Facebook Stories: saiba como usar essa ferramenta na sua estratégia de marketing

O que é Facebook Stories?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Nem a maior rede social, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, está imune às tendências arrebatadoras do mundo digital. Exemplo disso é que algumas funções muito populares em outras ferramentas surgiram na rede de Mark Zuckerberg, e uma delas é o Facebook Stories.

Se você já estava acostumado a usar os stories no Instagram ou os status no WhatsApp, pode desperdiçar um canal de marketing atrativo se não der a mesma atenção ao Facebook Stories.

Esse recurso, já nativo da rede há um tempo, tem algumas funcionalidades interessantes que podem ajudar a enriquecer sua estratégia de Marketing Digital.

Quer você ainda nem conheça a ferramenta ou apenas não tenha muita ideia de como usá-la, está no lugar certo. Vou te explicar tudo isso e mostrar por que é boa ideia usar o recurso!

Ainda não conhece o Facebook Stories? Entenda o que é!

O Facebook Stories é um recurso da rede social que permite publicar fotos ou vídeos curtos que só ficam no ar por 24 horas e depois se apagam, diferentemente dos posts convencionais, que são permanentes.

Se você já está acostumado a usar o Status do WhatsApp, saiba que é a mesma coisa.

É verdade que o recurso ainda não viralizou no Facebook quanto em outras redes, mas, mesmo assim, agrega várias funcionalidades legais que valem a pena de serem exploradas, como:

    • vídeos curtos: podem ter até 20 segundos de duração;
    • filtros variados: várias cores de filtro para deixar as fotos mais bonitas e com aparência profissional;
    • animações: dá para incluir animações em uma foto ou vídeo, para deixar o post mais interativo e informal;
    • adesivos e marcações: dá para marcar um dia e horário, o local da foto ou frases de efeito para chamar atenção.

Conheça 4 benefícios do Facebook Stories para a sua estratégia digital

Talvez você esteja se perguntando por que valeria a pena usar o mesmo recurso que já existe em vários outros lugares.

Essa é uma dúvida válida, mas você pode mudar de ideia depois de pensar melhor a respeito de 4 benefícios que o Facebook Stories traz para a sua estratégia digital. Confira a seguir!

1. Conversar diretamente com seu público de forma leve e divertida

O story é uma conversa direta entre a empresa e o público. As funções oferecidas foram pensadas para humanizar as marcas e estreitar o relacionamento com os clientes e fãs.

Por isso, cada story é uma chance se conectar de forma mais profunda com seu público e convidá-lo a interagir mais.

2. Melhorar a sensação de transparência

Normalmente, os stories envolvem algum tipo de visão dos bastidores da sua empresa. Seja mostrando fotos da equipe, vídeos do dia a dia de trabalho, seja revelando pistas sobre futuras novidades ou sobre novos conteúdos que publicou no seu blog, há uma sensação de intimidade com o público.

Isso passa uma ideia de transparência, muito importante para aprofundar os laços com seus fãs.

3. Usar um canal fácil e comprovado de marketing

Quem duvida que os stories do Instagram são benéficos para aumentar o engajamento dentro da rede e até para direcionar tráfego qualificado a um site?

Se esse canal já se provou ser útil, por que não usá-lo no Facebook? Isso não exigirá grande esforço, ainda mais se você já usa o Instagram. É só publicar o mesmo conteúdo nas duas plataformas.

Ebook Instagram Stories

4. Aumentar o alcance orgânico sem gastar nada

O alcance orgânico do Facebook diminuiu muito nos últimos anos. Qualquer forma de aumentar esse alcance, mesmo que de forma temporária, é uma vitória.

E é isso que acontece quando você usa os stories. Afinal, sua marca vai aparecer no feed dos seus seguidores e ganhará maiores chances de atrair a atenção dele.

Se os seus concorrentes não adotaram o Stories, melhor ainda: menos competição e maior oportunidade para que a sua página se destaque.

4 passos para usar o Facebook Stories do jeito certo e gerar mais resultados

Agora que você já está convencido de que vale a pena incluir o Facebook Stories no seu planejamento de conteúdo para redes sociais, a pergunta que surge é: como fazer isso do jeito certo?

Por mais que os posts sejam espontâneos e pareçam não ter preparo ou planejamento anterior, é sempre melhor quando seguimos um processo claro. Por isso, você deve seguir os 4 passos abaixo:

1. Aprenda como publicar uma atualização

Não poderíamos começar de forma diferente: a primeira coisa que você precisa aprender é como publicar uma atualização. Felizmente, é bem simples.

Se você já usa o Stories no Instagram, mais fácil ainda, pois a mecânica é praticamente idêntica.

Tanto na versão de computador quanto no aplicativo para dispositivos móveis, é só pressionar o botão redondo com a legenda “Adicione seu story”, que fica na parte de cima do seu feed de notícias.

Depois disso, surgirão várias opções de post para você escolher: frases, fotos, carregar vídeos já gravados ou fazer uma live. Além disso, dá para escolher várias opções de customização do post.

Também é possível marcar lugares ou pessoas que você deseja mencionar no post, adicionar as animações, efeitos e filtros já citados. Por fim, é só confirmar que deseja mesmo compartilhar a atualização do jeito que está e conferir o resultado.

2. Publique posts de estilos variados

Variação é algo importante para continuar chamando atenção do público nas redes sociais. 

Se você só publica um tipo de conteúdo e nunca muda, seus seguidores vão logo se cansar e parar de dar atenção.

Por isso, procure manter um tipo de post padrão, mas use variações de vez em quando. Além disso, lembre-se de que é possível publicar vários stories de uma vez só. Assim, misturar vídeos, fotos e até frases em texto pode ser uma boa.

Só não deixe de fazer tudo de forma coerente, de acordo com um plano e de forma que faça sentido para quem vai assistir seus stories.

Além disso, testar diferentes tipos de histórias ajudará a ver o que funciona melhor com seu público no Facebook.

3. Faça testes para descobrir a melhor frequência e horários de publicar

Quantos stories publicar por semana? E de uma vez só? E quais horários são mais eficazes para alcançar seu público? Esse tipo de pergunta só poderá ser respondida conforme você fizer testes. Por isso, teste diferentes dias e horários, além de alternar a frequência entre um post e outro.

Com o tempo, você terá condições de saber o que funciona melhor de forma geral, e de replicar esse modelo. Como ponto de partida, vale a pena seguir as dicas de posts sobre frequência e horário.

Mas leve em conta que algumas dessas pesquisas foram feitas em outros países, e talvez não reflitam a realidade do Brasil.

O nicho ao qual você pertence também pode ter influência. Dessa forma, use os dados disponíveis, mas não os tome como regra.

4. Acesse os dados sobre engajamento e se adapte de acordo com eles

O Facebook Insights, que oferece métricas sobre o seu desempenho na rede, é um aliado importante também quando decidir usar o Stories. Aliás, as informações oferecidas são bastante específicas e dão conta de mostrar se os seus stories são relevantes para o público ou não.

Antes de mais nada, é preciso que você seja administrador da página e que ative as informações sobre o Stories no Insights.

Para isso, é só fazer o seguinte:

  1. Entre na sua página, clicar em “Informações”, na parte superior;
  2. Na coluna esquerda, clique em “Stories”, e depois em “Ativar”.

Depois disso, você terá acesso a informações como:

  • quando um story foi criado;
  • quantas pessoas abriram um story;
  • quantas pularam para a parte seguinte de uma atualização;
  • quantas voltaram para a parte anterior de uma atualização;
  • o número de pessoas que pularam o seu story por completo;
  • o número de pessoas que saiu do story e voltou para o feed.

Bônus: estude outros perfis e aprenda com eles

Que tal uma dica bônus para aprender a usar o Stories de forma ainda melhor? Basta estudar seus concorrentes ou influenciadores que atuam no seu mercado e ver como eles usam essa ferramenta.

Se ainda não fazem isso, aí está uma boa oportunidade de largar na frente. Caso já a utilizem, aprenda com seus erros e acertos para tornar sua estratégia mais certeira.

O Facebook não incluiu o Stories na sua rede à toa. Existem oportunidades a explorar nessa ferramenta tão simples, como o aumento do alcance orgânico. Agora é só você seguir as dicas que viu aqui para começar a ver resultados a partir dos seus posts.

Quer aprender mais sobre como usar essa rede social como canal de vendas? Então você precisa conhecer o nosso material completo sobre Marketing no Facebook!

Marketing no Facebook

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.