Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 15 de agosto de 2019. | Atualizado em 14 de janeiro de 2020


O Field Marketing é uma estratégia de Marketing por meio da qual, sem nenhum intermediário, você faz com que seus possíveis clientes tenham certeza de que a sua marca é a melhor opção para satisfazer suas necessidades e desejos.

Não é segredo para ninguém que a forma de vender tem mudado com o passar dos anos. Antes, era suficiente ter vitrines chamativas para cativar os consumidores — afinal, o que interessava era o produto.

Hoje em dia não é mais assim.

Se você quiser ter sucesso na venda dos seus produtos ou serviços, a tendência é que o consumidor se torne o protagonista da sua estratégia.

É por isso que o Field Marketing é a opção que recomendamos para elaborar as suas próximas campanhas de marketing.

Sem mais preâmbulos, neste artigo vamos explicar tudo relacionado com essa maravilhosa estratégia e como ela tem revolucionado o mundo do Marketing. Além disso, apresentamos alguns exemplos para você entender melhor como utilizá-la.

Continue lendo e você descobrirá:

O que é Field Marketing?

O Field Marketing é uma estratégia que elimina qualquer tipo de intermediários no contato com os consumidores, com a finalidade de desenvolver uma interação direta e conseguir que passem de público em potencial a clientes.

O principal objetivo dessa estratégia é que o consumidor tenha interação direta com a sua marca. A partir do momento em que ele participa da estratégia de Marketing e entende mais sobre o seu negócio, a tendência é que se transforme em um cliente.

Anteriormente, o consumidor era um ser passivo. Ele se limitava a observar e, a partir disso, decidia se a marca era a adequada para solucionar o seu problema ou não.

Com o Field Marketing, o que acontece é que o consumidor deixa de ser passivo e se transforma no protagonista das suas campanhas.

Quais os tipos de Field Marketing existentes?

Existem vários tipos de Field Marketing. Antes de nos debruçarmos sobre eles, vale destacar que o tipo de estratégia a ser utilizada depende do produto ou serviço que você oferece, assim como da sua persona.

É a partir desses fatores que você deve selecionar o tipo de estratégia que melhor se adapta ao seu projeto.

Vejamos então, os tipos de Field Marketing.

Amostras

Geralmente, tratam-se de estandes em que são realizadas promoções e demonstrações do produto. Eles têm como objetivo:

  • quebrar a barreira entre o consumidor e seu produto;
  • captar a atenção de possíveis clientes;
  • dar toda a informação que os consumidores precisam;
  • animar o ponto de venda.

Demonstrações

Essa técnica tem como objetivo fazer com que o consumidor tenha um contato direto com o seu produto. Geralmente é mais utilizada na venda de equipamentos eletrônicos.

Street Shows

Baseados nas técnicas do Street Marketing, tratam-se de atividades criativas realizadas nas ruas ou em lugares públicos com a finalidade de ter um contato direto com o público-alvo em questão.

Ações virais

Essa ótima estratégia consiste em gerar conteúdo de qualidade. O objetivo é que o conteúdo seja tão bom que o consumidor não consiga resistir a compartilhá-lo nas suas redes sociais. Isso proporciona um aumento na visualização da sua marca.

Road shows

Essa é uma das melhores formas de fazer que sua empresa fique visível para seu público.

Trata-se de uma estratégia que leva o nome do seu negócio aos lugares em que seus potenciais clientes estejam. Comumente, a mensagem é transmitida por meio de veículos etiquetados com a sua marca.

Como reduzir o tempo de negociaçãoPowered by Rock Convert

Quais as principais vantagens de investir em Field Marketing?

Já deve estar claro que a principal vantagem do Field Marketing é que o consumidor terá participação direta (sem intermediários) na sua estratégia de Marketing.

Essa estratégia proporciona uma melhor comunicação, experiência próxima e, não menos importante, ajuda o cliente a conhecer tudo o que está relacionado com a sua marca para que eventualmente se convença de que seu produto ou serviço é a melhor opção.

Além dessas vantagens, a seguir apresentamos outros benefícios que você pode obter com essa estratégia.

Baixo custo

Um dos benefícios desse tipo de estratégia é que você pode elaborá-las em diferentes escalas e com diversos tipos de alcance.

A medida que você for avançando e observando os resultados, poderá tomar decisões referente à sua abrangência.

Contato direto

Ao ter contato direto com os consumidores, você facilmente consegue iniciar uma boa comunicação com eles. Dessa forma, é possível transmitir a mensagem de uma maneira mais clara e estar atento a qualquer dúvida que o consumidor tiver.

Fidelização de Clientes

Ao reter a completa atenção no consumidor, você proporciona uma melhor experiência e faz com que a confiança no seu negócio cresça. Isso transforma um simples comprador em um cliente fiel e que, inclusive, pode vir a promover sua marca por decisão própria!

Obter informação em primeira mão

Logicamente, você vai ter um público-alvo definido, mas sempre pode deixar um ou outro detalhe escapar. Por esse motivo, esse tipo de estratégia é de grande ajuda.

Ao ter contato direto com o consumidor, você pode analisar suas respostas e essa informação seve para fazer os ajustes necessários e melhorar os resultados da sua campanha.

Conclusão

Você pôde perceber a importância do Field Marketing nas campanhas publicitárias hoje em dia. Essa estratégia não serve só para melhorar suas vendas, mas também para criar uma conexão autêntica entre seu público-alvo e sua marca.

Ter um contato direto com os consumidores garante uma constante retroalimentação, o que por sua vez permite obter mais informações necessárias para uma melhoria contínua.

É importante ressaltar que essa estratégia pode se adaptar ao seu projeto, não importa qual for o produto ou serviço que você ofereça. Para isso, é preciso apenas definir sua persona para saber que tipo de estratégia será a que melhor se adapta à sua ideia.

Também é de suma importância que sua equipe seja formada pelos melhores representantes da sua marca. Assim, a experiência oferecida aos clientes será a melhor possível e, dessa forma, eles seguirão tendo o seu negócio como primeira opção.

Se você achou este artigo interessante, certamente você vai querer continuar aprendendo mais sobre outros temas relacionados ao Marketing. Por isso, sugerimos a leitura deste texto que apresenta os 83 tipos de Marketing.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Uma resposta para “24 eventos de marketing que você não pode perder em 2020”

  1. Viviane Rodrigues disse:

    Olá! Existem eventos específicos de publicidade para indicar? Estou fazendo um levantamento para um artigo! (RD summit e On the road já estão na lista)! 🙂 Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *