Conheça as principais ferramentas de marketing para SaaS

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Como em qualquer segmento, uma empresa baseada em SaaS (Software as a Service) também necessita de recursos apropriados para auxiliar no controle, monitoramento, mensuração de resultados e expansão.

Por isso, hoje, vamos apresentar as ferramentas de marketing digital para SaaS mais importantes. Além disso, vamos mostrar por que é importante utilizá-las para ter sucesso no negócio.

Então, descubra a partir de agora as principais ferramentas de marketing para SaaS e aproveite melhor as oportunidades que a sua empresa tem no mercado!

Por que é importante contar com ferramentas de marketing SaaS?

Com o avanço e a popularização das tecnologias de internet, como cloud computing e Software as a Service, muitas startups estão emergindo e novos modelos de serviços vem sendo prestados. O baixo investimento inicial aliado ao potencial de crescimento que esse tipo de negócio tem é o grande atrativo para os empreendedores.

O problema é que, apesar do potencial de rentabilidade, o negócio não vai se desenvolver sozinho e o empreendedor precisa usar ferramentas adequadas para medir o desempenho, bem como otimizar os processos e aumentar a produtividade das equipes de trabalho.

Se o marketing for otimizado, os resultados tendem a melhorar e gerar um crescimento acelerado para a empresa.

Melhores ferramentas de marketing para SaaS

Existem diversas ferramentas de marketing para SaaS disponível no mercado, mas nos concentraremos nas mais importantes para você não perder o foco e alcançar logo os resultados que almeja. As mais importantes são:

Google Analytics

Se você deseja impulsionar os resultados de marketing, o Google Analytics será uma ferramenta indispensável, pois dá direcionamento as campanhas.

Como ela entrega recursos que permitem rastrear a origem e analisar a interação das leads nas suas páginas SaaS, fica mais fácil conhecer o perfil do público e descobrir o que ele mais deseja consumir.

Dessa forma, as campanhas podem ser criadas com foco naquilo que realmente trará resultados. E não é só isso. Existe uma infinidade de métricas que podem ser adotadas para medir os resultados das campanhas.
O Google Analytics pode ser utilizado para estratégias de atração, conversão e fidelização de clientes.

Guia Completo do Google Analytics

Google Drive

O Google possui ferramentas incríveis e é inevitável não contar com algumas. O Google Drive é uma delas. Trata-se de um recursos de armazenamento em nuvem e compartilhamento de documentos, imagens e vídeos online.

Na hora em que você abre uma conta no Google, ganha acesso à diversas ferramentas integradas, como o Gmail, Drive, Google+, entre outras.

Essa ferramenta é ideal para grupos de trabalho remoto, onde o envio e recebimento de materiais, bem como a execução e gerenciamento das atividades são realizadas via internet.

Na versão gratuita, você terá até 15 GB de espaço disponível. Se precisar de mais, basta escolher uma versão paga e terá acesso a recursos mais aprimorados.

Kissmetrics

Apesar de ser parecido com o Google Analytics, o Kissmetrics é mais específico, analisando não só o volume e páginas mais visitadas, como também acompanhando as ações individuais de cada usuário que interage nas páginas do seu produto SaaS.

Ou seja, você acompanha os visitantes e usuários do produto, em vez de somente as visitas. Essa é uma mão na roda para a equipe de marketing, já que poderão conhecer melhor o perfil do usuário.

Amplitude

Amplitude é uma ferramenta que possibilita a equipe de marketing verificar o comportamento do visitante durante a navegação pelas páginas do SaaS e tracking de usuários, auxiliando a equipe de desenvolvimento na criação e modelagem de produtos e serviços mais adequados aos interessesdemonstrados.

Muitas startups usam o Amplitude para analisar a aceitação de novas ideias e validar ou abandonar o lançamento de novos produtos e serviços. A experiência do usuário é levada em consideração na análise.

Studio

Studio é uma ótima solução quando o assunto é gestão de projetos para equipes de marketing, pois ajuda a organizar e monitorar o andamento das tarefas individuais e o fluxo de trabalho geral do grupo. 

Suas funções são ideias para o planejamento, implementação e controle de campanhas de marketing.

Para o gestor da equipe, fica mais fácil saber o que cada integrante está fazendo, em tempo real, e ter uma previsão precisa de quando as tarefas serão entregues. Consegue visualizar mais facilmente os gargalos, resolver conflitos e, mais importante, adotar um fluxo de entrega contínua.

Quantcast

Se a sua equipe de marketing precisa de eficiência no direcionamento dos anúncios, o Quantcast vai ser a ferramenta ideal. Ele se divide em dois segmentos e entrega serviços complementares como o Measure e o Advertise.

Enquanto o primeiro foca em analisar e compreender o perfil do usuário, como visitas, interações, características demográficas, estilo de vida e quais usam dispositivos móveis para acessar o SaaS.

O segundo entrega soluções de publicidade sob medida, alinhadas a essas informações. Isso permite que o negócio tenha resultados maiores com menos investimentos em marketing.

Crazy Egg

Crazy Egg também lembra um pouco o Google Analytics, mas foca em demonstrar resultados mais visuais. Ou seja, em vez de números e percentuais, a ferramenta investe em gráficos coloridos de vários formatos, mapas de calor com as áreas e páginas mais visitadas, scrollmaps e muito mais.

Tudo isso serve para descobrir até onde os visitantes descem na página antes de abandoná-las. Voc~e pode acessar esse relatório na aba overlay que demonstra o volume de cliques em um local específico e muito mais.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Por que o seu SaaS precisa de conteúdo interativo?
Lean Innovation Management: o que é e como aplicar esse método?
XaaS: o que é e as vantagens do modelo Everything as a Service
Freemium: o que é e como funciona esse modelo de negócio?

SEMrush

SEO (Search Engine Optimization) já não é mais uma tendência e, hoje, é uma estratégia obrigatória para quem deseja destacar o negócio na web e, principalmente, ser encontrado pelo público-alvo.

Sendo assim, você precisa de uma ferramenta que ajude na configuração do layout, URL, lincagens internas e externas, posicionamento de conteúdos escritos e visuais nas páginas, uso das palavras-chave certas, criação de botões atrativos e etc.

Para isso, nada melhor que uma ferramenta como o SEMrush. Ele analisa suas páginas e demonstra o que precisa ser ajustado para melhorar o ranqueamento delas nas buscas do Google. Também mostra o ranqueamento de palavras-chave nas suas páginas e nas do concorrente, possibilitando a exportação delas para uma planilha de Excel.

Além disso, analisa a autoridade das suas páginas na internet, os backlinks e a exibição de anúncios de Adwords.

Agendor

Agendor é uma ferramenta criada por desenvolvedores brasileiros com foco em organizar e monitorar o esforço de vendas. O software integra as principais funções, como cadastro dos clientes, controle de entrada e saída de mercadorias do estoque e análise da performance do negócio, principalmente com base nas vendas.

Independentemente do seu negócio vender produtos físicos, digitais ou serviços, o Agendor ajudará você a ter uma visão mais precisa sobre o desempenho do negócio no mercado. Os dados fornecidos também devem contribuir para que a equipe de marketing trabalhe em campanhas mais direcionadas.

Asana

Se você tem uma equipe de profissionais responsáveis pelo planejamento, criação e desenvolvimento de campanhas publicitárias, o Asana será uma ferramenta bem útil. Digo isso por que o aplicativo ajuda a formar e coordenar grupos de trabalho onde os projetos e suas tarefas ficam devidamente organizadas, desde as etapas iniciais do planejamento até a etapa final de conclusão e entrega.

Com ele, você pode planejar e adicionar tarefas organizadas de forma cronológica, fazer comentários dentro de cada trabalho, abrir janelas individuais ou coletivas de conversa com a equipe. E o melhor de tudo é que, se você tiver uma equipe com no máximo 15 integrantes, o aplicativo pode ser utilizado totalmente gratuito.

Trello

Trello também é um aplicativo de gestão de projetos e equipes de trabalho. A diferença é que ele foca na simplicidade e eficácia. Estratégias de marketing digital, como a produção de conteúdo, podem ser mais facilmente criadas e implementadas, pois ele funciona baseado em um quadro com cards (cartões), dividindo as tarefas por colunas nomeadas.

Por exemplo: você pode criar um card para uma tarefa específica e deixá-la na coluna inicial com o nome “Disponível”. Quem assumir a tarefa deverá mover o card para a coluna seguinte, nomeada como “Em andamento”. Após a conclusão, ele deve mover o card novamente para a coluna seguinte, com o nome “Finalizado” ou “Entregue”.

Os card e colunas também podem ser organizados por cores e o trabalho, além de organizado, fica bem divertido.

Vindi

Para as empresas que prestam serviços via SaaS, ter um controle sobre as assinaturas, formação de pacotes de serviços, migração de planos e pagamentos dos clientes são tarefas indispensáveis.

Porém, fazer todo esse trabalho manualmente, além de cansativo e demorado, está sujeito a erros. Por isso, recomendamos o uso de um software de gestão de assinaturas para o negócio.

Vindi oferece um sistema que facilita o gerenciamento das assinaturas e pagamentos dos clientes, tornando o processo rápido e sem falhas.

Marketing de Conteúdo

Por fim, deixamos a dica mais importante para o final. Sem conteúdo não há marketing e talvez essa seja a parte mais delicada e demorada da estratégia. Por isso, recomendamos o uso de uma ferramenta de produção e gestão de conteúdos. Assim, você conta com produtores profissionais e alinhados com o seu projeto.

Além disso, a ferramenta deve auxiliar no gerenciamento e mensuração de resultados gerados com os conteúdos utilizados. Startups e empresas baseadas em SaaS, que visam um crescimento rápido e sustentável, precisam dessa ferramenta.

Agora que você conhece as melhores ferramentas de marketing para SaaS, não perca mais tempo. Planeje ainda hoje campanhas com maior potencial de retorno para o seu negócio.

Gostou das dicas? Então descubra mais sobre esse universo com a nossa lista de materiais para SaaS que nossa equipe recomenda para você e o seu negócio!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.