Passo a passo: fazendo um estudo de mercado de alta qualidade

Estudo de mercado

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O estudo de mercado possibilita compreender aspectos quantitativos e qualitativos do nicho que você pretende atuar ou já está atuando.

Ele funcionará como um guia para determinar a eficiência das suas campanhas publicitárias e campanhas de marketing.

Esse tipo de estudo é muito importante para os negócios, pois a partir dele é que se conhece:

  • o público-alvo (Persona);
  • os concorrentes;
  • os principais comportamentos de compra dos consumidores;
  • os principais segmentos do nicho.

Assim, por meio do estudo de mercado, é possível ter uma visão holística do nicho desejado e criar estratégias de ação para o negócio.

No entanto, para alcançar esse resultado, é necessário fazer um estudo de mercado de forma adequada e com alta qualidade.

Neste post, você entenderá quais são os principais tipos de pesquisa de mercado existentes e alguns passos que devem ser tomados para realizar um estudo de mercado relevante e assertivo.

Vamos lá?

Conheça os principais tipos de pesquisa de mercado

Uma pesquisa de mercado consiste no esforço organizado para coletar informações sobre nichos e consumidores específicos.

Geralmente esse tipo de pesquisa é feito utilizando métodos e técnicas estatísticas para que as informações obtidas possam subsidiar a tomada de decisões estratégicas para o negócio.

Existem várias classificações para as pesquisas de mercado. Uma das classificações existentes divide esse tipo de pesquisa em:

  • pesquisa de oportunidade: venda, produto e mercado;
  • pesquisa do esforço de vendas: organização de vendas, vias de distribuição e propaganda.

Outra classificação divide a pesquisa de mercado em 3 diferentes subtipos.

O 1º deles é a pesquisa exploratória, que possui como objetivo descobrir novas tendências.

Já o 2º subtipo é a pesquisa descritiva, que tem como finalidade descrever as características de determinada situação.

O 3º subtipo, a pesquisa experimental, destina-se a testar hipóteses específicas sobre determinado aspecto do mercado.

Uma metodologia de pesquisa de satisfação que é muito utilizada no mundo é a Pesquisa de Mercado de Net Promoter Score (NPS). Nesse método de pesquisa, os consumidores respondem a seguinte pergunta: “quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo, em uma escala de 0 a 10?”.

Os entrevistados que dão notas 9 e 10 são considerados promotores da marca; os que dão notas 7 e 8 são neutros; já aqueles que dão notas igual ou menor do que 6 são considerados detratores da marca.

Outro exemplo de pesquisa de mercado é fazer um teste de nome para novos produtos e serviços, pois escolher o nome para um novo empreendimento não é tarefa fácil e tem grande impacto para o negócio.

Por meio desse tipo de pesquisa é possível verificar se as pessoas gostam ou não da sonoridade de um nome. Pode-se também avaliar se o nome remete à ideia de um produto mais barato ou caro, além de possibilitar a avaliação da intenção de compra dos entrevistados.

Um tipo de pesquisa exploratória que pode gerar insights interessantes é a pesquisa de mercado de hábitos de consumo focada nas redes sociais. A partir desse tipo de pesquisa, é possível saber qual é a rede social mais adequada para a marca estar presente, levando-se em consideração os hábitos e o perfil do público-alvo.

Portanto, existem diversos tipos de pesquisa de mercado, e o formato mais apropriado para ser utilizado vai depender da demanda da empresa.

Descubra 7 passos para fazer um estudo de mercado com sucesso

Muitos negócios são iniciados sem ser feito um bom estudo de mercado nem um planejamento. Isso é um erro muito comum e pode gerar diversos problemas.

Assim, fazer um estudo de mercado de qualidade é essencial para quem quer ter um negócio bem-sucedido.

Para que um estudo de mercado seja eficiente, não é preciso que ela seja complicado. No entanto, é imprescindível conhecer qual é a estrutura fundamental que um estudo de mercado deve ter.

Alguns aspectos essenciais que um estudo de mercado deve abranger são:

  • barreiras de entrada;
  • concorrência;
  • mercado-alvo;
  • necessidades do mercado-alvo;
  • regulamentação;
  • segmentação.

A segmentação pode ser definida como o processo de identificação do perfil de grupos distintos de compradores em relação às suas necessidades e às suas preferências.

Dependendo do mercado de atuação, é muito importante fazer a segmentação do público-alvo, principalmente caso os concorrentes já adotem essa postura.

Ter um mercado-alvo consiste em identificar um nicho de mercado que tenha potencial para gerar lucratividade.

Além de identificar o mercado-alvo, é muito importante identificar as necessidades do mercado-alvo, ou seja, saber quais são as necessidades do público-alvo de um nicho e como o produto e/ou serviço que será oferecido poderá suprir essas necessidades.

Avaliar a concorrência é um aspecto muito relevante em um estudo de mercado. Não basta saber quais são as necessidades do público de um nicho do mercado, é preciso também saber o que os concorrentes estão fazendo e oferecer soluções diferenciadas aos consumidores.

Antes de iniciar um negócio, um aspecto para ser pensado são as possíveis barreiras de entrada no mercado. Como o próprio nome indica, esse aspecto se refere aos obstáculos que precisam ser vencidos para entrar no nicho de mercado.

Fazer a identificação das barreiras de entrada no mercado serve, também, para descobrir o quão difícil é para novos concorrentes investirem no mesmo nicho.

É preciso considerar toda a regulamentação envolvida no negócio. Um estudo de mercado, portanto, deve considerar os custos com burocracias e com a contratação de contadores, advogados, entre outros profissionais especializados.

Veja, a seguir, um passo a passo para te ajudar a elaborar um estudo de mercado de forma simples e eficiente:

1. Definir as perguntas a serem respondidas com o estudo

Antes de iniciar um estudo de mercado, é preciso saber qual a razão pela qual ele é necessário.

Geralmente um estudo de mercado é feito para saber a viabilidade de um novo empreendimento, para lançar um novo produto, para identificar oportunidades de negócio etc.

Em seguida, deve-se definir quais são as perguntas para as quais se deseja obter respostas, pois isso vai dar todo o direcionamento das pesquisas a serem realizadas, impactando a análise e a conclusão dos resultados.

2. Identificar o público-alvo e segmentá-lo

Conhecer bem o público-alvo é essencial para elaborar estratégias de marketing e de vendas. Você precisa saber informações específicas como:

  • onde moram;
  • o que gostam ou não gostam de fazer;
  • como preferem ser atendidos;
  • etc.

Os critérios mais comuns para fazer a segmentação do público-alvo são:

  • segmentação geográfica: onde o público-alvo mora e trabalha;
  • segmentação demográfica: características como sexo, idade, classe social etc.;
  • segmentação psicográfica: valores, estilo de vida e personalidade;
  • segmentação comportamental: onde o público-alvo procura conteúdos e produtos.

A partir dessas informações, é possível criar as personas do negócio, ou seja, representações semi-fictícias do seu cliente ideal.

3. Verificar quais são os concorrentes e as suas principais ações

Essa etapa do estudo de mercado consiste em identificar quais são as outras empresas que ofertam o mesmo produto ou serviço que você deseja vender. Isso possibilita um Benchmarking eficiente.

Além de saber quem são os concorrentes, deve-se entender:

  • como eles trabalham;
  • quais são os seus pontos fortes e negativos;
  • quais canais utilizam para fazer o atendimento aos clientes;
  • qual é a margem de lucro dos produtos ou dos serviços que oferecem;
  • etc.

4. Apurar a regulamentação sobre o mercado-alvo

É importante saber quais são os órgãos governamentais e até mesmo instituições não governamentais que exercem influência sobre o mercado-alvo que se pretende atuar ou já está atuando.

5. Selecionar e desenvolver técnicas para recolher informações

Para obter as informações necessárias para responder as perguntas previamente definidas, deve-se, primeiramente, selecionar as técnicas de pesquisa mais relevantes para cada objetivo. As técnicas de pesquisa podem ser qualitativas ou quantitativas.

As técnicas qualitativas se preocupam com o significado, e não com os números, podendo revelar opiniões, motivações e atitudes dos consumidores. As 2 técnicas de pesquisa qualitativa mais utilizadas são a discussão de grupo e a entrevista pessoal.

Já técnicas quantitativas são feitas para a obtenção de dados quantificáveis, que podem ser submetidos a tratamentos estatísticos. Nesse caso, geralmente são usados formulários e questionários.

6. Coletar as informações e fazer a análise dos dados obtidos

Para coletar as informações, pode-se fazer buscas na internet, entrar em contato com entidades governamentais e com o público-alvo, além de visitar empresas concorrentes.

Depois de recolher as informações, é importante organizá-las para que possam ser feitas análises de resultados e a elaboração das conclusões do estudo.

7. Incluir os resultados do estudo de mercado no plano de negócios

A partir da realização de um estudo de mercado, você saberá:

  • quais são os melhores setores ou nichos de mercado para investir;
  • quais são as falhas atuais do mercado;
  • onde há boas oportunidades;
  • e como funciona a sua concorrência.

É importante utilizar todas essas informações para elaborar o plano de negócios e ter uma visão holística do empreendimento.

Dessa forma, existem diversos tipos de pesquisa de mercado, e o formato mais adequado para ser usado depende das perguntas que se pretende responder e da demanda da empresa.

Além disso, para fazer um estudo de mercado eficiente, primeiramente é preciso definir as perguntas a serem respondidas com o estudo. Deve-se, também, identificar o público-alvo, segmentá-lo e verificar quais são os concorrentes e as suas principais ações.

Não deixe de apurar a regulamentação sobre o mercado-alvo. Após selecionar e desenvolver técnicas para a coleta de informações, é necessário fazer a análise dos dados obtidos e incluir os resultados do estudo de mercado no plano de negócios

Quer saber mais informações relevantes sobre estudo de mercado? Então leia o post “5 formas da pesquisa de mercado potencializar o seu conteúdo”!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.