O pesadelo de todo marketeiro: Facebook muda algoritmo e diminui alcance de marcas. Mas nós temos a solução: confira!

Mudança no algoritmo no Facebook diminui alcance orgânico das marcas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todos temos resoluções de ano novo e, no caso de Mark Zuckerberg, não foi diferente. O fundador e CEO do Facebook anunciou que seu desafio pessoal para 2018 seria solucionar alguns problemas relacionados a engajamento e marcas na rede.

Em um ano que, apesar dos ganhos estratosféricos, o engajamento na rede e a publicação de conteúdos pessoais está cada vez menor, enquanto temáticas negativas aparecem em crescimento, preocupar-se com os usuários passou a ser a prioridade de Zuckerberg.

Em seu comunicado, ele afirma:

“O mundo está ansioso e dividido, e o Facebook tem muito trabalho a fazer — seja protegendo nossa comunidade de abusos e ódio, defendendo-a contra a interferência de países ou assegurando que o tempo passado no Facebook é um tempo bem gasto.”

Embora a rede tenha tentado acabar com esses problemas, as ações isoladas não surtiram o efeito esperado.

Por isso, Zuckerberg percebeu a necessidade de uma ação mais focada e direcionada para resolver o problema, já que ele envolve aspectos civis, morais e até mesmo de bem-estar, conforme ele afirma em seu post.

Mas por que esse é o pesadelo dos marketeiros?

Bom, o motivo é bem simples:

Isso envolve uma mudança no algoritmo da rede, que por sua vez impacta as publicações de fanpages e seu engajamento total.

Em um segundo comunicado na rede, Zuckerberg fez algumas afirmações em relação à publicações de marcas que não deixaram nenhum dono de fanpage otimista:

“Baseado nisso, estamos fazendo uma grande mudança na maneira que construimos o Facebook. Eu estou mudando o objetivo e orientando nosso time de produto a mudar o foco de ajudar os usuários a encontrar conteúdo relevante para ajudá-los a encontrar interações sociais mais significativas.

(…) As primeiras mudanças que você perceberá serão no Feed de Notícias, em que você pode esperar ver mais seus amigos, família e grupos.

Na medida que rodarmos essas mudanças, você verá menos conteúdo público como posts de empresas, marcas e sites de notícias. E o conteúdo público que você receberá seguirá os mesmos padrões — ele deve encorajar interações significativas entre as pessoas.”

Ou seja: o novo algoritmo do Facebook favorecerá cada vez mais publicações de amigos e familiares no feed de notícias do que as publicações de marcas. Por isso, será cada vez mais difícil para marcas aparecer no feed dos usuários.

Impacto para as páginas

Você provavelmente verá o alcance, engajamento total e tempo de consumo dos conteúdos diminuírem. Isso é uma coisa esperada até mesmo por Zuckerberg para toda a rede, como ele afirma em seu comunicado.

No entanto, a expectativa é que a qualidade do engajamento aumente, unindo os melhores conteúdos e as pessoas mais interessadas.

E agora?

Ok, agora que você já sabe que sua página terá algumas perdas, como contornar isso? Trouxemos 6 dicas super aplicáveis para você:

Feed de exploração

Calma! Você não vai parar de aparecer completamente do feed de seu público. Mas a partir de agora você vai precisar entender muito mais sua persona e seu hábitos dentro do facebook.

Zuckerberg afirmou que vai cortar o alcance de marcas para priorizar o que realmente será valioso para seus usuários.

Então o que você precisa fazer é entregar conteúdo relevante e genuíno. Com essa novidade, clickbaits, chamadas que incitam um engajamento inorgânico e outras práticas que eram comuns devem ser minimizadas, ou até mesmo abolidas.

Cada vez mais publicações segmentadas e com alto potencial de engajamento serão priorizadas. Por isso, chegou o momento de identificar em sua estratégia de redes sociais qual público deve ser o foco de sua estratégia e focar em um imersão completa em sua rotina.

Entenda melhor sobre o alcance dentro do Facebook aqui!

Anúncios

A novidade promete não afetar anúncios, no entanto você deve adaptar sua estratégia paga no Facebook.

Antes mesmo da mudança, a rede social dava incentivos à marcas que monetizavam suas publicações. Afinal, Zuckerberg quer que você invista em sua rede social. E essa tendência deve continuar e ganhar força.

Fanpages que possuem uma estratégia estabelecida de mídias pagas e investem em anúncios constantemente costumam ver seu alcance orgânico crescer. E em uma nova realidade, na qual esse tipo de alcance será escasso, qualquer ajuda será determinante para o seu sucesso.

Aprenda a fazer anúncios otimizados para o Facebook com nosso ebook completo sobre o assunto.

Facebook ads ebook

Conteúdo publicado

Uma tendência para as páginas é investir em conteúdos que estimulem a conversa. Esse tipo de conteúdo, em que as pessoas possam interagir de forma significativa, será bastante valorizado pelo algoritmo.

Grupos no Facebook

Com o já presente declínio do alcance orgânico, não temos garantia de que o conteúdo irá atingir o público. No entanto, os grupos da própria rede social são uma ótima alternativa para isso.

Nessas pequenas comunidades, você tem um grupo de pessoas geralmente muito engajados e que escolheram fazer parte de sua rede. Além de ser uma ótima forma de publicar seus conteúdos e gerar tráfego, é outra plataforma que você terá para se relacionar com seus consumidores.

Invista em outras redes

Instagram, Pinterest, YouTube, WhatsApp… Você já está nessas redes?

Estar presente onde seu consumidor está é fundamental. Nem sempre o Facebook vai ser a melhor rede para seu negócio.

Busque alternativas de outras redes sociais que podem ser promissoras para sua marca!

Não dependa do Facebook

Na verdade, a dica é: não dependa de nenhuma rede social ou de nenhum site que não seja o da sua empresa.

Se o Facebook ficar fora do ar um dia, o que você vai fazer? E se algo acontecer com o Google, como proceder?

Por isso, crie um site para sua empresa, e invista em estratégias de inbound marketing, como um blog, uma estratégia consistente de conteúdo e geração de leads.

No seu site, você dita as regras. Aposte nisso!

E aí, o que achou da mudança do Facebook? Deixe suas expectativas nos comentários!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.