Como minha agência pode faturar mais?

Em tempos de crise, melhorar o faturamento é um dos objetivos mais buscados das agências de publicidade. Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Em conversas e reuniões com diversos proprietários de agências de propaganda e marketing, comecei a notar um certo padrão: boa parte desses gestores culpa o mercado por sua queda de receitas e aumento do churn (perda de clientes).

Em alguns casos extremos escutei, inclusive, que “sobrinhos” e pequenas agências estão desvalorizando o mercado cobrando valores baixos, abrindo mão de comissões ou aceitando fees que não cobrem os custos operacionais.

Bom… este fenômeno não vai acabar! A indústria da comunicação mudou drasticamente e o mercado passou a impor às agências — grandes, médias ou pequenas —  novos modelos de negócio e novos formatos de receita.

Os formatos de anúncios e estratégias de anos atrás já não apresentam a performance genial de outros tempos. Sim, eu sei, muitos clientes estão em busca de preço, mas você já parou para avaliar se hoje você está gerando valor pelo que é cobrado pela sua agência? Ou se este é o cliente certo para você?

Se você sente que sua agência está sofrendo com um mercado estagnado, com o corte de verba dos clientes, com a juniorização do mercado de agências, (e dos clientes) siga estas dicas para você começar a aplicar no seu negócio.

   Confira também:
  • eBook: Gestão financeira para publicitários
  • O faturamento líquido da sua agência está positivo?
  • Como rentabilizar sua agência?

Quais ações podem potencializar a lucratividade da sua agência?

Confira, a seguir, as ações que podem aumentar a lucratividade na sua agência!

Melhore a precificação

Precificar seus serviços é mais do que calcular entradas e saídas. Você sabe qual é o real valor do trabalho que você está fornecendo ao cliente? 

O preço baseado em valor não é fácil de implementar e há aqueles que argumentam contra esse método, mas a verdade, é que o preço baseado apenas nos custos incorridos por sua agência com uma porcentagem de marcação prejudica o valor da parceria com sua agência.

Considere quais serviços devem ser baseados em custos e quais serviços podem ser avaliados por valor:

  • A marca e o histórico de sucesso da sua agência melhoram a percepção do cliente sobre o valor de seus serviços?
  • Você prejudica sua credibilidade oferecendo um desconto imediato, seja baseado na concorrência ou no budget do cliente?
  • O que você pode cobrar e como você pode apresentar esse custo de uma maneira que mostre o valor da sua agência?
  • Você está usando análises para mostrar como sua empresa está criando valor para o cliente?
  • Precifique pelo valor, abuse dos seus cases de sucesso e entenda o cenário do cliente antes de fazer sua proposta.

Você tem dificuldades na hora de precificar os seus serviços? Preparamos uma calculadora para te ajudar nessa missão. Clique aqui para acessar a ferramenta.


Aprimore suas contas atuais

Embora a conquista de novos clientes seja muitas vezes o foco de receitas crescentes, pequenos objetivos conquistados por meio dos seus clientes habituais podem ser muito mais eficazes para melhorar a rentabilidade de sua agência.

Os gerentes de atendimento devem estar treinados a estabelecerem metas para o crescimento orgânico de suas contas.

Fazer verificações anuais ou semestrais do cliente para determinar a saúde do relacionamento é uma boa prática a ser empregada, pois isso lhe dá a oportunidade de analisar a satisfação do cliente com seus serviços e determinar as oportunidades de marketing inexploradas.

Os gerentes de conta também devem enviar informações sobre novas tendências e estratégias e plataformas emergentes que possam beneficiar os objetivos do cliente regularmente.

No entanto, isso não deve ser uma prática de simplesmente enviar links para artigos interessantes e materiais genéricos. O gerente de contas precisa ser capaz de discutir como a tendência é relevante para o setor do cliente e incluir informações sobre os sucessos anteriores que sua equipe alcançou usando a tática.

Crie canais de venda mais estáveis

Muitas agências lidam com a frustração da “festa ou fome”. Em um trimestre os resultados estão lhe causando alegria e no próximo você está preocupado se as demissões serão necessárias.

Além disso, a escala em uma agência é difícil de se alcançar. Pois, mais negócios significam mais pessoas, mais espaço de escritório e mais recursos sendo consumidos.

Muitas agências estão se voltando para a criação de fontes de receita adicionais para sua empresa, que podem ajudar a estabilizar o fluxo de caixa e usar os recursos que já possuem internamente.

Por exemplo, algumas agências inovaram e produziram seus serviços através da venda de modelos de design como a freepik.com ou pela criação de um produto SaaS (Software ou Solução Vendida como Serviço).

Considere como você pode aplicar as habilidades da agência a um modelo de negócios diferente, criar um produto comercial ou empacotar seus serviços e conhecimento em uma ferramenta ou produto que as pessoas dentro do seu target consideram valiosas.

Considere ter um funil de vendas

Os novos canais não estão complementando a sua meta em 100%? Considere estruturar um funil de vendas para prospecção de novos negócios. O cuidado para estruturar um processo comercial ativo é o consumo do tempo de sua equipe.

Uma das maiores fontes de tempo gasto é o ciclo de encontrar novos clientes, criar fluxo de contatos para este novo prospect e escrever propostas.

E, embora possa proporcionar grandes expansões de receita para a agência, também pode levar a muito tempo perdido — e lucratividade. Isso é especialmente problemático se você não tiver um método para qualificar clientes ou verificar adequadamente o interesse às necessidades do prospect antes de enviar uma proposta.

Muitas vezes, as agências queixam-se de descobrir que o cliente estava “apenas olhando” (Pois é, não é só no shopping que se ouve isso).
Para reduzir o tempo gasto em prospects não comprometidos ou que você ainda não tem relacionamento, considere criar modelos de email e mensagens padrão e abuse das estratégias de Inbound Marketing.

Para ser mais assertivo, siga as seguintes dicas:

-utilize seu time comercial para criar listas de potenciais clientes;

– avalie a presença digital e seus conteúdos;

– faça um filtro para abordagem somente de clientes que se encaixem no perfil de serviços que sua agência tenha melhor desempenho;

– utilize estratégias de Inbound e Outbound Marketing para conectar com seus futuros prospects;

– faça uma análise periódica do seu funil Prospecção > Consideração > Avaliação > Compra;

– calcule qual é o volume de prospecção necessária para que você atinja as metas comerciais da agência.

Concentre-se na produtividade da equipe

O maior valor da sua agência é a sua equipe. Esses são seus ativos mais importantes e valiosos. A otimização da taxa de produtividade (o percentual de tempo gasto com o trabalho vinculado a receitas) de seus funcionários, essencialmente desenvolvendo e identificando membros da equipe mais produtivos e eficientes, terá um grande impacto em seus lucros – especialmente se você fizer principalmente um trabalho baseado em Jobs.

Se você ainda não mensura a produtividade da sua agência com objetivos estratégicos para se tornar mais rentável, considere o uso de uma ferramenta de timesheet para esclarecer a eficiência de sua equipe, a tomada de decisão do seu tráfego e a lucratividade do job.

Para concluir, é importante entender que as regras do jogo estão mudando constantemente e a cada década que passa essas mudanças tendem a ser mais agressivas e rápidas. Adapte-se, evolua e mantenha-se no tabuleiro como vencedor.

Quer conhecer a ferramenta que vai otimizar a produtividade do seu time? Conheça o timesheet e entenda tudo o que esse recurso pode oferecer para sua agência.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.