Facebook para B2B não funciona: mito ou verdade?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Essa é uma das perguntas que intrigam os profissionais que trabalham com Marketing Digital, portanto, para acabar de vez com as suas dúvidas em relação a esse assunto, é possível dizer, sem medo de errar, que o Facebook funciona para o B2B.

Atualmente essa é a rede social é a que possui mais usuários ativos no mundo, e, ficando ausente dela, você corre o risco de perder futuros negócios.

Contudo, o resultado positivo não aparece do dia para a noite, pois é necessário que você descubra qual a melhor maneira de interagir com o seu público.

Conteúdo e publicidade precisam estar na mesma sintonia

Recentes experiências desenvolvidas por profissionais da área mostram que, para o Facebook funcionar com marcas B2B, é necessário que estratégias e conteúdos sejam produzidos com qualidade.

Uma boa maneira para alcançar um número expressivos de usuários que leram sobre o seu anúncio é investir em posts patrocinados. Eles aumentam consideravelmente a quantidade de pessoas que terão acesso ao seu conteúdo.

Opte por propagandas que mantenham os usuários no próprio Facebook, ao invés transferi-lo para outra página ao clicar no anúncio. Adotando essa estratégia, você terá ainda mais resultados positivos.

O mesmo cuidado você deve ter quando for definir o conteúdo. Atualmente, muitas marcas cometem um equívoco ao usarem as mídias sociais somente para divulgar os seus produtos.

Porém, para aumentar os resultados positivos do seu marketing digital, é necessário aliar a propaganda com entretenimento, afinal, os usuários utilizam o Facebook para diversão. Não adianta ter um bom marketing se os seus clientes não acessarem as suas publicações.

Chave para o sucesso: conheça o seu público

Se você conhece qual as preferências do seu público, terá resultados satisfatórios. É necessário ter em mente que os tons das suas mensagens, o tipo de conteúdo e até o público do Facebook pode não ser o mesmo do Linkedin. Portanto, comece do zero para não ter surpresas desagradáveis no meio do planejamento.

Para facilitar a vida de profissionais que trabalham neste ramo, existem algumas maneiras de descobrir as características daquele usuário que curte sua página.

É possível ter acesso a estatísticas pelo próprio Facebook ou por uma ferramenta do Google denominada de Google Analytics. Se a última opção for a sua preferência, especialistas do assunto recomendam o Universal Analytics.

Elas trazem análises mais específicas acerca do seu público. Um bom caminho é conseguir, através desses relatórios, definir qual é seu público padrão. Dessa forma, você irá produzir mais publicações que interessam a eles.

Incentive seu público B2B a compartilhar

Se o usuário encontrar um conteúdo bom e achar que os seus amigos também irão gostar, terá vontade de compartilhar o post que sua página produziu. Isso pode ocorrer com frequência, pois é dessa maneira que o público B2B tenta se promover para os seus amigos. Criando conteúdos eficientes a sua empresa irá ajudá-los a a alcançar esse objetivo.

Para você, caro leitor, ter uma ideia da importância desse compartilhamento, de acordo com um estudo realizado pelo jornal americano The New York Times, sobre a psicologia do compartilhamento, os usuários da rede social criada por Marck Zuckerberg, compartilham somente aquilo que acham interessante para eles.

E, ainda, segundo o estudo realizado, os usuários resolvem mostrar outros conteúdos para seus amigos com apenas um objetivo: para entretê–los ou criar relações mais saudáveis.

Ainda sobre o estudo divulgado pelo The New York Times , é importante destacar alguns dados em relação ao compartilhamento. 85% do público respondeu que acessam as informações que foram compartilhadas pelos seus amigos. 94% acreditam que as informações que eles compartilham são úteis para o seu público.

Já 78% dos americanos responderam que compartilham as informações para ficar sempre conectados com outras pessoas que, normalmente, não ficam muito tempo online. Através desses números, é importante perceber o quanto as pessoas gostam de compartilhar conteúdos no Facebook, seja qual for o motivo.

Confira as horas em seu relógio para ter sucesso

Você pode escolher as melhores táticas de publicidade, pensar no conteúdos mais atrativos e conhecer o seu público, contudo, para seu projeto ser concluído com eficiência, é necessário descobrir também quais são os horários que os usuários ficam online com mais frequência.

Isso é importante porque os usuários do Facebook, normalmente, curtem muitas páginas e, pelo excesso de informação, a da sua empresa pode passar despercebida.

Para o Facebook funcionar para B2B, priorize publicar os seus conteúdos entre 12:00 às 14:00 e 16:00 às 17:00. Normalmente, nas grandes e pequenas empresas, esses são os momentos destinados para o horário do almoço e também para o lanche da tarde, portanto, as chances para a sua página ter mais compartilhamentos são maiores. Um jeito prático de ter sucesso com futuras publicações é fazer relatórios com os horários que tiveram mais retornos positivos para a sua empresa, assim, fica mais fácil de acertar nos próximos dias.

Dicas dos melhores conteúdos para o público B2B

Para aumentar a chance de compartilhamentos, publique artigos que ajudam o seu leitor a solucionar problemas do dia a dia. Você não tem tempo para ficar procurando na internet? Não precisa se desesperar. Crie uma conta em um agregados de feeds (como o Feedly ou Digg) e comece a receber diariamente artigos com os temas que você escolheu.

Caso sua página possua muitas publicações sobre carro, equilibre o conteúdo com artigos sobre como escolher o melhor veículo, como trocar a roda do carro de maneira eficiente ou até mesmo como fazer a revisão correta antes de viajar.

Outra dica importante é transformar a sua página no contato mais próximo com seu cliente. Responder as suas dúvidas com agilidade e eficiência aumenta a confiança dele em relação a sua empresa. Esteja sempre pronto para ajudá-lo a tomar decisões referentes ao negócio no qual você atua.

Agora, que você já sabe que o Facebook pode funcionar para B2B e que isso não é mais um mito, aproveite as dicas oferecidas pelo nosso site e coloque-as em prática. Após desenvolvê-las em sua empresa, não se esqueça de deixar nos comentários abaixo a sua experiência.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.