33 ferramentas para redes sociais que você precisa conhecer!

Conheça quais são as 33 melhores ferramentas para redes sociais na lista preparada pela equipe do blog Marketing de Conteúdo. Confira agora!

Ferramentas de gestão de redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Como Joe Pulizzi disse em uma de suas frases sobre marketing de conteúdo, “a diferença entre um bom profissional de conteúdo e um ótimo profissional é uma estratégia documentada”.

E nós separamos uma lista de ferramentas para ajudar você monitorar e maximizar todos os resultados da sua estratégia e se tornar um excelente profissional de conteúdo.

São sites e aplicativos criados para monitorar dados e gerir redes sociais, para descobrir assuntos que mais estão gerando buzz e até sites que ajudam você a criar seu próprio infográfico.

E o melhor: a maioria destes serviços são totalmente grátis!

Além das ferramentas, vou deixar aqui algumas recomendações de conteúdos que vão ajudar você em sua estratégia nas redes:

É a lista mais completa que você vai encontrar na internet. Pode salvá-la nos favoritos e consultar sempre que for necessário.

Confira agora o top 33 de ferramentas para redes sociais!

1. Quintly

Função: benchmarking para redes sociais

É pago? Oferece uma opção paga e uma opção gratuita.

Marketing Digital e análise de dados andam de mãos dadas. A análise e a mensuração de seus resultados é a maneira mais eficaz de medir o que funcionou ou não – e investir nas estratégias que estão dando certo.

Se você está planejando uma nova estratégia para suas redes sociais é essencial que você faça um benchmarking dos seus competidores. E é isso que o Quintly vai te ajudar a fazer: o aplicativo é incrível para o planejamento de novas campanhas em redes sociais.

2. BuzzSumo

Função: monitorar os tópicos com mais buzz.

É pago? Gratuito.

Você consegue efetuar busca de tópicos gratuitamente, mas a ferramenta também oferece planos anuais e mensais para agências e empresas com mais recursos de busca.

O Buzz Sumo é mais do que uma ferramenta de monitoramento de audiência, ela também pode ser usada para criar pautas para seu planejamento de marketing de conteúdo.

No site você consegue pesquisar os tópicos que estão gerando mais buzz no momento, pode inclusive pesquisar assuntos mais comentados dentro da sua área de trabalho e criar um conteúdo de acordo.

Você também pode realizar a mesma busca de acordo com cada plataforma disponível e descobrir, por exemplo, quais assuntos que mais engajam no Facebook ou Twitter.

BuzzSumo é uma das ferramentas mais ricas de monitoramento com uma grande variedade de filtros de busca. É uma grande companheira do marketing de conteúdo.

3. mLabs

Função: gerenciamento de redes sociais

É pago? Sim, mas oferece um free trial

A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que agenda conteúdo para diversas redes (inclusive Instagram e Instagram Stories), além de também fazer as seguintes funções:

  • compara o desempenho com a concorrência;
  • acompanha o resultado da performance de suas páginas;
  • gera relatórios com seu logotipo;
  • gerencia inbox do Facebook e direct do Instagram;
  • e ainda possui uma funcionalidade exclusiva, o “workflow”, que controla todo o fluxo de criação e aprovação dos posts com os clientes.

Essa ferramenta é ótima para agilizar o dia a dia das agências e social medias.

Conteúdos para otimizar a sua estratégia em redes sociais
Aprenda a fazer Marketing no Facebook para obter resultados reais
Instagram: entenda como performar bem na rede social queridinha do momento
Métricas de redes sociais: o que você deve avaliar em sua estratégia?
Confira o Guia Completo das Redes Sociais da Rock Content
Descubra os melhores horários de postagem em cada rede social

4. Google Alerts

Função: monitorar resultados de busca do Google.

É pago?  Gratuito.

Esta ferramenta do Google é extremamente útil para você monitorar os resultados de busca referentes à sua marca, às suas palavras-chave ou até mesmo a do seu concorrente.

Você cadastra uma expressão e sempre que houver um novo resultado de busca, você recebe por e-mail um alerta.

5. Free Review Monitoring

Função: monitoramento de reviews.

É pago?  O Free Review Monitoring é gratuito sem restrição de recursos, mas eles oferecem planos para upgrade se você precisar de monitorar uma maior quantidade de expressões ou localidades.

Esta ferramenta foi desenvolvida para as marcas monitorarem todos os reviews que os usuários escrevem sobre elas na internet.

Por exemplo, você recebe um alerta todas as vezes que um novo review sobre sua empresa, produto ou serviço aparecer em plataformas como FourSquare, Reclame Aqui e Yelp.

É uma ferramenta extremamente útil pois te ajuda a estar sempre atento e preparado para responder clientes sempre que eles tiverem algum problema ou crítica. Isto é manter uma imagem sempre positiva da sua marca online.

6. Easel.ly

Função: criação de infográficos.

É pago? Gratuito.

Esta ferramenta é uma ótima forma de criação de conteúdo para sua marca. Em poucos cliques você cria infográficos completos, bonitos e interessantes. Você nem precisa logar para criar o seu.

7. Knowem

Função: Conferir a disponibilidade de nome em diversas redes sociais, domínios de sites e para registro de marca.

É pago? O Knowem é gratuito para a busca, mas se você quiser registrar um domínio ou sua marca, é preciso pagar.

Se você está entrando na internet agora, esta ferramenta é ideal para você. O Knowem confere a disponibilidade de nome em mais de 500 redes sociais diferentes, em diversos domínios e até checa a disponibilidade de registro de marca. Isso ajuda você a ter um só nome em diversas plataformas e facilitar para seus usuários encontrarem você.

8. Bitly

Função: encurtar endereços URL e monitorá-los.

É pago? Gratuito.

O Bitly oferece dois tipos de serviço: encurtador de link e monitoramento de endereço web. É uma ótima ferramenta para usar nas redes sociais, quando você postar links.

Além de deixar a URL mais curta e atraente, o site vai monitorar quantos cliques ela teve, de onde estes cliques vieram, qual cidade e outros aspectos.

9. Hootsuite

Função: reunir em um só lugar todas suas redes sociais.

É pago?  A ferramenta é paga, mas eles oferecem um período de teste gratuito. Compensa pagar pois o Hootsuite é muito útil.

Esta ferramenta é para ajudar você a monitorar e acompanhar todas as suas redes sociais ao mesmo tempo.

No Hootsuite você consegue agendar posts para diferentes redes sociais ao mesmo tempo, responder comentários ou mensagens diretas, encurtar URLs e acompanhar resultados, tudo em um mesmo painel.

10. Google Analytics

Função: monitorar todos os dados do seu site.

É pago? Gratuito.

Esta é, provavelmente, a ferramenta de monitoramento mais usada na internet hoje em dia. É totalmente gratuita e oferece uma grande variedade de aspectos para serem analisados como acessos, origem de acessos, localidade, tempo de navegação no site, taxa de rejeição e muitos outros.

Você pode inclusive integrar no Google Analytics sua campanha online e conferir os resultados que ela está gerando em tempo real. É uma ferramenta indispensável que você precisa usar.

Vale até fazer um intensivo de Google Analytics para descobrir todas suas funções e usar tudo que ela pode oferecer da melhor maneira.

11. Etus Social

Função: Gerenciamento de Redes Sociais

É pago? Sim, mas oferece um teste grátis de sete dias.

A Etus é uma ferramenta profissional que disponibiliza a automação de processos de agendamento de publicações para redes sociais contribuindo para que empresas e agências ampliem seus resultados dentro das redes sociais.

Por meio da Etus você pode administrar e agendar publicações no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter, Youtube e diversas outras redes sociais com apenas um clique.

Veja outras funções além de agendamento de posts;

  • Impulsionamento de posts;
  • Relatórios completos;
  • SAC centralizado;
  • Captação de leads, através de landing page, formulários e pop-ups;
  • Workflow — Gestão de Projetos e Tarefas;
  • Análise de SEO e Instagram;
  • Biblioteca de imagens e vídeos;
  • Aplicativo para Android e IOS.

Uma boa opção para otimizar o seu tempo, ferramenta robusta e baixo investimento.

12. Keyhole

Função: monitoramento de redes sociais.

É pago? Gratuito.

É uma ferramenta que ajuda a monitorar o nome da sua marca, palavras-chave e  hashtags da sua estratégia de redes sociais ou do seu concorrente.

Ela te dá número como alcance, impressões, compartilhamento de postagens, dados demográficos e top fontes.

13. BuzzBundle

Função: monitoramento na internet.

É pago? Gratuito.

O BuzzBundle permite que você monitore o nome da sua marca e palavras-chave em blogs, sites, fóruns de discussão, redes sociais e vídeos.

Na ferramenta você também consegue programar postagens ilimitadas no Facebook e Linkedin.

14. Rapportive

Função: monitorar seus contatos do Gmail.

É pago? Gratuito.

Esta ferramenta oferece um recurso único de monitoramento. Ela recolhe detalhes dos perfis sociais das pessoas que te enviam email através do Gmail.

Por exemplo, você recebe um e-mail de um contato profissional e a ferramenta te apresenta todos os links das redes sociais desta pessoa. Você consegue até se conectar com a pessoa no Linkedin sem sair do seu email.

15. Powtoon

Função: criação de vídeos

É pago? A ferramenta é gratuita e oferece ótimos recursos, mas você pode optar por um pacote premium.

Vídeo é uma das formas mais populares e atraentes de conteúdo que existem hoje. No entanto, você deve pensar que desenvolver um vídeo é muito caro, mas o Powtoon oferece exatamente vídeos animados de graça.

Através de uma plataforma simples de usar, você cria apresentações animadas as transforma em vídeos em poucos minutos. É uma ótima maneira de enriquecer seu conteúdo.

16. Canva

Função: criação de gráficos e imagens

É pago? Gratuito.

Quanto mais visual for seu conteúdo, mais atraente ele será para sua audiência. O Canva te ajuda nesta missão ao oferecer uma plataforma fácil para você criar gráficos e imagens interessantes em poucos minutos.

17. Similar Site

Função: monitorar a concorrência

É pago? Gratuito.

Este site permite que você procure todos os sites relacionados a uma palavra ou ao seu site. É uma ótima forma de descobrir quem são seus concorrentes online e investigar qual a estratégia deles.

18. IFTTT

Função: definir ações de acordo com cenários específicos

É pago? App gratuito para IOS e Android.

O IFTTT é um aplicativo que automatiza ações de acordo com o que você definir. Por exemplo, você cria uma ação “enviar email quando um novo comentário no Facebook aparecer”.

O app vai realizar a ação de acordo com a sua definição. É muito útil para gerenciar redes sociais e você pode usá-lo para desenvolver ações de todos os tipos.

19. Everypost

Função: gerenciar múltiplas redes sociais no celular

É pago? App gratuito para IOS e Android.

A ferramenta permite que você gerencie e monitore múltiplas redes sociais do celular. Com um clique você posta ao mesmo tempo no Facebook, Twitter, Tumblr e outras redes. Você também consegue enviar posts via email com facilidade.

20. BoardReader

Função: monitorar fóruns de discussão

É pago? Gratuito.

O BoardReader oferece uma busca de palavras-chave entre milhares de fóruns de discussão da internet. Se a sua estratégia inclui acompanhar de perto o que os internautas andam falando nestas plataformas, então esta é uma ferramenta indispensável.

21. Keyword Planner

Função: planejar as palavras-chaves para SEO

É pago? Gratuito.

Mais uma ferramenta do Google muito usada por profissionais de marketing de conteúdo.

O Keyword Planner é uma ferramenta existente dentro do AdWords do Google e oferece dados completo das busca de palavras.

Você digita uma palavra-chave e descobre quantas buscas ela teve em um determinado período de tempo e até se ela é muito concorrida (se há outras marcas usando elas).

Com esta ferramenta você lista as palavras mais procuradas e as usa em seu conteúdo.

22. Tweriod

Função: aponta os horários mais populares do twitter para sua marca

É pago? Gratuito.

Esta ferramenta coleta as informações de seus seguidores no twitter e apresenta quais dias e horários eles ficam online. É um ótimo insight para você descobrir qual é o momento certo para postar e ter mais audiência.

23. TagDef

Função: explicar as hashtags do twitter

É pago? Gratuito.

O TagDef é ideal para quando aparecem hashtags que não fazem muito sentido. Você digita ela no site e ele mostra a localização onde ela mais ocorre e o que ela significa.

24. Commun.it

Função: monitorar e gerenciar o twitter

É pago? A ferramenta é gratuita, mas oferece upgrades pagos.

Esta ferramenta é uma das mais usadas por grandes marcas para monitorar o Twitter. Com o Commun.it você programa postagens, acompanha hastags e palavras-chave, identifica os perfis mais influentes e oferece várias ferramentas de gestão de perfis.

Por exemplo, você pode nomear um perfil como “considere engajar com este perfil” ou “considere seguir esta pessoa”.

25. Fanpagekarma

Função: monitoramento do Facebook

É pago? A ferramenta é paga mas você pode utilizá-la por 14 dias gratuitamente.

No Fanpagekarma você monitora diversos aspectos da sua página no Facebook como melhor hora para postar, quais posts receberem mais engajamento, os tópicos mais bem recebidos, os perfis que influenciam mais e outros parâmetros. É uma ótima ferramenta de dados que oferece bons insights para sua estratégia.

26. Post Planner

Função: planejador de post para o Facebook

É pago? Gratuito.

Uma das regras de ouro do marketing de conteúdo é a consistência. É preciso estar sempre presente, sempre postando novos conteúdos. O PostPlanner te ajuda justamente nisto.

A ferramenta mostra os assuntos mais comentados do momento no Facebook, os conteúdos que seus fãs estão compartilhando mais e muito mais. Com estas informações você tem ótimos insights para criar novas postagens.

27. Piktochart

Função: criação de infográficos

É pago? Gratuito.

Infográficos são uma forma rica e atraente de apresentar dados ou algum tipo de informação mais complexa. Com o Piktochart você cria infográficos rapidamente através de uma plataforma simples de usar.

28. Buffer

Função: agendamento e postagem

É pago? É paga, mas oferece um free trial.

Para ter qualquer rede social de sucesso você precisa ser ativo nela – e manter uma postagem constante de material de qualidade é importante para qualquer estratégia de Social Media. Mas com as tarefas do dia a dia isso pode ser esquecido.

E é aí que o Buffer entra. Ele permite que você agende o dia o horário de qualquer postagem no Twitter, Facebook, e Linkedin. Você pode modificar o conteúdo quando desejar. A ferramenta faz o resto do trabalho por você, simplificando (e muito!) o processo de postagem de conteúdo.

29. Mention

Função: gerenciamento de reputação online

É pago? Paga, mas oferece um free trial.

Isso deveria ser anotado por toda empresa nas redes sociais: seus clientes e seguidores compartilharão a experiência que tiveram com sua marca (seja ela boa ou ruim) com outros consumidores.

E isso é notável: quantas vezes você já não viu um amigo reclamando sobre um serviço ruim de alguma empresa no Facebook?

O Mention serve exatamente para isso: monitorar em tempo real o que estão falando sobre sua marca. Assim, você pode acompanhar o que seus clientes andam pensando e ainda responder rapidamente qualquer crítica, elogio ou sugestão.

30. Feedly

Função: monitoramento de conteúdo

É pago? Gratuita.

O Feedly é uma ferramenta RSS que permite a adição e manutenção de conteúdo como sites, blogs, etc. Assim, você pode manter todo conteúdo interessante para você em um só site – o que facilita (e muito!) com que você e sua equipe estejam sempre atualizadas com as tendências do mercado.

É uma maneira incrível de sempre saber o que seus concorrentes andam fazendo e obter ideias novas de postagem para suas redes sociais. A ferramenta também permite que você compartilhe publicações nas redes sociais que preferir.

31. Pocket

Função: armazenamento de conteúdo

É pago? Gratuito.

O Pocket é um aplicativo simples e objetivo feito para armazenar conteúdos que podem ter chamado a sua atenção mas que você não pode ler no momento – sendo uma maneira fácil de salvar e recuperar artigos e posts interessantes.

Outra ótima maneira de se manter atualizado sem gastar muito tempo da sua agenda.

32. AgoraPulse

Função: agregar e publicar em redes sociais

É pago? Oferece uma versão paga e uma versão gratuita

Você pode agendar conteúdo em diversas redes sociais ao mesmo tempo, e ainda acompanhar quem compartilha seu conteúdo e monitorar por hashtags e também gerar relatórios, tudo isso em um único painel. Existem planos para agências.

33. HowSociable

Função: monitorar o nível social da sua marca.

É pago? Você pode usar a versão free da ferramenta, no entanto ela oferece recursos bastante limitados. Vale investir por um dos planos mensais, trimestrais que oferecem diversos recursos que você confere aqui.

Esta ferramenta foi criada para acompanhar a influência de uma marca em diferentes plataformas. Ela leva em consideração o número de interações nas redes sociais e citações, gerando um nível de social para seu esforço de marketing de conteúdo.

É uma ótima ferramenta para descobrir qual tipo de conteúdo está grande mais engajamento e ajudar você a seguir o caminho certo nas redes sociais.

Com estas 33 opções de ferramentas, você vai elevar seu planejamento de conteúdo para outro nível, conquistar melhores resultados e se tornar expert no que funciona para sua empresa.

Se você usa alguma ferramenta que não está listada aqui, deixe a dica aqui nos comentários. Ela pode ajudar outros profissionais a melhorarem suas estratégias.

Se quiser saber mais sobre ferramentas para Redes Sociais e SEO, temos um ótimo tópico sobre o assunto no Fórum do Marketing de Conteúdo! Clique aqui e participe da discussão!

Aprenda quais são os tamanhos ideais para todas as imagens de redes sociais, clique aqui!

ferramentas para redes sociais
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.