Ética e empreendedorismo: como fazê-los andar juntos?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Na atual situação brasileira, em que diversos escândalos têm sido pautas principais de jornais e revistas, falar sobre ética e empreendedorismo é essencial.

É impossível abordar esse tema sem lembrar de famosos casos: mensalão, petrolão e diversas delações de gestores de grandes empresas colocam em xeque e demonstram a fragilidade da ética no mercado.

Aprender sobre esse assunto delicado é fundamental para qualquer empresário em busca de oportunidades para se destacar.

LEIA TAMBÉM
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba porque o WordPress é a plataforma adequada para o seu site
Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

Afinal, qual é a função da ética no mundo empresarial?

Seguramente podemos afirmar que o empreendedorismo está na moda! Isso quer dizer que o volume de pessoas em busca de uma autonomia no mercado de trabalho aumenta, elevando também a concorrência.

A ética nesse mercado é o que distingue um bom profissional de um oportunista: demonstrar preocupação nos seus atos, respeitar a todos, bem como promover ações de responsabilidade social e sustentabilidade são práticas fundamentais para se destacar no mercado.

Promover o combate à corrupção e a luta pela transparência pode gerar diversos benefícios:

  • empresas engajadas nessa luta têm menos probabilidade de perder oportunidades com clientes;
  • a integridade empresarial protege a sua imagem contra alegações falsas, impedindo que seu exercício seja comprometido;
  • práticas de cidadania auxiliam na competitividade com a concorrência;
  • companhias com gestão empresarial possuem maior ascensão, com melhor desempenho de atividades e valorização no mercado.

O que fazer para conciliar ética e empreendedorismo?

Existem ótimos benefícios para empreendedores preocupados com a transparência e com o respeito social, mas é importante entender quais tipos de ações podem ser promovidos para alcançá-los.

Geralmente ações do dia a dia são capazes de melhorar a imagem da empresa e sua competitividade no mercado. Confira!

Causas sociais

Investir em causas sociais é uma forma de transparecer a preocupação com o meio em que a sua corporação está inserida.

Faça uma análise do nicho de mercado em que você atua e, estrategicamente, crie atividades que promovam o bem-estar social — juntamente à sua atividade.

Tenha sempre em mente os benefícios que sua conduta pode gerar para os vários tipos de clientes e suas famílias, bem como o poder de fortalecer os laços entre essa comunidade e a sua empresa por meio disso.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos temas mais debatidos da atualidade, então promover políticas sustentáveis é uma forma de demonstrar preocupação, não só com o próprio negócio, mas com a satisfação do público.

Devido ao crescente debate, procure investir em campanhas de proteção ambiental, opte por materiais recicláveis, reorganize setores para respeitar as leis e as tendências. Além de se atualizar, você melhora a imagem da sua marca e atrai o público.

Compliance

O termo compliance significa “agir de acordo com um conjunto de regras”.

Imagine se cada funcionário da sua equipe agisse de determinada maneira: no final, seu negócio ficaria vinculado a quaisquer práticas deles. É importante definir um plano de ações em regulamentos externos e internos para que seja seguido.

Assim, sua empresa fica em conformidade com a lei e com seus regulamentos internos, definindo um padrão para orientar todos aqueles que levam o nome da sua marca!

E então, gostou de saber como ética e empreendedorismo podem ser grandes aliados? O mundo empreendedor possui várias particularidades, então é bom ficar atento! Aproveite para descobrir se empreender te fará rico!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.