7 ferramentas de produtividade que todo profissional de marketing precisa conhecer

Ferramentas de produtividade para marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Para que você seja um bom profissional de marketing, não basta saber toda a teoria da sua área. Além de precisar aplicar, você ainda deve aprender a lidar com a falta de tempo e o desânimo que algumas vezes pode aparecer.

Afinal, não é todo dia que você se sente a pessoa mais produtiva do mundo e consegue alcançar todas as metas. Se tornar um profissional melhor é um caminho sem fim, que deve ser percorrido um pouco todos os dias.

Para te ajudar, selecionamos algumas ferramentas de produtividade que prometem mudar o seu dia a dia. Mesmo se você já conhecer algumas, a lista pode apresentar aquela que vai mudar seu cotidiano.

Neste post, você vai conhecer 7 ferramentas de produtividade que têm o potencial de mudar seu dia a dia no trabalho como profissional de marketing e ainda vai conferir 3 dicas valiosas para melhorar ainda mais a produtividade

Ferramentas de produtividade para profissionais de marketing

Stilingue

Um bom profissional de marketing deve basear seu trabalho em dados e fatos. Tomar decisões estratégicas com certeza faz parte do seu dia a dia e o Stilingue pode ajudar nisso.

A plataforma reúne dados de conversa, menções, publicações ao vivo, notícias, redes sociais, blogs, fóruns, reviews, buscadores e outras fontes para você saber o que o público está falando sobre sua marca.

A capacidade de filtrar as informações vai economizar muito do seu tempo, que seria desperdiçado utilizando apenas as ferramentas de busca das redes sociais, por exemplo.

Asana

Para quem precisa gerenciar muitas equipes e projetos, além de tarefas próprias, o Asana é perfeito. Você pode criar e designar tarefas, além de dividi-las por projeto ou pessoa, para visualizar melhor.

Ainda é possível adicionar vários detalhes a cada tarefa: comentários, arquivos, checklists, prazo e responsável. Você ainda pode observar um calendário que define bem todas as entregas que estão por vir.

Mesmo utilizando individualmente é uma ferramenta útil. Conta com aplicativos para todos os sistemas mobile, além de boas versões para browser.

Studio

O Studio já é um antigo conhecido das equipes de agências, e, por isso, vale a pena colocar para o caso de você ainda não conhecer.

Por meio dele é possível gerenciar as suas atividades, personalizando a visualização dos dados de acordo com a sua preferência (kanban, listas, calendário e etc.).

Dessa forma, toda a sua equipe fica integrada e ciente dos projetos que estão em execução, atrasados ou finalizados, além de registrar o tempo investido nessas atividades e outros possíveis custos.

Como organizar seu departamento de marketing sem gastar dinheiro

Harvest

Para quem precisa melhorar sua gestão do tempo, o Harvest é a escolha certa. Com ele, você consegue cronometrar suas tarefas e gerar relatórios ao final de cada período.

Tenha um entendimento profundo em relação às horas trabalhadas, função que tem sido cada vez mais exigido de gestores. Assim como o Asana, tem funcionalidades de criação de tarefas.

Keep.I

Para o profissional de marketing que cria anúncios em todas as redes, é perfeito: oferece uma visão completa das promoções em Facebook Ads, Twitter Ads, Instagram Ads, Bing Ads, Youtube Ads, Google Adwords, dentre outras.

Só isso já ajuda muito na sua produtividade, para que você não se divida entre vários sites toda vez que deseja acompanhar as campanhas.

YesWare

É uma extensão do Chrome que envia uma notificação quando um email é aberto. Assim, você tem mais capacidade de gerenciar sua caixa de entrada sem esquecer nada.

Caso um destinatário ainda não tenha verificado seu email, por exemplo, você não perde tempo (e credibilidade) cobrando demais a resposta. Assim que ele for aberto, pode gerenciar melhor a cobrança.

LastPass

Com tantas ferramentas, profissionais de marketing podem ficar perdidos com as suas senhas. O LastPass, que também é uma extensão do Chrome, ajuda a gerenciar senhas de contas online.

Você não precisa ficar guardando senhas em um arquivo ou papel, que, além de improdutivo, é perigoso. Ele ainda oferece formas seguras de compartilhar senhas entre a equipe.

Outras dicas que podem melhorar sua produtividade

Não basta ter uma lista de ferramentas de produtividade funcionando se você não se dedica a aprender sobre todas elas e melhorar cada vez mais seu uso. Os processos no time precisam ser estruturados de forma geral.

Confira algumas outras dicas para se tornar um profissional de marketing cada vez melhor:

1. Defina objetivos com datas

Sempre saiba por onde está indo. Os autores do livro “Switch”, Dan Heath e Chip Heath, explicam na obra que objetivos são muito mais eficazes, não importa que tipo de pessoa você é. Basta que sejam curtos, fáceis de alcançar e atraentes.

Por isso, divida grandes metas em metas menores e estabeleça um cronograma com a ajuda das ferramentas acima. Conforme você for dando “check” nas tarefas, mais a sua motivação vai aumentar.

Switch

2. Encontre problemas e solucione-os

Há sempre formas de melhorar a sua produtividade e da sua equipe. Procure sempre por problemas — é melhor que você os ache e trabalhe neles do que fugir.

Reflita se uma ferramenta de produtividade vai ajudar você a resolver ou se ter mais um passo para realizar tarefas será pior. Não deixe também de escutar a sua equipe: eles podem saber de problemas que nem passam pela sua cabeça.

3. Teste novas ideias

Uma dica de ouro para resolver esses problemas é testar as soluções. Não gaste dinheiro ou tempo aplicando algo que tem alguma chance de não funcionar.

No livro “Sprint”, Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz, os três integrantes do Google Ventures (braço de investimentos em tecnologia da Google) apresentam um modelo para testar ideias em 5 dias.

O modelo é aprovado por grandes empresas e permite a validação rápida de soluções, podendo ser utilizado por equipes de qualquer tamanho. Sugerimos que você leia e comece a aplicar.

Sprint
Os livros mencionados acima estão disponíveis na plataforma do 12 Minutos. Lá, você encontra resumos dos melhores livros de marketing e negócios para ler em apenas alguns minutos.

E aí, curtiu o post? Você também vai gostar de conhecer um pouco mais sobre o Getting Things Done, o método para quem não consegue focar.

Esse artigo foi escrito pela equipe de conteúdo do 12Minutos, a plataforma que seleciona, lê e resume os mais importantes livros de não ficção, transformando-os em microbooks e audiobooks. Baixe agora o app na Play Store ou na App Store e bons aprendizados!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.