As ferramentas e métricas essenciais para melhorar os resultados da sua Instituição de Ensino

ferramentas e métricas para instituição de ensino

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabia que cerca de 98% das IEs utilizam ferramentas e métricas para melhorar seu desempenho?

Esse foi um dos dados revelados pela Tech Trends: Benchmarks de ferramentas para Instituições de Ensino.

Uma adesão assim tão expressiva ajuda a reforçar a importância que as ferramentas têm e podem desempenhar em sua instituição, caso elas ainda não sejam utilizadas.

Para analisar o desempenho de sua instituição de ensino é muito importante definir métricas e adotar ferramentas para acompanhar todo o trabalho que está sendo feito.

Seguindo esses passos, é possível descobrir o que pode ser alterado ou mantido para que melhores resultados possam ser alcançados.

E para ajudar você a escolher quais métricas mensurar e quais as melhores ferramentas adotar, elaboramos esse post.

Como definir as métricas de sua IE

Para escolher quais serão as métricas da sua instituição de ensino é preciso ter claro quais objetivos você pretende alcançar para assim, definir como mensurar esse esforço.

Além disso, é muito importante não associar esses dados a indicadores conhecidos como métricas de vaidade.

Mesmo não sendo totalmente dispensáveis, métricas como número de likes, compartilhamentos e seguidores devem ser observadas, mas não conseguirão determinar totalmente o sucesso da campanha de marketing digital de sua IE.

O que deve ser analisado são métricas que ofereçam informações sobre a atração de novos alunos, a taxa de conversão do funil de educação, o retorno sobre o investimento gasto em campanhas, entre outros.

Tipos de métricas

Cada instituição tem as suas particularidades e isso reflete nos objetivos específicos que pretendem alcançar. Pensando nisso, separamos algumas métricas que podem ser interessantes para avaliar as estratégias praticadas pela sua IE.

Confira quais são e o que elas representam:

Retorno sobre investimento (ROI)

Com essa métrica é possível conhecer o retorno gerado por uma determinada campanha de sua instituição.

Por exemplo, uma universidade criou uma estratégia para divulgar o seu processo seletivo e todos os gastos envolvidos com essa ação serão analisados, comparando com o valor obtido das matrículas desses novos alunos.

Assim, será possível calcular o quanto essa estratégia gerou em relação a valores para a sua instituição.

Fórmula

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

Custo de Aquisição por Aluno

Em outros negócios esse tipo de métrica é conhecida como Custo de Aquisição por Cliente. Como estamos tratando de uma instituição de ensino, o que precisamos descobrir é o quanto foi despendido para conquistar um aluno.

Para fazer esse cálculo é preciso considerar todas as despesas gastas com o Marketing e com a equipe comercial (se essa existir) de sua IE, durante um determinado espaço de tempo, e comparar com o número de novos alunos conquistados durante esse mesmo período.

Fórmula:
Custo de Aquisição por Aluno = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período

Ticket médio

Caso a sua instituição seja particular, é importante descobrir o quanto cada aluno gera de receita para você. Se esse valor estiver muito baixo, pode significar que a sua mensalidade necessita de um reajuste ou que alguns gastos precisam ser diminuídos.

Fórmula

Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês

Valor do tempo de vida do aluno

Essa métrica permite calcular o quanto cada aluno gerará de lucro para a sua IE, levando em conta o tempo que ele provavelmente ficará matriculado. Além de fornecer uma maior previsibilidade, esse cálculo também permite, quando comparado ao Custo de Aquisição de Aluno, indicar se a sua instituição é financeiramente sustentável, caso o valor referente ao tempo de vida do aluno seja superior.

Fórmula

Valor do tempo de vida do aluno = Ticket médio mensal x Tempo médio de retenção de cada cliente

Taxa de conversão

Chamamos de conversão quando visitante se transforma em um aluno de sua instituição. Para isso acontecer, existem algumas etapas que precisam ser concluídas dentro do funil de educação.

Visto isso, essa métrica é muito importante afinal como revelado pela pesquisa EduTrends, as instituições que investem em Marketing Digital apresentam como principal desafio a conversão de leads (56,1%).

Se essa taxa estiver baixa, é preciso fazer uma análise completa tanto do site e blog de sua instituição que podem estar apresentando dificuldades para os usuários, quanto das estratégias adotadas que correm o risco de não serem adequadas e claras para a sua persona.

Fórmula

Essa fórmula varia de acordo com o objetivo escolhido, mas se a conversão da sua instituição acontece quando um usuário clica em um CTA para realizar a matrícula você pode calculá-la da seguinte maneira:

Taxa de conversão = número de visitas em uma página / número de visitantes que de fato tomaram a ação desejada

Visitas no blog e/ou site

Essa métrica não apresenta uma fórmula para ser calculada, mas é possível descobrir o número de visitas no blog e/ou site de sua instituição por meio de ferramentas que vamos abordar mais adiante nesse post.

Conhecer quantas pessoas acessam os conteúdos de sua instituição é uma boa oportunidade para saber se esses materiais estão despertando o interesse e sendo clicados.

Tempo gasto no blog e/ou site

Para completar essa lista de métricas essenciais, é importante conhecer quanto tempo os visitantes estão gastando no blog e/ou site de sua IE. Com o uso de ferramentas você pode descobrir qual o tempo médio gasto por usuário e assim, criar mais conteúdos atrativos para que aumentar esse tempo.

Principais ferramentas

Agora que você já conhece algumas das principais métricas para avaliar o desempenho de sua IE, chegou o momento de conferir quais ferramentas podem ajudar você nessa tarefa.

De acordo com a TechTrends: Benchmark de Ferramentas para Instituições de Ensino, cerca de 87,9% declararam utilizar ao menos uma ferramenta de Marketing Digital.

Mesmo essa adoção sendo recente, mais de 40% já enxergam o quanto esse tipo de solução melhora consideravelmente os resultados.

Pensando nisso, fizemos um compilado das ferramentas mais adotadas pelas instituições de acordo com cada categoria:

Análise de marketing: Google Analytics (98%)

Construção de landing pages, gestão e monitoramento das Redes Sociais e automação de Marketing: RD Station (57,5%), (46,2%), (69,1%)

Email Marketing: Mailchimp (34,9%)

Plataforma de CMS: WordPress (78,2%)

Plataformas de conteúdo: Rock Content (55,2%)

Análise de SEO: Google Search Console (76,9%)

Teste A/B: Google Content Experiments (39,3%)

Para determinar o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital é preciso mensurá-la e avaliar o que os resultados gerados representam para a sua instituição. Adotar métricas e ferramentas podem auxiliar você e sua equipe a fazer essa análise.

Portanto, invista um tempo estudando as especificidades de sua IE para realizar as melhores escolhas e as coloque em prática.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.