Por Werik Gonçalves

Product Marketing Manager na Gupy.

Publicado em 15 de outubro de 2019. | Atualizado em 15 de abril de 2020


Sabia que seu navegador pode ser um importante aliado na sua rotina de SEO? Confira as 22 extensões para SEO do Google Chrome que são uma mão na roda!

Se você é um profissional de marketing que precisa de lidar com SEO diariamente, seja blogueiro, analista ou até mesmo um gerente, sabe o quão necessárias são as ferramentas que ajudam na análise, na execução e no acompanhamento de tarefas.

Tendo em vista essa diversidade de ferramentas, algumas empresas criaram a possibilidade de agrupar todas elas diretamente no seu navegador web, deixando-as a um clique de distância.

Neste post, vamos compartilhar uma seleta lista de ferramentas para Chrome usadas por profissionais bem-sucedidos. Vamos lá?

Melhores extensões de SEO para Chrome

Para começar a fazer uso você também, é bem fácil: basta escolher os complementos (plugins ou extensões) mais indicados para sua estratégia e fazer a instalação no seu navegador.

Mas lembre-se, para instalar as extensões mostradas aqui, basta clicar no link apresentado em cada tópico e, na janela que se abrir, clicar em “Adicionar ao Chrome” (ou “Add to Chrome”).

1. MozBar

MozBar é uma ferramenta criada pelo site Moz que apresenta detalhes, como Domain Authority, Page Authority e o Spam Score do sites enquanto você navega pela internet.

Além disso, ela permite que você crie buscas de palavras-chave personalizadas, acesse e compare métricas de links, destaque links e keywords, exponha rapidamente elementos de uma página e faça comparação entre resultados de buscadores diferentes.

Indicada por Renato Mesquita, Gerente de Growth Marketing da Rock Content, essa ferramenta faz parte do cotidiano não só dele, mas de grande parte do time de especialistas de Marketing da Rock.

2. Detailed SEO

A extensão Detailed SEO é bem recente e foi uma das ferramentas mais comentadas entre os profissionais da área nos últimos meses.

Além de dar insights sobre questões on page e técnicas, ainda é possível verificar headers, links e imagens na página, o que pode ser muito útil para atualizações de conteúdo e até mesmo análise de concorrentes.

3. SEO e Análise Web

O SEO e Análise Web foi desenvolvido pelo WooRank e oferece uma profunda análise de SEO, revendo mais de 80 critérios.

Dentre os mais interessantes critérios estão a estimativa e o ranking de tráfego, a audiência distintiva, o tráfego do Adwords e a localização dos visitantes.

4. SEO Site Tools

SEO Site Tools é um dos mais poderosos plugins de SEO e mostra nada mais do que uma coletânea de informações da página que você se encontra.

Ele é basicamente dividido em seis partes principais: dados da página (inclui dados do Google, MOZ, Alexa, Yahoo!, etc.), elementos da página (dados de Meta), mídias sociais (dados do Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.), termos da página, informações do servidor/domínio e sugestões.

5. SEOquake

SEOquake é um plugin que permite analisar métricas de uma maneira muito organizada.

Assim como os plugins MOZ Bar e SEO Site Tools, o Quake traz um apanhado de informações que podem lhe poupar horas.

6. Majestic Backlink Analyzer

O Backlink Analyser da Majestic traz análises de backlinks mais precisas do que qualquer outro. Através dele é possível saber o número de links, o “trust flow” e o “citation flow” do seu site ou blog.

Este é um plugin de SEO que funciona no estilo freemium, ou seja, você pode usar apenas algumas das funções de maneira gratuita. De qualquer modo, vale conhecer mesmo que apenas a versão grátis desse incrível plugin.

7. Open SEO Stats

O Open SEO Stats mostra a situação do SEO de determinada página com base em bancos de dados como Geo IP Location, Whois e Alexa, além de verificar backlinks, páginas indexadas e muito mais.

8. SEO Serp Workbench

O SEO Serp Workbench permite checar as posições do seu site e dos seus concorrentes em diversos motores de busca, dada determinada keyword.

CONTEÚDOS RECOMENDADOS
👉 O Guia Completo do Google Analytics
👉 O Guia Completo do Google Adwords
👉 [EBOOK GRATUITO]: Google Search Console
👉 [KIT GRATUITO]: Domine o Google
👉 Relatório completo: SEO Trends 2018
👉 SEO: O Guia Definitivo da Rock Content

Extensões de SEO do próprio Google

Nada melhor do que instalar ferramentas fresquinhas produzidas pela gigante da internet, a Google.

Veja as mais interessantes:

9. Page Analytics

Se você tem um site ou blog, com certeza já conhece o Google Analytics (não?Conheça-o ou aprenda a instalá-lo agora e não perca dados super importantes sobre o seu site).

Se o seu site já tiver o Google Analytics instalado, o Page Analytics criará uma interface visual para as análises dos cliques recebidos em suas páginas.

Será formada uma espécie de mapa de calor que realça as partes mais clicadas do seu site, permitindo que você possa ter bons insights para sua estratégia online.

Basta instalar a extensão e configurá-la para coletar os dados da sua conta do Google Analytics. Para isso, é necessário que você logue em seu perfil do Google.

É importante lembrar que essa ferramenta funciona com apenas uma conta do Google por vez.

10. Google Similar Pages

O Google Similar Pages permite que você descubra facilmente páginas similares com página que você está navegando.

Essa extensão facilita o trabalho de pesquisa do Analista de SEO, permitindo que referências importantes sejam descobertas com apenas um clique de distância.

A ferramenta ainda está em fase de testes, porém ajuda bastante quando o assunto é busca de referências.

Outras extensões que ajudam no dia a dia do profissional de SEO

11. Pocket

Pocket é uma ferramenta que salva artigos, vídeos e todo tipo de links para que você possa conferir mais tarde.

Ele funciona em plataformas desktop e mobile, dando a agilidade e a praticidade que você precisa na hora de consultar informações que você mesmo filtrou previamente.

12. Firebug

Através da análise desse plugin, você vai conseguir descobrir o que há de errado com o seu código HTML ou com o de seus concorrentes.

O Firebug traz todo o expertise que os desenvolvedores já usavam no Mozilla Firefox para o Chrome.

Lembrando que com o Firebug é necessário ter um conhecimento básico de HTML.

13. Typeform

Criar pesquisas é muito fácil com o Typeform. Ficou mais fácil ainda com a extensão oficial para o Chrome.

Com sua interface intuitiva, é possível criar enquetes ou pesquisas de opinião que poderão ser disponibilizadas online.

14. Bit.ly

O Bit.ly é um site encurtador de URL muito famoso na internet, assim como o Goo.gl Shortener.

15. Awesome Screenshot

O Awesome Screenshot permite que você tire capturas de tela de toda a sua página de uma só vez ou selecione apenas áreas de seu interesse.

16. Diigo Web Collector

Grife e salve textos grifados, arquive imagens e tire screenshots (ou capturas de telas) com o Diigo Web Collector.

17. IE Tab

Com o IE Tab, você pode exibir páginas da web dentro do Chrome, porém com as configurações do antigo Internet Explorer.

18. Evernote Web Clipper

Use essa extensão para salvar todo o tipo de conteúdo na sua conta do Evernote. Textos, imagens, vídeos, enfim… tudo a um clique de distância.

E mais, além de salvar, você pode fazer edições nos conteúdos como, por exemplo, anotações à mão livre, desenhos, marcações, etc.

19. Redirect Path

O Redirect Path vai te permitir fazer análises de redirecionamento das suas páginas, verificando se erros 301, 302, 404 e 500 estão acontecendo em seu HTML.

20. Linkclump

Ao instalar o Linkclump você vai conseguir abrir, copiar ou salvar múltiplos links ao mesmo tempo.

21. Check My Links

O plugin Check My Links rastreia seu site a procura de links que possuem falhas ou que estão quebrados.

22. Link Miner

Assim como o Check My Links, o Link Miner verifica webpages à procura de links quebrados. Ele ainda verifica métricas de links apresentados em buscadores, lhe dando um grande diferencial perante à concorrência.

Ok. Agora que você possui diversas dicas de como monitorar seu conteúdo online, mais do que apenas instalar uma extensão, é importante ter em mente quais métricas são as mais importantes para seu negócio.

Tem alguma outra ferramenta para o Chrome que você considera interessante e funcional? Deixe um comentário nos contando sua experiência!

Ebook Marketing de Conteúdo e Dados

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *