Por Amanda Gusmão

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 20 de novembro de 2019. | Atualizado em 17 de março de 2020


Descobrir as melhores ferramentas para geração de leads e como elas funcionam é imprescindível para criar uma estratégia de Marketing Digital consistente e que gere resultados para o negócio.

A fórmula para aumentar as vendas é simples: basta conseguir mais tráfego para o site, construir uma audiência consistente e, então, convertê-la em clientes, certo? Mas, para isso acontecer de forma eficiente, é preciso adotar algumas ferramentas de geração de leads.

Com elas, é possível criar conteúdos interativos, ofertas, materiais diferenciados e gratuitos, que vão convencer o potencial cliente a se conectar com a empresa. Assim, vão deixar seus contatos e, claro, algumas pistas sobre os assuntos de seu interesse.

Mas como elas funcionam? Quais são as melhores? Considerando essas dúvidas mais comuns, criamos este post para explicar:

Saiba como atrair leads para seu negócio distribuindo conteúdos únicos e gerenciando essa captação para conquistar o máximo de conversões possíveis!

 

O que são e como escolher as ferramentas de geração de leads?

Ferramentas para geração de leads são programas que automatizam e organizam ações de atração de potenciais clientes. Portanto, elas atuam na execução da estratégia de marketing idealizada para as primeiras etapas e interações do funil de marketing.

Elas podem ter diferentes abordagens, como a geração de lead on-page, de Marketing de Conteúdo, CRO, email marketing, de pesquisa de palavra-chave ou de gerenciamento completo.

É importante ressaltar que, ainda que seja uma ferramenta para as primeiras etapas do funil, ela precisa oferecer soluções que automatizem e também qualifiquem as captações de potenciais clientes. Dessa forma, ao escolher qual das ferramentas de geração de leads adotar, considere:

  • variedade de recursos disponíveis na ferramenta;
  • potencial de Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • qualidade de seu User Experience (UX), já que ela deve ser operacionalizada por profissionais que não necessariamente entendam sobre códigos e programação;
  • capacidade para integração com outros sistemas, como o de email marketing, de plataformas para gestão de clientes, entre outros.

É claro que as especificidades do seu negócio também devem ser consideradas, assim como a autoridade da empresa desenvolvedora no mercado.

Afinal, estar entre as melhores ferramentas de geração de leads implica a necessidade de manter a solução em constante evolução.

 

Quais as principais ferramentas para a geração de leads?

Agora que descobriu a importância de usar as ferramentas para gerar leads, é hora de conhecer algumas opções. Veja a nossa lista!

1. OptinMonster

O OptinMonster é uma ferramenta online para geração de leads com ampla diversidade de integrações, o que é muito positivo. Ela permite conectar sua ferramenta com sistemas de automação de email marketing, CRM, entre outros.

Suas funcionalidades na captação de leads também são avançadas, permitindo criar regras para a segmentação inicial do público, de acordo com a localização de seu dispositivo, status de atividade ou inatividade, além de ações estratégicas, como:

  • desenvolver diferentes campanhas por páginas do site;
  • monitorar gatilhos inseridos para chamar atenção dos visitantes que estejam deixando a página antes de serem captados;
  • criar oportunidades e promoções para visitantes que estejam retornando ao site.

A solução tem versões para indústria, e-commerce e agências, mas não existe suporte ou atendimento no Brasil.

2. WooRank

A WooRank, que está baseada em Bruxelas, é uma ferramenta para gestão de leads. Dessa forma, abriga mais soluções do que apenas a captação de potenciais clientes para o negócio.

Ela automatiza interações com os visitantes do site, que podem ser convidados para assinar a newsletter ainda nos primeiros minutos de acesso.

O módulo para geração de leads é chamado Lead Gen. Ele promete realizar análises instantâneas dos dados recolhidos nos registros dos visitantes, além de relatórios personalizáveis e boa interface para o usuários.

Seu carro-chefe, no entanto, é a otimização de sites com soluções em SEO, dando foco maior a ferramentas de monitoramento de palavra-chave, rastreador de páginas, monitoramento de SEO e plugins de otimização.

3. Quora

Nada melhor do que responder as dúvidas dos seus potenciais clientes para conquistá-los, certo? É com esse princípio que o Quora trabalha.

A rede social permite que você interaja com outros usuários que estejam com dúvidas relacionadas a determinado assunto.

Da mesma forma, é possível criar perguntas e interagir com aquelas pessoas que se interessarem pelo tópico. Mas, para atrair leads, o ideal é que a empresa se posicione como autoridade, ou seja, quem tem as respostas para as dores e dificuldades para seus clientes.

O ponto positivo do Quora é que os leads que interagem na rede social já estão demonstrando qual sua dúvida, buscando respostas para o problema a ser solucionado. Por isso, interagem mais ativamente com quem está disposto a trazer uma solução.

Mas exige uma atuação constante, como a gestão de redes sociais. É preciso criar um perfil atraente, que transmita autoridade, fazer publicações relevantes, seguir temas relacionados com as soluções da empresa e que interessam seu público.

Além, é claro, de ser útil nas respostas de forma ágil, para não dar chance à concorrência.

4. Leadfeeder

O Leadfeeder é uma solução de rastreamentos dos visitantes e ajuda as empresas a gerar mais leads com seus relatórios e análises em tempo real. Entre suas ferramentas estão a geração de potenciais clientes, respostas automáticas e qualificação de leads.

A ferramenta se baseia no Google Analytics como base de dados para monitorar a qualidade dos leads em visita, usando, para isso, seus domínios ou localização do dispositivo.

Com isso, quando uma pessoa visita seu site, o Leadfeeder envia uma mensagem ao gestor indicando tal comportamento.

Na sequência, a empresa pode seguir o lead de volta no momento certo, ou seja, quando a marca ainda está na memória do potencial cliente. Ele também oferece bons níveis de integração com outras ferramentas tradicionais do marketing, inclusive o Hubspot.

Além disso, oferece uma versão gratuita com um número de soluções e manutenção de dados reduzidos. Seu foco, porém, é apenas no B2B.

5. Sendinblue

O Sendinblue promete crescer, vender e engajar, e ainda se apresenta como a solução para fazer o email marketing da forma correta. Ele permite criar landing pages personalizadas com muita facilidade, além de unir os canais de email, chat e SMS em uma mesma ferramenta.

Seu site está repleto de conteúdo interativo, o que prova que sua percepção de mercado não é apenas uma forma de chamar atenção do público. Eles, de fato, vivem essa filosofia.

Sua gama de público-alvo é mais extensa, oferecendo soluções para profissionais autônomos de marketing, startups, agências, empresas, e-commerces e até instituições públicas.

Por esse motivo, tem ferramentas mais generalistas, que podem gerenciar tanto a captação de leads, como fazer sua segmentação, criar fluxos de email marketing e fazer sua gestão no CRM.

6. Unbounce

O Unbounce é uma ferramenta de geração de leads com foco na construção de landing pages e permite fazer isso com uma experiência de usuário única. No sistema de pegar e arrastar os plugins, é muito simples criar páginas para captação de potenciais clientes.

Tem boa capacidade de integração com outras ferramentas e oferece soluções como teste A/B, estatísticas dos visitantes e conexão com o Adwords.

Entre suas especialidades e indicadores mais utilizados em seus relatórios de desempenho, estão o Custo por Clique, em inglês, Pay-per-Click (PPC), Social Ads e email marketing. Seu foco, porém, está direcionado para as agências, SaaS e e-commerces.

7. ion interactive

A ion interactive também é uma solução completa, que atende a diferentes tipos de negócios. A ferramenta gera leads por meio de diferentes tipos de conteúdos interativos, como infográficos, calculadoras, quizzes, ebooks, landing pages etc.

Ela também permite fazer o acompanhamento do desempenho das campanhas, analisando os formatos de conteúdos que mais convertem com cada tipo de segmento e perfil de lead. Tem ótimo nível de integração com outros sistemas.

Além disso, o sistema tem alto valor na usabilidade. É fácil criar ações de marketing personalizadas com o Program Builder. Além do suporte oferecido pela plataforma, também é possível acessar os treinamentos de design e marketing para otimizar suas ações junto aos clientes.

A plataforma também oferece sugestões e ideias instantâneas durante a execução ou cadastramento de campanhas para geração de leads. Assim, garante que o usuário — seja agência, seja empresa — consiga realizar ações mais eficientes.

8. Bume

Bume é uma ferramenta brasileira de gestão no marketing e vendas por meio das redes sociais.

A plataforma permite que você capture os leads de duas formas: criando uma landing page exclusiva para as redes sociais ou registrando os dados de quem deseja participar de sua lista de Melhores Amigos no Instagram. 

Na primeira forma, você tem autonomia para personalizar as informações necessárias para incentivar a conversão em um layout pré definido pelo sistema. Você pode adicionar os campos que fazem mais sentido para o seu negócio e qualificar o interesse das pessoas atraídas. 

Já na segunda opção, você cria e automatiza um processo que adiciona e remove as pessoas de sua lista de Melhores Amigos no Instagram sem a necessidade de fazer isso manualmente.

O interessante dessa ferramenta é que as páginas de captura são feitas exclusivamente para as redes e por isso, é muito mais fácil criar sua lista de leads.   

Com o uso dessas ferramentas de geração de leads, é possível criar interações personalizadas, que engajam e atraem a atenção do público sem grandes custos para o negócio.

À medida que eles avançam no funil e vão sendo segmentados, os times de marketing e vendas podem atuar naqueles com potencial de negócio mais relevantes.

Para a saúde e manutenção da empresa no mercado, é importante gerar um bom volume de oportunidades de negócio. As ferramentas de geração de leads garantem que isso seja feito com qualidade operacional e no relacionamento com o cliente.

É indiscutível, por exemplo, o efeito dos conteúdos interativos na audiência, não é mesmo?

Eles podem ser utilizados em diversos momentos do funil de marketing. Quer saber como funcionam na conversão de vendas? Então, leia sobre como gerar receita com conteúdos interativos.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *