A importância do uso de ferramentas de marketing para IEs

ferramentas de Marketing para IEs

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não é novidade para gestores e mantenedores que a saúde de uma instituição de ensino está conectada ao equilíbrio e execução de atividades pedagógicas e estratégicas.

Da seleção e admissão de docentes até a escolha de ferramentas de marketing para IEs, tudo precisa ser minuciosamente acompanhado para atingir um alto nível de gestão.

Diante de um contexto atarefado (e, por que não, caótico?) é possível ver uma tendência dentro do cenário educacional: muitas instituições de ensino, na tentativa de facilitar os processos de administração, estão buscando automatizar e informatizar suas tarefas.

Com essa necessidade, surgem também ferramentas digitais específicas para o segmento da Educação.

Ainda não está familiarizado com o tema ou está com medo de se jogar na tecnologia? Tudo bem!

Reunimos neste post 6 benefícios para lhe ajudar a entender a necessidade de digitalizar as atividades da sua escola, realocando recursos, definindo melhor seu foco de atuação e tomando decisões baseadas em evidências.

O mercado de tecnologias para educação

Antes de falar em benefícios, vamos entender melhor este mercado. Hoje, o setor de tecnologias para a educação (EdTech) é um dos que mais cresce e, segundo o futurista do DaVinci Institute, Thomas Frey, até 2030 as maiores empresas na Internet serão negócios educacionais dos quais ainda não ouvimos falar.

Na outra ponta, já temos uma quantidade de instituições que aplicam na gestão escolar (pedagógica e estratégica) o que há de mais moderno em tecnologia.

Neste cenário de inovação, também é possível identificar o crescente número de ferramentas que prometem revolucionar o modo como as instituições de ensino fazem a captação e retenção de alunos, criando um ambiente de trabalho mais atrativo e eficiente com uso de dados e estratégias de marketing avançadas.

Se há anos os players de ensino superior já utilizam dados e ferramentas, agora a tendência chegou com tudo à educação básica.

Os benefícios de uma ferramenta de marketing para educação

1. Decisões baseadas em evidências (data driven)

O principal benefício das ferramentas tecnológicas é, sem dúvida, conseguir consolidar dados e transformá-los em insights.

A tecnologia da educação tem feito um ótimo trabalho quando o assunto é a entrega de informações inteligentes para a tomada de decisões de alto impacto.

Hoje, diversas ferramentas de marketing (como o GeoEscola) entregam análises muito precisas de dados, que podem ajudar desde a evolução pedagógica até na tomada de decisões estratégica de uma escola, com informações sobre o fluxo migratório (quais escolas roubam seus alunos?) e participação de mercado — conhecimentos indispensáveis quando o assunto é captação de novas matrículas.

2. Ganho de tempo

As plataformas digitais têm outra vantagem incalculável: o ganho de tempo. Com a digitalização de algumas atividades, que antes eram feitas manualmente e tiravam energias da equipe, é possível focar os esforços no lugar certo.

Um exemplo clássico é aquele em que o mantenedor ou gestor faz todo o trabalho de marketing, desde desenhar as estratégias até criar o conteúdo da campanha.

Hoje, com apenas alguns cliques, é possível contratar uma plataforma de gestão de conteúdo, por exemplo, que administra um blog e edita conteúdos de maneira descomplicada e objetiva. O comando dessas pequenas tarefas por uma ferramenta online ajuda a melhorar o gerenciamento de tempo da equipe escolar, que pode dedicar-se à execução de tarefas de impacto pedagógico.

3. Redução de custos

Com o combo de insights, melhoria e organização das tarefas oferecidos pelas ferramentas de marketing é possível otimizar gastos e reduzir custos.

Com um planejamento feito a longo prazo é muito mais fácil fazer investimentos assertivos, que trazem resultados superiores, aumentando o ROI (retorno sobre investimento) das suas campanhas de captação, por exemplo.

Por que fazer um anúncio publicitário em um bairro que não tem alunos em idade escolar, se é possível descobrir em quais bairros moram mais alunos na faixa etária do segmento que sua escola atende e que têm os requisitos financeiros necessários para pagar o serviço que ela oferece? As ferramentas de marketing educacional são essenciais nas respostas para essas questões.

tuneduc

4. Confiabilidade das informações

Outro aspecto favorável é a fidelidade das informações que, em geral, são obtidas por meio de dados públicos, informações geradas dentro da própria instituição com a aplicação de avaliações ou acesso ao banco de dados da escola.

As ferramentas também garantem a atualização constante das informações (financeiras, de marketing ou pedagógicas) e uma interface amigável para acesso, quase sempre online.

Os microdados do Enem são um bom exemplo desse processo.

Os dados brutos são divulgados pelo Inep e plataformas como o Módulo Enem organizam as informações em relatórios extremamente úteis para coordenadores pedagógicos e professores. Relatórios entregam em poucos cliques a prioridade de estudos, distratores que “enganaram” os alunos e fragilidades históricas no exame.

Leia mais: Teste o Módulo Enem grátis por 15 dias, com dados da sua escola.

5. Mensuração dos resultados

É possível medir tudo. Com o passar dos anos, a escola terá indicadores claros do seu desempenho pedagógico e estratégico — será possível, ano a ano, medir a “saúde da escola” e tomar as medidas necessárias.

A maior parte das ferramentas consegue mensurar desde quantos professores interagiram com a aplicação em um dia/mês/ano até quantos cliques em um post blog se transformaram em potenciais novas matrículas. Medir tudo significa conseguir identificar as melhores práticas, gerar melhores resultados e fazer análises criteriosas de retorno sobre o investimento.

6. Reconhecendo oportunidades

A mais acertada prática para qualquer negócio é sempre melhorar o que você já está sendo feito. Planeje as melhorias (estruturais, pedagógicas e estratégicas) a partir do impacto que elas terão no desempenho da escola e, consequentemente, na captação e retenção de alunos — o que também significa mais recursos para a escola.

O mercado de tecnologia da educação oferece ferramentas que conseguem detalhar precisamente os pontos fortes e fracos de uma escola, auxiliando a gestão escolar na identificação de riscos e oportunidades.

Leia mais: Guia Completo de Marketing Educacional para Captação de Matrículas.

Conclusão

Não restam dúvidas de que as ferramentas de marketing vieram para promover uma revolução na gestão e facilitar o dia a dia de quem as mais diversificadas tarefas no ambiente escolar.

Agenda eletrônica, geomarketing para captação de alunos, organização e coordenação  de projetos, combate a inadimplência: todas essas atividades já são contempladas por ferramentas que têm um único objetivo: impactar positivamente nos resultados da sua escola.

Você já usa alguma ferramenta de marketing na sua escola? Compartilhe sua experiência.

Texto escrito por Amanda Bozza, do time de marketing da Tuneduc.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.