Facebook Graph Search: saiba o que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa!

Facebook Graph Search: saiba o que essa ferramenta pode fazer pela sua empresa!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Qualquer um que esteja ativo no Facebook sabe que a barra de pesquisa nunca foi um dos pontos fortes da rede social.

Você podia simplesmente encontrar os amigos se você soubesse quais são seus nomes. Você também só poderia encontrar páginas de empresas se você sabe qual você está procurando.

Mas e se você quiser encontrar uma lista de todos os seus amigos que estão ligados a uma determinada empresa, produto ou lugar?

Você não poderia até pouco tempo, mas isso agora é possível graças ao Facebook Graph Search!

Conhecendo o Facebook Graph Search

O Facebook Graph Search é uma solução social para pesquisas feitas de formas mais conectadas. É um algoritmo de busca que fornece resultados baseados em ligar os pontos nas montanhas de dados que o Facebook tem recolhido de seus bilhões de usuários. Os resultados são servidos com base na relevância e relacionamento ao invés de palavras-chave.

E então o que isso significa para a página da sua empresa no Facebook? Isso significa que é hora de as empresas se tornarem mais próximas dos clientes e admiradores de suas marcas, socializarem mais. Parar apenas com a parte de transmissão de informações e se tornarem mais interativas e engajarem cada vez mais usuários. Relevância será a chave e o engajamento será crucial.

Marketing no Facebook

Likes são importantes

Sim, Likes são muito importantes. Aposto que você já deve ter lido em muitos lugares dizerem que “Likes não querem dizer que sua empresa seja amada”, mas a verdade é que, apesar de não necessariamente amado, mas os “Likes irão torná-lo relevante”, que é um dos pilares mais importantes do algoritmo de busca do Facebook Graph Search.

Um caso curioso que pode ilustrar bem a funcionalidade e importância que o Facebook Graph Search pode ter para sua empresa: Estava eu no meio do ano passado debatendo sobre a possibilidade de comprar uma câmera GoPro para as minhas férias, quando digitei na barra do Facebook Graph Search e procurei por “amigos que curtem GoPro”,  apareceu um número enorme de amigos do Facebook que curtiam a página da câmera, e a partir dela comecei a ler sobre diversas vantagens da câmera e comentários de diversos usuários dela. Pensem se eu quisesse fazer uma busca ainda mais profunda eu poderia ter pesquisado por “amigos de amigos que curtem GoPro,” ou até mesmo “pessoas que curtem GoPro”, e tido uma dimensão global do produto, para perceber o sucesso da câmera e a credibilidade da marca.



New Call-to-action


Facebook Graph Search recompensa sua relevância

Mas curtidas não são as únicas coisas que irão direcioná-lo para os resultados de sua pesquisa. De acordo com o Facebook Graph Search, ele premia relevância, que pode ser determinada pela minha ligação pessoal com algo, proximidade física, e nível de envolvimento com o que eu estou procurando. Se eu procurar por exemplo, por “café” eu provavelmente não obterei os mesmos resultados que você, e esse é exatamente o ponto. Meus resultados devem ser empilhados com base em:

  • Páginas de Café que tem mais curtidas
  • Páginas de Café que eu já curto
  • Páginas de Café que eu já tenha interagido de alguma forma (como por exemplo, alguma coisa/alguém que tenha marcado em um comentário ou simplesmente comentado na página)
  • Empresas ou lojas de Café próximas de onde eu estiver localizado
  • Páginas de Café ou marcas relacionadas a Café que meus amigos ou amigos de amigos tenham curtido

Um americano foi testar esta teoria e fez uma pequena experiência com alguns amigos e colegas em relação ao Facebook Graph Search. Todos eles refinaram pelas seguintes pesquisas:

  • “Coffee”
  • “Coffee shops que meus amigos curtem”
  • “Coffee shops próximos a mim”
  • “Stumptown Coffee em Portland”

A busca por “Coffe shops que meus amigos curtem” e “Coffe shops próximos a mim” eram previsíveis e precisos. A pesquisa “Stumptown Coffee em Portland” retornou resultados para lojas Stumptown café e lugares que serviram Stumptown Coffee, que é o americano já esperava. No entanto, os resultados da pesquisa pareciam um pouco aleatórios para procurar somente por “coffee” de forma genérica em que o o top resultado da pesquisa foi de uma mulher no Missouri usando a página da sua empresa para o seu negócio de café. Além disso, o americano alegou que não possuía nenhuma ligação com ela, seus amigos, ou Missouri! Assim, o ele percebeu que o algorítmo ainda precisa de um pouco de ajustes, mas que já traz toda uma nova dimensão para as nossas pesquisas diárias, tornando-as mais pessoais e sociais.

Propaganda Direcionada

O Facebook Graph Search é uma mina de ouro para as propagandas direcionadas com os targed Facebook ads e sponsored search results, especialmente para os negócios de empresas locais como dá para perceber nos exemplos demonstrados acima. Já que ele é capaz de direcionar sua pesquisa para algo mais refinado de acordo com o perfil social do seu público, podendo assim ter um apelo mais emocional e ser mais acertivo.

facebook ads

Graph Search Optimization (GSO)

Eu sei que você agora está pensando como posso fazer para fazer o melhor uso dessa ferramenta? Como eu uso?

É difícil fazer muitas previsões sobre as definições utilizadas nos algorítimos já que eles são alterados frequentemente, mas por agora já tenho algumas boas dicas para te dar:

  • Forneça conteúdo de qualidade que seja relevante para o seu público-alvo.
  • Proporcione engajamento através de postagens de imagens em alta resolução ou vídeos com perguntas que provoquem interação do seus seguidores na página (imagens e vídeos tendem a aumentar o engajamento nas redes sociais).
  • Aumente o seu número de curtidas  com um “Like Gating” com conteúdos interessantes e/ou concursos que permitam uma maior interação tanto dos seguidores da página quanto dando a eles estímulo para trazerem novos seguidores (amigos de amigos) para a página.
  • Se sua empresa tem um espaço interessante, que promova alguma interação ou serviço no local, estimule a “Localização” dela encorajando os seguidores a realizarem check in quando estiverem por lá.

Pessoalmente, vejo que o Facebook Graph Search tem muito a contribuir para os usuários em geral e ainda para as empresas, especialmente aquelas que são mais ativas ou dependentes das redes sociais, está ainda em fase de evolução, mas já pode render bons resultados para o seu negócio.

Quero saber de você agora? O que acha dessa ferramenta do Facebook? Já fazia uso dela de uma forma mais estratégica, compartilhe conosco suas experiências nos comentários!

ebook marketing nas redes sociais

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.