23 Ferramentas de Inbound Marketing que você precisa conhecer!

6 Ferramentas de Inbound Marketing que você precisa conhecer!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O principal desafio de quem trabalha com marketing digital é conseguir mensurar os resultados das ações realizadas.

Essa é uma área que oferece muitas possibilidades. Porém, é preciso desenvolver estratégias bem fundamentadas para que os objetivos sejam alcançados.

Nesse sentido, utilizar ferramentas de inbound marketing é uma das maneiras mais eficientes de conseguir mostrar resultados, conquistar novos clientes e educar o mercado.

Atualmente, existem plataformas completas, de baixo custo e simples de utilizar, voltadas principalmente para quem tem uma rotina muito corrida e precisa acessar os números da empresa facilmente.

Se esse é o seu caso, você está no lugar certo! Fizemos uma lista com 22 ferramentas de inbound marketing que você precisa conhecer! Para facilitar, separamos nas seguintes categorias:

  • SEO;
  • palavras-chave;
  • Analytics;
  • automação de marketing;
  • gerenciamento de tarefas e equipes;
  • CRM;
  • email marketing;
  • landing page;
  • redes sociais.

Confira!

SEO

1. SEMrush

O SEMrush é uma das melhores plataformas para quem trabalha com SEO e marketing de conteúdo. Com ela, você consegue:

  • visualizar seu tráfego mensal;
  • analisar como a concorrência está trabalhando;
  • descobrir quais palavras-chave você está ranqueando;
  • e identificar quais sites estão linkando para o seu blog (backlinks).

Preço

Possui uma versão gratuita com algumas limitações, mas, mesmo assim, é bem interessante.

2. Avaliador de Títulos

O Avaliador de Títulos é uma ferramenta desenvolvida pela equipe da Rock Content.

Sabemos que o título é um dos principais fatores para atração dos usuários e ranqueamento no Google. Portanto, ele precisa ser de qualidade.

Nessa plataforma, o título é avaliado em relação ao seu tipo, tamanho e escaneabilidade.

Preço

Gratuita.

3. Máquina de Títulos

Você já deve ter passado por aquele momento em que acontece um bloqueio criativo, não é mesmo? Você teve uma ideia, mas não consegue desenvolver um bom título para o conteúdo.

É nessa hora que entra a Máquina de Títulos, desenvolvida pela Rock Content em parceria com a RD Station. Para utilizá-la, basta acessar o site, inserir 3 palavras-chave e obter insights para o seu blog. Simples assim!

Preço

Gratuita.

4. Ahrefs

O propósito do Ahrefs é semelhante ao SEMrush. Porém, você tem acesso a uma das análises de links mais completas do mercado. Você encontra relatórios detalhados sobre os seus backlinks, palavras-chave e conteúdos.

Preço

Planos a partir de 99 dólares por mês.

Palavras-chave

5. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é essencial para quem quer fazer uma busca detalhada por palavras-chave. Essa ferramenta é integrada ao Google AdWords e mostra as tendências dos conceitos buscados.

Vale ressaltar que você deve ter uma conta no AdWords para utilizar a pesquisa de palavras-chave. Você não precisa ter um anúncio rodando — mas, se tiver, conseguirá ver dados mais específicos.

Preço

Gratuita, mas necessita de um cadastro no Google AdWords.

6. Keyword Tool

O Keyword Tool funciona como se fosse aquele autocompletar quando se faz uma pesquisa no Google, sabe? Ele te dá ideias de termos relacionados, mostrando as buscas recorrentes.

A versão gratuita não mostra o volume de buscas, mas, mesmo assim, vale a pena.

Preço

Possui uma versão gratuita sem apresentar os volumes de busca.

7. Answer The Public

O Answer The Public é uma plataforma de busca de palavras-chave bem interessante. O objetivo é justamente perguntar para os usuários o que eles gostariam de saber sobre determinado tema.

A ferramenta é baseada nos resultados do Google e mostra diversas oportunidades para você explorar nos seus conteúdos.

Preço

Gratuita.

Se você ainda tem dúvidas de como utilizar as palavras-chave no seu blog, acesse o nosso guia definitivo de palavras-chave!

Analytics

8. Google Analytics

O Google Analytics é essencial para monitorar sites e blogs. É possível ter dados do seu tráfego, das suas conversões, das redes sociais e de campanhas de mídia paga.

Para quem trabalha com marketing de conteúdo e quer ver os resultados aparecerem, precisa utilizar essa plataforma! Vale lembrar que quem utiliza o conteúdo como uma ferramenta estratégica consegue 2 vezes mais visitas e 3 vezes mais leads.

Preço

Gratuita.

O Google Analytics oferece inúmeras possibilidades para alavancar o seu blog. Confira como trabalhar com ele corretamente: baixe o guia definitivo do Google Analytics!

Automação de marketing

9. RD Station

O RD Station é a plataforma de automação de marketing desenvolvida pela Resultados Digitais, uma empresa brasileira. Com ela, você cria fluxos de email para nutrir seus leads, campanhas de email marketing, landing pages, testes A/B e ainda conta com o lead scoring.

Portanto, essa ferramenta possui todas as funcionalidades necessárias para quem deseja se destacar no inbound marketing.

Preço

O valor dos planos variam de acordo com a sua necessidade.

10. HubSpot

Principal responsável por disseminar o inbound marketing no mundo, a HubSpot possui uma ferramenta de automação de marketing bem completa.

Por meio desse software, você cria landing pages, faz testes A/B, gerencia leads e avalia os resultados das suas campanhas.

Preço

Planos a partir de 200 dólares por mês.

11. Active Campaign

Com o Active Campaign, você desenvolve fluxos de nutrição de contatos, cria engajamento automático com o público por meio de emails de boas-vindas, de aniversário, acompanhamento de ações.

Você ainda conta com uma segmentação e dados completos sobre a sua persona.

Preço

Planos a partir de 17 dólares por mês.

Gerenciamento de tarefas e equipes

12. Trello

Sabe aqueles post-its que eram (e ainda são) utilizados para organizar ideias, lembrar de tarefas e desenvolver projetos? O Trello foi criado exatamente pensando neles.

Você cria cartões com as suas atividades, estabelece prazos e inclui outros membros da equipe. Depois disso, basta arrastar os cartões de acordo com o desenvolvimento da tarefa: a fazer, em andamento ou concluído.

Preço

Gratuita.

13. Asana

O Asana é ideal para quem possui muitas tarefas, já que é uma das ferramentas mais completas do mercado. É possível gerenciar os seus projetos, organizar as tarefas por membros da equipe e definir metas.

Preço

Possui uma versão gratuita para até 15 usuários.

14. Pipefy

Apesar de o site do Pipefy ser em inglês, a empresa é brasileira.

O interessante dessa plataforma é que, além do processo tradicional de gerenciamento, ela ainda oferece a etapa “pausado”. E você pode criar outras de acordo com a sua necessidade.

Preço

Possui uma versão gratuita para até 10 usuários.

15. Studio

Uma das ferramentas desenvolvidas pela Rock Content para a gestão completa de agências. A partir dele, você consegue organizar o seu fluxo de trabalho, controlar o financeiro e otimizar os resultados.

Preço

Além de uma conta gratuita, você pode agendar uma reunião com um consultor a fim de saber qual é o plano premium mais apropriado para o seu negócio.

CRM

16. Pipedrive

O Pipedrive é um CRM de vendas que une todas as informações dos usuários em um funil de vendas virtual, permitindo a visualização rápida de toda a estratégia.

Além disso, com ele, você tem acesso aos clientes de forma organizada, contatos em potencial e ainda é notificado sobre quais ações precisam da sua atenção.

Preço

Planos a partir de 10 dólares por mês.

17. HubSpot CRM

Além da ferramenta de automação de marketing, a HubSpot também oferece o serviço de CRM para pequenas e médias empresas. Entre as diversas funcionalidades, vale destacar o controle automático das interações dos clientes, seja por email, social media ou ligações.

Preço

Gratuita.

Email marketing

18. MailChimp

O MailChimp é uma das plataformas de email marketing mais conhecidas, principalmente pela facilidade de uso, eficácia e baixo custo.

Ele permite que você gerencie toda a sua estratégia, incluindo automação de marketing, abandono de carrinho e muito mais!

A versão gratuita oferece várias funções, e você ainda conta com um aplicativo para acompanhar a evolução das suas campanhas.

Preço

Gratuita.

19.Mailify

Mailify é uma empresa de origem francesa que oferece um software fácil de se utilizar, e já está ganhando muitos clientes pela Europa. Ao fazer a conta inicialmente não se precisa adicionar nenhum cartão de crédito, e automaticamente te dá 1.000 emails e 10 SMS de graça.

Embora seja uma ferramenta francesa, ela já foi traduzida por completo ao Português e ainda oferece ajuda ao cliente sem nenhum custo extra. Mailify também oferece várias planilhas com designs feitos por profissionais que permitem personalizar tudo que você quiser.

Na hora de fazer um email, Mailify conta com várias planilhas feitas por profissionais com um editor muito fácil de usar (drag and drop). Além disso, todas as planilhas são altamente personalizáveis – para seus emails refletirem a sua marca!
Use a automação de campanhas de emails para que elas sejam enviadas sozinhas, economizando o tempo de todo mundo na sua equipe! Emails com um desconto de aniversário ficaram muito mais fáceis de ter.

Com estatísticas em tempo real, e testes A/B, fica muito mais fácil ver o que está funcionando e o que deixa a desejar. Mailify também ajuda com a segmentação da sua base de contatos.  Integrações incluem WordPress, Magento e Shopify.

Preço

1.000 email gratuitos

Landing page

20. Unbounce

Se você precisa de uma ferramenta de inbound marketing voltada para a criação de landing pages, precisa conhecer a Unbounce.

Ela utiliza o mecanismo de “clicar e arrastar”, no qual permite que você crie a sua página como preferir, de forma totalmente personalizável.

Preço

Planos a partir de 75 dólares por mês.

21. LeadPages

A LeadPages possui uma interface simplificada. Você publica as páginas seguindo o seu objetivo, seja converter leads, fazer download de ebook, divulgar workshops e eventos.

Preço

Planos a partir de 25 dólares por mês.

Redes sociais

22. Postcron

Se você possui muitas redes sociais e sente dificuldade de gerenciá-las, o Postcron é a solução! Ele permite que você agende postagens para o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Google+, Pinterest e Instagram.

Preço

Planos a partir de 29,99 dólares por mês para até 15 contas nas redes sociais.

23. Buffer

O Buffer é uma das ferramentas mais completas para gerir as suas redes sociais. Você otimiza o tamanho das suas imagens para cada canal e ainda pode criar as suas próprias por um mecanismo de edição da plataforma.

Preço

Possui um plano gratuito para apenas uma rede social. Os outros começam a partir de 10 dólares por mês.

23. Buzzsumo

O Buzzsumo é um obrigatório para quem trabalha com redes sociais e pretende aumentar a visibilidade da marca nesses canais. De acordo com a pesquisa, ele aponta quais conteúdos tiveram mais interação.

Essa é uma ótima maneira para verificar quais textos estão com maior relevância e tirar insights para criar conteúdos de qualidade e que terão mais chances de ser compartilhados nas redes sociais.

Preço

Gratuita.

Trabalhar com ferramentas de inbound marketing é essencial para compreender como a sua estratégia está se desenvolvendo. Como tudo é feito pela internet, é fácil visualizar os resultados de qualquer lugar, e você ainda pode compartilhar com quem for necessário.

Com os relatórios em mãos, você tem embasamento para conseguir mais investimento na área de marketing, um setor fundamental para o sucesso qualquer empresa.

Agora que você já conhece as principais ferramentas de inbound marketing, que tal descobrir como gerar mais tráfego para o seu blog?

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.