Por Matheus Clemente

Especialista em Growth Hacking no Rock Stage

Publicado em 17 de novembro de 2019. | Atualizado em 10 de março de 2020


A FastComet é uma empresa relativamente nova que vem ganhando mercado em função da grande disponibilidade de recursos gratuitos para usuários de planos mais em conta. Apesar disso, não tem um data center estabelecido no Brasil, fator que pode comprometer seu desempenho de servidor.

Uma presença sólida na internet demanda uma hospedagem que tenha características compatíveis com o perfil do proprietário da página e com a expectativa de experiência dos usuários finais.

Isso porque muitas pessoas não têm um mínimo de conhecimento em programação e precisam de auxílio na criação, na atualização e na manutenção de seus sites.

Além disso, o volume de acessos, a agilidade de carregamento da página e a estabilidade na conexão interferem diretamente na estratégia estabelecida pelo proprietário do blog, pelo site institucional ou pelo e-commerce.

A qualidade do acesso (estabelecida pela velocidade e uptime do servidor) e do atendimento no suporte são decisivos na escolha de um serviço de hospedagem.

A FastComet é uma dessas empresas de hospedagem e, apesar de não ter um data center estabelecido no Brasil, tem sido muito procurada.

Os usuários costumam ter dúvidas quanto às características que distinguem os seus serviços dos outros disponíveis por aqui. Então, segue uma análise mais detalhada desses requisitos e dos serviços disponibilizados pela empresa.

Neste artigo, você verá:

 

O que é FastComet?

A FastComet é uma empresa relativamente nova — fundada em 2013, tem sua sede em São Francisco, nos Estados Unidos.

Tem mais de 50.000 clientes ativos, conta com uma equipe de 70 funcionários que atuam em seus 11 data centers espalhados pelo mundo: Chicago, Toronto, Dallas, Newark, Londres, Amsterdã, Frankfurt, Mumbai, Singapura, Tóquio e Sydney.

fastcomet

Os usuários podem escolher qual o melhor local (quanto mais próximo, mais rápida a velocidade) no momento de efetivar sua compra do plano, mas, inicialmente, a empresa forneceu hospedagem e administração de sistemas exclusivamente para clientes corporativos.

Somente em 2017 lançou a solução de hospedagem em nuvem e abriu o portfólio para clientes particulares e pequenas empresas.

 

Quais os planos, serviços e recursos oferecidos?

Hospedagem compartilhada

hospedagem compartilhada fastcomet

Na hospedagem compartilhada, as contas cadastradas usufruem de forma conjunta dos recursos disponíveis. É dividida em três planos, ambos administrados por meio do cPanel e com servidor baseado em nuvem.

Confira as especificidades de cada plano a seguir.

FastCloud

Domínio gratuito para toda a vida e tráfego ilimitado. Volume máximo de visitantes por mês é de 25.000 usuários. Confira outras características:

  • 15 GB de espaço SSD;
  • backups diários;
  • CDN CloudFlare gratuito;
  • certificado SSL Let’s Encrypt incluído;
  • segurança de servidor BitNinja;
  • transferência gratuita de website;
  • contas FTP ilimitadas;
  • subdomínios ilimitados;
  • banco de dados ilimitado;
  • múltiplas versões PHP;
  • suporte humano 24×7;
  • construtor de sites gratuito;
  • instalação gratuita da plataforma;
  • mais de 350 templates gratuitos;
  • contas ilimitadas de email;
  • devolução do valor pago em 45 dias caso o cliente não esteja satisfeito com o plano;
  • compatível com WordPress.

FastCloud Plus

Oferece os mesmos recursos do plano mais simples, assim com o nome de domínio vitalício, taxas de renovação fixas, volume máximo de visitantes por mês de 50.000 usuários e os seguintes diferenciais:

  • 25 GB de espaço SSD;
  • servidor DNS privado gratuito;
  • selo SSL Dynamic gratuito;
  • adição de domínios gratuita;
  • restauração de configurações.

FastCloud Extra

Diferencia-se da última opção pela quantidade de espaço em disco, pelo volume máximo de visitantes por mês de 100.000 usuários e pela opção ‘RocketBooster’ para acelerar os processos, além destes recursos:

  • 35 GB de espaço SSD;
  • Vanish cache e WAF;
  • APC e OPcode cache;
  • permanência de backups por 30 dias no servidor;
  • três vezes menos clientes por servidor;
  • LiteSpeed LSAPI;
  • Memcached, um sistema de cache distribuído de memória que aumenta o desempenho de sites devido à sua capacidade de armazenamento.

Em todos os planos, o processo de inscrição é fácil, e os meios de pagamento abrangem cartões de crédito e PayPal. Além disso, não é difícil instalar aplicativos de código aberto e CMS (WordPress, Joomla etc.).

Hospedagem em cloud VPS

A hospedagem em nuvem VPS é dividida em quatro planos. Nela, o usuário tem mais espaço SSD, mais largura de banda e mais volume de visitantes mensais do que na hospedagem compartilhada do item anterior.

Hospedagem em cloud VPS

Servidor dedicado

O servidor dedicado é uma opção para infraestruturas de TI que exigem exclusividade dos recursos disponíveis.

As opções de planos são divididas em quatro categorias, e os diferenciais entre elas são o espaço de memória e processamento, que dobra a cada upgrade; a largura de banda, entre outras características.

Servidor dedicado
 

Quais as principais vantagens da FastComet?

Com base em vários feedbacks positivos dos clientes, a FastComet, de maneira geral, não deixa a desejar quanto ao desempenho dos servidores. O uptime e a velocidade são requisitos técnicos usados para mensurar essa qualidade.

Powered by Rock Convert

Apesar de a velocidade de carregamento ser mais baixa, o uptime foi mantido estável de acordo com vários testes realizados por sites de review. O tempo de atividade teve média de 99,98%.

Outro requisito que deve ser analisado para verificar a qualidade do serviço de hospedagem é o suporte. Embora a FastComet seja pequena em relação a outras empresas do mesmo segmento, a equipe de atendimento já executou mais de 400.000 sessões de bate-papo ao vivo e 875.000 tíquetes finalizados com resolução.

A grande vantagem é a possibilidade de oferecer um serviço rápido e amigável ao qual a maioria das outras empresas não consegue se igualar.

Em relação à segurança no acesso, a FastComet também demonstra grande preocupação: a plataforma suporta a autenticação de dois fatores, que adiciona uma camada de segurança necessária nos dias atuais.

Além do login da área do cliente, também é possível configurar a exigência de inserção de um código de 6 dígitos gerado pelo smartphone do usuário que muda a cada 30 segundos.

Além disso, promete bloquear até 99% das ameaças de segurança (malwares e ataques com vírus), executado a partir de um firewall otimizado para CMSs, e conta com ambiente isolado até para a hospedagem compartilhada.

Ou seja, as contas que usam os recursos conjuntamente não podem ser afetadas caso algum usuário seja infectado.

A usabilidade do serviço também é uma vantagem. CMSs, como o WordPress, têm seu gerenciamento com suporte dedicado e recursos de hospedagem como backups diários gratuitos, guia de instruções exclusivo, além da possibilidade de instalação e de atualização automática da ferramenta.

Além do WordPress, o usuário pode configurar outras ferramentas de gestão de conteúdo, como Magento, Joomla, Drupale outras 150 diferentes plataformas, sem demandar download e instalação manual.

Ainda, se o aplicativo necessário não estiver disponível, o usuário pode se conectar ao servidor via FTP e instalá-lo manualmente.

Outro diferencial é a garantia de devolução do dinheiro dentro dos primeiros 45 dias de contratação em caso de o usuário não ficar satisfeito com o serviço. Alguns provedores realizam esse ressarcimento somente a partir de planos premium.

Se a possibilidade de transferir o domínio for um empecilho para mudar de provedor, talvez esse seja um incentivo a mais para tentar. A FastComet também apresenta outras vantagens em relação aos demais:

  • os já citados backups diários gratuitos e rápidos;
  • auxílio na restauração de versões mais antigas do site, caso necessário;
  • CDN Cloudflare gratuito;
  • serviço de migração gratuito;
  • domínio vitalício gratuito;
  • transparência na explanação de recursos e de preços.
 

Quais as desvantagens da FastComet?

Quanto às desvantagens da FastComet, podemos destacar o segundo requisito para análise de desempenho: velocidade de carregamento.

Nesse aspecto, o servidor deixou a desejar se comparado aos demais players, como GoDaddy (544ms), HostGator Cloud (412ms) e HostGator compartilhado (1113ms). A velocidade média de carregamento da FastComet, a partir de análises dos últimos 12 meses efetivada por sites de review, foi de 855ms.

Não oferecer um IP dedicado também pode ser considerado um defeito do plano mais básico da hospedagem compartilhada, assim como disponibilizar apenas sete dias de avaliação dos planos de hospedagem em cloud VPS.

 

Será que vale a pena aderir à FastComet?

A FastComet pode surpreender os usuários, especialmente pela disponibilidade de recursos gratuitos em planos mais simples.

Outro diferencial analisado, o tempo de atividade do servidor (uptime), pode adicionar valor ao portfólio da empresa, mas é algo mais comum entre os demais provedores de serviços de hospedagem.

Atendimento amigável e rápido também é uma grande vantagem, mas, assim como o uptime, tem sido percebido com mais frequência entre todos os usuários de outros serviços de suporte, especialmente com a ampla disseminação desse requisito como fator decisivo na escolha de uma empresa.

O maior problema, que talvez seja muito grave para a estratégia de visibilidade e de Marketing Digitalde qualquer negócio, é a velocidade de carregamento. O requisito é imprescindível para proporcionar uma boa experiência de acesso a páginas institucionais, blogs e e-commerces.

Sem qualidade de acesso, nenhuma página pode ter um rankeamento satisfatório nos motores de busca, que consideram essa experiência decisiva para elevar o endereço em suas páginas de resultado.

Ainda assim, o serviço de hospedagem da FastComet tem sido largamente procurado, mesmo pelo mercado brasileiro, que não conta com um data center instalado no país.

Veja um pouco mais sobre a importância de uma boa hospedagem para o seu negócio e para a visibilidade digital da sua marca!

Avalie a performance do seu site

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *