17 ferramentas para aumentar o engajamento e revolucionar seu Facebook

Ferramentas para Facebook

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Com a diminuição do alcance orgânico no Facebook, nem sempre é fácil manter as metas de engajamento em dia.

Pois é, cada dia mais a performance de posts depende da interação dos usuários.

Quanto maior o número de cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos, mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo.

Por isso, é sempre bom contar com o apoio de outros recursos.

Nesse caso, gadgets externos que podem elevar as visualizações das publicações e, consequentemente, beneficiar os objetivos de negócio.

Se você está com problemas para encantar os seus seguidores, chegou ao lugar certo.

Neste post, você conhecerá as melhores ferramentas para aumentar o engajamento no Facebook e conquistar a lealdade dos fãs. Continue a leitura e confira!

1. Facebook Insights

A ferramenta de análise de métricas da própria plataforma de Mark Zuckerberg é uma poderosa aliada de administradores de páginas.

Por meio dela é possível ter acesso a diversos dados relevantes sobre a performance da fanpage, como o crescimento de seguidores, alcance total e, veja só, engajamento.

Além disso, também estão disponíveis informações acerca de posts individuais.

A partir da composição de relatórios, você pode realizar análises e ajustes esporádicos, o que certamente vai ajudar a chamar a atenção dos seus seguidores.

2. LikeAlyzer

Outro recurso extremamente útil é o LikeAlyzer, que funciona como uma espécie de “conselheiro automático” para gerenciadores de fanpages.

Com um sistema de utilização extremamente fácil (basta digitar a URL da página no Facebook para obter os resultados), ele revela todos os pontos que precisam ser modificados e indica algumas ações necessárias para melhorar o desempenho dos posts.

Tudo isso dividido em tópicos, que incluem:

  • a visão geral;
  • a página inicial;
  • o sobre;
  • as atividades recorrentes;
  • o índice de respostas; e
  • o engajamento.

3. Animoto

Os vídeos são o formato que gera mais engajamento no Facebook.

Segundo estudo da Buzzsumo, por meio das interações, o conteúdo audiovisual alcança cerca de 12,05% dos seguidores.

Pode parecer pouco, mas esse número é valioso quando comparados a outros formatos: fotos (11,63%), links (7,81%) e textos (4,56%).

Se você acha que eles estão fora de alcance, saiba que está completamente enganado.

Animoto é o nome da ferramenta que possui um simples sistema de “arrastar e soltar” para criação de vídeos incríveis.

4. Lumen5

Mas, caso você ainda ache que a criação de vídeos dá muito trabalho, existe uma ferramenta que pode auxiliá-lo ainda mais.

A Lumen5 foi criada com o objetivo de transformar blog posts em vídeos.

É uma ótima maneira de reaproveitar o seu conteúdo e transformá-lo em um modelo de consumo diferente para a sua audiência.

E não se preocupe:

A própria plataforma possui um grande acervo de vídeos disponíveis e em alta resolução.

5. Facebook Creator

Os vídeos ao vivo são os queridinhos da internet na atualidade. Tanto que geram até 6 vezes mais engajamento que vídeos normais no feed de notícias do Facebook.

O aplicativo do Facebook Creator foi desenvolvido justamente pensando nisso.

Com um sistema de utilização extremamente simples, é possível ter acesso a dados analíticos e customização de quadros.

Ao observar e analisar constantemente os números recolhidos, você pode adaptar o seu conteúdo para criação de live videos cada vez mais encantadores e adaptados aos seus seguidores.

6. Facebook Ads

Quando há possibilidade, o investimento em anúncios na plataforma pode ser um excelente meio para dar mais visibilidade aos seus posts e, consequentemente, aumentar o engajamento no Facebook.

Nesse caso, a recomendação é utilizar a mídia paga para posts específicos, aqueles que realmente podem ser valiosos tanto para a sua audiência quanto para os negócios.

E, é claro, tentar otimizar os investimentos ao máximo com técnicas de segmentação.

APRENDA COMO OBTER RESULTADOS COM O FACEBOOK ADS
Guia prático do Facebook Ads: crie campanhas incríveis
Entenda como otimizar suas conversões com o Facebook Ads

7. Canva

Se você acha que é necessário ser um mestre do Photoshop para criar imagens incríveis para sua fanpage, é melhor repensar.

O Canva é uma solução perfeita para confecção de peças de design que até mesmo os iniciantes podem utilizar com primazia.

Com um sistema de customização simplificada e online (não há necessidade de baixar nenhum software), permite a edição de imagens tanto para posts quanto para elementos da página, como capa, perfil, eventos e anúncios.

8. Wishpond

Os concursos possuem altas taxas de engajamento no Facebook. Afinal, todo mundo quer ganhar aquela promoção sem a necessidade de sair da sua rede social favorita, não é mesmo?

O Wishpond é uma ferramenta que auxilia na criação de sorteios em 9 variações.

Com diversos templates, a plataforma permite que você realize cada etapa de maneira simples, da criação do concurso à divulgação do resultado.

Ela também concede a opção de aumentar as chances de vitória do usuário mediante ao compartilhamento, o que é uma ótima opção para elevar o engajamento.

9. HowSociable

Essa ferramenta criou uma métrica para calcular o impacto da sua marca em diferentes redes sociais: a magnitude.

Esse cálculo pode ser estimado gratuitamente em plataformas como LinkedIn, YouTube, Google Plus, Tumblr, WordPress, Blogger, entre outras.

Já para mensurar o número no Facebook, Twitter e Pinterest, por exemplo, é necessária uma conta profissional.

Mas acredite: vale a pena.

Inclusive para observar páginas concorrentes e extrair uma vasta quantidade de dados sobre a performance de posts de empresas rivais.

10. Buffer

Uma ferramenta de agendamento e recolhimento de dados, a Buffer tem a capacidade de programar mais de 2 mil posts em mídias sociais em seus planos mais avançados.

De maneira simplificada, é possível acessar um dashboard com diversas redes sociais e avaliar o desempenho de cada uma delas coletiva e individualmente.

Mas a grande sacada da plataforma é a possibilidade de criação de relatórios valiosos para medir a performance dos posts.

Por meio da análise dos números, pode-se elaborar novos métodos para encantar os seguidores.

11. HootSuite

Uma das mais populares ferramentas de mídias sociais disponíveis na web, possui diversas funcionalidades muito similares à Buffer, sendo multiplataforma.

O grande diferencial do HootSuite é provavelmente a possibilidade de responder comentários e mensagens inbox instantaneamente, além de monitorar as menções sociais e interagir com os usuários em tempo real.

Em questões como SAC 2.0, atendimento ao cliente e diálogo recorrente, a corujinha é a plataforma perfeita para o seu negócio.

12. Quintly

A ferramenta Quintly é a recomendação para monitoramento de concorrentes.

Por meio dela, é possível fazer uma análise completa de fanpages das empresas que batem de frente com a sua ou fazem um ótimo serviço de social media.

Os números precisam trabalhar a seu favor.

E, quando há um recurso tão valioso disponível de maneira automatizada, você não quer perder essa chance, não é mesmo?

Há ainda a possibilidade de criar relatórios personalizados com as métricas mais relevantes, de modo que as informações chegarão prontas até as suas mãos, o que poupa um tempo valioso.

13. Google Trends

Muitas vezes nos esquecemos do quanto é importante investir em tendências.

A ferramenta do Google Trends é uma ótima opção para criar posts com os temas mais quentes do momento.

Ela dá a opção de explorar palavras-chave, encontrar termos de pesquisa com grande volume de buscas no momento e segmentar por regiões.

A partir dela, você precisará criar posts encantadores com os assuntos sugeridos, aumentando a taxa de interesse dos seguidores na sua fanpage.

14. Easel.ly

Se você é atualizado com as tendências do marketing digital, sabe que os infográficos são um oásis para empreendedores na internet.

Esse formato de conteúdo permite a visualização das informações de maneira clara e rápida, auxiliando a compreensão e a escaneabilidade.

A Easel.ly é uma ferramenta criada para a confecção desse formato.

Você pode, inclusive, utilizá-la para divulgar informações dos seus blog posts no Facebook de maneira concisa.

E, é claro, conquistar muito mais compartilhamentos, já que infográficos geram até 3 vezes mais engajamento nas mídias sociais.

15. Bitly

Esse encurtador de URLs é um tesouro em meio às ferramentas de marketing para redes sociais.

A função de um encurtador de link não é somente economizar no número de caracteres de uma publicação, mas também trazer dados valiosos para os administradores de páginas.

A partir disso, é possível verificar o número de cliques e dados sobre a origem do tráfego, tanto geográfica quanto comportamentalmente.

16. ChatFuel

Os chatbots são robôs de conversação que enviam e respondem mensagens de maneira automática.

Você pode até pensar que conversas inbox não influenciam no engajamento, mas a verdade é que o Facebook deve ser enxergado como um todo.

Por meio de respostas e soluções rápidas aos seus seguidores, torna-se possível encantá-los.

Alguns especialistas, inclusive, afirmam que o número de diálogos no inbox influenciam até mesmo no alcance das publicações.

O ChatFuel permite a criação dessas conversas automatizadas sem a necessidade de códigos.

Elas podem ser tanto pequenas mensagens de boas-vindas e feliz aniversário quanto identificação de termos para respostas instantâneas.

17. Fanpage Karma

Essa ferramenta, que possui um sistema gratuito para teste, observa vários aspectos de uma página corporativa no Facebook e realiza sugestões para os administradores.

Algumas das principais são melhores dias e horários para postagem, tópicos mais relevantes para a sua audiência e formatos que geram mais engajamento.

Esperamos que, depois deste post, você consiga explorar as melhores ferramentas para aumentar o engajamento no Facebook e mostrar aos seus seguidores que se importa com eles.

Aprenda ainda mais sobre a rede e o que é necessário para conseguir bons resultados para sua marca com o ebook completo sobre o assunto: Marketing no Facebook.

Marketing no Facebook

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.