FAQ Instagram: respostas para as suas principais dúvidas da rede social

FAQ Instagram: respostas para as suas principais dúvidas da rede social

Adquirido por Mark Zuckerberg em 2012, o Instagram se torna uma rede social cada vez mais atraente para negócios. Com atualizações recorrentes, que buscam a melhoria da experiência do consumidor, muitas dúvidas surgem sobre sua utilização. Aqui, você encontra as respostas.

Não há escapatória. Se você quer aumentar o alcance e solidificar o status de autoridade de sua empresa, precisa estar presente nas redes sociais.

Entre as possibilidades, o Instagram se destaca. Com mais de 1 bilhão de contas ativas mensalmente, não faltam motivos para a rede ser a preferida das empresas: 80% dos usuários seguem pelo menos uma marca por lá.

Porém, a utilização do Instagram pode não ser tão simples. Devido à suas diversas funcionalidades e constantes atualizações, é comum que muitas dúvidas surjam entre aqueles que buscam na rede uma forma de ampliar sua presença online.

Pensando nisso, elaboramos este FAQ Instagram. A seguir, você vai encontrar as respostas para as principais dúvidas relacionadas a essa rede social. Vamos lá?

Como conseguir mais seguidores no Instagram?

Ganhar seguidores no Instagram costuma ser um dos principais objetivos de uma conta por lá. Porém, se você está pensando que comprá-los é uma boa opção, pare agora mesmo e repense sua estratégia.

A compra de seguidores só serve para aumentar as figuras que representam esse dado, mas não tem nenhum impacto efetivo. Trata-se de uma métrica de vaidade.

Para ganhar mais followers de forma orgânica, antes de tudo, você precisa definir o tipo de perfil que você quer atrair. A partir daí, é possível produzir um conteúdo voltado para impactar e atrair as pessoas que se enquadram nele.

Uma boa forma de acelerar o processo é utilizar hashtags para fazer com que seu negócio seja encontrado com maior facilidade.

No mais, é importante tornar o perfil interessante. Para isso, procure variar o conteúdo, realize posts com potencial de engajamento e, se possível, invista no Instagram Ads. Para tanto, é essencial contar com uma conta empresarial.

Como utilizar hashtags nos posts?

Cada post permite a inclusão de até 30 hashtags. Você tem a opção de inseri-las na legenda ou nos comentários.

Caso opte pela segunda opção, é importante que você já tenha as hashtags prontas para serem publicadas logo após o upload da imagem ou vídeo. Assim, você garante que elas ocuparão o primeiro espaço dos comentários.

Encontrando hashtags relevantes

Para descobrir as hashtags mais relevantes para a sua conta, existem várias técnicas. Uma delas é realizar uma pesquisa de palavras-chave e observar aquelas que contam com mais engajamento do público.

É importante ter em mente, porém, que nem todas essas hashtags serão relevantes ao seu negócio e, por isso, é preciso certo cuidado.

Outra forma é observar os perfis com influência no seu nicho de mercado e até mesmo sua concorrência.

Estude as hashtags mais usadas e tente determinar quais delas contam com grande engajamento e são, ao mesmo tempo, pertinentes ao seu conteúdo.

Como criar uma conta empresarial?

Para criar um perfil de empresa no Instagram, não há muito mistério. Abra o aplicativo em seu celular, preencha os dados cadastrais (ou utilize o Facebook para fazer login) e defina o seu nome de usuário.

Lembre-se de que você quer que sua empresa seja reconhecida, então, procure manter o nome de usuário simples e intuitivo.

Depois, o app vai pedir que você realize o upload de uma imagem para servir como seu avatar. O tamanho recomendado é 110 x 110 pixels. É primordial que a foto seja de boa qualidade e possa representar fielmente sua marca.

Com o nome e imagem definidos, o próximo passo é a criação da bio, ou seja, o pequeno resumo que aparece abaixo do nome de usuário. Uma bio eficiente é curta, clara e informativa.

No espaço reservado para sua descrição, você tem a opção de inserir um link. Trata-se de uma ótima oportunidade de levar o visitante ao seu blog, website ou e-commerce.

Com o perfil pronto, siga os seguintes passos:

  • vá até configurações;
  • clique em adicionar conta;
  • faça login com a sua conta pessoal ou de outra página que administre.

Pronto, você já pode gerenciar seu perfil pessoal e empresarial ao mesmo tempo.

Se você já tem uma conta na rede, basta entrar em configurações e clicar na opção “mudar para o perfil comercial”.

Conta Instagram Perfil comercial Instagram

Vale lembrar que a principal diferença dos dois perfis é que apenas um permite acesso ao Instagram Analytics e a criação de campanhas pagas: o perfil empresarial.

Como verificar a conta do Instagram?

O Instagram fornece selos de verificação para diversas celebridades, figuras públicas e marcas. 

Segundo informações da rede, não é possível comprar um desses selos para o seu perfil, mas fazer uma solicitação já é uma possibilidade.

Para isso, clique em configurações e siga os seguintes passos:

  • clique no botão referente a “conta”;
  • selecione “solicitar verificação”;
  • digite seu nome completo;
  • selecione uma categoria para sua conta;
  • anexe uma foto do seu documento de identidade;
  • pressione “enviar”.
Conta Instagram Solicitar verificação Instagram

Vale lembrar que não existe garantia de que sua solicitação será correspondida de forma positiva. A equipe do Instagram avalia diversos fatores antes de aprovar um selo de autenticação.

Como inserir links nos Stories?

Uma conta só pode inserir links no Instagram Stories se for um perfil empresarial e contar com mais de 10 mil seguidores. Se esse é o seu caso, o processo é bem simples:

  • selecione a imagem ou vídeo a ser utilizado no Stories;
  • selecione o ícone de corrente e insira a URL do seu link;
  • adicione uma chamada para o link.
Como inserir link nos stories Links para stories

Prontinho, os usuários que visualizarem seus Stories poderão clicar nos links e ter acesso direto aos endereços escolhidos por você.

Como criar destaques nos Stories?

Utilizar os destaques nos Stories é uma excelente maneira de compartilhar informações importantes sobre sua marca diretamente no seu perfil do Instagram, deixando-as fixadas para atingir todos que visitarem sua página e aumentar a geração de leads por lá.

Antes de tudo, defina as categorias que vão aparecer nos highlights. Elas devem ter algum tipo de relação com a sua marca e significar algo para seus clientes.

Se o perfil é sobre viagens, por exemplo, é interessante criar um destaque para cada destino visitado.

A ferramenta permite que você crie layouts personalizados para a capa de cada um dos destaques. 

Para publicar seus destaques efetivamente, é preciso ativar o arquivamento de Stories, que pode ser acessado nas configurações.

Por fim, publique nos seus Stories as capas desejadas para cada destaque. Depois, selecione o ícone “destaque” no canto inferior direito e dê um nome para ele. 

Destaques do Instagram

Pronto, agora você pode optar por criar mais highlights ou adicionar Stories para os destaques já estabelecidos.

Qual o tamanho de imagem usado no feed do Instagram?

Além da foto de perfil — que já vimos que deve contar com 110 x 110 pixels — existem outros formatos e tamanhos de imagem que podem ser postados na rede:

  • imagem quadrada — 1080 x 1080 px;
  • imagem vertical — 1080 x 1350 px;
  • imagem horizontal — 1080 x 566 px.

A imagem quadrada é o padrão clássico do Instagram e, por um bom tempo, era o único formato disponível. A imagem horizontal foi introduzida para atender à demanda dos usuários, que, muitas vezes, tiram foto com o smartphone “deitado”.

Já o formato vertical foi lançado para incentivar os criadores de conteúdo a produzirem material com o smartphone de pé, especialmente, com o lançamento da IGTV.

Qual o tamanho de vídeos usado no feed do Instagram?

Como visto no primeiro tópico, diversificar o conteúdo é essencial para manter o engajamento da audiência e aumentar o número de seguidores. Portanto, é igualmente indispensável saber o tamanho suportado para vídeos.

Assim como acontece com as fotos, existem 3 padrões de vídeos: vertical, horizontal e quadrado. Confira a resolução mínima para cada um:

  • vertical — 600 x 750 px;
  • horizontal — 600 x 315 px;
  • quadrado — 600 x 600 px.

Vale lembrar que o tempo máximo de duração de um vídeo é de 60 segundos e o tamanho do arquivo não deve ultrapassar 4GB. Os formatos recomendados são o .MP4 e .MOV.

Qual o melhor horário para postagens?

Para essa pergunta, não há uma resposta definitiva. Isso porque o melhor horário para postagens depende muito da sua audiência em particular. É possível, porém, entender como determinar o melhor momento para postar.

A melhor prática para isso é manter os olhos abertos para os insights providenciados pelo Instagram Analytics.

Com um sistema de tentativa e erro, você pode postar em diferentes horários e analisar os resultados. Assim, será capaz de determinar os horários que registram maior engajamento no Instagram.

A utilização correta da rede social pode trazer grandes benefícios para a sua marca. Para isso, é preciso desenvolver uma estratégia sólida de utilização da rede, dando atenção para as métricas do Instagram mais importantes — como engajamento de usuários — e deixar de lado as chamadas métricas de vaidade.

Para que o perfil atinja positivamente sua persona, tenha a certeza de seguir as dicas deste FAQ Instagram, passar uma mensagem clara e consistente, além de buscar formas criativas de incentivar a interação dos seus seguidores.

E aí, restou alguma dúvida sobre o uso do Instagram? Se você quer utilizar a rede para fazer negócios, dê uma olhada neste e-book gratuito com informações valiosas sobre marketing no Instagram!

Marketing no InstagramPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo