Por Raphael Pires

Publicado em 20 de novembro de 2017. | Atualizado em 3 de abril de 2020


Procurando por ferramentas para sua agência decolar e se destacar no mercado? Neste artigo trazemos as 12 melhores para você começar a usar agora mesmo!

As ferramentas para agências são ótimas para gestores, que têm um cotidiano atribulado. Afinal de contas, é preciso reter os clientes, trabalhar com prazos curtos, administrar a equipe para garantir boas ideias, entre tantas outras funções, não é mesmo? 

A vontade de aperfeiçoar os processos existe, mas com tantas tarefas fica difícil conciliar tudo que é preciso para organizar melhor os jobs. Isso sem contar a necessidade de correr atrás de novos projetos. 

Por essas razões, preparamos este post com as 12 melhores ferramentas para agências de publicidade. Elas vão ser uma mão na roda. Confira!

Quais são as melhores ferramentas para agências de publicidade?

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Tudo varia de acordo com a necessidade de cada empresa, o que deve ser feito em cada momento.

Porém, existem algumas ferramentas para agências de publicidade que são bastante populares e que podem ajudar a sua empresa nos mais diversos sentidos. Para saber quais são elas, siga a leitura!

1. Evernote

Esse app conta com duas versões, uma básica, que é de graça, e outra paga, conforme as funcionalidades que o cliente precisar.

Por meio dele, o usuário cria um projeto, acrescenta notas, arquivos e links, além de compartilhar tudo isso com os colaboradores que estejam logados.

O aplicativo pode ser instalado em computadores e smartphones ou ser acessado diretamente pelo site. As informações do banco de dados são acessíveis por quaisquer desses hardwares de maneira sincronizada.

A modalidade Business, que é cobrada, possibilita a divisão e distribuição das informações, bem como a busca por arquivos e por imagens.

 Ao reunir quase todo o conteúdo do job em uma única plataforma, essa solução tecnológica permite aperfeiçoar o gerenciamento dos processos. Dessa maneira, é possível obter benefícios, como o aumento da produtividade e dos ganhos. 

2. My Hours

O My Hours é uma ferramenta para agências que ajuda a controlar o tempo gasto na produção dos afazeres do cotidiano. Assim, dá para saber, por exemplo, quais sãos os funcionários mais eficientes e quais precisam de novas orientações para o cumprimento de seus deveres.

Por meio dele, é possível produzir gráficos e relatórios, passíveis de serem abertos em planilhas de Excel e enviados por e-mail. O programa aponta o tempo que cada trabalho consome, proporcionando aos líderes um melhor aproveitamento de suas equipes.

A desvantagem é que ele só é de graça para um único usuário. A utilização coletiva é permitida apenas mediante a compra de pacotes.

3. iClips

O iClips é considerado um dos softwares mais completos para agências, pois foi criado para suprir as demandas do setor publicitário, bem como para organizar o fluxo de trabalho.

Entre as funcionalidades, estão a organização da carteira de clientes, a avaliação da rentabilidade de cada um dos contratos e o controle de todos os processos operacionais: contratação de terceiros, administração de prazos, elaboração de orçamentos, planejamento de mídia etc.

A partir dele, também é viável distribuir as tarefas e emitir alertas automáticos do setor financeiro. Outro benefício é a aprovação remota de valores e projetos pelo cliente, o que resulta em menos tempo despendido com reuniões.

O iClips também é uma excelente opção para realizar o trabalho à distância, facilitando a comunicação com freelancers que prestem serviços à agência, como redatores, designers, social medias e outros profissionais. Isso sem falar na gestão de tempo, que é otimizada.

As atividades são organizadas em um sistema kanban, que facilita muito a organização e faz com que todas as atividades sejam visualizadas por todos os envolvidos. O gestor também pode acompanhar tudo de perto, mesmo que o seu time esteja em home office. Por ser armazenado em nuvem, tudo pode ser acessado em qualquer local.

Isso quebra fronteiras geográficas e faz com que as agências atendam pessoas de todo o Brasil. Se você quiser contratar um profissional muito qualificado que mora no Ceará, mas sua empresa é no Rio de Janeiro, por exemplo, isso poderá ser feito. Os colaboradores poderão trabalhar em home office, em coworkings ou qualquer outro local. Assim, a presença física na sede da agência não é necessária.

4. Sprout Social

O Sprout Social permite a administração de todas as páginas de redes sociais que sua agência administra. Ele as reúne em sua home page e notifica quando há interação. Entre essas redes, figuram plataformas como o Twitter, o Facebook, o LinkedIn, o Foursquare etc. O software também dispõe de recursos para avaliar as reações dos seguidores.

Isso facilita o arranjo e a manipulação dos dados estatísticos fundamentais para as ações de marketing digital. Outra vantagem é que ele gera relatórios de forma segura e confiável, o que é fundamental numa ferramenta para agências de publicidade. Essas análises são imprescindíveis na hora de fazer a leitura das métricas mais importantes do job.

Quando se fala em gestão na propaganda, alguns indicadores de desempenho (KPIs), como os financeiros e os de produtividade, têm que ser observados. Isso porque esses parâmetros trarão respostas importantes, como o retorno do investimento, o custo para aquisição de novos clientes, entre outras. 

5. Google Drive

O Google Drive é ideal para armazenar arquivos na nuvem e acessá-los de qualquer lugar. Essa ferramenta funciona muito bem para a transmissão de documentos pesados.

Também atende de maneira eficaz as necessidades de compartilhamento de informações entre um grupo de colaboradores. Essa distribuição pode ser completa ou restrita a alguns funcionários, conforme as necessidades da agência.

Dessa forma, o gestor decide quais profissionais podem editar e quais devem ter acesso somente à leitura dos jobs.

Outra vantagem do Google Drive é que ele proporciona a edição de projetos em tempo real. Isso ajuda muito na aceleração dos processos.

Esta ferramenta para agências é conectada a outros programas congêneres, como o Google Docs e o Google Sheets. Ela propicia a produção e a formatação de diversos arquivos de maneira coletiva e simultânea, e todas as atualizações ficam acessíveis à equipe.

O usuário sabe de tudo o que acontece nessa plataforma, mesmo se ficar offline por um tempo. Isso porque o aplicativo tem um histórico que registra todas as interações consumadas, como as mudanças solicitadas pelo cliente em uma campanha.

 6. Slack

Considerado bem fácil de usar, o Slack permite a comunicação de equipes em agências de publicidade. O software, além do diálogo, disponibiliza um instrumento para a troca de vídeos e outros arquivos. 

A ferramenta viabiliza a integração com outros softwares e também com as redes sociais, simplificando a comunicação entre os partners.

Nela, dá para acessar arquivos do Google Drive e do Dropbox, que expandem de forma automática. Essa solução de informática roda os áudios do SoundCloud e os vídeos do YouTube. O app ainda oferece uma função para fazer videoconferência, aproximando ainda mais os grupos de colaboradores.

Outro destaque do Slack é um sistema de busca virtual bastante elogiado e que possibilita encontrar documentos antigos de maneira muito rápida e simples. Assim como o que acontece no Gmail, é viável marcar com uma estrela as mensagens ou arquivos mais relevantes, o que simplifica ainda mais a procura por informações do passado. 

7. Hootsuite

Trata-se de uma ferramenta de excelente qualidade para as agências que fazem a gestão de mídias sociais dos clientes. Ela possibilita que, em uma mesma interface, os social medias gerenciem redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras.

Entre as principais vantagens dessa ferramenta para agências, está a agenda de publicações. É possível que os posts sejam programados nas mídias sociais a fim de que sejam publicados na hora e dia desejados. Desse modo, se uma data comemorativa cair no final de semana, a postagem referente a ela poderá ser feita sem que o profissional precise fazer isso manualmente em seu dia de folga.

A Hootsuite também conta com um painel de controle em que podem ser visualizadas informações e métricas de todas as redes sociais administradas. Assim, se uma pessoa entrar em contato por uma das redes, isso poderá ser visto prontamente.

Outro recurso interessante é o monitoramento de palavras-chave e dos assuntos mais falados no momento nas redes sociais. A partir disso, os social medias podem ter insights para produzir conteúdos quentes e acompanhar as tendências do momento.

8. Ubersuggest

Essa é uma ferramenta indicada para obter informações sobre as estratégias que têm êxito em outros sites a fim de melhorar a produção de conteúdo em suas páginas. Trata-se de um recurso muito interessante para as agências que oferecem estratégias de marketing digital, como o marketing de conteúdo.

Além de mostrar um relatório completo de resultados de buscas orgânicas no Google e em redes sociais, como o Facebook, a Ubersuggest também dá ideias de uso para as palavras-chave. Assim, é só usar a criatividade e desenvolver os melhores conteúdos.

Ela mostra exemplos de títulos de conteúdos, utilizando as palavras-chave, que podem servir como diretrizes para a criação de pautas em estratégias de inbound marketing. Desse modo, essas ações serão mais eficazes e as empresas terão melhores resultados, já que aparecerão em posições privilegiadas quando as pessoas fizerem buscas no Google.

9. SurveyMonkey

A SurveyMonkey é uma plataforma utilizada para a realização de pesquisas qualitativas e quantitativas que tem como base a coleta de dados. Ela é muito interessante para que as agências desenvolvam estratégias envolvendo data business, por exemplo.

Outra possibilidade são os questionários para a coleta de dados. Isso é útil para conhecer melhor o público das marcas em estratégias específicas. Também pode ser utilizada para fazer pesquisas de perfil e satisfação dos colaboradores da agência, sendo um instrumento muito importante para o desenvolvimento de ações de endomarketing.

10. Google Analytics

Para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, também é fundamental o uso do Google Analytics. Essa é uma ferramenta de análise web que permite acompanhar o número de visitas que um site tem, bem como as interações que são realizadas pelas pessoas. Em um e-commerce, por exemplo, isso é muito útil para acompanhar se as pessoas têm dificuldades para finalizar as compras.

De tal modo, podem ser tomadas medidas, como a mudança de layout, para que o site se torne mais intuitivo e que os usuários concretizem a negociação sem problemas.

11. MailChimp

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes, de modo que, entre as ferramentas para agências mais buscadas, os softwares para criação e disparo de e-mails sempre aparecem nas primeiras posições.

Entre elas, destacamos o MailChimp, uma das mais utilizadas no mundo. A principal função que a plataforma tem é a configuração de campanhas de e-mail marketing, permitindo a criação de textos e inserção de imagens para o envio de mensagens para listas personalizadas.

Porém, os e-mails não são o único tipo de conteúdo que pode ser criado com o auxílio do MailChimp. Outras alternativas são landing pages, posts em redes sociais e até mesmo anúncios pagos nas mídias digitais. A plataforma também conta com um completo sistema CRM para melhorar o relacionamento com os clientes por meio da tecnologia.

12. Buffer

A Buffer é outra ferramenta para gestão de redes sociais. Por meio dela, é possível programar e gerenciar publicações no Facebook, no Twitter, no LinkedIn, no Pinterest, no Instagram e em outras mídias.

A ferramenta é disponibilizada por meio de um app, que pode ser acessado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. Isso é interessante porque possibilita que o gerenciamento de mídias também seja realizado a distância.

As ferramentas para agências de publicidade, portanto, fazem toda a diferença para uma gestão de processos bem-sucedida. Com o programa que mais se adapta à sua empresa, será possível elevar a produtividade e mostrar resultados melhores para os clientes. Ao automatizar boa parte das atividades do seu dia a dia, você terá mais tempo para buscar novos jobs e aumentar seus lucros.

Entre todas as opções que citamos, uma das mais completas é o iClips, pois esse software é realmente revolucionário e pode trazer bons resultados para o seu negócio. Faça um teste gratuito dele agora mesmo. Temos certeza de que você vai gostar muito do nosso sistema.

New call-to-action

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *