes.

Com pequenas ações é possível transmitir um cuidado e atenção que faz toda a diferença para os consumidores e pode ainda proporcionar uma experiência de compra melhor.

Dessa maneira, as chances de indicarem o seu e-commerce e consumirem novamente aumentam consideravelmente.

Clientes fiéis e satisfeitos é uma combinação valiosa para o sucesso de qualquer e-commerce.

estratégias para e-commerce
estratégias para e-commerce

Com os gráficos acima é possível comparar os e-commerces que investem e não investem no pós-compra e a porcentagem dos clientes que compram pela segunda vez.

É visível que tanto os que praticam (35,3%) quanto os que não praticam esse investimento (46,5%), desconhecem os resultados do impacto dessa estratégia.

Já entre as faixas de 21 a 40%, 41 a 60%, 61 a 80%, 81 a 100% e mais de 100% é perceptível que as lojas virtuais que investem no pós-compra conquistam um maior número de clientes que realizam compras pela segunda vez em relação aos e-commerces que não adotam essa estratégia.

6ª estratégia: Periodicidade de publicação

A última estratégia do post diz respeito a frequência de publicação dos conteúdos para o blog de e-commerce.

Para chegarmos nos números exibidos no gráfico abaixo, perguntamos no questionário da E-commerce Trends voltado para os profissionais da área, qual o número de visitantes eles tiveram no último mês.

Com esse dado, comparamos as periodicidades de publicação e calculamos a média de visita que cada negócio atinge com determinada frequência.

estratégias para e-commerce

Os e-commerces que publicam conteúdos diariamente conquistam o maior número de
visitantes, quando comparado com as outras frequências. A publicação diária se destaca ao ser:

  • 5,5 vezes maior do que a semanal;
  • 31,4 vezes maior que a quinzenal;
  • 2,8 vezes maior que a mensal;
    22,2 vezes maior do que a que não apresenta uma periodicidade fixa.

Conclusão

A pesquisa nos forneceu inúmeras informações valiosas. Nesse post, destaco algumas das principais estratégias praticadas pelos e-commerces brasileiros que exibiram números expressivos de crescimento em relação ao número de visitantes e clientes.

Se você adota outras práticas que considera valiosas para a sua loja virtual, não deixe de nos contar nos comentários abaixo.

Reduzir o abandono de carrinho
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.