Por Matheus Pereira

Jornalista, analista de sucesso do cliente na Rock Content e entusiasta do Marketing Digital. Acredita que a Comunicação tem o poder de transformar a sociedade.

Publicado em 14 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 14 de agosto de 2019


As ferramentas para encontrar influencers trazem mais agilidade e praticidade para uma estratégia de marketing, independentemente do nicho em que sua marca atua. Elas têm uma base de profissionais que ajudam a potencializar seus resultados nas mídias digitais, trazendo audiência qualificada para o seu público.

O marketing de influência é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas e é desenvolvido por produtores de conteúdo independentes que conseguem seguidores engajados e com alto potencial de compra.

Os produtores de conteúdo, geralmente, são conhecidos como influenciadores digitais e têm como objetivo criar um relacionamento mais próximo entre a marca e o público.

Porém, muitos profissionais têm dificuldade de encontrar influenciadores que tenham ligação com o seu produto e a sua persona. Mas a boa notícia é que existem ótimas ferramentas para encontrar influencers.

Então, chega de perder tempo para escolher influenciadores digitais para a sua empresa! Continue a leitura e descubra agora mesmo como ter sucesso em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Por que investir em influenciadores digitais?

Os influenciadores digitais são um dos melhores recursos para você potencializar os seus resultados nas mídias sociais e uma parceria com essas personalidades pode estreitar o relacionamento com os seus clientes.

Quando a campanha é aplicada corretamente, os influenciadores proporcionam diversos benefícios para as marcas, trazendo maior alcance, audiência engajada e um público mais segmentado.

Afinal, quem não gosta de escolher produtos ou serviços por meio de indicações de parceiros, clientes, amigos e até de personalidades famosas? Existem ainda outras vantagens em apostar nessa estratégia no seu plano de marketing:

  • o público é atingido com mais facilidade;
  • o custo de investimento é mais baixo;
  • a interação e a comunicação dos consumidores é incentivada;
  • as mensagens são transmitidas de forma mais direta;
  • os resultados são mensuráveis.

Quais são as melhores ferramentas para encontrar influencers?

A busca por influenciadores digitais não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, o processo é mais simples do que parece, já que existem diversas ferramentas que podem facilitar todo esse processo. Vamos listar algumas das plataformas mais conhecidas.

1. Influency.me

O Influency.me é uma das ferramentas mais práticas para encontrar influencers na internet. Na plataforma, você tem acesso a um banco de dados completo com aproximadamente 80 mil personalidades da internet.

A ferramenta permite buscar influencers com várias características. Você pode filtrá-los de acordo com gênero, reputação nas redes sociais, faixa etária, entre outros perfis.

O Influency.me também mostra o desempenho do profissional ao longo do tempo, indicando os momentos em que seu alcance nas redes sociais cresceu ou diminuiu. Além disso, há um sistema em que você pode negociar diretamente com o profissional como será o serviço, o pagamento e outras informações sobre o trabalho.

2. Airfluencers

O Airfluencers tem recursos que são bastante semelhantes aos da ferramenta Influency.me. Ele também tem um banco de dados com vários influencers.

Nele, você pode analisar o impacto da sua campanha e o desempenho do profissional que contratou. A ferramenta calcula métricas como curtidas, tipos de interação, comentários e visualização.

O usuário da plataforma ainda tem um serviço completo de baixo custo para desenvolver a sua campanha com curadoria de conteúdo, planejamento e execução das ações.

Outra característica importante é que você pode verificar o desempenho de outros influenciadores do mesmo nicho, permitindo que a sua escolha seja mais fácil e rápida.

3. Celebryts

A ferramenta Celebryts é uma das plataformas mais estratégicas quando o assunto é influencers. Ela é direcionada a micro e grandes empresários, bem como a megaempresas. Na prática, a ferramenta atende segmentos específicos, entre os quais estão moda e geek.

Sua base tem quase 40.000 influenciadores e grandes marcas já usam o sistema, como Microsoft, Mercado Livre e Nestlé. Além disso, é possível negociar todas as questões do contrato na própria plataforma.

4. Hubble

Essa ferramenta permite que você encontre as melhores celebridades para divulgar a sua marca e o seu produto. A plataforma tem algumas personalidades, como o funkeiro MC Guimê.

O Hubble tem opções para pequenas, médias e grandes empresas. Os influencers recebem o pagamento integral sem interferência dos responsáveis pela ferramenta. Em poucos segundos, você tem acesso a dados completos do artista e consegue contato direto com os famosos para as suas próximas campanhas.

5. Kuak

Kuak é uma ótima ferramenta para buscar influencers. Ela traz relatórios completos para você monitorar o impacto que os influenciadores trouxeram para a sua campanha. A plataforma ainda mostra informações importantes sobre a sua audiência, entre as quais estão idade, religião, gênero e dados demográficos.

Na própria ferramenta você tem acesso aos conteúdos que têm mais popularidade no momento, além de encontrar profissionais que seguem os mesmos interesses que a sua marca.

6. Influence.co

Essa ferramenta é estrangeira, mas isso não prejudica a sua busca pelas personalidades da internet, visto que ela conta com influenciadores brasileiros que são encontrados com facilidade no sistema.

Na Influence.co, o usuário consegue achar influenciadores por meio de filtros como taxa de engajamentos, número de seguidores e mídias sociais específicas. A plataforma permite uma busca grátis de até 30 influenciadores mensais.

7. Digital Influencers

Você está com dificuldade para encontrar os melhores influenciadores digitais para a sua região? A Digital Influencers tem diversos profissionais em vários estados brasileiros. Dependendo do seu cenário, uma referência em sua cidade pode trazer mais benefícios do que uma celebridade.

A Digital Influencers tem profissionais com quantidades de seguidores bastante variadas, entre 3.000 e 200.000 usuários. A sua base não é tão grande quanto na Celebryts e na Influency.me, no entanto, influenciadores segmentados fazem brilhar os olhos de qualquer estratégia.

8. FameBit

Essa ferramenta foi uma das pioneiras em serviços de pesquisa de influenciadores. A FameBit concentra as suas buscas nas personalidades do YouTube e outro ponto interessante é que os influenciadores informam em seu cadastro se estão disponíveis para fazer campanhas de Marketing Digital ou divulgação de um produto ou serviço.

9. BuzzSumo

O BuzzSumo é ideal para quem trabalha com produção de conteúdo. Ele ajuda a identificar influenciadores digitais que podem compartilhar o seu artigo em diversas mídias, aumentando as chances de o seu conteúdo viralizar.

Na prática, o BuzzSumo funciona da seguinte forma: o usuário faz uma pesquisa de acordo com o perfil do influenciador ou com o conteúdo que ele tem costume de compartilhar. Depois, a ferramenta destaca uma lista com vários influenciadores que estão abordando o assunto, apontando dicas de como criar ótimos conteúdos.

Infográfico sobre Influenciadores DigitaisPowered by Rock Convert

Como escolher influenciadores para o meu negócio?

Não há mistérios para escolher os melhores influenciadores. A grande sacada é descobrir com quem você quer se relacionar e quais são as audiências que podem se importar com o seu produto ou serviço.

A regra é a seguinte: invista em nichos de conteúdo, especialmente se o seu produto for direcionado a grupo de clientes que compartilham os mesmos gostos, desafios e particularidades.

Se você cria produtos digitais, os influenciadores de marketing são as melhores opções. Caso você fale sobre veículos automotivos, por exemplo, escolha influencers que são especialistas no assunto.

Os melhores influenciadores têm características semelhantes e uma delas é a relevância. Por isso, observe se os conteúdos postados pelas personalidades digitais estão alinhados à mensagem que você deseja compartilhar na internet.

O fato de um influenciador falar sobre culinária, por exemplo, não significa que ele quer falar sobre as especialidades que o seu restaurante tem no cardápio. Então, fique atento a esse detalhe para não passar uma imagem errada para o seu público.

Engajamento

Esse indicador mostra como os fãs interagem com o conteúdo que é compartilhado nas páginas dos influenciadores. Nesse ponto, você deve verificar se os seguidores comentam ou compartilham os conteúdos, além de conferir quantos usuários novos aparecem na página e quantos saem mensalmente.

Frequência

A análise dessa característica é bem simples. Você deve conferir se o influencer publica conteúdos com frequência em sua página, já que os perfis com poucos conteúdos têm menos visitantes e menor fidelidade por parte dos seguidores.

É fundamental conhecer estratégias para encontrar o melhor influenciador para a sua marca, de forma que a sua parceria resulte em um conteúdo de qualidade e que chegue até a sua audiência.

Todas as plataformas que mostramos são bastante práticas e eficientes e não é necessário ser um especialista no assunto para usar todos os seus recursos. Assim, teste cada item e verifique aquele que está mais alinhado às suas expectativas.

Agora que você já sabe quais são as melhores ferramentas para encontrar influencers, aprenda algumas táticas para negociar com influenciadores digitais.

Tenha em mente que o preço de uma personalidade pode mudar de acordo com o segmento, a quantidade de publicações, alcance da página, entre outras questões.

No entanto, em todas as situações é possível negociar com um influenciador digital. Para isso, é necessário entender a curva de ascensão da pessoa e conhecer técnicas de vendas e outros detalhes importantes para fechar um bom preço para a sua campanha.

Por isso, leia o artigo em que mostramos um passo a passo para ter sucesso em sua negociação com influenciadores digitais.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *