Conheça as 50 ferramentas de SEO que vão dar um boost na sua estratégia!

Conheça quais são as 50 principais ferramentas de SEO para conquistar o sucesso com a sua estratégia de Marketing Digital.

ferramentas de SEO

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quem trabalha com Marketing Digital sabe que existem inúmeras estratégias para aumentar o fluxo em seu site e uma das mais conhecidas e eficazes dentre elas é o SEO.

Essa estratégia pode auxiliar o seu negócio a rankear nas melhores posições dos buscadores, ganhar autoridade no mercado e ainda tornar a sua marca amplamente conhecida pelo público.

No entanto, para conquistar todos esses resultados, é essencial contar com a ajuda de ferramentas de SEO, que facilitarão o seu trabalho e trarão insights sobre como melhorar seus números.

Tem interesse em saber mais? Então acompanhe o artigo, pois temos 50 ferramentas que podem ajudar você a otimizar o tráfego do seu site!

Para facilitar a navegação, confira quais as categorias abordadas nesta lista:

50 ferramentas de SEO para ampliar suas estratégias

O SEO pode não ser algo tão simples de ser trabalhado, mas com força de vontade, paciência e ajuda das ferramentas que vamos apresentar a seguir, você poderá se tornar um mestre em SEO.

Desta forma, você poderá fazer a otimização do seu site e garantir que ele fique bem posicionado durante as buscas realizadas pela sua persona.

Se você precisa conhecer ferramentas gratuitas para ajudar suas estratégias de SEO, veja a seguir as principais ferramentas que estão prontas para lhe ajudar.

1. Google Analytics

A mais conhecida ferramenta de análise de SEO. Para muitos especialistas em SEO, o Google Analytics é considerado o ar de qualquer estratégia digital: se você possui um site, não pode viver sem ele.

Se você já ouviu falar do Google Analytics, mas não utiliza, é chegada a hora de começar a fazê-lo. Esta ferramenta consegue reunir uma grande quantidade de dados de altíssima qualidade e bastantes detalhadas.

É difícil viver sem ele quando se vive de internet, sites e blogs. Ele nos fornece os melhores dados sobre visitantes, o tráfego orgânico e assim por diante e é, além de tudo, 100% gratuito.

Google Analytics

2. WooRank

Muitos podem achar que ele é apenas mais um site que faz análises de forma gratuita mas, com o uso, pode-se perceber que o WooRank nos oferece boas ideias em informações básicas, que podem ser de grande ajuda para pessoas leigas em SEO.

Uma das maiores vantagens do WooRank é a sua praticidade. Esta ferramenta gratuita permite que seja feita uma análise de qualquer site e muito rapidamente ele entrega um relatório de SEO para você.

Outra informação interessante que o WooRank nos fornece são dados sobre onde vêm os visitantes do site. E mais um ponto para esta ferramenta é o fato dela reunir dados das redes sociais, sejam curtidas, compartilhamentos, comentários entre Facebook, Twitter e outras.

Além disso, o WooRank oferece uma seção mobile, que te permite otimizar seu site para dispositivos móveis.

3. Google Search Console

Esta ferramenta de SEO é o complemento do Google Analytics. O Google Search Console (antigo Websmaster Tools) tem como foco a pesquisa e a otimização dos seus sites e palavras-chave escolhidas por você.

Assim como o Google Analytics, o Google Search Console nos fornece uma série de informações com muita qualidade sobre os sites e blogs.

Sua interface oferece um painel para que possamos analisar mais facilmente e isso facilita bastante a vida dos donos de sites e blogs, pois as melhores informações estão disponíveis nesse painel.

Algumas das principais informações que o Google Search Console nos fornece são:

  • impressões;
  • cliques;
  • CTR;
  • média de posições;
  • dados sobre Google Discover;
  • dados sobre desempenho de vídeos;
  • saúde do site;
  • indexação das páginas;
  • linkagem interna.

E ao ter acesso a esses dados, o dono de um site ou profissional de SEO pode tomar ações preventivas para melhorar seu blog ou site por meio de iniciativas de SEO.

4. Bing Webmaster Tools

A solução para todos os problemas de quem tem o Bing como foco de campanha. Com o Bing Webmaster Tools você terá tudo o que precisa para prevalecer em um dos buscadores mais relevantes da web de forma gratuita.

5. SEOWorkers Analysis Tool

Essa ferramenta de SEO que vamos apresentar permite que você analise sites que não sejam seus e, inclusive, gere relatórios desses sites.

O SEOWorkers Analysis Tool fornece dados básicos, porém seus relatórios são feitos rapidamente e mostram um bom detalhamento.

Esses relatórios trazem dados que não costumamos checar frequentemente, como o HTTP. Outra característica que o SEOWorkers Analysis Tool traz é que ele mostra a você onde é necessário prestar mais atenção para alcançar seus objetivos em SEO.

Já que estamos falando de SEO, uma boa característica do SEOWorkers é que ele lhe ensina a analisar os dados de maneira detalhada, por categorias e em muitos casos com vídeos (em inglês).

6. nTopic

Se você tiver interesse em opiniões com base estatística a respeito do que pode ser melhorado em seu site, o nTopic é capaz de fazer esse “serviço”.

A partir de uma análise de um outro site (do principal concorrente, por exemplo) e em seguida um comparativo com sugestões de tudo que pode ser aprimorado em sua página.

7. Seoptimer

Uma ferramenta que promete avaliar seu website, encaminhar relatórios em formato PDF e fazer uma verdadeira auditoria em aspectos SEO de sua página.

8. SimilarWeb

SimilarWeb permite que você obtenha um panorama do site de seu concorrente como um todo, desde as palavras-chave utilizadas até métricas mais avançadas.

9. KingHost

A KingHost, empresa que desenvolve soluções digitais, como hospedagens, computação em nuvem e automação de marketing possui também uma ferramenta de análise de SEO.

Essa ferramenta de SEO faz com que seja possível analisar o seu próprio site e o dos concorrentes, auxiliando você a ficar um passo a frente na sua estratégia digital.

10. AMZ Tracker

Com a expansão dos serviços Amazon pelo Brasil, o AMZ Tracker pode ser muito conveniente para sua loja ter presença predominante na maior plataforma de vendas online do mundo.

11. Youtube Analytics

A versão analytics do Youtube, essencial para quem vê nos vídeos uma grande forma de negócio.

12. Keyword Explorer

O Keyword Explorer é a mais nova ferramenta de palavra-chave da Moz, uma das maiores empresas especialistas em SEO do mundo. A ferramenta é extremamente completa e ajuda o leitor em todo o processo de definição de uma palavra.

Apresenta o volume (com 95% de precisão), dificuldade, oportunidade e o potencial daquela palavra. A partir da ferramenta é possível também analisar as páginas que estão rankeando bem para aquela palavra-chave.

13. Ubersuggest

Talvez o Ubersuggest seja a ferramenta de mais fácil utilização de todas que citamos até o momento, sem dúvidas é a mais simples relacionada à pesquisa de palavras-chave, pois basta digitar o termo, efetuar a busca e ver o site retornar centenas de resultados.

A melhor parte? É possível fazer uma série de buscar na ferramente sem a necessidade de comprar um plano, apesar desses acessos serem limitados por login.

14. Keyword Planner

O Keyword Planner é a ferramenta substituta do antigo Keyword Tool. As duas têm a mesma função, que é a pesquisa de palavras-chaves. Apesar de ser mais focada em palavras-chaves para mídia paga, ela também pode ser de grande ajuda ao longo da produção de conteúdos relevantes para o seu público.

Outra função bem interessante desta ferramenta é a geração de palavras-chaves, ou seja: o Keyword Planner pesquisa os melhores termos que podem ser usados por você na hora de criar um novo conteúdo.

Para entender melhor como funciona o Google Keyword Planner, clique aqui.

15. Soovle

Uma ferramenta prática e gratuita que completa automaticamente as sugestões de busca por termos pesquisados em diferentes mecanismos, como Youtube, Amazon, Yahoo!, Bing e o próprio Google.

16. Answer The Public

Inspiração está em falta? Deixe que essa ferramenta lhe ajude a arrumar aquela ideia que tanto busca, por meio da listagem das perguntas mais recorrentes relacionadas a sua palavra-chave de interesse.

17. Keyword Revealer

Com esse utilitário é possível criar uma espécie de árvore genealógica de uma palavra-chave, gerando diversas sugestões de novas palavras que você pode nunca ter pensado em utilizar.

18. HitTail

Também com o propósito de auxiliar na busca pelas melhores palavras-chave, o HitTail pode te mostrar as keywords que podem ser de alta relevância que gerem o tráfego que seu site almeja.

Além disso, ele também trabalha com sugestões de palavras de forma bastante criativa.

19. GeoRanker

Quando se tem o interesse de saber o que pessoas de determinada região buscam na internet, é preciso contar com um mecanismo que exiba o que exatamente aquelas pessoas querem.

O GeoRanker foi feito para isso! Apenas escolha suas palavras-chave e a localidade, então a ferramenta lhe retornará um ranking com os termos mais procurados no Google Maps.

20. Kwfinder.com

Uma alternativa ao Planejador de palavras-chave do Google que fornece instantaneamente a relevância dos termos que pretende utilizar.

21. Seed Keywords

Um ótimo complemento para escolher suas palavras-chave com base em resultados autênticos dos mecanismos de busca.

Isto é, quando usamos o Planejador de palavras-chave do Google, por exemplo, alguns termos que extraímos dali podem vir de tendências pontuais, ou seja, a relevância deixou de ser grande como em outro momento.

O Seed Keywords foi feito para suprir esse tipo de falha, fornecendo resultados que as pessoas estão buscando no momento.

22. Check My Links

Trata-se de uma extensão para o navegador Google Chrome que, de forma muito prática, faz um check up na página selecionada em busca de links quebrados e/ou inválidos.

É extremamente útil para detectar defeitos em seu conteúdo antes que sua persona se depare com eles!

23. Link Miner

O Link Miner funciona como o Check My Links, porém, com um complemento que não podemos deixar de levar em conta: esta poderosa ferramenta encontra links quebrados e também informa quantas páginas apontam para esses links.

24. AuthoritySpy

A função do AuthoritySpy é detectar os contatos de mais relevância ao seu redor, ou seja, ele faz uma varredura em seus contatos nas redes sociais e retorna uma lista contendo informações sobre número de seguidores, curtidas no Facebook e também o grau de influência.

Isso pode ser muito útil na hora de propor co-marketings ou outras iniciativas que envolvam parcerias, como trocas de guest posts, links e outros.

25. Linkstant

A cada instante em que um link de seu site é referenciado por alguém em qualquer outra página, o Linkstant emite um alerta em sua caixa de emails informando a página em que seu site é citado, assim como qual post está sendo relacionado com aquele conteúdo.

Em outras palavras: você será sempre notificado quando conseguir um backlink.

É uma ferramenta muito útil para avaliar a relevância e abrangência de um post.

26. HARO – Help A Reporter Out

Uma ótima ferramenta para conseguir popularidade, afinal, ela permite que você contate um jornalista para que ele fale sobre seu blog/site em seus veículos de imprensa em troca de algum outro “favor”.

27. Muck Rack

Outra ferramenta que pode cair como luvas a quem deseja interagir com jornalistas para que eles mencionem as atividades de seu empreendimento, assim trabalhando seu networking e gerando backlinks.

28. Pitchbox

Com o Pitchbox é possível pesquisar por pessoas que sejam interessantes para promover a ponto de auxiliar na divulgação de seu negócio.

Lembrando que a ferramenta também permite adquirir contato com essas pessoas, o que pode estabelecer boas parcerias.

29. Linkody

Classificado como um “monitor de backlinks”, o Linkody cumpre o que promete e ainda lhe manda notificação em tempo real quando links são removidos ou novos links são ganhos.

30. Stage

Logo acima foi falado sobre a importância da velocidade das páginas, e além dos ajustes pontuais que podem ser realizados, uma solução de hospedagem otimizada pode ser exatamente o que vai melhorar a performance das suas páginas.

A plataforma Stage foi criada pensando exatamente nisso. Com uma equipe especializada em WordPress, ela possibilita que sejam criados sites completamente otimizados para a realidade digital, além de oferecer um suporte técnico em português.

31. Pingdom

Que tal acrescentar uma velocidade em sua página? O Pingdom tem o dom de analisar problemas de carregamento em seu site, conectividade e problemas de domínio.

32. GTmetrix

velocidade do carregamento de página é um dos principais fatores de rankeamento, pois o Google tem priorizado cada vez mais a experiência do usuário e uma página lenta pode, além de afastar pessoas da sua página, tirar seu conteúdo das primeiras SERPs.

Os fatores que tornam uma página lenta são inúmeros: plugins, ads, imagens muito grandes e até coisas mais específicas de programação. Enfim, é difícil precisar sem uma análise profunda e especializada.

GTmetrix entra como uma aliada nessa questão: gratuita, ela calcula a performance da sua página, ou seja, a velocidade de carregamento e dá uma nota de A a F.

E o melhor: ela ainda fornece um relatório completo e explica detalhadamente em que você precisa melhorar e o que você precisa fazer para melhorar sua performance!

33. TinyPNG

Se você fez seu relatório na GTmetrix e descobriu que um dos seus pontos fracos é a imagem que demora para carregar, essa ferramenta vai ajudar você.

O TinyPNG diminui o tamanho de arquivo das suas imagens sem interferir na qualidade, otimizando-as e fazendo que o carregamento seja quase instantâneo, até mesmo daquela foto bonita HD, de 1080p.

A diferença é gritante: arquivos de quase 800KB passam a ter 60KB. E isso impacta muito na hora de rankear sua página no Google.

Além disso a ferramenta é muito simples de usar.

CTA de download para o kit: Domine o Google

34. SEMrush

A SEMrush é uma das ferramentas mais completas do mercado. Além de contar com funcionalidades de pesquisa de palavras-chave, ela também abrange aspectos como auditoria de backlinks, de conteúdo, acompanhamento de rankings e muito mais.

Por meio do SEMrush, é possível criar projetos e acompanhar a “saúde” do seu site, além de permitir que você realize pesquisas aprofundadas sobre seus concorrentes e quais as palavras-chave que eles rankeiam e você não.

É uma ótima opção por ser uma plataforma já bem adaptada à realidade brasileira, fornecendo dados abundantes e precisos.

35. Mozbar

Analisando o Mozbar, chegamos a conclusão que esta ferramenta tem como base o conhecimento, ou seja: o mecanismo te ajuda a identificar melhor qual material e conteúdo pode ser relevante para o SEO do seu site ou blog.

Além disso, a ferramenta te mostra métricas importantes, como o Domain Authority, competição de palavras-chave e permite que você crie buscas personalizadas de acordo com sua região.

Considerada uma das ferramentas gratuitas para SEO mais fácil de ser utilizada, o grande obstáculo da Mozbar é que o usuário deverá ter um conhecimento básico em inglês — pelo menos para ler — já que ela é disponibilizada completamente nessa língua.

36. Ahrefs

Parecido com a SEMrush, o Ahrefs também se configura como uma das opções mais robustas do mercado de SEO, por contar com um vasto conjunto de funcionalidades.

Por meio dela, também é possível realizar pesquisas de palavra-chave, acompanhar o rankeamento das suas páginas, analisar backlinks, acessar dados sobre as KWs orgânicas e observar de perto a concorrência.

Como um diferencial, a ferramenta consegue apresentar todos esses dados de forma muito intuitiva e acessível, em painéis e gráficos de fácil compreensão e exportação.

37. Wordtracker

Uma poderosa ferramenta  de SEO utilizada por grandes especialistas que oferece vastas opções e complementos para otimização de websites.

Caso deseje avaliar o potencial do Wordtracker, basta adquirir uma versão de teste por 7 dias — e compartilhar sua experiência com a gente nos comentários!

38. Majestic SEO

O Majestic é uma das mais conhecidas, consideradas e completas ferramentas de SEO, tão completa que sua utilização é recomendada tanto para profissionais do ramo e analistas de mídia quanto para desenvolvedores.

Além disso, ela ainda oferece serviço de monitoria para que empreendedores possam analisar o desempenho de suas equipes de SEO.

39.  Web Developer

O Web Developer é a ferramenta perfeita para a realização de testes em sua página para ver como ela ficaria aos olhos do Google. Ela permite que você desative o CSS ou Javascript, olhe o código fonte de uma página e várias outras funcionalidades.

Disponível para Chrome, Firefox e Opera, é uma ótima opção para analisar o que deve ser alterado em seu site para que ele fiquei otimizado para SEO.

40. Yoast

Yoast é a mais completa ferramenta para otimização de sites em WordPress, oferecendo diversas funcionalidades, como otimização de vídeos e também manuais com instruções para quem deseja aprender a fazer excelentes conteúdos em vídeo.

41. All in One SEO Pack

Uma versão alternativa ao Yoast, com algumas funcionalidades peculiares, como o bloqueio de “bad bots”.

42. Detailed

O Detailed é, na verdade, uma extensão gratuita para Chrome, mas ela foi adicionada nessa lista por sua facilidade e utilidade.

Por meio dela, é possível verificar as informações de SEO mais essenciais de qualquer página da web, como número de palavras, quais foram as heading tags usadas, quantos links ela tem, se o alt text das imagens foi preenchido ou não e muito mais.

43. Raven Tools

Desenvolvido para agências de marketing digital, o Raven Tools é fornece soluções bastante completas na identificação de problemas que seu site pode ter com SEO.

Além disso, a aplicação conta com uma função chamada “Thin Content”, que previne sua página de penalizações do Google Penguin caso algo nela existente ofereça riscos.

44. CognitiveSEO

O CognitiveSEO pode servir de grande ajuda para você detectar se sua página sofreu alguma penalidade em decorrência de um backlink.

45. Browseo

Execute essa ferramenta e veja sua página sob a “ótica” de um robô — os populares “bots” do Google, também conhecidos como spiders ou crawlers.

Ideal para quando achar necessário verificar minuciosamente os elementos SEO da página a fim de evitar punições.

46. Rank Risk Index

Essa ferramenta específica notifica o usuário sobre as variações dos rankings e mudanças das SERPs do Google.

Essa funcionalidade permite que você verifique de forma rápida se perdeu (ou ganhou) posições por ações internas ou se simplesmente foi impactado pela atualização do algoritmo do buscador.

47. Was There a Google Update

Seguindo a mesma linha que a anterior, só que com uma abordagem ainda mais simples, o Was There a Google Update reúne informações sobre quais datas que apresentação alguma atualização do Google.

48. Whois Lookup

Encontre dados cadastrais, contatos e outras informações sobre qualquer domínio.

49. Wayback Machine

Puxe um histórico de seu ou de qualquer outro website para analisar sua evolução ao longo dos meses — ou até anos!

50. SEOslides.page

A dica final é especial! Essa ferramenta é uma biblioteca com materiais extremamente ricos sobre SEO.

Basicamente ela compila apresentações em vídeo, áudio, slides ou texto dos maiores nomes do SEO internacional em um só lugar, de modo que você tenha acesso a todo esse conhecimento de forma rápida — e o melhor — gratuita.

Esperamos que esse conteúdo melhore o resultado das suas páginas!

E se você deseja aprender ainda mais sobre SEO, não deixe de baixar o nosso material gratuito, completo e atualizado.



Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.