Por Raissa Serique

Freelancer da Rock Content.

Publicado em 20 de outubro de 2019. | Atualizado em 25 de março de 2020


As ferramentas para criação de conteúdo interativo são apoios importantes na construção de materiais interativos alinhados a uma estratégia de marketing efetiva. Elas ajudam a implementar os materiais interativos e podem facilitar — e muito — a criação deles. Em resumo, podem ser as responsáveis pelo sucesso do seu conteúdo interativo.

Se você trabalha com marketing, sabe que nem sempre conseguimos atrair a atenção do público do jeito que esperávamos. Conseguir essa atenção tem se tornado um desafio maior a cada dia.

E as ferramentas para criação de conteúdo interativo podem ser um ponto a favor nessa disputa por atenção.

Mesmo quem tem bons resultados na estratégia de marketing sabe que a tendência é procurar novas formas de chamar a atenção de clientes e prospects. Afinal, na internet tudo é dinâmico.

E, por falar em dinamismo, a interatividade é uma das apostas que as empresas estão fazendo para entrar nessa briga. Por isso, procurar formas de criar conteúdos interativos de qualidade se tornou uma necessidade no setor.

As ferramentas para criação de conteúdo interativo ajudam na produção desses materiais sem a necessidade de se preocupar com aspectos que não fazem parte do marketing, como a programação.

Neste post, vamos passar pelos seguintes pontos:

Se interessou? Continue lendo!

 

Qual é a importância do conteúdo interativo para uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

O conteúdo interativo está se tornando importante e ocupando um lugar especial no Marketing de Conteúdo das empresas que já perceberam que a interatividade é uma saída para chamar a atenção do público.

Além disso, os conteúdos interativos se tornaram uma forma de entender melhor o público, já que os dados fornecidos por ele permitem que as empresas percebam melhor o comportamento e a forma de pensar da audiência.

A persona da empresa pode ser melhor trabalhada e se tornar mais real. Com isso, a comunicação fica mais efetiva, alcançando as dores e os desejos do público e, consequentemente, gerando mais leads e mais vendas.

Além disso, a própria percepção das pessoas sobre a empresa melhora, aumentando a percepção de autoridade e o valor da marca em longo prazo, isso em uma visão macro.

Pensando no micro, os conteúdos interativos têm imenso potencial de viralização, gerando mais compartilhamentos, comentários e ações nas redes sociais. Também traz tráfego orgânico, melhorando o SEO.

Tudo isso é resultado de proporcionar uma experiência inovadora ao público, deixando de mostrar o conteúdo de uma forma estática, onde não há interação das pessoas. No conteúdo interativo, elas fazem parte da construção da resposta.

Para explicar esse e outros aspectos do conteúdo interativo, nosso CMO, Vitor Peçanha, gravou um vídeo especialmente para explicar o conceito. Assista a seguir!

 

Quais são as ferramentas para criação de conteúdo interativo mais usadas? 

Como os conteúdos interativos são relativamente bem conhecidos e divulgados fora do Brasil, já existem algumas ferramentas para criá-los.

Algumas são voltadas exclusivamente para esse fim, enquanto outras, por serem mais versáteis, precisam de alguns ajustes para criarem o conteúdo interativo ideal.

Vamos citar as mais usadas do mercado e explicar um pouco sobre cada ferramenta, para que você decida qual se encaixa no seu negócio. Acompanhe!

1. ion interactive

A ion é uma das melhores ferramentas para criação de conteúdo interativo. Afinal, ela tem uma biblioteca impressionante de templates totalmente customizáveis e de fácil usabilidade.

Também há diferentes formatos para produção de conteúdo interativo, como infográficos, ebooks, calculadoras, landing pages e quizzes, além de white papers, assessments e lookbooks.

Veja abaixo um exemplo de calculadora interativa que foi criada pela Lansinoh com a ferramenta.

ion interactive

2. Contentools

A Contentools é uma ferramenta muito conhecida no mercado, pois disponibiliza materiais voltados para a geração de leads. Com ela, é possível criar conteúdos estáticos e dinâmicos.

Na parte de conteúdos interativos, dá para criar variados materiais em formatos diferentes, como mapas, quizzes, calculadoras, infográficos e landing pages.

contentools ferramenta interativa

3. SurveyMonkey

SurveyMonkey é uma ferramenta excelente para a criação de pesquisas, testes e quizzes interativos, armazenando os dados que depois podem ser usados para a melhoria da comunicação do marketing.

surveymonkey

4. Thinglink

Thinglink é uma das ferramentas mais conhecidas do mercado, pela sua versatilidade e facilidade na criação de conteúdos interativos variados.

É possível usar da ferramenta para fazer vídeos e mídias em 360 graus, usando de informações adicionais, áudios, anexos e links da internet.

Thinglink

5. MapMe

O MapMe é especificamente voltado para a construção de mapas interativos. Uma vantagem é que as empresas podem construir mapas, com base na sua estratégia de marketing, e permitir que os usuários insiram dados importantes.

6. Apester

Apester é uma ferramenta que procura manter o engajamento dos usuários, visto que permite oferecer novos conteúdos após a interação com o conteúdo interativo e facilita o compartilhamento nas redes sociais.

Isso facilita a viralização e a geração de tráfego orgânico.

Com ela, é possível criar materiais interativos, como pesquisas, testes, enquetes e questionários.

Usando da ferramenta, a batata frita Lays aumentou o alcance de suas publicações nas redes sociais ao criar um concurso onde as pessoas votavam nos sabores de batata favoritos e eram orientados a acessar conteúdos relativos a suas respostas.

apester

7. Qzzr

O Qzzr é uma das ferramentas mais conhecidas para a criação de quizzes interativos. Há uma parte gratuita, que, mesmo com algumas funções restritas, permite testar a ideia do quiz sem custo algum.

Para quem está começando e quer testar o uso de conteúdos interativos em sua estratégia, é uma ótima ferramenta.

Além disso, ela trabalha com três tipos de criação de quiz, o que permite a aplicação em variadas ideias. Com ela, dá para criar quizzes de teste de personalidade, de lista ou de pontuação.

8. Playbuzz

O Playbuzz é uma plataforma também gratuita, com várias opções de construção de conteúdo interativo. Além disso, disponibiliza dados e métricas dos usuários.

Outra vantagem é a comunidade onde as pessoas mostram ideias e materiais produzidos, gerando um ciclo virtuoso de criatividade.

9. Calculoid

A Calculoid é outra ferramenta bem conhecida do mercado, já que é especificamente voltada para a criação de calculadoras interativas. Assim, permite que esse tipo de conteúdo seja usado em diversos nichos, pois é bem simples de usar.

Calculoid

10. Involve.me

A Involme.me é uma plataforma que disponibiliza a criação de conteúdos interativos para gerar engajamento no público. A criação de conteúdo nessa plataforma é bem simples, visto que há uma biblioteca cheia de templates facilmente customizáveis.

11. Outgrow

A Outgrow tem uma série de templates para variados formatos de conteúdos interativos. Não é necessário conhecer de programação para usar da plataforma.

É talvez uma das ferramentas mais focadas no design e na estética desses materiais.

12. SurveyAnyplace

A ferramenta SurveyAnyplace é focada na criação de questionários interativos que também indicam novos conteúdos de acordo com as respostas dos usuários.

 

Como aplicar tais ferramentas em uma estratégia de marketing de conteúdo?

As ferramentas para criação de conteúdo interativo podem gerar várias oportunidades de negócios para quem as aplica em uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem planejada e estruturada.

Elas podem gerar resultados muito positivos, desde que alguns fatores estejam alinhados:

É importante testar também as interações, para evitar erros como links quebrados ou CTAs que não levam a lugar algum.

As ferramentas para criação de conteúdo interativo são companheiras na construção de conteúdos interativos que envolvem o usuário e podem ajudá-lo a se transformar em um cliente. Isso é feito ao mostrar formas de resolver um problema em que ele se encontra e entender como o produto ou o serviço da empresa pode auxiliá-lo nessa jornada.

E a melhor forma de você entender melhor como esse conceito pode ser aplicado é com o nosso ebook completo sobre conteúdos interativos!

Tudo sobre conteúdo interativoPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *