Ferramentas do Google para Marketing: entenda como os recursos do maior buscador do mundo podem ajudar sua rotina!

Ferramentas do Google para marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Precisamos admitir que as ferramentas do Google para marketing oferecem uma qualidade excepcional, muitas vezes sem custo para os usuários.

Além do mecanismo de busca, responsável por levar um volume de tráfego considerável para sites e blogs — ainda mais se você contar com uma estratégia de SEO —, a empresa oferece uma série de outros recursos muito úteis, em especial para os profissionais de marketing digital.

Por isso, separamos 7 dos melhores serviços do Google que você precisa conhecer e aprender a utilizar. Acompanhe!

1. Google Search Console

O Google Search Console reúne diversas ferramentas para que possamos entender como está a situação dos nossos sites ou blogs diante do Google.

É fundamental para quem desenvolve estratégias de SEO porque indica se o Google está mapeando as suas páginas corretamente ou se existe algum problema que possa prejudicar o seu posicionamento nas buscas.

Além disso, na função Search Analytics, oferece uma série de métricas importantes, que incluem:

  • desempenho de palavras-chave específicas;
  • quais os termos de pesquisa que mais geram tráfego;
  • backlinks, ou seja, quais sites estão apontando links para o seu;
  • problemas como erros que impedem o Google de rastrear o seu site, links quebrados, entre outros.

São informações valiosas, que certamente ajudarão você a otimizar as páginas e acompanhar a evolução dos seus resultados com práticas de SEO.

Para utilizar o Google Search Console, basta se inscrever gratuitamente e seguir as instruções para confirmar que o site pertence a você (ou que você tenha a permissão do proprietário para fazer isso).

Guia do Google Search Console

2. Google Trends

Mais uma ferramenta essencial para uma estratégia de SEO, o Google Trends permite visualizar a popularidade dos termos de pesquisa ao longo do tempo, de acordo com o país e suas sub-regiões.

Também é possível comparar palavras-chave para saber quais são as mais pesquisadas, saber os assuntos em alta no momento e descobrir consultas relacionadas.

A Google Trends é ótima para tomar decisões melhores sobre a escolha de palavras-chave para os seus conteúdos e para compreender a ocorrência de sazonalidades — picos de interesse em determinado termo durante certos períodos do ano, como a procura por “academia” mais intensa nos meses de dezembro e janeiro.

3. Planejador de palavras-chave

O Planejador de Palavras-chave do Google faz parte do AdWords — a plataforma de anúncios do Google —, e sua principal finalidade é fornecer sugestões de palavras-chave para campanhas de publicidade.

Porém, ela também é útil para conseguirmos ideias de termos para integrar a nossa estratégia de marketing de conteúdo.

Quanto a isso, temos insights um pouco mais interessantes se compararmos com o Google Trends, já que podemos ver a média de pesquisas mensais das keywords e alinhar melhor a escolha das palavras-chave com o objetivo das nossas ações.

4. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta dedicada a negócios locais, cuja principal função é permitir que essas empresas gerenciem e analisem como elas aparecem no Google. Ao cadastrar a organização na plataforma, é possível incluir dados da empresa e canais de contato, como:

  • nome da empresa;
  • categoria;
  • endereço;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • site;
  • imagens.

Pode ser que essas informações apareçam destacadas dentro de uma ficha (card), na lateral da página de resultados.

Isso pode acontecer quando as pessoas fizerem buscas no Google pelo nome da empresa (pesquisa direta) ou por uma categoria de produtos ou serviços em determinada localização (descoberta) — “hotéis em São José dos Campos”, por exemplo.

Como o cadastro da organização no Google Meu Negócio também se integra ao Google Maps, os usuários também podem encontrá-la por lá.

Além de todos esses recursos, a plataforma oferece insights sobre as interações dos clientes com a empresa no Google, com o número de visualizações da ficha na pesquisa do Google, visualizações no Google Maps, número de pesquisas diretas, número de descobertas e muitas outras.

5. Alertas do Google

Agora, vamos falar de uma ferramenta bastante simples, mas que pode nos informar sempre que alguém citar uma marca do nosso interesse na web: o Alertas do Google, ou Google Alerts. Com ele, o único requisito é ter uma conta do Google para criar os alertas.

Quando o sistema detectar que um novo conteúdo que o buscador tenha mapeado contém os termos que você programou para acompanhar, o Alerts lhe enviará um e-mail com um link para esse material.

6. Think with Google

O Think with Google é uma excelente referência de consulta para quem atua no campo do marketing, uma vez que reúne estatísticas, pesquisas, vídeos, infográficos e outros recursos sobre hábitos de consumo e tendências de mercado.

Ao visitar esse site com frequência, você terá uma fonte muito rica de inspiração para criar suas próximas campanhas.

Você encontrará análises completas sobre o comportamento do consumidor nas mais diversas indústrias, inclusive com conclusões baseadas nas próprias buscas dos usuários do Google.

7. Google Analytics

Provavelmente, o Google Analytics é o recurso mais poderoso entre aqueles que listamos aqui, e uma das melhores ferramentas de web analytics do mercado.

É ele que vai fornecer dados sobre os visitantes do seu site ou blog para auxiliar nas suas ações de marketing. São informações que permitem entender melhor como eles estão interagindo com a marca nesses canais e como chegaram até você.

Se o profissional souber analisar adequadamente os relatórios do Analytics, certamente encontrará ótimas oportunidades para conhecer melhor o público, aumentar o engajamento dessa audiência com a marca e otimizar a taxa de conversão.

Podemos notar, portanto, que o Google tem um universo de aplicações que vão muito além do mecanismo de busca.

Ainda que você não precise de todos esses serviços, se você aprender a utilizá-los da forma correta, com certeza vai encontrar, em alguns deles, maneiras de desempenhar melhor o seu trabalho e de alcançar um sucesso maior nas suas ações de marketing.

Gostou do nosso post? Percebeu como as ferramentas do Google para marketing podem ajudá-lo a atingir resultados mais promissores se você se dedicar a conhecê-las um pouco mais a fundo? Então tenha sempre com você nosso material e domine o Google:

CTA de download para o kit: Domine o Google
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.