14 estratégias para promover vídeos no Youtube

logo do youtube

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem está começando agora a sua estratégia de marketing em vídeos no Youtube deve ficar atento as diferenças que ele terá para o seu marketing digital, em relação às outras redes sociais.

Cada uma tem um propósito específico e o Youtube é voltado para vídeos que entregam conteúdos de valor em vídeos de boa qualidade e não muito longos.

O Youtube oferece uma grande oportunidade para colocar o seu produto ou serviço em evidência diante de uma enorme audiência e de estreitar as relações com o público através de conteúdos que estimulem a interatividade.

Para começar, veja abaixo alguns motivos pelo qual você deve investir em vídeos no youtube.

Por que você deve utilizar vídeos no Youtube?

Considerando que o Youtube é a plataforma de vídeo de maior audiência e o segundo site de busca mais utilizado no mundo, marcar presença por lá será fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da sua marca.

Outro fator a ser considerado é que o Youtube está diretamente ligado ao site de buscas do Google e da rede social Google+.

Isso pode contribuir fortemente para melhorar o ranqueamento do seu site nas buscas pela internet.

O Youtube é uma plataforma notável para promover a sua marca na internet, pois ele oferece o que os outros sites de mídias sociais não oferecem. Não se trata apenas de vídeo, mas de foco no conteúdo que é transmitido.

marketing em vídeos

Os vídeos são uma arma poderosa de marketing considerando que o público consome cada vez mais conteúdos em vídeos do que os de leitura.

No quesito envolvimento com a audiência, os vídeos no Youtube lideram o ranking de menor índice de rejeição nas estratégias de conteúdo.

Os vídeos possuem maior apelo emocional e influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes. É mais eficiente do que as imagens para a conversão em vendas. Ainda é pequeno o número de pessoas e empresas que usam o Youtube nas suas estratégias de marketing.

Existem diversos sites e blogs corporativos com links para o Twitter, Facebook, mas não para o YouTube.

Por isso, desenvolvemos esse post com as estratégias mais importantes e funcionais para você planejar, executar e desenvolver um marketing de vídeos no Youtube de forma eficiente.

Agora sim, vamos começar!

1. Preencha todo o perfil do seu canal

O primeiro passo para promover os seus vídeos de forma adequada é a criação do perfil da sua marca. Uma conta com o perfil incompleto pode atrair um público muito disperso e aumentar a taxa de rejeição do canal.

Ao contrário, um perfil bem detalhado atrairá uma audiência mais qualificada aumentando a taxa de conversão.

Explore todos os campos disponíveis que o Youtube oferece para você personalizar ao máximo o seu perfil e, se houver dúvidas, consulte alguns canais corporativos para inspirar algumas ideias.

2. Diga quem você é e o que pretende

Do que o seu canal trata, que tipo de conteúdo é abordado nos vídeos, qual a missão do seu canal, qual o perfil da audiência pretendida e muitas outras perguntas como essas devem ser respondidas em forma de um texto na página “Sobre” do seu canal.

É lá que muitos visitantes vão para conhecer melhor as suas intenções.

Então, descreva o seu canal, apresente-se e diga quem você é, o que faz, o que as pessoas podem esperar do seu canal no youtube. Essa descrição breve e objetiva será determinante para a decisão do público de te seguir ou não.

Os que seguirem representarão um público mais selecionado e com o perfil do seu negócio. Essa apresentação é muito importante, porque a descrição do canal aparece por todo o Youtube.

O nome do canal, por exemplo, aparece nas pesquisas, nas sugestões de canais, e em locais de procuras específicas de canais.

3. Utilize Palavras-Chaves

Quaisquer textos que escrever em seu canal (descrição dos vídeos, descrição do canal, título dos vídeos, tags) use palavras-chaves.

Isso será fundamental para indexar melhor o seu canal e vídeos na internet e quando o usuário realizar uma pesquisa sobre o tema abordado ficará mais fácil encontrá-lo.

Assim, se você é um especialista em SEO (Search Engine Optimization) para vídeos, por exemplo, você deve pesquisar as palavras, inclusive sinônimos, que rodeiam a sua definição e avaliar a força que cada uma tem.

Forme frases com elas. Outra forma ainda mais eficiente é pesquisar a força das frases-chaves.

Elabore várias frases de busca para o seu canal e vídeos e use as mais fortes.

4. Produza vídeos com frequência

Pesquisas indicam que a frequência não deve ser menor do que um vídeo por semana para que o seu canal não seja esquecido pelo público. Também não de ver mais do que um por dia para não ser maçante.

Então, qual a frequência ideal? Isso vai depender do seu nicho de mercado e público-alvo.

Para você descobrir a frequência ideal para o seu canal, experimente postar um vídeo por semana durante dois meses e avalie se o público deseja consumir mais ou é o suficiente.

Após descobrir a frequência certa de postagens, diga aos usuários em quais dias e, se possível os horários, que você posta novos vídeos.

Essa informação pode ser inserida na capa do perfil do seu canal, na página “Sobre” e também nos vídeos (na abertura ou no encerramento dos vídeos).

Uma das características mais atraentes de uma descrição de canal no Youtube é justamente a informação de quando os vídeos são publicados e, quando o público sabe que você vai postar de forma regular, eles se tornam mais propensos a se inscrever no seu canal.

Calendário de marketing

5. Adicione links no seu canal e vídeos

Se fazer uma grande descrição é importante para gerar visitas, agora, você precisa configurá-la para ganhar maior força e gerar tráfego também para o seu site de negócios.

Você pode adicionar tantos links quanto quiser, mas limite-se aos mais importantes. O objetivo aqui é manter o usuário envolvido com a sua marca.

Esses links irão abrir novas abas, direcionando a audiência para as páginas que você desejar sem fechar a que ele acessou no Youtube.

A dica aqui é adicionar links para o seu site, blog e redes sociais que você tenha o perfil completo.

Posicione-os na página “Sobre” do seu canal, nas descrições dos vídeos, na capa do canal e também nos vídeos através dos cartões e anotações que o Youtube oferece para configurar o seu vídeo antes da postagem.

6. Crie uma capa para o seu canal

A capa pode dizer muita coisa ou tudo sobre o seu canal. Se você estiver conectado na sua conta do Youtube, verá um botão que diz “Adicionar arte do canal.”

Clique nesse botão e selecione uma imagem com o tamanho de 2560 x 1440. Você pode usar o modelo de arte do canal do Youtube para passar uma imagem do seu negócio.

Não precisa ser tão profissional aqui. Adicione um pouco de descontração para atrair o público inspirando bom humor. A imagem, além de ser inspiradora deve conter textos como mencionado nos tópicos 4 e 5.

Tamanho de imagem nas redes sociais

7. Movimente o seu canal de vídeos no Youtube

Manter o canal ativo deve ir além das postagens regulares de vídeos.

Você deve se conectar com o público que interage com você e motivá-los a deixarem opiniões e sugestões. Para isso, sempre responda os comentários feitos pelos usuários em seus vídeos.

Você também pode começar uma conversa na página “Discussão” do seu canal fazendo perguntas abertas e que estimulem o debate e uma conversa mais profunda sobre os temas abordados em seus vídeos.

8. Faça um vídeo de apresentação

Grave um vídeo de apresentação e posicione-o na página inicial do seu canal.

Se você quiser promover o seu negócio adequadamente no Youtube, você vai precisar se apresentar, mesmo que em um vídeo simples.

Veja como fazer isso:

Mantenha a câmera estável

Não segure a câmera você mesmo. Mantenha a câmara fixa, pois vídeos tremidos ficam terríveis. Apoie a câmera em uma escrivaninha, mesa, cadeira, tripé ou qualquer coisa que a mantenha imóvel.

Use um fundo decente

Se o vídeo for gravado no seu escritório, arrume-o antes. Caso contrário, escolha uma parede de cor neutra e lisa para ficar de fundo.

Lembre-se que o destaque do vídeo deve ser você e não o fundo exatamente.

Minimize os ruídos de fundo

Escolha um local silencioso para gravar um vídeo sem ruídos, pois barulhos são difíceis de serem retirados na edição.

O que você deve dizer

Concentre-se no que realmente é essencial e envolvente como quem é você, qual a proposta do seu negócio, por que está no Youtube e o que mais for relevante para o público.

Instrua o público

Desenvolva um call to action (chamada para ação) para o final do seu vídeo.

Finalize com uma pergunta solicitando que os usuários respondam nos comentários, aponte links para eles clicarem, solicite que assistam outros vídeos, que compartilhem nas redes sociais, assinem o canal, visitem o seu site na internet ou qualquer outra ação.

Eles esperam por isso. Um vídeo com apelo para ação tem mais credibilidade e trás melhores resultados.

Tempo de exibição

A duração média de um vídeo no Youtube é de quatro minutos. Mas a duração média dos vídeos mais populares é de apenas dois minutos.

Com base nessas informações, o seu vídeo de apresentação deve ser uma miniatura bem resumida sobre o seu canal.

Você pode dizer muito em um minuto, mas é preciso foco no que realmente importa.

Edite o vídeo

Na internet é fácil encontrar aplicativos de edição livres e totalmente gratuitos.

A maioria deles é fácil de usar e o resultado pode ficar incrível.

9. Divulgue seus vídeos nas suas redes sociais

Toda vez que finalizar a postagem de um vídeo novo, poste também em suas contas de redes sociais (pessoais e da empresa) e compartilhe em todos os lugares que você tem presença na web.

Essa ação aumentará consideravelmente as visualizações dos seus vídeos no youtube.

Você pode começar promovendo seus vídeos para as pessoas que você conhece como amigos, parentes, clientes e solicitar que eles assistam aos vídeos com o intuito de oferecer ideias e sugestões de melhorias. Solicite também que eles compartilhem em suas redes sociais para ganhar mais visibilidade.

Guia Prático para Divulgação de Conteúdos

10. Integre a estratégia de vídeos com o site

Incorpore os vídeos em seu blog e diversifique o seu conteúdo através da publicação de vídeos em seus artigos escritos.

Vídeos criam maior engajamento e ajudam a desenvolver a imagem da sua marca. Se você adicionar vídeos aos conteúdos escritos, as pessoas que normalmente leem, irão também assistir o conteúdo divulgado.

O contrário também pode ser feito. Adicione o seu conteúdo escrito na descrição do seu vídeo com o tema relacionado e verá os resultados melhorarem.

11. Faça email marketing

Utilize o e-mail padrão que o Youtube envia para você toda vez que posta um novo vídeo e faça um e-mail marketing com ele.

O layout é bem profissional e atrativo aumentando as chances de retorno.

Se você ainda não possui uma lista de e-mails, desenvolva uma estratégia de captação para colocar essa ideia em
prática em um futuro próximo.

ebook email marketing

12. Feche parcerias

Tente colaborar em vídeos de outras empresas que já estão utilizando o Youtube e compartilham do mesmo público que você, mas que não estejam em concorrência direta.

Isso permitirá o crescimento de ambos os canais.

Por exemplo, se você fabrica produtos para uma linha de cosméticos, feche parceria com um youtuber famoso que tem como tema no seu canal dicas de maquiagem e tratamentos de pele.

Boa parte dos seguidores dele seguirá você e consumirá os seus produtos apenas pela confiança na indicação do youtuber.

13. Estabeleça um plano de publicidade

Uma boa estratégia de SEO é capaz de desenvolver o seu canal com eficiência, mas esse processo pode levar um tempo.

Se você tem pressa, o ideal é considerar um plano de publicidade paga como o Google Adwords, Facebook Ads, Linkedin Ads ou outras empresas para impulsionar o crescimento logo no início.

Se trabalhadas de forma conjunta (estratégias de SEO e de publicidade paga), os resultados podem ser superiores a muitos canais existentes no Youtube.

14. Conte com um profissional para ajudar

Fazer tudo isso sozinho pode ser cansativo e, sem as habilidades e conhecimentos necessários, a estratégia pode ficar comprometida.

Nesse caso, vale a pena considerar a contratação de uma empresa especializada no marketing em vídeos para ajudar você a planejar, produzir, editar, postar e promover os seus vídeos no Youtube de forma que tragam resultados melhores e mais rápidos para o seu canal.

Youtube é uma plataforma de vídeos poderosa para uma estratégia de marketing.

Mas não passará de apenas um potencial se você não agir e se envolver profundamente.

Se você está procurando uma nova fonte de clientes, fãs e receitas, os vídeos no Youtube podem ser a sua próxima arma secreta.

Quer aprender mais técnicas de como promover o seus vídeos no Youtube? Baixe nosso ebook completo sobre Marketing no Youtube!

seo para youtube

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.